Pesquisar no Blog

terça-feira, 29 de maio de 2018

O Milagre do Óxido Nítrico


 O corpo humano é uma máquina tão extraordinária que há muito ainda a ser descoberto sobre ela. Prova disso é o óxido nítrico


Você deve estar se perguntando: o que é esse tal de óxido nítrico? Trata-se de  uma molécula gasosa sinalizadora muito importante no nosso organismo, produzida nos nossos vasos sanguíneos. Como todas as substâncias, tem suas funções, causas, consequências e, nesse caso, nos dá algumas alternativas para tirar proveito delas. Vamos começar falando das inúmeras funções do óxido nítrico, começando pelo sistema imunológico, onde ele protege contra infecções e tumores, até as mais simples, como o resfriado, gripe, até as mais graves, como hepatite e HIV.

Outro sistema em que o óxido nítrico atua é o de regeneração, onde tem a função de mobilizar as células-tronco da nossa medula óssea, levando-as para a circulação periférica. Além disso, ele também sinaliza pra onde ela deve ir e pra que tipo de tecido novo ela deve se diferenciar. No sistema nervoso central, o óxido nítrico realiza, entre outras coisas, o controle da dor, a relação com aprendizado e memória, protege contra a neurodegeneração, exerce um controle da pressão arterial a nível central e periférico, relaxando a musculatura dos vasos e das artérias para que elas se dilatem.

Já no trato respiratório, sua função é dilatar os brônquios e aumentar a ventilação, a oxigenação do nosso organismo; e no sistema urogenital, a molécula também tem papel importantíssimo, pois está ligada entre outras coisas à ereção. Vejam que, mais de 40% dos homens que utilizam substâncias como “sildenafil” e “taldalafil’, não respondem a essa medicação por falta de óxido nítrico.

Como já dissemos, a insuficiência de óxido nítrico tem suas consequências e, dentre elas, estão a hipertensão arterial sistêmica, a aterosclerose (a formação de placas que obstruem as artérias, levando a duas das maiores causas de morte do mundo, o infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, trombose, mal de Alzheimer, disfunções sexuais, doenças arteriais periféricas, câncer, entre outras doenças.  Vemos aí que não são poucas….

Da mesma forma que é terrível verificar que doenças comuns nos dias de hoje estão ligadas à falta dessa molécula sinalizadora, é espantosa também a velocidade  de declínio do óxido nítrico. Para se ter uma ideia, homens a partir de 40 anos de idade só tem 50% da produção do que se tinha aos 20 anos de idade. E aos 60 anos, que teoricamente são pessoas jovens hoje em dia, tanto homens como mulheres já perderam 70% da capacidade de produção.

Mas, se têm consequências, a insuficiência do óxido nítrico tem a princípio suas causas. Acredito que agora você vai se surpreender! Antes de mais nada quero explicar que o óxido nítrico é resultado do consumo de nitrato que vai se converter em nitrito e, depois, nessa molécula tão importante em nosso organismo. Portanto, uma dieta insuficiente em nitratos ou até alguns hábitos que podem fazer com que haja problemas na absorção do nitrato, podem impedir sua transformação. 

Essa produção acaba prejudicada pelo uso rotineiro de remédios da categoria de bomba de prótons, que vocês conhecem por omeprazol e pantoprazol.  Outro uso muito constante hoje em dia é o de antibióticos e enxaguatórios bucais. A boca é também fonte de comunidade bacteriana, mas são bactérias boas, que ajudam na nossa saúde.  Antibióticos utilizados, indiscriminadamente, matam o que a gente quer e o que a gente não quer também. Essas bactérias são destruídas e, com elas destruídas, não se consegue transformar o nitrato em nitrito já na boca.

Lembrando, também que, a alta do estresse oxidativo também está vinculado à baixa de óxido nítrico. Com tanta informação, a recomendação é que se evite antibióticos, sempre que possível, bem como enxaguatórios bucais, remédios para gastrite e refluxo por longos períodos. Vamos começar a fazer atividade física moderada e, o mais importante, alimentar-se de produtos ricos em nitrato, que são o couve, espinafre e beterraba.

A dica que eu dou sempre e que preconizo há pelo menos uns 25 anos, é o Suco Verde, utilizado para desintoxicação. É feito com couve, maçã, gengibre, semente de linhaça e água, consumidos pela manhã. Agora, é dica é acrescentar aos ingredientes a beterraba. Assim, ganha-se em óxido nítrico ao lado dos efeitos desintoxicante, anti-inflamatório, antifúngico e eliminação de metais pesados.

Um dos mais renomados cardiologistas do mundo, Dr ‘Valentin Fuster’, disse em 1998, que a “A descoberta do óxido nítrico e de suas funções é das mais importantes descobertas da medicina cardiovascular”. Eu pergunto: e nesse tempo foi feito alguma coisa para se ensinar o tema que estamos abordando agora? Não. Mas nós, que somos do movimento Manual do Proprietário, estamos fazendo isso e vamos fazer juntos. Agora você conhece o óxido nítrico e sabe como manter os níveis ideais em seu organismo.







Dr. Edmond Saab Jr - especialista em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia, e cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Prática Ortomolecular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados