Neste Agosto Lilás o Instituto Avon promove movimento de conscientização e acolhimento para transformar o silêncio das mulheres vítimas de violência.
O Instituto Avon
apresenta a campanha “Vozes Entrelaçadas – Quem Escuta uma Mulher Cala a
Violência”, dedicada à conscientização da importância do
enfrentamento às violências contra as mulheres durante o Agosto Lilás. Desde
2022, por meio da Lei 14.448, as ações passaram a ser centralizadas neste mês.
Neste ano, o objetivo da ação de comunicação é reforçar a escuta ativa como um
tipo de intervenção necessária para promover o diálogo sobre os diferentes
tipos de violências existentes e mostrar como é possível receber apoio e
acolhimento por meio da sua rede, além de buscar ajuda por meio dos serviços de
atendimento existentes.
"A campanha
valoriza a potência de um ato individual importante que é a escuta ativa.
Escutar é mais do que ouvir. Quando ouvimos, fazemos isso de forma orgânica.
Quando escutamos, estabelecemos um momento de troca e de acolhimento. Garantir
esse espaço de escuta por meio de redes de apoio, transformando os silêncios em
vozes entrelaçadas, é fundamental para enfrentar as violências”, explica
Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.
Esse ano a campanha traz
uma identidade visual caracterizada por peças que remetem à arte do bordado.
Quando as bordadeiras se reúnem para bordar, assim como cada ponto é essencial
para se construir um desenho, cada ação individual é crucial para construir uma
sociedade livre de violência. “Esse é o simbolismo que queremos trazer para a
nossa campanha. Quando mulheres se reúnem e criam espaços coletivos de fala e
escuta, caminhos possíveis são criados e estabelecidos para possibilitar que mulheres
em situação de violência saiam da invisibilidade”, completa Daniela.
A campanha será
realizada por meio de ativações digitais e presenciais durante todo o mês de
agosto. A YUP Star, roda-gigante do Rio, que fica localizada no Porto
Maravilha, ponto turístico e cartão postal da cidade do Rio de Janeiro, será
iluminada de lilás entre os dias 15 e 16 de agosto. Já em São Paulo, será
montada uma exposição itinerante no final de Agosto em 3 estações da Linha
Lilás do metrô da capital paulista, que contará com quatro painéis sobre a
campanha. A ação acontecerá nas estações Capão Redondo, Campo Limpo e Santo
Amaro. Serão 3 dias em cada estação, totalizando 9 dias de exposição.
Além disso, a campanha
fará uma ação em parceria com o São Paulo Futebol Clube. No dia 25/08, os
jogadores do time masculino entrarão em campo para alertar sobre o
enfrentamento das violências. Segundo dados da pesquisa “Violência Contra
Mulheres e o Futebol”, idealizada pelo Instituto Avon e encomendada ao Fórum
Brasileiro de Segurança Pública, em dias de jogos de futebol em que o clube é o
mandante da partida e joga na própria cidade e estádio, o levantamento
identificou o aumento de 25,9% de registros policiais.
Todas as iniciativas
foram idealizadas pela REPENSE, que concebeu a campanha, visando potencializar
e trazer visibilidade para o Agosto Lilás. A agência foi responsável pelo
planejamento da estratégia de comunicação, passando pela conceituação e criação
de todas as peças. Além disso, atuou diretamente na viabilização de parcerias
para a realização das ações de ativação da campanha.
Para Aline Leucz,
Diretora de Criação da Repense, à frente pelo segundo ano consecutivo da
campanha do Instituto Avon, "Vozes Entrelaçadas" parte de um conceito
simples, porém com forte potencial de inspiração, acolhimento e mobilização no
enfrentamento à violência contra as mulheres. "É uma alegria, mais uma
vez, realizar uma campanha sobre uma causa que fala tão alto e tão profundo
para todas nós. Nossa sociedade tem muito para celebrar, com os 18 anos da Lei
Maria da Penha, mas ainda falta muito para conquistar. Vozes Entrelaçadas é um
convite para que nenhuma de nós se cale. E para que todas nós sejamos escuta
ativa e saibamos ouvir sem julgamento. Parece simples, mas é
revolucionário", diz Aline.
A campanha contará ainda
com um
vídeo manifesto e peças que serão veiculadas nos canais de mídia digital do
Instituto Avon.
Além disso, para
expandir a campanha nacionalmente, um município de cada Região do país foi
selecionado para receber ativações por meio da força de venda Natura e Avon. O
critério para a escolha dos locais foi baseado nos índices de violências contra
as mulheres apresentados no Mapa Nacional da Violência de Gênero. Nessas
atividades, as Consultoras de Beleza serão convidadas a participar de uma roda
de conversa com a presença de especialistas de enfrentamento a violência do
Instituto Avon.
Distribuição de
conteúdo informativo sobre o enfrentamento
Outras ações da campanha
incluem a disponibilização gratuita de conteúdos informativos e educativos
sobre o tema para toda a sociedade civil, ativistas, formadores de opinião,
instituições públicas e privadas, engajando organizações, população,
consultoras de beleza e colaboradores na construção de um ecossistema de
enfrentamento à violência de gênero. Um deles é o Guia de Bolso para
Relacionamentos Saudáveis, disponível
para download, em que a organização torna acessíveis informações sobre como
reconhecer sinais das diversas formas de violência e como agir diante delas.
Outra forma de divulgar conhecimento é pelo site da campanha, que pode ser
acessado www.institutoavon.org.br/agostolilas.
Quem estará ‘presente’
em todas as ações é a Ângela, assistente virtual do Instituto Avon, e
embaixadora da campanha. Desde 2020, ela oferece atendimento gratuito por 24
horas via mensagem de texto no WhatsApp, incluindo, quando necessário,
atendimento socioassistencial, jurídico e psicológico, além de auxílio
transporte se necessário. Desde a sua criação, em 2020, Ângela já atendeu mais
de 700 mulheres em situação de violência. Para acioná-la, basta entrar em
contato com o número (11) 94494-2415. Além do atendimento fornecido pela
Ângela, também estão disponíveis os serviços fornecidos pela Casa da Mulher Brasileira, um espaço integrado e humanizado
especializado no atendimento às mulheres em situação de violência.
Os 18 anos da Lei
Maria da Penha
Neste ano a Lei Maria da Penha completa 18 anos, tornando a campanha “Vozes Entrelaçadas” ainda mais significativa. Instituída em 2006, a lei tem como objetivo prevenir, punir e erradicar a violência contra a mulher. Ela contempla não apenas a violência física, mas também a psicológica, sexual, patrimonial e moral, garantindo a proteção integral da mulher.
Em 2024, a lei passou por uma
significativa atualização, aprimorando ainda mais as medidas de proteção à
mulher. A partir de agora o sigilo do nome da vítima é garantido durante todo o
processo judicial, proporcionando uma camada adicional de segurança e
privacidade para as vítimas de violência. Essa mudança reforça ainda mais o
compromisso no enfrentamento da violência contra a mulher.
Ficha técnica
Título: Vozes Entrelaçadas
Anunciante: Instituto Avon
Equipe do Anunciante: Daniela Grelin, Renata Rodovalho, Giuliana Borges, Ivanda Sobrinha
Agência: Repense
Atendimento: Bianca Tenenberg, Vick Magalhães, Priscylla Teixeira, Rafaela Vieira
Direção de Criação: Aline Leucz
Head de Criação: Bruno Pimentel
Redação: Vikkie Gois,
Isabella Proença
Revisão: Angela Fausto
Direção de
Arte: Isabela Gomez, Beatriz Muto, Tati Tatsch, Beatriz Souza,
Fernanda Heinsch, Daniel Chagas, Frederico Tulio
Planejamento: Andrea Cabral, Tamiris Berlink
Social Media:
Michele Almeida
Produção
Gráfica: Leandro Souza
Finalização: Gilmar Padrão
Tratamento e Fusão de Imagens: Studio Luba
Planejamento de Mídia: Denis D’Anela
Mídia: VML
Agência de Relações Públicas: Weber Shandwick
RTV: Daniele Gomes e Sueli Feltre
Produtora de Vídeo: Malabar Filmes
Produtora de Som: Content - Conteúdo Sonoro
Direção de som: Viviane Gomes
Arranjos e
finalização: Gerson Pereira (Jhamai)
Instituto Avon
Repense