Pesquisar no Blog

terça-feira, 29 de maio de 2018

Dia Mundial sem Tabaco: Seconci-SP orienta sobre formas de abandonar o vício do cigarro


 Buscar apoio de profissionais especializados e um motivo como estímulo são as principais formas de superar a dependência


Na próxima quinta-feira (31) será celebrado o Dia Mundial sem Tabaco. Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data tem o objetivo de chamar a atenção para os males do consumo regular da substância, que causa um prejuízo anual de R$ 57 bilhões ao Brasil, de acordo com levantamento do Mistério da Saúde. E o Seconci-SP (Serviço Social da Construção) aproveita a ocasião para trazer orientações aos trabalhadores que desejam abandonar a dependência do cigarro.

O gerente de Medicina Ambulatorial da entidade, Horácio Cardoso Salles, explica que em virtude do tabaco ser uma droga lícita, é normal que algumas pessoas tenham contato muito cedo e também apresentem dificuldade para abandonar o vício.

“Nos últimos anos houve um esforço muito grande dos governos e das entidades organizadas da sociedade para conscientizar as pessoas dos males do fumo e isso tem surtido efeito”, comenta o médico. Dados da Associação Médica Brasileira indicam que a prevalência de fumantes decresceu de 34,8%, em 1989, para 10,4% em 2015. Ou seja, uma queda de 70%.

Salles ressalta que, apesar dos avanços, é muito importante a ampliação das ações para divulgar os impactos devastadores causados pelo tabaco no organismo do fumante. Afinal, muitos não sabem, mas ao fumar um único cigarro, a pessoa inala mais de quatro mil substâncias tóxicas, como monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, e outras 43 cancerígenas, como arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo e resíduos de agrotóxicos.

Além disso, a temperatura da fumaça é mais um elemento muito nocivo à saúde da pessoa. “Isso porque a fumaça resultante da combustão causa inflamação nos tecidos de toda a área das vias respiratórias”, salienta o profissional. 


Tratamento

O médico comenta que, como qualquer outro vício, o tabaco também depende de uma força de vontade da pessoa em querer largar a dependência. “Encontrar um motivo é sempre muito estimulante. Existem pessoas que ao saber que terão um filho, por exemplo, tomam a iniciativa de parar”, exemplifica Salles. Horácio ressalta que existem especialistas que podem ajudar o ex-fumante a atravessar este processo e o recomendável é que o trabalhador busque ajuda.

O Seconci-SP, por exemplo, conta com equipes multidisciplinares - formadas por psicólogos, psiquiatras, entre outros - que podem auxiliar os trabalhadores da construção e seus familiares que desejam parar de fumar. Além disso, a entidade dispõe também de especialistas que fazem palestras periódicas sobre o tema e podem auxiliar as construtoras em suas campanhas internas. 


Ganhos à saúde

O gerente de Medicina Ambulatorial do Seconci-SP lista sete benefícios que o trabalhador terá ao abandonar o consumo de tabaco:

·         Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;

·         Após duas horas, não há mais nicotina circulando no sangue;

·         Após oito horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;

·         De 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor;

·         Após dois dias, o olfato já percebe melhor os aromas e o paladar já degusta com mais precisão os alimentos;

·         Após três semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora;

·         Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados