Pesquisar no Blog

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Vai curtir os jogos na Rússia? Dicas gerais para quem vai viajar para o exterior pela primeira vez


Depois de meses de planejamento, está chegando a hora de preparar as malas para curtir os jogos na Rússia. E para quem vai embarcar pela primeira vez ao exterior, é normal que dê um friozinho na barriga só de imaginar todos os momentos que podem acontecer durante a viagem. Haaaaja coração!

Para garantir a segurança e tranquilidade dos turistas de primeira viagem durante toda estadia, Mário de Almeida, executivo da Allianz Global Assistance, empresa líder na oferta de seguro viagem, separou algumas dicas importantes. No Brasil, a Allianz Global Assistance atua como representante de seguro da Allianz Seguros no segmento viagem.


Conheça seu destino

Para quem vai sair do país pela primeira vez é imprescindível conhecer bem o seu destino. “É recomendado que os brasileiros que vão viajar à Rússia pesquisem sobre o país. Checar o clima da época para saber como preparar sua mala é primordial”, ressalta Mário. Estudando o local, os amantes de futebol podem aproveitar o momento e se programar para conhecer diferentes locais. Em Moscou, os parques - Gorki, Parque da Vitória, Jardins de Alexandre e Hermitage – são excelentes opções de lazer para curtir lindas paisagens entre um jogo e outro.

Como os jogos serão disputados em 11 cidades diferentes, a programação de deslocamento deve ser feita com antecedência. Ter uma rede de amigos online como fonte de informação pode ajudar bastante. “Busque relatos de pessoas que já estiveram no local e pegue informações em blogs de viagens sobre os transportes públicos, além de táxis e locação de veículos”, afirma o executivo.

Alerta sobre o fuso-horário em relação ao horário oficial brasileiro está entre os conhecimentos locais primordiais. “Lembre-se: a hora do voo é sempre na hora local, por isso não perca tempo e arrume seu relógio manualmente assim que aterrissar”, completa Mário de Almeida.


Escolha sua acomodação

Com os serviços online, já é possível efetuar a hospedagem pela internet e encontrar apartamentos, hotéis, hostels, um quarto inteiro ou até compartilhado. Mário dá a dica: “O ideal é que o viajante encontre a acomodação perfeita para seu gosto e orçamento também. Para quem vai embarcar nessa aventura pela primeira vez, anote o nome e endereço do hotel, em alfabeto russo, e o seu número de telefone”.


Passaporte e visto

O turista que planeja viajar para fora do país precisa providenciar informação sobre o visto de entrada no destino internacional. O torcedor que vai desembarcar na Rússia, deve apresentar o passaporte com validade mínima de 6 meses e, neste caso, não precisa se preocupar com o visto de turismo, que vale para o período de até 90 dias. Mário completa: “Além do território russo, alguns países vizinhos como Estônia, Letônia e Lituânia também não exigem o visto”. No entanto, na hora do desembarque, as companhias aéreas entregam o Cartão Migratório, que deve necessariamente ser preenchido e apresentado na hora de voltar para o Brasil. Mais informações, acesse o portal do Itamaraty.


Seguro viagem

É comum que durante o planejamento de uma viagem, ainda mais quando se trata da primeira ao exterior, não passe pela cabeça do turista que problemas com a saúde poderão atrapalhar o passeio. “O seguro viagem é um item extremamente importante. Ele não garante apenas o bem-estar e a tranquilidade, mas também a saúde financeira. Despesas médicas fora do Brasil podem sair extremamente caras”, explica o executivo. Além disso, extravio de bagagem e cancelamento, interrupção e extensão de viagem estão entre os itens que o seguro viagem pode oferecer.   

Comunicação 

Comunicar-se bem pode ser um ótimo diferencial para ter uma boa viagem, principalmente se for visitar países em que o idioma não tenha nenhuma semelhança com seu. Mesmo que a finalidade da viagem não seja aprender outra língua, estudar algumas palavras ou expressões básicas do dia a dia no idioma local é importante.

O executivo diz que contar com a tecnologia na palma da mão pode tornar o seu passeio ainda mais tranquilo: “O russo é a única língua oficial do país, por isso uma excelente opção é contar com aplicativos de traduções escritas e em áudio. Como as estações de trem, de metrô e nomes de ruas estão escritos em alfabeto russo, opte por aplicativos que traduzem o conteúdo instantaneamente ao posicionar a câmera a frente de um texto”.


Utilize a tecnologia ao seu favor

“Por estar em outro país e com um idioma totalmente diferente – a Rússia utiliza o alfabeto cirílico e o inglês não é tão falado - o smartphone vira mais que um acessório para bater papo com os amigos ou registrar os momentos em fotos, se torna essencial por conta dos seus aplicativos”, comenta Mario de Almeida. Durante a estadia, ter aplicativos em mãos como os de transportes, conversão de moedas e tradutores podem fazer a diferença. Um ótimo exemplo é o aplicativo Travel Smart, que acompanha o passageiro desde o aeroporto, atualizando o status do voo, alterações de horário e a plataforma de embarque. Além disso, o app mostra os hospitais mais próximos do seu hotel e disponibiliza um dicionário de medicamentos com tradução de termos médicos em 18 idiomas.


De olho nos gastos

Planejamento é tudo! Lembre-se que você está em um país distinto, com custos diferentes e outra moeda (Rublo). “Não é recomendado que o turista ande com grandes quantidades de dinheiro. O ideal é utilizar, se possível, cartão de débito pré-pago para as transações de alto valor e, para pequenas compras, dinheiro trocado, para facilitar o troco e evitar o recebimento de notas falsas”.

As grandes cidades, como Moscou e São Petersburgo, contam com diversas casas de câmbio, o que possibilita ao turista procurar a melhor taxa. No entanto, alguns detalhes devem ser lembrados: “a Rússia tem restrição de 10.000 dólares (ou equivalente) para os turistas levarem ao país e as casas de câmbio só aceitam notas em perfeito estado”, ressalta Mario.


Atenção à bagagem de mão

A bagagem de mão ganhou maior protagonismo após as novas regras de franquias. Com peso máximo de 10kg, a mesma pode conter alguns itens essenciais listados por Mario. “Devem ser levados na bagagem de mão itens de grande importância e urgência, como passaporte, telefone celular, objetos pequenos de valor, informações de hospedagem, documentos e roupas leves, assim você está precavido caso ocorra algo com a sua mala despachada”.


Separe os documentos

A lei russa determina que todos os estrangeiros devem portar documento de identificação. Para não andar com o passaporte original e evitar dor de cabeça em caso de perda ou furto, o porta-voz recomenda “andar com uma cópia e manter o original em segurança e, de preferência, dentro do cofre no quarto do hotel em que estará hospedado”.


No aeroporto, dentro do avião e durante a conexão

Começou a viagem! Como não existem voos diretos para a Rússia, “é ideal que o passageiro pergunte aos comissários sobre os procedimentos de conexão. Além disso, alguns países obrigam os passageiros realizarem a imigração, então é necessário o visto estar em dia”, aconselha Mario. Outra dica importante é conferir o tempo de escala e não deixar o embarque para última hora.


Na imigração

Após o desembarque, é hora de passar pela imigração, onde o agente verificará seus documentos e poderá fazer algumas perguntas sobre suas intenções de estadia. “O passageiro deve falar a verdade neste momento e provar que tem condições financeiras para o padrão da viagem. A educação e a calma são outros pontos crucias neste momento”, finaliza o executivo.
Agora é só correr para o abraço e torcer pelo seu time!


Allianz Global Assistance


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados