Pesquisar no Blog

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Dia Mundial Sem Tabaco: Uso do cigarro ainda é uma das principais causas de infarto


Em 31 de maio é celebrado o Dia Mundial sem tabaco, esse ano com o tema “Tabaco e doença cardíaca” e o slogan “Com o coração não se brinca. Faça a melhor escolha para a sua vida: não fume!", a campanha tem o objetivo de alertar a população brasileira quanto aos danos causados pelo tabaco, visto que seu uso é uma das principais causas de infarto, angina e acidente vascular cerebral (AVC).

De acordo com a OMS, o tabagismo atinge cerca de 4,9 milhões de pessoas por ano, o que corresponde a 10 mil mortes por dia. Além dos estragos causados aos pulmões, e a relação com o câncer, o tabagismo também atinge a saúde cardiovascular. O uso do cigarro faz com que as artérias fiquem mais vulneráveis ao acúmulo de gordura, e dificulta a circulação de sangue. Além disso, o fumo faz acelerar a oxidação do colesterol e favorece a formação de placa de aterosclerose que ocasiona o infarto. Um cigarro já é suficiente para causar esses problemas, inclusive fumantes passivos, aqueles que somente respiram a fumaça, também sofrem com o risco de doenças cardiovasculares.

Para falar mais sobre os problemas ocasionados pelo fumo, e como deve ser o tratamento de alguém que sofreu com algumas dessas doenças ocasionadas pelo cigarro temos à disposição Dr. Marcelo Sobral, que é cirurgião cardíaco e membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular. Tem título de Especialista em Cirurgia Cardiovascular pela AMB, é membro Habilitado e Especialista do Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (DECA). Tem MBA Executivo em Saúde pela FGV e já realizou mais de 4.000 cirurgias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados