Pesquisar no Blog

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Chique mesmo é ser sustentável


O vidro se destaca como uma embalagem retornável, 100% reciclável e amiga do meio ambiente  


Ser sustentável deixou de ser conversa de ambientalista há muito tempo e o que mais se vê em blogs e posts nas redes sociais atualmente é uma tendência crescente no Brasil e no mundo: a discussão sobre a sustentabilidade aplicada no dia a dia. A duquesa de Cambridge, Kate Middleton, por exemplo, dividiu opiniões quando usou pela quarta vez o mesmo vestido no casamento do cunhado Harry. Pois é, a moda também entrou na era da sustentabilidade.

E às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho, a Owens Illinois (O-I), líder global na fabricação de embalagens de vidro, aproveita para lembrar a importância das discussões sobre reciclagem e reutilização de produtos.

Neste contexto, o uso de materiais retornáveis, reutilizáveis e recicláveis é uma necessidade cada dia mais presente, como o ciclo infinito das embalagens de vidro que sempre teve grande destaque na indústria vidreira, principalmente devido ao fato de o vidro ser 100% reciclável.

De acordo com Reinaldo Kühl, gerente de Marketing Americas South da O-I, uma garrafa feita de vidro reciclado tem exatamente a mesma qualidade de outra feita com areia, barrilha, calcário e feldspato, que são os ingredientes 100% naturais e não tóxicos utilizados na produção do vidro. “A cada dez embalagens de vidro disponíveis no mercado, quatro são recicladas, quatro são do tipo retornáveis e duas serão reutilizadas pelos consumidores”, diz.

A relação faz parte do relatório sobre o ciclo de vida das embalagens, divulgado pela empresa no início deste ano. “Um quilo de caco reciclado se transforma em um quilo de vidro novo. Não há perda no processo, mas economia de insumos e energia”, completa.

Abaixo 5 razões que mostram porque o vidro é amigo do meio ambiente:


  1. Total reciclagem
Durante a fusão, os cacos são utilizados no processo de fabricação com total aproveitamento, resultando em embalagens novas com as mesmas características de qualidade das produzidas a partir de matérias-primas virgens. 


  1. Economia de recursos naturais
Cada quilo de cacos utilizado na produção de novas embalagens substitui o equivalente a 1,2 quilo de matérias-primas virgens, proporcionando benefícios para o meio ambiente e a sociedade.


  1. Economia de energia e diminuição da emissão de gás carbônico
Na O-I, a cada 10% de cacos colocados nos fornos, é diminuído em 2,9% o consumo de energia elétrica utilizada e em 5% a emissão de CO², em comparação com a produção de embalagens a partir de matérias-primas virgens.


  1. Durabilidade
Resistentes e duráveis, as embalagens feitas com vidro não deformam com o tempo, não mancham, nem acumulam cheiro ou sabor de outros alimentos.


  1. Retorno consciente
As embalagens retornáveis podem equivaler a 30 embalagens descartáveis, pois são retornadas aos fabricantes após o consumo, envasadas e revendidas novamente por até 30 vezes. 







Owens Illinois


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados