Pesquisar no Blog

terça-feira, 29 de maio de 2018

Um cigarro ao dia já compromete a saúde do coração



Tabagismo mata quase seis milhões de pessoas anualmente


Estudo aponta que no Brasil, em 25 anos, o número de fumantes diários caiu de 29% para 12% entre os homens e de 19% para 8% entre as mulheres. O levantamento realizado pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer) revela também que o país ocupa o oitavo lugar no ranking de número absoluto de tabagistas no mundo, com o total de 18 milhões de tabagistas.

As pesquisas mostram que o tabagismo mata quase seis milhões de pessoas anualmente, sendo 600 mil vítimas do fumo passivo. Até 2030, este número deve aumentar para oito milhões.

O médico Tufi Dippe Júnior, cardiologista do Hospital VITA, em Curitiba, alerta que a fumaça do cigarro possui em torno de 4,7 mil substâncias tóxicas que trazem riscos à saúde. Ele explica que as doenças relacionadas ao tabaco matam mais que tuberculose, AIDS e malária juntas. “O tabagismo é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, doenças pulmonares e inúmeros tipos de câncer, inclusive está relacionado ao um terço dos casos de tumores malignos”, alerta.  

Dr. Tufi conta que segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 100 milhões de mortes foram causadas pelo tabaco no século XX. “É o único produto legal que causa a morte da metade de seus usuários regulares. O que significa que de 1,3 bilhão de fumantes no mundo, 650 milhões vão morrer prematuramente por causa do cigarro”, ressalta o cardiologista.

Segundo o médico, as pessoas acreditam que fumar poucos cigarros por dia implica em um baixo risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, porém, uma análise conjunta do resultado de vários estudos demonstrou o contrário, que fumar um único cigarro por dia representa 46% do excesso de risco de doença arterial coronariana em homens e 31% do risco em mulheres. “Em relação ao acidente vascular cerebral (derrame cerebral), o excesso de risco associado a apenas um cigarro por dia foi de 41% para homens e de 34% para mulheres”, destaca o cardiologista.

“Houve uma grande mudança no padrão do tabagismo de muitas pessoas nos últimos anos. Indivíduos que fumavam de 10 ou 20 cigarros ao dia passaram a fumar um ou poucos cigarros, acreditando que isso seria algo aceitável, no entanto, nesse contexto, o risco cardiovascular ainda é significativo”, frisa Dr. Tufi. 

O cardiologista destaca a importância de abandonar o hábito para levar uma vida saudável e livre dos riscos causados pelo tabagismo. Também é necessário evitar o contato com outras pessoas que fumam (tabagismo passivo), já que isto também é uma ameaça à qualidade de vida. 






Hospital VITA 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados