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quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Importância da escuta ativa em situação de violência é o tema da campanha Vozes Entrelaçadas, do Instituto Avon

 


Neste Agosto Lilás o Instituto Avon promove movimento de conscientização e acolhimento para transformar o silêncio das mulheres vítimas de violência.

 

O Instituto Avon apresenta a campanha “Vozes Entrelaçadas – Quem Escuta uma Mulher Cala a Violência”, dedicada à conscientização da importância do enfrentamento às violências contra as mulheres durante o Agosto Lilás. Desde 2022, por meio da Lei 14.448, as ações passaram a ser centralizadas neste mês. Neste ano, o objetivo da ação de comunicação é reforçar a escuta ativa como um tipo de intervenção necessária para promover o diálogo sobre os diferentes tipos de violências existentes e mostrar como é possível receber apoio e acolhimento por meio da sua rede, além de buscar ajuda por meio dos serviços de atendimento existentes.

"A campanha valoriza a potência de um ato individual importante que é a escuta ativa. Escutar é mais do que ouvir. Quando ouvimos, fazemos isso de forma orgânica. Quando escutamos, estabelecemos um momento de troca e de acolhimento. Garantir esse espaço de escuta por meio de redes de apoio, transformando os silêncios em vozes entrelaçadas, é fundamental para enfrentar as violências”, explica Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.

Esse ano a campanha traz uma identidade visual caracterizada por peças que remetem à arte do bordado. Quando as bordadeiras se reúnem para bordar, assim como cada ponto é essencial para se construir um desenho, cada ação individual é crucial para construir uma sociedade livre de violência. “Esse é o simbolismo que queremos trazer para a nossa campanha. Quando mulheres se reúnem e criam espaços coletivos de fala e escuta, caminhos possíveis são criados e estabelecidos para possibilitar que mulheres em situação de violência saiam da invisibilidade”, completa Daniela.

A campanha será realizada por meio de ativações digitais e presenciais durante todo o mês de agosto. A YUP Star, roda-gigante do Rio, que fica localizada no Porto Maravilha, ponto turístico e cartão postal da cidade do Rio de Janeiro, será iluminada de lilás entre os dias 15 e 16 de agosto. Já em São Paulo, será montada uma exposição itinerante no final de Agosto em 3 estações da Linha Lilás do metrô da capital paulista, que contará com quatro painéis sobre a campanha. A ação acontecerá nas estações Capão Redondo, Campo Limpo e Santo Amaro. Serão 3 dias em cada estação, totalizando 9 dias de exposição.

Além disso, a campanha fará uma ação em parceria com o São Paulo Futebol Clube. No dia 25/08, os jogadores do time masculino entrarão em campo para alertar sobre o enfrentamento das violências. Segundo dados da pesquisa “Violência Contra Mulheres e o Futebol”, idealizada pelo Instituto Avon e encomendada ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em dias de jogos de futebol em que o clube é o mandante da partida e joga na própria cidade e estádio, o levantamento identificou o aumento de 25,9% de registros policiais.

Todas as iniciativas foram idealizadas pela REPENSE, que concebeu a campanha, visando potencializar e trazer visibilidade para o Agosto Lilás. A agência foi responsável pelo planejamento da estratégia de comunicação, passando pela conceituação e criação de todas as peças. Além disso, atuou diretamente na viabilização de parcerias para a realização das ações de ativação da campanha.

Para Aline Leucz, Diretora de Criação da Repense, à frente pelo segundo ano consecutivo da campanha do Instituto Avon, "Vozes Entrelaçadas" parte de um conceito simples, porém com forte potencial de inspiração, acolhimento e mobilização no enfrentamento à violência contra as mulheres. "É uma alegria, mais uma vez, realizar uma campanha sobre uma causa que fala tão alto e tão profundo para todas nós. Nossa sociedade tem muito para celebrar, com os 18 anos da Lei Maria da Penha, mas ainda falta muito para conquistar. Vozes Entrelaçadas é um convite para que nenhuma de nós se cale. E para que todas nós sejamos escuta ativa e saibamos ouvir sem julgamento. Parece simples, mas é revolucionário", diz Aline.

A campanha contará ainda com um vídeo manifesto e peças que serão veiculadas nos canais de mídia digital do Instituto Avon.

Além disso, para expandir a campanha nacionalmente, um município de cada Região do país foi selecionado para receber ativações por meio da força de venda Natura e Avon. O critério para a escolha dos locais foi baseado nos índices de violências contra as mulheres apresentados no Mapa Nacional da Violência de Gênero. Nessas atividades, as Consultoras de Beleza serão convidadas a participar de uma roda de conversa com a presença de especialistas de enfrentamento a violência do Instituto Avon.

 

Distribuição de conteúdo informativo sobre o enfrentamento 

Outras ações da campanha incluem a disponibilização gratuita de conteúdos informativos e educativos sobre o tema para toda a sociedade civil, ativistas, formadores de opinião, instituições públicas e privadas, engajando organizações, população, consultoras de beleza e colaboradores na construção de um ecossistema de enfrentamento à violência de gênero. Um deles é o Guia de Bolso para Relacionamentos Saudáveis, disponível para download, em que a organização torna acessíveis informações sobre como reconhecer sinais das diversas formas de violência e como agir diante delas. Outra forma de divulgar conhecimento é pelo site da campanha, que pode ser acessado www.institutoavon.org.br/agostolilas.

Quem estará ‘presente’ em todas as ações é a Ângela, assistente virtual do Instituto Avon, e embaixadora da campanha. Desde 2020, ela oferece atendimento gratuito por 24 horas via mensagem de texto no WhatsApp, incluindo, quando necessário, atendimento socioassistencial, jurídico e psicológico, além de auxílio transporte se necessário. Desde a sua criação, em 2020, Ângela já atendeu mais de 700 mulheres em situação de violência. Para acioná-la, basta entrar em contato com o número (11) 94494-2415. Além do atendimento fornecido pela Ângela, também estão disponíveis os serviços fornecidos pela Casa da Mulher Brasileira, um espaço integrado e humanizado especializado no atendimento às mulheres em situação de violência.


Os 18 anos da Lei Maria da Penha 

Neste ano a Lei Maria da Penha completa 18 anos, tornando a campanha “Vozes Entrelaçadas” ainda mais significativa. Instituída em 2006, a lei tem como objetivo prevenir, punir e erradicar a violência contra a mulher. Ela contempla não apenas a violência física, mas também a psicológica, sexual, patrimonial e moral, garantindo a proteção integral da mulher. 

Em 2024, a lei passou por uma significativa atualização, aprimorando ainda mais as medidas de proteção à mulher. A partir de agora o sigilo do nome da vítima é garantido durante todo o processo judicial, proporcionando uma camada adicional de segurança e privacidade para as vítimas de violência. Essa mudança reforça ainda mais o compromisso no enfrentamento da violência contra a mulher.


Ficha técnica

Título: Vozes Entrelaçadas

Anunciante: Instituto Avon

Equipe do Anunciante: Daniela Grelin, Renata Rodovalho, Giuliana Borges, Ivanda Sobrinha

Agência: Repense

Atendimento: Bianca Tenenberg, Vick Magalhães, Priscylla Teixeira, Rafaela Vieira

Direção de Criação: Aline Leucz
Head de Criação: Bruno Pimentel
Redação: Vikkie Gois, Isabella Proença

Revisão: Angela Fausto

Direção de Arte: Isabela Gomez, Beatriz Muto, Tati Tatsch, Beatriz Souza, Fernanda Heinsch, Daniel Chagas, Frederico Tulio

Planejamento: Andrea Cabral, Tamiris Berlink

Social Media: Michele Almeida

Produção Gráfica: Leandro Souza

Finalização: Gilmar Padrão

Tratamento e Fusão de Imagens: Studio Luba

Planejamento de Mídia: Denis D’Anela

Mídia: VML

Agência de Relações Públicas: Weber Shandwick

RTV: Daniele Gomes e Sueli Feltre

Produtora de Vídeo: Malabar Filmes

Produtora de Som: Content - Conteúdo Sonoro

Direção de som: Viviane Gomes
Arranjos e finalização: Gerson Pereira (Jhamai)

 

Instituto Avon
Repense

 

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