Pesquisar no Blog

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Renata de Abreu explica a importância de reconhecer dosha para uma vida mais equilibrada



Renata de Abreu
Divulgação

 

Criadora da Detox Power fala sobre a importância de reconhecer qual o tipo de personalidade (dosha) que caracteriza nosso biótipo, para uma vida saudável
 
A sabedoria da medicina indiana Ayurveda possui grandes segredos que valorizam o bem-estar físico e emocional, e propõe mudanças positivas no corpo de dentro para fora. Alcançar o estilo de vida saudável, vai muito além do adotar uma dieta e rotina de exercícios físicos, é preciso entender e conhecer o seu dosha, ou seja, a sua personalidade. Amante e praticante da Ayurveda, Renata de Abreu, expert reconhecida no segmento de spas e criadora da técnica Detox Power, explica qual a importância de conhecer o seu dosha para um estilo de vida mais equilibrado.

De acordo com a sabedoria indiana, somos todos compostos de 5 elementos da natureza: água, fogo, terra, ar e éter. Esses elementos juntos resultam na nossa personalidade. São três os tipos de personalidades existentes, os chamados doshas, que caracterizam o nosso biotipo: Kappa, Pitta e Vata.

“Todas as pessoas possuem os três doshas, mas há sempre um predominante, que acaba por moldar nossas características. Conhecer o seu dosha, é se conhecer melhor e equilibrá-lo. É alcançar uma vida harmônica, saudável e em equilíbrio com a natureza”, explica Renata.

Veja abaixo as características de cada dosha e qual alimentação cada uma dessas personalidades deveria seguir para se equilibrar.


O dosha Kappa

Kappa são pessoas de maior estrutura corporal. Fortes, largos, lentos, eles normalmente têm os cabelos ondulados. As pessoas Kappa aprendem as coisas com mais dificuldade, precisam de mais tempo para estudar e ler, por exemplo, mas são muito boas com a memória, podendo guardar um grande número de informação. São pessoas honestas, leais e fortes emocionalmente.

“Para regular esse dosha, é recomendável reduzir o consumo de gordura, sal e doces. Kappas também devem focar em alimentos com bastante fibras e em verduras e legumes”, esclarece a especialista.


O dosha Pitta 

São pessoas com bastante músculos e altos níveis de energia, por isso, costumam digerir as coisas mais rapidamente. Pittas são inteligentes e bastante focados, mas por serem muito perfeccionistas, podem se irritar facilmente. Além disso, podem sofrer com problemas de digestão, como refluxo e diarreia.

“Essas são pessoas muito quentes e para balancear esse biotipo é importante buscar comidas refrescantes, como frutas e saladas. Prefira alimentos doces e amargos àqueles ácidos e salgados”, conta.   

Pessoas Pitta gostam de alimentos condimentados, contudo devem fugir desse tipo de ingredientes e dos conhecidos como “quentes”, ou seja, pimentas e outros temperos.


O dosha Vata

As pessoas de dosha Vata costumam ter a estatura menor, são mais ágeis e têm metabolismo e fome instáveis. Possuem cabelo e pele secos e pouco músculos. Costumam aprender mais rápido, mas também esquecem rápido. Sabem de tudo um pouco, mas superficialmente.

As pessoas de personalidade Vata são criativas e gostam de mudanças. Quando em desequilíbrio, essas pessoas podem sofrer de insônia, ansiedade e depressão. A digestão também é bastante afetada e esses indivíduos podem ficar resfriados com bastante frequência.

“É aconselhável para Vata comer coisas mais oleosas e pesadas, que têm o poder de acalmarem o seu dosha. Sopas mais encorpadas e cremes também são uma boa pedida”, finaliza.





Renata de Abreu e Detox Power - Ex-triatleta e maratonista, Renata carrega em seu currículo uma vasta imersão em estudos na área de terapias de tratamento corporal e da medicina preventiva Ayurvédica, incluindo certificação pelo The Chopra Center. E foi a partir de todo esse conhecimento que a empresária, terapeuta corporal e consultora de Spas uniu a alta tecnologia da estética com a sabedoria milenar da Ayurveda em favor da saúde e da beleza. Com tratamentos feitos de dentro para fora, que não trabalham apenas com a parte estética. 
 www.renatadeabreu.com.br | info@renatadeabreu.com 
Instagram: @DetoxPowerBr | Facebook: /DetoxPowerBr


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados