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segunda-feira, 1 de julho de 2024

Férias escolares: 62% dos pais consideram estressantes equilibrar trabalho com recesso escolar

  • 62% dos pais consideram estressantes ter que equilibrar o trabalho com cuidados com os filhos, durante as férias escolares;
  • 56% dos pais enxergam os espaços de trabalho flexível como seu principal aliado durante as férias escolares, especialmente entre os pais mais jovens, de 25 a 34 anos (67%).

 

Profissionais/pai/mães se beneficiam com o trabalho híbrido no período de férias escolares 

Principais informações: 

  • 88% dos trabalhadores híbridos atuaram de locais distantes de suas sedes em 2022;
  • 67% dos funcionários disseram acreditar que podem desempenhar suas funções trabalhando de uma viagem;
  • 71% considerariam entrar para um novo trabalho, apenas se oferecesse a flexibilidade para trabalhar remotamente, em parte do tempo.
  • A pesquisa também aponta o Rio de Janeiro como uma das melhores cidades do mundo para realizar o "workation”.

 

Como benefícios do trabalho híbrido:  

  • 76% destacaram equilíbrio entre vida pessoal e o trabalho,
  • 52% a possibilidade de passar mais tempo com amigos e familiares,
  • 47% economizar dinheiro viajando em dias de menor movimento
  • 30% desfrutar de férias mais longas

 

Para famílias: 

  • 62% dos pais consideram estressantes ter que equilibrar o trabalho com cuidados com os filhos, durante as férias escolares;
  • Mais da metade utiliza suas folgas anuais para cumprir com responsabilidades parentais.
  • 56% dos pais enxergam os espaços de trabalho flexível como seu principal aliado durante as férias escolares, especialmente entre os pais mais jovens, de 25 a 34 anos (67%). 

A temporada de férias escolares está próxima e os pais já começam a organizar suas rotinas e muitas vezes acabam sendo impedidos de aproveitar os momentos com a família em razão do trabalho.

O conceito de trabalho híbrido e a adoção do modelo "anywhere office" têm ganhado destaque no mundo corporativo e têm mostrado vantagens significativas, especialmente para as famílias durante as férias escolares das crianças. Uma vez que a prática proporciona flexibilidade, redução de estresse, economia de tempo e apoio na supervisão de atividades. Já para as empresas, o formato é crucial para atrair e reter talentos, aumentar a produtividade, reduzir custos operacionais e se adaptar às mudanças do mercado.

 

A fim de conciliar os momentos de lazer e cumprir com as obrigações muitos viajantes praticam o chamado “workation”. 

Dados levantados pelo International Workplace Group – líder global e nacional em espaços de trabalho flexíveis como coworkings e escritórios, revelou que 62% dos pais consideram estressante equilibrar o trabalho com os cuidados parentais durante as férias escolares de seus filhos. Como resultado, mais da metade dos pais utiliza sua licença anual para cumprir essas responsabilidades pessoais, enquanto apenas 10% conseguem aproveitar totalmente suas férias nesse período. 

Tentando reduzir o estresse e aproveitar o período com as crianças, 56% dos pais encontraram no modelo híbrido a solução para unir seus trabalhos às férias, especialmente entre os pais mais jovens, de 25 a 34 anos (67%). 

De forma geral, 78% dos pais expressam sua preferência por usar um espaço de trabalho flexível próximo de onde estão localizados. Os números são ainda mais significativos entre os adultos de 25 a 34 anos, dos quais 90% afirmam que aproveitariam um espaço de trabalho no modelo de hub-and-spoke, uma forma de organização de espaços de trabalho que conta com um espaço central (o "hub") e os outros mais periféricos (“spokes”). 

Outro dado relevante mostra que 67% dos funcionários disseram acreditar que podem desempenhar suas funções trabalhando de uma viagem, mas em caso de necessidade de uma infraestrutura mais adequada podem contar com os escritórios da Regus e Spaces, que estão localizados em nas cidades como Vitória, Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Campinas, São Bernardo do Campo, Curitiba e Porto Alegre. 

Outra pesquisa do IWG, com dados de sua rede, composta por quatro mil escritórios flexíveis em mais de 120 países, apontou o Rio de Janeiro como a sexta melhor cidade do mundo para praticar o “Workation”, ainda destacou que entre os benefícios do “anywhere office”, os mais citados pelos entrevistados foram também:

  • 76% o equilíbrio entre vida pessoal e o trabalho,
  • 52% a possibilidade de passar mais tempo com amigos e familiares,
  • 47% economizar dinheiro viajando em dias de menor movimento e 30% desfrutar de férias mais longas.

 

Durante as férias escolares, os pais muitas vezes se preocupam em encontrar atividades seguras e educativas para seus filhos. Com o trabalho híbrido, eles podem supervisionar diretamente essas atividades ou estar mais presentes em casa, oferecendo um ambiente mais seguro e estruturado. 

Para Tiago Alves, CEO do International Workplace Group no Brasil, o modelo de trabalho híbrido é uma das principais megatendências de trabalho para 2024 e está mudando a forma como as pessoas. O formato, segundo ele, traz benefícios significativos, como aumento da felicidade dos funcionários, melhoria da produtividade e maior retenção e atração de talentos. Ele ainda destaca que os períodos destinados ao descanso dos executivos muitas vezes são comprometidos pela vida profissional. 

“Muitos até mesmo deixam de viajar e estar com família e amigos por conta de não estar próximos do trabalho caso haja a real necessidade finalizar ou dar andamento em um compromisso. Nesse caso, é relevante pontuar que os profissionais do regime híbrido podem ajustar seu trabalho às suas vidas, inclusive reduzindo a necessidade de longos deslocamentos diários. Oferecer a opção híbrida é uma maneira importante e simples para as empresas mostrarem que se importam com seus funcionários. Isso permite que eles tenham mais controle sobre seus horários e mais tempo livre”, pontua Tiago Alves.

 

Estudo da Buffer mostrou que 90% dos trabalhadores remotos sentem-se mais confiantes em suas habilidades de gerenciamento de tempo e acreditam que isso os ajuda a equilibrar melhor suas responsabilidades pessoais e profissionais. 

A informação também é reforçada pelo Global Workforce of the Future 2023 (LHH), realizada com mais de 30 mil colaboradores, que constatou que, a nível global, 39% do público entrevistado acredita que o sucesso está intrinsecamente ligado ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Além disso, um estudo feito pela consultoria Randstand revelou que, no Brasil, 81% do público ativo no mercado de trabalho busca equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. 



International Workplace Group
Para conhecer melhor visite o site
clique aqui para obter mais informações sobre a parceria.

 

Especialista compartilha 3 dicas de como monitorar e melhorar a segurança psicológica nas empresas

Tatiana Pimenta, fundadora e CEO da Vittude, afirma que é preciso investir em programas de saúde mental, mas também é essencial avaliar se estão gerando resultados

 

Segurança psicológica é a percepção que os colaboradores têm de que podem expressar suas ideias, opinar, cometer erros e assumir riscos sem receio de retaliação ou julgamento. No entanto, a maioria não se sente segura nos ambientes em que estão inseridos. Segundo um estudo realizado pela Betterfly, em parceria com a Criteria, seis em cada dez profissionais na América Latina acreditam que seus locais de trabalho não oferecem segurança e acolhimento. A pesquisa também revela que 60% dos entrevistados se queixam da falta de equilíbrio entre as horas dedicadas ao trabalho e à vida pessoal, enquanto 67% não se sentem reconhecidos pelo bom desempenho que conquistaram. 

Os dados evidenciam que não basta apenas investir em saúde mental, é preciso monitorar o ambiente de trabalho para certificar-se de que este é um lugar seguro e focado em acolhimento para aqueles que lideram e são liderados. Diante desse cenário, Tatiana Pimenta, CEO da Vittude, empresa referência no desenvolvimento e gestão estratégica de programas de saúde mental para companhias, compartilha 3 dicas fundamentais para aprimorar a segurança psicológica nas empresas.

 

1 - Ponto de partida: comunicação aberta

No ambiente corporativo, é habitual ter diversidade de opiniões entre a equipe. Isso, por si só, não se torna um problema. Contudo, surge uma preocupação quando a liderança não apenas deixa de ouvir as contribuições do time, mas também as desestimula ao reprimir sugestões de melhorias. 

“Ao fomentar um espaço propício para novas ideias, criamos um ambiente não só criativo, mas também altamente produtivo. Ouvir as perspectivas dos colaboradores sobre a empresa, o ambiente de trabalho e as dinâmicas da equipe é fundamental. Mesmo quando os feedbacks são desfavoráveis, eles se tornam pontos de partida para aprimoramentos. Resolver essas questões de forma ágil não apenas acelera a criação de um ambiente mais acolhedor, mas também contribui para a eficiência e produtividade no trabalho”, destaca Tatiana Pimenta.

 

2 – Monitore o engajamento e saúde mental da equipe

É essencial que as organizações realizem pesquisas de clima organizacional quinzenal ou mensalmente para avaliar o nível de satisfação, engajamento dos funcionários e até a saúde mental de cada um deles. Com base nos resultados obtidos, é fundamental implementar ações corretivas. "A avaliação regular é uma das maneiras de garantir de forma contínua a segurança psicológica no ambiente de trabalho. De forma anônima, cada colaborador pode expressar seus sentimentos, e cabe à liderança criar um espaço em que o time se sinta à vontade para discutir abertamente questões que incomodam na empresa. Não espere que o desânimo se instale e a produtividade diminua para prestar atenção à saúde emocional dos colaboradores. Afinal, sem saúde mental, não há futuro para o trabalho", destaca Tatiana.

 

3 – Faça sua liderança compreender que os gestores têm um papel protagonista

A saúde mental deve ser uma prioridade em toda a empresa: CEOs, RH e lideranças. Todos precisam colaborar para assegurar que o ambiente corporativo permaneça saudável. 

Porém, mesmo que seja uma responsabilidade compartilhada, é fundamental lembrar que os líderes ocupam uma posição privilegiada, que permite realizar ações práticas e tomar decisões estratégicas com impactos positivos para a equipe. Para a CEO da Vittude, é crucial lembrar diariamente deste papel dos gestores na vida profissional e no bem-estar do espaço de trabalho. 

"As lideranças precisam ser treinadas para entender tudo o que envolve o contexto de saúde mental no trabalho. Muitas pessoas ainda acreditam em tabus e estigmas relacionados ao assunto, o que pode atrapalhar bastante o processo. É necessário que os gestores recebam treinamentos para lidar com os diferentes tipos de questões relacionadas ao assunto que possam surgir no dia a dia de trabalho. Para isso, desenvolver um olhar atento e humanizado para ser capaz de observar o comportamento dos liderados e conduzir cada caso individualmente é fundamental”, finaliza Tatiana. 



Vittude
site da Vittude

 

Estado de São Paulo substitui emissão da primeira via do RG pela Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Medida começa a valer na próxima segunda-feira (1/7), com agendamento pelo app Poupatempo SP.GOV.BR, portal, totens e WhatsApp; RGs, que seguem válidos até 2032, serão emitidos apenas como 2ª via 

 

A partir desta segunda-feira (1/7), o Estado de São Paulo irá substituir a emissão da primeira via de RG e passa a expedir somente a Carteira de Identidade Nacional (CIN). O serviço será realizado nos postos do Poupatempo e nas unidades geridas pelo IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), órgão vinculado à Polícia Civil.   

Para isto, haverá ampliação para mais canais de agendamento: além do app Poupatempo SP.GOV.BR, o serviço será oferecido no portal, totens e WhatsApp do programa. Também será ampliado para um público mais diversificado. Agora, serão permitidos dependentes (com agendamentos realizados incialmente por meio do portal e dos totens Poupatempo) e agora basta ter conta GOV.BR – não haverá mais a exigência dos níveis prata e ouro.   

A partir de 2032, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) será o único documento válido nacionalmente, de acordo com a Lei 14.534, de 11 de janeiro de 2023. Até lá, o documento RG dos estados continua válido, porém, sem pressa, o cidadão paulista deverá fazer a mudança para a CIN.    

A Carteira de Identidade Nacional adota o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como Registro Geral Nacional, eliminando uma possível duplicidade na identificação do cidadão e reduzindo possibilidades de fraudes.  O documento apresenta um QR Code, que permite verificar sua autenticidade, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone.  A versão digital estará disponível no app GOV.BR, no menu Carteira de Documentos.  

 

Agendamento e emissão

Para emitir a CIN é necessário o agendamento pelo aplicativo para celulares Poupatempo SP.GOV.BR, pelo portal (www.poupatempo.sp.gov.br), totens de autoatendimento ou ainda pelo WhatsApp, no número (11) 95220-2974. Também haverá opção de agendamento para dependentes, disponível inicialmente no portal e totens do Poupatempo, e, até o final desta semana, no app.  

Na data agendada, o cidadão deve se dirigir ao local escolhido levando consigo a certidão de nascimento ou de casamento. É possível emitir o documento em qualquer unidade do Poupatempo, da capital e interior, ou em postos da Polícia Civil espalhadas por todo o território paulista, que estarão disponíveis no momento do agendamento. 

 

Requisitos

Para solicitar a CIN no estado de São Paulo será necessário preencher alguns requisitos, como ter uma conta GOV.BR, estar em situação regular na Receita Federal – onde os dados devem estar idênticos em relação aos da certidão de nascimento/casamento –, além de não ter outra solicitação da CIN em andamento.  Caso seja identificada uma divergência na base de dados da Receita Federal, ou o cidadão ainda não tenha CPF, será ofertado, excepcionalmente, o RG estadual como opção de documento. Em todas as outras situações, será emitida a CIN.   Para menores de 16 anos, o responsável legal deve acompanhá-lo levando um documento de identificação original e cópia. 

 

Documentos exigidos 

Para obter a CIN, o usuário deverá apresentar documento com CPF, além da Certidão de Nascimento ou de Casamento (original e cópia simples).

 

Custo 

A primeira via da CIN é gratuita.

 

Até quando poderei usar o RG? 

A Carteira de Identidade não perdeu a validade e continuará sendo emitida pelo Estado de São Paulo. O RG será válido até 28 de fevereiro de 2032. Nesta fase inicial da emissão da CIN, o RG continua a ser emitido normalmente.


Festas de inverno são oportunidades para idosos saírem do “casulo”

 

Caminho da roça - Saúde mental para o idoso e para quem o
acompanha é construída em momentos de leveza como nas festas de inverno.
Pixabay.com

Festas “julinas” e até “agostinas” resgatam a tradição e promovem a convivência para quem já passou dos 60


Você é idoso ou cuida de alguém da terceira idade e quer mesmo é ficar em casa para fugir do frio? Comece a mudar o seu ponto de vista e saiba que inverno é chance para todo mundo sair, se relacionar, festejar e manter viva a tradição das festas ao pé da fogueira. 

“Nós somos seres formados dentro de uma cultura. Então, é muito importante que o idoso resgate as questões culturais que envolvem a realidade dele”, inicia o psicólogo Eduardo Mendes, que é professor do curso de Psicologia da Faculdade Una Itabira, no Leste de Minas Gerais. Mendes ministra a unidade curricular em Atenção Psicossocial em Saúde, Psicologia da Educação, também na Una. 

As festas juninas que atualmente já se prolongam na agenda cultural e viram “julinas” e até “agostinas” (sim, e são muitas por aí) fazem parte da nossa identidade e os idosos estão incluídos nisso. “Desde criança sempre somos incentivados a dançar nas quadrilhas e a fazer os enfeites. Então, este é um momento de encontrar com o outro, de confraternizar, de celebrar os santos ou de fazer esse grande encontro com a sociedade”, analisa. 

No inverno, principalmente os idosos, tendem a ficar mais "no casulo", “na toca”. Neste sentido, a falta de convivência social pode ser prejudicial. Porém, há ainda aqueles idosos que mostram resistência para sair de casa por motivos muito particulares: acham que estes festejos são "coisa de criança" ou que "estão velhos para isso". 

Mas, há caminhos para vencer estes bloqueios e quem convive com o idoso pode fazer a diferença. “Isso acontece quando a autonomia de vida dos idosos é tirada antes do tempo”, alerta o professor. Portanto, neste ponto, entram a família e os amigos que precisam trazer ao idoso essas possibilidades dos reencontros. 

Lembre ao idoso que, na festa, ele pode encontrar com aqueles que lhe são queridos. E, considere também: “muito mais do que ir à uma festa, o idoso precisa se sentir bem ao encontrar o ciclano ou o fulano, ao encontrar aquele amigo que não vê há muito tempo e por sentir vivo, ao se identificar com a situação da festa”.
 

Boas oportunidades 

Às vezes, o responsável pelo idoso fica com receio de levá-lo para eventos deste tipo. Seja por "dar trabalho" no deslocamento; às vezes, porque a festa é à noite e compromete o sono; ou o idoso precisa ir ao banheiro muitas vezes, entre outras questões. Mas, segundo o professor da Una Itabira, nada disso deve servir de desculpa para quem tem condições de proporcionar alguns momentos de lazer a eles. 

“A superproteção não é tão benéfica assim. Quando a gente põe essas pessoas dentro de uma redoma, nada dá certo. A gente precisa proteger as pessoas, os nossos familiares, mas, temos que ficar atentos se esta proteção está impedindo as pessoas de se relacionarem com o outros. Vamos lembrar do período da pandemia, de como foi difícil para os idosos que não queriam ficar dentro de casa. Eles são pessoas que gostam de se relacionar e de viver livres”, argumenta Eduardo Mendes. 

O psicólogo explica que a nossa sociedade vê a utilidade das pessoas na medida em que elas são capazes de “produzir algo”. E quando chega um momento da nossa vida em que não conseguimos mais dar esse retorno, algumas pessoas podem se sentir inúteis. Mendes defende que é importante que crianças, jovens e idosos passem a compreender que a vida pode ser vivida plenamente e de diversas maneiras, seja no relacionamento com o outro, com os amigos, com a família. “É importante que a gente nunca tire dos idosos estas novas vidas e oportunidades tão necessárias”, frisa

 

Dicas para o conforto dos idosos os festejos de inverno
 

- Não deixe a pessoa quieta, em um lugar só na festa. Circule com ela dentro do que ela possa se movimentar.

- Escolhas festas nos horários em que o idoso está mais ativo. Por exemplo: para aqueles que dormem muito cedo, o ideal são festas na parte da manhã ou da tarde.

- Antes de ir ao evento, procure informações sobre o acesso mais facilitado aos banheiros e aos bebedouros.

- Deixe a pessoa ficar na festa o tempo que se sentir confortável, ainda que seja um período menor ou maior do que você esperava.

- Faça opção por festas em locais com rampas de acessibilidade e demais adaptações inclusivas.

- Convoque uma rede de apoio para o evento: motoristas de confiança e com veículos adaptados para o deslocamento; e pessoas que tenham sincero carinho com o idoso para revezar nas atenções durante a festa.

- Nunca deixe que estes cuidados específicos que alguns idosos demandam sejam impedimentos para que os passeios aconteçam. Saúde mental para o idoso e para quem o acompanha é construída nestes momentos de leveza.


Quatro estações da CPTM recebem campanha de vacinação contra influenza em 01, 03 e 05/07

Ações acontecem em Guaianases, São Miguel Paulista, Itaim Paulista e Comendador Ermelino das 09h às 19h 


Quatro estações localizadas na zona leste de São Paulo receberão na próxima semana campanhas de vacinação contra a influenza, em uma parceria entre a CPTM e a Coordenadoria Regional de Saúde Leste, da Secretaria Municipal de Saúde. 

As ações acontecem nas estações Guaianases (Linha 11-Coral), São Miguel Paulista, Itaim Paulista e Comendador Ermelino (Linha 12-Safira), nos dias 01, 03 e 05/07, sempre das 09h às 19h. 

As vacinas estarão disponíveis para a população acima de seis meses de idade e, para receber o imunizante, é necessário levar documento com foto. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.
 

Ações de Cidadania
Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas à promoção do bem-estar de seus passageiros.
  

Serviço


Vacinação contra influenza
Datas: 01, 03 e 05/07
Horário: Das 09h às 19h

Locais:

Estação Guaianases (Linha 11-Coral)

Estações São Miguel Paulista, Itaim Paulista e Comendador Ermelino (Linha 12-Safira)


Plano Real Completa 30 Anos: Impactos para os Empreendedores Brasileiros

IMAGEM: Paulo Pampolin/DC
'A estabilização econômica permitiu aos empresários prever custos, preços e receitas com maior precisão, facilitando a gestão de negócios e a elaboração de estratégias'  

No próximo dia 1 de julho, comemoramos os 30 anos do Plano Real, um marco na história econômica do Brasil. Implementado em 1994, o Plano Real foi uma série de medidas econômicas que estabilizou a economia brasileira, combatendo a hiperinflação e estabelecendo uma nova moeda, o Real.

Para os empreendedores brasileiros, o Plano Real trouxe mudanças significativas. Antes do plano, a inflação descontrolada tornava impossível qualquer planejamento financeiro de longo prazo. A estabilização econômica permitiu aos empresários prever custos, preços e receitas com maior precisão, facilitando a gestão de negócios e a elaboração de estratégias de crescimento.

Além disso, a estabilização da moeda aumentou a confiança dos investidores, tanto nacionais quanto estrangeiros. O acesso ao crédito se tornou mais fácil e menos oneroso, promovendo a expansão e a modernização das empresas. Muitos setores, como o varejo, a indústria e os serviços, experimentaram crescimento significativo, impulsionados pela nova realidade econômica.

O Plano Real também teve um impacto profundo no ambiente de negócios, fomentando a competição e a inovação. A previsibilidade econômica encorajou os empreendedores a investir em novas tecnologias, aprimorar processos e expandir suas operações. A abertura para o comércio exterior e a maior integração com a economia global trouxeram novas oportunidades, permitindo que os empreendedores brasileiros competissem em pé de igualdade no mercado internacional.

Trinta anos depois, o legado do Plano Real continua presente na vida dos empreendedores brasileiros. A estabilidade econômica conquistada com o plano foi fundamental para a construção de um ambiente de negócios mais sólido e propício ao crescimento. Hoje, celebramos não apenas a conquista de uma moeda forte e estável, mas também o espírito empreendedor que soube aproveitar as oportunidades abertas por esse importante marco na história do Brasil.

 

Roberto Mateus Ordine
Advogado e presidente da ACSP



Fonte: https://dcomercio.com.br/publicacao/s/plano-real-completa-30-anos-impactos-para-os-empreendedores-brasileiros


Qualifica SP - Meu Primeiro Emprego abre mais de 9,3 mil vagas em cursos gratuitos e profissionalizantes

Programa é voltado para jovens de 16 a 24 anos que buscam qualificação para o mercado de trabalho

 

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), abre nesta terça-feira (2) inscrições para 9.338 vagas em cursos gratuitos do Qualifica SP - Meu Primeiro Emprego.  

A ação é destinada a jovens de 16 a 24 anos, com ensino fundamental completo, que moram no estado e desejam ingressar no mercado de trabalho. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, o primeiro trimestre de 2024 registrou 4,6 milhões de jovens entre 14 e 24 anos que não estudam nem possuem ocupação profissional. 

Todos os cursos foram pensados e desenvolvidos para atender às demandas atuais do mercado de trabalho e abrangem as seguintes áreas: Tecnologia da Informação; Gestão e Negócios; e Automotivo. A oferta conta com 24 opções de cursos disponíveis, entre presenciais (6.445 vagas) e remotos (2.893 vagas), que têm duração de 120 horas e que poderão ser realizadas ao longo de quatro meses. 

As aulas presenciais vão ocorrer em instituições de ensino parceiras, como Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais do Centro Paula Souza (CPS) e unidades do Senai de 89 municípios do estado de São Paulo. Já os cursos online serão ministrados de maneira ao vivo por meio da plataforma da Escola Start. 

As inscrições vão até o dia 22 de julho no site www.qualificasp.sp.gov.br, no qual é possível consultar os municípios participantes. A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por meio do e-mail informado durante o ato da inscrição. As aulas têm previsão de início entre a segunda e a terceira semana de agosto. 

“Vou sentir falta da rotina de aulas”, afirma Luis Filipe, jovem de 24 anos, graduado em Direito e que está nas últimas semanas do curso de Desenho no AutoCAD do Qualifica SP - Meu Primeiro Emprego. Atraído pela área de planejamento urbano, Luis relata que sempre teve o sonho de desenvolver projetos mais elaborados e agora terá conhecimento para tornar suas ideias realidade. “É muito importante mostrar para o mercado de trabalho que você é fluente em ferramentas de tecnologia. Por isso considero o Qualifica SP tão importante.” 

Confira as 24 opções de cursos nas áreas de Gestão e Negócios, Tecnologia da Informação, e Automotivo:

·         Administração de Redes Windows;

·         Ajudante de Logística;

·         Aprenda a Programar em C#;

·         Assistente Financeiro;

·         Auxiliar de Vendas;

·         Criação de Aplicativos;

·         Criação de Sites com Marketing Digital;

·         Criação de Sites e Plataformas Digitais;

·         Desenho no AutoCAD;

·         Desenvolvimento de E-commerce;

·         Desenvolvimento de Software para web e celular;

·         Design de Plataforma Digitais e Experiência do Usuário;

·         Excel Aplicado À Área Administrativa;

·         Gestão de Pequenos Negócios;

·         Introdução à Robótica Utilizando Arduíno;

·         Introdução ao Banco de Dados;

·         Introdução ao Desenvolvimento em Java;

·         Jogos Digitais;

·         Marketing Digital e Vendas em Redes Sociais;

·         Office 2019;

·         Rotinas de Recursos Humanos;

·         Segurança Cibernética Fundamental;

·         Técnicas de Atendimento;

·         Tecnologia e Eletricidade Automotiva.

 

Serviço

Inscrições para cursos profissionalizantes do Qualifica SP - Meu Primeiro Emprego

Prazo: 02 até 22/07

Site: www.qualificasp.sp.gov.br

Atendimento pós-venda digital: um diferencial ou um serviço obrigatório?


Internet das Coisas (IOT), Metaverso, Realidade Virtual, Big Data, Inteligência Artificial, e muito mais tecnologias virão por aí. No entanto, uma coisa é fato: quanto mais as pessoas se inserem neste mundo tecnológico que evolui todos os dias, mais se tornam exigentes, impacientes, empoderadas e questionadoras, buscando acesso fácil e rápido às marcas, produtos e serviços que consomem.

Não à toa, Dennys Maloney, Chief Digital Officer da Domino’s Pizza, afirmou: “Conforme a tecnologia evolui, também cresce as expectativas das pessoas. Hoje, os consumidores estão mais impacientes e seus padrões são imperdoáveis. Cada vez mais eles esperam que as marcas, intuitivamente, saibam o que eles precisam, quando precisam e entreguem isso instantaneamente”.

Deste modo, transformar os serviços básicos em modelos digitais de autosserviços ajudam as empresas a serem mais leves, rápidas e baratas, além de garantir sua fidelização quando se oferece uma ótima experiência. Até porque, de acordo com a pesquisa CX Trends 2023, realizada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, 50% dos participantes destacaram que um atendimento rápido e preciso é essencial.

Os dados vêm ao encontro da seguinte teoria: atualmente, os consumidores não querem perder tempo e nem depender de ninguém, uma vez que buscam praticidade e autonomia para resolver suas coisas, mas sem perder as características de um atendimento humano.

Por sua vez, é importante destacar que, além de uma boa conduta durante a prestação do serviço, estabelecer um atendimento pós-vendas também é uma estratégia eficiente. Ainda mais porque, segundo Philip Kotler, considerado o guru do marketing, conquistar novos clientes custa entre cinco e sete vezes mais do que manter os já existentes.

Nos modelos tradicionais, além da necessidade de manter uma estrutura maior do time de SAC (serviço de atendimento ao cliente), para atender a demanda cada vez mais urgentes de consumidores que não esperam para amanhã, é fundamental que a empresa se organize em prol de garantir sua satisfação. Levando em conta que, dificilmente, a organização irá conseguir cativá-lo se o tempo de retorno for muito longo, o que inibe para uma experiência positiva.

Oferecer canais digitais como alternativa inovadora para um pós-vendas eficiente tem sido um caminho seguido pelas empresas, o que vem ao encontro das necessidades imediatas dessa geração, porém, é imprescindível que isso seja feito da maneira profissional, garantindo a melhor experiência para o cliente que, muitas das vezes, pode estar enfrentando algum problema. Isso é, a descentralização dos serviços, múltiplas plataformas, identidade visual fora do padrão, falta de conexão com o público-alvo, tornam essa jornada complexa e pouco intuitiva.

É importante destacar que o maior temor dos consumidores ao confiar em uma empresa ou uma marca é se eles serão tão bem atendidos nos pós- atendimento como foram na pré-venda. Entretanto, quando os clientes se deparam com uma experiência satisfatória de um serviço digital, descomplicado, centralizado, intuitivo e eficiente, eles se tornam clientes felizes — o suficiente para passarem um feedback positivo sobre o negócio para os outros no famoso “boca a boca”, que podem então experimentar o produto ou serviço oferecido para eles mesmos e, por sua vez, tornarem-se clientes fiéis. É importante considerar que o pós-vendas de hoje nada mais é que a pré-venda de amanhã.

Desta forma o maior desafio das organizações ao oferecer um serviço de pós-venda digital está na capacidade de se conectar com seu público-alvo e entregar a ele a melhor experiência através de uma solução centralizada, moderna, intuitiva, com retorno imediato e on-time das suas requisições. Investir em um portal de autosserviço tem sido uma decisão assertada de muitas marcas, mas deve ser feito de maneira correta, de preferência por uma consultoria experiente que possua esse know-how, capaz de transformar dores em soluções tecnológicas modernas e eficientes.

Uma outra estratégia assertiva para garantir um excelente atendimento no pós-vendas é a utilização de ferramentas de observabilidade que ajudem a capturar e armazenar informações importantes, no intuito de conhecer os clientes pelo seu comportamento no uso da sua plataforma, criando uma base sólida de indicadores para tomada de decisão, evolução dos serviços e produtos oferecidos, ações de marketing, campanhas focadas no perfil e comportamento do cliente, entre outros.

Os tempos mudaram e as empresas não escolhem mais como falar com o consumidor. Agora, é ele, o cliente, que decide quando e como quer entrar em contato para resolver seus problemas. E neste contexto, é preciso ter um olhar atento sobre essa mudança de viés dos serviços digitais, que deixaram de ser diferencial de mercado para se tornarem obrigatórios na oferta de produtos e serviços. E é um caminho sem volta, imprescindível para a própria sobrevivência do negócio, seja ele qual for. 



Adriano Tavares - Squad Leader da Viceri SEIDOR
Viceri SEIDOR
www.viceri.com.br


Qual a importância da inovação e tecnologia no desempenho da indústria automotiva?


Após um período desafiador, a indústria automotiva dá sinais de um futuro promissor. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), grandes montadoras anunciaram um aporte histórico de R$ 125 bilhões no setor até 2033, algo que reforça as expectativas para os próximos anos.

Não há como falar sobre o setor automotivo sem trazer à tona a atual fase de disrupção vivida pelo segmento. O crescente uso da tecnologia nos carros elétricos, híbridos e autônomos, vem revolucionando totalmente as características deste segmento, despertando o interesse das montadoras em apostar no futuro positivo que se constrói.

No Brasil, o atual ciclo de investimentos se dá, principalmente, pelos sinais de recuperação da economia brasileira, com o controle da inflação e queda da taxa de juros, o que torna o nosso país um solo fértil para projetos a longo prazo. Além disso, a criação de programas governamentais como o Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que visa incentivar a produção de veículos sustentáveis e tecnológicos, também corroboram para a fase positiva vivida pelo setor.

Certamente, todos esses aspectos abrem margem para novas oportunidades em toda a cadeia produtiva, bem como reforça a necessidade do aumento de investimentos em inovação e tecnologia, visando alinhar o nosso país às tendências globais da indústria automotiva. Sendo assim, torna-se fundamental que o setor automobilístico aprimore, cada vez mais os seus processos e estabeleça um bom planejamento de gestão.

No entanto, mais do que ter um olhar apurado internamente, não podemos deixar de apontar os impactos da globalização e as influências do mercado externo em todo esse processo, assim como a importância de estabelecer relações. Esse é o caso da China, por exemplo, em que sua indústria automobilística registrou, em 2023, o recorde de produção e vendas de veículos. Só no Brasil, segundo um levantamento da BTG Pactual, as marcas chinesas já representam 5,7% das vendas de veículos novos no país.

A presença de montadoras chinesas no mercado nacional já vem mostrando os seus reflexos. Ainda segundo a BTG, do total de carros elétricos importados, os chineses corresponderam a 35% das unidades que chegaram aqui, impactando não apenas na queda de preços dos concorrentes deste modelo, mas também para veículos à combustão.

Na prática, esses fatores vêm acelerando a forte adesão de veículos elétricos e, consequentemente, aumenta a maior demanda em atender esse novo desafio. Quanto a isso, cabe o seguinte questionamento: como ajudar a indústria automotiva brasileira se preparar para essa demanda?

O primeiro passo, sem dúvidas, é investir em produtividade, infraestrutura, matriz energética e, principalmente, na logística para expandir os negócios. Tais ações devem ser executadas a partir do planejamento interno, que prevê a obrigatoriedade de aderir recursos de conectividade e automação, visando aumentar a competitividade, qualidade, bem como reduzir custos, exercer uma gestão simplificada a partir da análise de dados, tornando a mão de obra mais qualificada e estratégica.

Além das medidas internas, não podemos deixar de lado a importância das iniciativas públicas nesse processo. Ou seja, é essencial que o governo brasileiro estimule os incentivos fiscais, visto que o nosso país possui um alta taxa tributária, estabelecendo regulamentações ambientais e padrões de qualidade com o intuito de impulsionar ainda mais o desempenho desse setor no país.

As perspectivas para a indústria automotiva brasileira são otimistas. As projeções apontam para um crescimento exponencial para os próximos anos. Todavia, o sucesso dessa nova fase dependerá tanto do apoio governamental quanto das montadoras, que precisam, sobretudo, investir em inovação, tecnologia e processos que viabilizem sua competitividade e desempenho nessa cadeia produtiva em constante adaptação. Afinal, para garantir a chegada na linha de frente, é importante ser ágil no ponto de partida.


Rogério Capucho - Co- ceo da SPS Group.

S SPS Grou

O poder do branding na expansão de uma marca

Opinião

A ideia que o seu cliente tem da sua marca é determinante para ele tomar a decisão de comprar o seu produto. Portanto, você precisa se certificar de que sua empresa comunique os valores corretos ao seu público. Neste contexto, o branding é uma estratégia de posicionamento de uma marca, que busca diferenciá-la, fazendo com que ela se destaque em relação aos concorrentes e ganhe a preferência do público. Ações de gestão de experiências com a marca, as quais são relacionadas à maneira pela qual o público-alvo enxerga ou entende uma marca, por exemplo, pode ser uma das estratégias assertivas para que sua marca seja ainda mais conhecida, apreciada e querida pelo público. 

Para entender uma estratégia de branding de sucesso podemos pegar como exemplo a marca Loveena, empresa focada em embelezamento do olhar e lábios, que adotou o modelo para alavancar seu negócio. 

Percebemos o quanto era importante proporcionar experiências únicas aos clientes e, pensando nessa necessidade, o nosso primeiro movimento foi justamente ajudar a cliente na mudança de localização. A empresa ficava em Osasco, um pouco distante da maioria dos clientes. Com isso, propusemos a mudança para o bairro dos Jardins, na rua Estados Unidos, na capital paulista, com uma arquitetura focada em experiências. 

Outra mudança importante foi no nome da marca Érica Miguelia, que já era conceituado no ramo de estética facial, para Loveena, com a ideia de que a proprietária fosse um produto dessa marca e o seu atendimento se tornasse um serviço VIP dentro da marca Loveena. A nova designação também se tornou um termo guarda-chuva para todas as ideias que a proprietária da marca tivesse ao longo do tempo. 

Um ponto importante a destacar foi a construção da Arquitetura da Marca do grupo. Mesmo a Érica Miguelia sendo uma influencer da área da beleza, a marca Loveena foi posicionada como sendo o "guarda-chuva" para agrupar todos os serviços e produtos do negócio, bem como a própria Erica, que se tornou um serviço premium dentro desta arquitetura. 

A empresa expandiu rapidamente e uma nova marca passou a integrar a arquitetura do grupo: a Femme9, focada em produtos para o embelezamento do olhar. A Loveena passou por uma facelift para acompanhar a mudança da sede para um casarão dos anos 50 na rua Groelândia, nos Jardins, passando a se chamar Loveena Maison. 

O resultado desse sucesso com a Loveena, além do posicionamento e do trabalho da imagem da marca, foi desmembrado para estratégias internas. Houve um grande trabalho com setores variados da empresa, com intuito de melhorar a performance de todos e identificar ruídos e desalinhamentos na comunicação que poderiam deixar os funcionários de qualquer área sem a proposta da empresa. Além disso, todo o quadro de colaboradores precisava absorver toda a modificação implementada para refletir em todas as áreas a eficiência do branding.

No caso da Loveena, a eficiência desse branding, seguindo a lógica do desdobramento e da ampliação de ideias, permitiu que a marca se expandisse para outros estados, como uma nova unidade criada em Brasília, a Loveena Palace, e uma que está prestes a ser inaugurada no Rio de Janeiro, a Loveena Botanic. Podemos chamar de um case de verdadeiro sucesso em sua estratégia de branding.

 

Fábio Graz, Fabi Trevisan e Ágatha Callegari - especialistas em Branding


Viável ou valioso? Mentora de startups explica o que precisa ser foco das empresas

 

Para cofundadora da Start Growth, pode ser útil investir mais tempo melhorando experiências para ganhar tração


Uma das siglas mais comuns no universo das startups é o MVP, um termo acrônimo para Minimum Viable Product (Produto Mínimo Viável em português). Trata-se de uma estratégia muito utilizada para validar ideias de negócio antes da empresa fazer grandes investimentos financeiros no desenvolvimento do produto final. Normalmente, ela é considerada muito importante e válida, porém, existem outras questões que precisam estar em jogo além do que é viável. 

É o que diz  Marilucia Silva Pertile, mentora de startups e cofundadora da Start Growth, que cria a máquina de marketing e vendas para fundadores visionários de startups na jornada para o próximo nível, combinando expertise, capital e experiência. Ela acredita que, além do que é viável, é preciso pensar no que é valioso. “Tenho ouvido o termo MVE (Minimum Valuable Experience) para definir algo que vai além do MVP. Não se trata de checar se o produto ou serviço é viável, mas se a experiência relacionada a ele é acessível e durável, por exemplo. Ou seja, se é valiosa”, explica ela. 

Segundo a mentora de startups, a criação de um MVE precisa considerar alguns pontos principais. “É preciso conhecer muito bem o cliente ideal, entender as mensagens que o atingem, adequando a forma como a empresa se expressa, e também avaliar gatilhos que podem levar esse público a enxergar valor no que você oferece”, afirma Marilucia. 

Para conhecer bem o cliente, a executiva menciona que é preciso que a startup entenda o que esse público quer e usa ao buscar o seu produto ou serviço. E, para falar com esse cliente, é necessário que a empresa utilize a linguagem e o formato que de fato conversará com ele. “Não adianta, por exemplo, oferecer uma maquiagem vegana em uma churrascaria ou tentar atrair a atenção do público 60+ através do Tik Tok. A empresa precisa entender o que dizer, de que forma e em qual canal para atrair o público e oferecer uma experiência valiosa, que combine com ele”, avalia a cofundadora da Start Growth.

No caso da maquiagem vegana, por exemplo, a mentora avalia que oferecer demonstrações em feiras voltadas a ONGs de animais poderia ajudar a ganhar ainda mais tração entre o público potencial. “É preciso entender o que atrai esse público naturalmente para despertar seu interesse, acredita Marilucia.

A especialista ressalta que saber como compartilhar o que a empresa deseja dizer é fundamental. “Em alguns casos, será preciso falar apenas via whatsapp. Em outras, através do instagram. É necessário pensar nos pontos de contato que tornarão a experiência ainda mais valiosa e simples, perfeitamente adequada ao público-alvo que você busca”, finaliza.

 


Marilucia Silva Pertile - investidora especializada em acelerar negócios SaaS. Formada em Administração de Empresas e com especializações em Valuation de Startups, Gestão Comercial e Planejamento Estratégico, ela possui um currículo que transpira expertise. Além disso, é certificada em Coaching Executivo e Gestão de Pessoas. Sua trajetória inclui experiência como diretora comercial em empresas de tecnologia de grande porte e também como gerente regional de vendas em renomadas corporações multinacionais de tecnologia. Seu sucesso no universo das vendas é inegável. Como fundadora da Start Growth e mentora de startups, Marilucia utiliza linguagem dinâmica e atual, capaz de inspirar reflexões e abrir novos caminhos de negócios. Seu foco é orientar e impulsionar startups, garantindo resultados expressivos para os empreendimentos que apoia.


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