Pesquisar no Blog

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Neste Dia dos Namorados, saiba como a alimentação pode interferir na libido


Alguns alimentos modulam a produção de neurotransmissores e hormônios relacionados à sensação de prazer, influenciando no desempenho sexual


A libido e o desempenho sexual estão diretamente relacionados à alimentação. Alguns alimentos atuam de maneira positiva sobre a saúde sexual do indivíduo, enquanto outros podem acabar impactando negativamente neste quesito. Segundo Myrna Campagnoli, endocrinologista do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica, isto acontece porque determinados alimentos modulam a produção de neurotransmissores e hormônios relacionados à sensação de bem-estar e prazer, influenciando no bom funcionamento dos órgãos genitais e até da fertilidade. Para quem procura melhorar o desempenho sexual, o segredo está em combinar certos alimentos-chave.

Segundo a médica, são muitos os alimentos que afetam a sexualidade. Por exemplo, o consumo de alimentos ricos em vitaminas do complexo B (especialmente B6 e B12) como a proteína de origem animal (ovos, peixes, aves e carnes vermelhas), vegetais de folhas verdes escuras, canela, gengibre, cereais integrais (arroz, pães e massas), frutas (banana, maçã, abacate, morango, laranja, tâmaras), leguminosas (feijão e lentilhas), castanhas (nozes e amendoim) e o chocolate amargo contribuem para o aumento de serotonina, dopamina e noradrenalina, hormônios ligados ao prazer.

Já alimentos ricos em zinco melhoram a produção do hormônio testosterona, que é essencial para a função sexual e reprodutora masculina, sendo também importante para a libido e fertilidade femininas. Ele é encontrado nas leguminosas (feijões, ervilhas, lentilhas, semente de abóbora e soja).

Embora não haja comprovação científica de que alimentos isolados despertem estímulos sexuais, alguns fatores comprovadamente prejudicam o desempenho sexual. O excesso de gorduras na alimentação é um deles. “Além disso, é importante ressaltar que os hábitos de vida também interferem na saúde sexual. O sedentarismo, o estresse, excesso de álcool, cigarros e o uso de drogas reduzem o prazer e prejudicam o funcionamento dos órgãos sexuais”, complementa a médica. Algumas doenças, como o diabetes, sobrepeso e obesidade, problemas cardíacos e desequilíbrios hormonais também têm efeito negativo na esfera sexual.

Dra. Myrna lembra que o ideal é manter a alimentação saudável, balanceada e variada. “O bom desempenho sexual é fruto do cultivo de bons hábitos todos os dias, e de uma alimentação saudável e balanceada”, finaliza a especialista.





Delboni Medicina Diagnóstica


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados