Pesquisar no Blog

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Saúde convoca doadores de sangue antes do feriado prolongado


Doações caíram durante período de greve dos caminhoneiros; finalidade é garantir estabilidade nos estoques, a fim de assegurar os atendimentos de urgência, emergências e cirurgias

A Secretaria de Estado da Saúde convoca doadores para aumentar os estoques dos bancos de sangue e plaquetas em todo o Estado de São Paulo.

Os estoque tiveram uma queda durante o período da greve dos caminhoneiros, por eventuais problemas de deslocamento dos doadores. O intuito é abastecer os estoques para garantir os atendimentos de urgência, emergência e cirurgias nos hospitais de São Paulo. As doações são fundamentais para que as unidades de saúde também mantenham os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.

         “Precisamos reforçar nossos bancos de sangue para os próximos dias, pois tivemos uma queda no número de doadores durante a última semana. É importante que quem more perto de hemonúcleos e bancos de sangue procurem estas unidades para a doação. O sangue e as plaquetas são essenciais para os atendimentos de urgência e emergência em todo Estado”, explica Dante Langhi, diretor da Hemorrede. (confira abaixo as orientações para doar e onde encontrar os serviços)


Como doar

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, comparecer alimentado ao posto de coleta, ter entre 16 e 69 anos (menores devem consultar site Secretaria da Saúde e maiores de 60 anos devem ter doado ao menos uma vez antes de completar a idade), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Para tanto, basta acessar o site da secretaria de Estado da Saúde e consultar os pré-requisitos de doação.

Para horário de funcionamento e os endereços dos demais postos de coleta no Estado acesse: www.saude.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados