Pesquisar no Blog

quinta-feira, 31 de maio de 2018

31.05 Dia Mundial sem Tabaco: câncer de pulmão é o mais comum e pode ser detectado por meio da Medicina Nuclear


 Especialidade conta com tecnologia de ponta para diagnosticar e tratar doença agressiva


O Dia Mundial sem Tabaco, celebrado todo 31 de maio, foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar a população contra esse mau hábito, responsável por 90% dos casos de câncer de boca e de pulmão, que é o tipo mais comum entre os tumores malignos e apresenta aumento de 2% ao ano em sua incidência mundial, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Considerada uma doença agressiva, o câncer de pulmão é frequente em pessoas com mais de 55 anos e ex-fumantes e exige diagnóstico precoce para garantir mais chance de cura e qualidade de vida. Entre os fatores de risco estão hereditariedade, hábitos alimentares, sobrepeso e obesidade, tabagismo, diabetes e envelhecimento.

Existem exames que permitem a identificação do tumor, como a biopsia. A Medicina Nuclear conta com exames que podem auxiliar de forma precisa a detecção da doença, antes mesmo de provocar alterações anatômicas. Estruturas com aspecto normal, mas acometidas pela doença, também podem ser identificadas durante o exame.

De acordo com o médico nuclear e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, George Barberio Coura Filho – responsável clínico da Dimen SP (www.dimen.com.br), a localização precisa das lesões, auxilia a escolha do melhor tratamento. "Quando se descobre o foco do câncer é possível tratar com métodos mais precisos, como cirurgia guiada e radioterapia. Sem esta localização exata, o tratamento poder ser apenas local, o que diminui sua eficácia e aumenta os efeitos colaterais, resultando em subtratamentos", explica o especialista.


Diagnóstico

PET/CT

O PET/CT é um exame altamente específico para detectar precocemente as concentrações cancerígenas no órgão, além de identificar possíveis metástases. O método reúne o já consagrado PET/CT (Tomografia por Emissão de Pósitrons e Tomografia Computadorizada) com traçadores (radiofármacos) que são captados pelas células cancerígenas. Com isso, o PET/CT consegue localizar os sítios de concentração do câncer, pela incidência do radiofármaco no organismo.


Exames

O equipamento também auxilia no tratamento da doença, monitorando a efetividade e o resultado de quimioterapia, radioterapia ou imunoterapia, por meio do gating respiratório, que permite visualizar o pulmão se movimentando paralelo ao tumor.


Cintilografia Pulmonar com 67Gálio

É um exame que avalia processos inflamatórios no pulmão. É realizado com a administração endovenosa de um material com baixa radioatividade chamado 67Gálio e exames de imagem após 72 horas da ação do medicamento no organismo.


Cintilografia Pulmonar (Inalação)

Neste exame, o paciente é submetido à inalação de oxigênio e de uma pequena quantidade de material radioativo. Após a inalação do radiofármaco, o paciente é encaminhado aos exames de imagem.


Cintilografia Pulmonar (Perfusão)

Neste exame, é realizada a administração endovenosa de um radiofármaco endovenoso para a geração de imagens e avaliação de possíveis tromboses pulmonares.


Pesquisa de Aspiração Pulmonar Salivograma/Deglutograma

É um exame que utiliza uma pequena quantidade de material radioativo (traçador) para avaliar se durante o ato de deglutição o paciente está aspirando saliva que pode causar pneumonias de repetição. Esse material radioativo não provoca reação, não é prejudicial à saúde e a exposição à radiação é mínima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados