Pesquisar no Blog

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Dia Mundial da Luta contra o Tabaco: cardiologista alerta para os perigos do hábito


O consumo aumenta a probabilidade de doenças como infarto agudo do miocárdio, enfisema pulmonar e câncer


O Dia Mundial da Luta contra o Tabaco, lembrado anualmente no dia 31 de maio, foi criado para advertir a sociedade sobre os riscos do tabagismo. De acordo com dados do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o consumo do tabaco causa um prejuízo anual de R$56,9 bilhões ao País. Além de ser responsável por 156 mil mortes por ano.

O cardiologista do Hapvida Saúde, Newton Rodrigues, explica sobre os danos causados pelo cigarro que estão diretamente ligados à saúde. “O hábito de fumar aumenta muito o risco de infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral. Afeta a circulação em geral, podendo provocar enfisema pulmonar, câncer de pulmão, de boca, laringe e estômago, além de inúmeras outras doenças”, alerta.

O poder viciante do cigarro está presente na substância chamada nicotina, que provoca efeito estimulante ou euforizante e em seguida proporciona sensação tranquilizante que costuma causar uma dependência psíquica e física no indivíduo. “A nicotina provoca também acidente vascular cerebral e tumores malignos no cérebro”, reforça Rodrigues.

Os riscos para a saúde também se estendem aos amigos e familiares que convivem com dependentes de tabaco ao inalar a fumaça que contém substâncias prejudiciais. “Os fumantes passivos apresentam um risco 30% maior de desenvolver câncer de pulmão, 25% maior de apresentar doenças cardiovasculares, além de outras patologias como a asma, a pneumonia e a sinusite entre outras”, diz o médico.

Newton comenta que apenas 5% dos fumantes que tentam abandonar o vício sem tratamento são bem-sucedidos nesse desafio. “Os tratamentos mais usados são a terapia de reposição da nicotina, em que se faz a redução gradual das doses enquanto o fumante vai abandonando o cigarro, a Vareniclina, um medicamento que age inibindo o desejo de fumar, e também o antidepressivo Bupropiona”, comenta o médico.

A superação do vício, além de ser uma conquista, também traz como benefícios o aumento da capacidade respiratória, a eliminação do odor no corpo, mãos e hálito e melhora da saúde bucal e paladar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados