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quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Por que a alimentação e a suplementação podem andar de mãos dadas durante a gravidez?

Nutricionista esclarece que a carência de nutrientes durante a gestação é comum e dá dicas de ações que contribuem com o bom desenvolvimento dos pequenos ao longo da vida 

 

Você sabe qual é a importância da suplementação na gravidez? Durante esse período, a necessidade de nutrientes aumenta devido ao desenvolvimento do bebê. Por meio da alimentação, a mãe possui um papel fundamental, que é garantir que esses nutrientes cheguem até o feto1. Para explicar um pouco mais sobre o tema, o Dr. Rodolfo Camargo, Nutricionista, Bioquímico e Especialista em Suplementação de Consumer Healthcare na Sanofi, esclarece os benefícios de um olhar atento neste momento tão especial de chegada de um novo integrante da família: “Em muitos casos, manter uma dieta saudável e nutritiva pode não ser suficiente para prover as vitaminas e minerais necessários a essa fase da vida, então, para evitar uma carência nutricional para o organismo, avalia-se a necessidade de suplementação.”

Uma grande preocupação dos pais é com o sistema imunológico das crianças, responsável por proteger o corpo de infecções e doenças. O nutricionista comenta que, durante a gravidez algumas ações são necessárias, como: “Implementar uma dieta saudável e balanceada, garantir uma boa noite de sono e realizar atividades físicas. A suplementação de vitamina C também é uma opção, já que ela colabora com as funções celulares do sistema imunológico e reforça o funcionamento das barreiras naturais contra os invasores nocivos2”.

A vitamina C desempenha um papel crucial não apenas na promoção da produção de células de defesa e anticorpos1, mas também na potencialização da absorção de ferro. Este último, por sua vez, desempenha um papel essencial no transporte de oxigênio no sangue, além de estimular a produção de colágeno, fundamental para a formação e manutenção de tecidos orgânicos. Além desses benefícios, a vitamina C exibe propriedades antioxidantes, que desempenham um papel crucial na prevenção do envelhecimento precoce das células 3.

“Também é importante estar atento a outros nutrientes durante a infância, principalmente aqueles comumente ligados a quadros de deficiência nutricional, como as vitaminas A, D, Iodo, Zinco e Ferro, já que cada um deles é ligado a uma necessidade específica da infância”4, complementa Dr. Rodolfo.

A vitamina D, por exemplo, é responsável por garantir a saúde óssea, já que ela aumenta a capacidade de absorção intestinal de cálcio. A carência desse nutriente pode gerar um quadro clínico de raquitismo, doença que acomete crianças e caracteriza-se pelo amolecimento e enfraquecimento dos ossos, gerando retardo de crescimento, pernas arqueadas, fraqueza, dor na coluna, na pélvis e nas pernas5.

Outro nutriente muito importante e que precisa estar em níveis adequados durante a gravidez é o DHA, gordura da família ômega-3, diretamente ligado ao desenvolvimento neural do bebê, garantindo a formação correta do tubo neural e do crescimento e funcionamento do cérebro, auxiliando na memória, no aprendizado e no sistema cognitivo6.

O Iodo também tem seu benefício para as crianças e é o responsável pela prevenção do bócio, doença que causa o aumento no volume da tireoide7, podendo levar a dificuldade de engolir e respirar. Já a vitamina A está associada ao desenvolvimento da visão, o Ferro ao transporte de oxigênio no sangue e o Zinco à imunidade, assim como a vitamina C6.

Dr. Rodolfo enfatiza que é importante ter atenção às necessidades nutricionais do organismo, destacando a importância de manter um acompanhamento regular com um profissional de saúde, que será responsável por avaliar a necessidade de suplementação, contribuindo assim para o desenvolvimento e qualidade de vida da criança. Ao promover o autocuidado, a mãe também previne futuras doenças, essa abordagem se revela fundamental no cuidado integral com a saúde infantil. Por isso é tão importante ter uma equipe multidisciplinar e com sinergia durante a gestação, dessa forma os olhares se conectam em prol da saúde da criança.

  


Sanofi



Referências

1 - Jouanne M, Oddoux S, Noël A, Voisin-Chiret AS. Nutrient Requirements during Pregnancy and Lactation. Nutrients. 2021 Feb 21;13(2):692. doi: 10.3390/nu13020692. PMID: 33670026; PMCID: PMC7926714.

2 - Carr AC, Maggini S. Vitamin C and Immune Function. Nutrients. 2017 Nov 3;9(11):1211. doi: 10.3390/nu9111211. PMID: 29099763; PMCID: PMC5707683.

3 - Doseděl M, Jirkovský E, Macáková K, Krčmová LK, Javorská L, Pourová J, Mercolini L, Remião F, Nováková L, Mladěnka P, On Behalf Of The Oemonom. Vitamin C-Sources, Physiological Role, Kinetics, Deficiency, Use, Toxicity, and Determination. 2021 Feb 13;13(2):615. doi: 10.3390/nu13020615. PMID: 33668681; PMCID: PMC7918462.

4 - Boletim da Sociedade de Pediatria de São Paulo. Suplementação de Nutrientes. Set/Out 2019. Ano 4 número 5. p. 4-5.

5 - Office of the Surgeon General (US). Bone Health and Osteoporosis: A Report of the Surgeon General. Rockville (MD): Office of the Surgeon General (US); 2004. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK45513/

6 - Suen VMM, Filho DRi, Almeida CAN de. Consensus of the Brazilian Association of Nutrology about recommendations of DHA during gestation, lactation and infancy. Int J Nutrology. 2014; (ISSN 1984-3011).

7 - Rocha, K. N. S., Almeida, A. C., Recla, B. B., Pereira, I. A., Maia, L. M., Dourado, B. F., Melo, G. B. P. de, & Martins, I. L. (2022). Evidências científicas sobre a abordagem do bócio adquirido em crianças e adolescentes / Scientific evidence on approaching acquired goiter in children and adolescents. Brazilian Journal of Health Review, 5(2), 7162–7182. https://doi.org/10.34119/bjhrv5n2-277

 


Prevenção do Diabetes: Doença tem relação com demência e déficits cognitivos, indica estudo

 

Diversos estudos reforçam essa relação, mas ainda é preciso entender melhor como isso funciona, explica o médico ortopedista e mestrando em neurociências, Dr. Luiz Felipe Carvalho 

 

O Brasil, atualmente, é o quinto país com maior número de casos de diabetes, de acordo com o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), com cerca de 16,8 milhões de adultos diagnosticados com a doença. 

Além dos impactos negativos já conhecidos da diabetes, ela pode ir muito além disso, ela também pode afetar o cérebro, gerando déficits cognitivos e até mesmo demência. 

De acordo com o novo estudo “Diabetes e demência: Como alguns fármacos para tratar diabetes reduzem o risco de demência”, publicado na revista científica Cuadernos de Educación y desarrollo pelo Médico Ortopedista, graduando em neurociências e especialista em Coluna Vertebral, Dr. Luiz Felipe Carvalho, em parceria com a especialista em Nutrologia Dra. Rosany de Sales e o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, explora a relação entre demência e diabetes. 

Existem diversos estudos que apontam uma relação entre a diabetes e a demência, mostrando também que quanto mais longa for a duração da doença, maiores são os riscos de comprometimento cognitivo. Mas, além disso, o uso dos medicamentos para tratar diabetes também tem influência nesse processo”. 

Os estudos indicam que existem medicamentos específicos capazes, tanto de tratar a diabetes, quanto de prevenir a demência, o que seria importante para evitar a combinação das condições. Mas para que eles passassem a ser usados nesse sentido, são necessários mais estudos”. 

Mas para além desses detalhes mais técnicos, é importante notar o quanto isso reforça a importância de prevenir a diabetes e manter o controle glicêmico também como forma de preservar a função cognitiva”, afirma Dr. Luiz Felipe Carvalho. 

 

Dr. Luiz Felipe Carvalho - ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa. Já tratou grandes atletas como o jogador de futebol Rodrigo Dourado e o Ferreirinha do Grêmio. Além do tenista Argentino naturalizado Uruguaio Pablo Cuevas que faz tratamento com célula tronco desde 2017 melhorando muito sua performance avançando no ranking desde então. O Gaúcho possui um profundo conhecimento sobre os modernos procedimentos cirúrgicos da coluna vertebral e também trabalha com técnicas minimamente invasivas. É diplomado pela Academia Americana de Medicina Regenerativa (AABRM), e pelo grupo Latino Americano ORTHOREGEN. Atualmente está estruturando o serviço de Medicina Regenerativa na Cidade de São Paulo para tratamentos de Artrose e de dores crônicas osteomusculares.

  

Compulsão alimentar pode esconder problema mais sério, médica comenta

Tema em alta nos últimos dias pelos acontecimentos no reality Big Brother Brasil, a compulsão alimentar é séria e merece atenção.
 

Tem muita gente que, mesmo depois de fazer a refeição, não se sente plenamente satisfeito ou ainda, acorda à noite para comer e mesmo quando consome alimentos grande quantidade não sente saciedade, mas sim remorso. Apesar de brincadeiras e piadas feitas recentemente pelos participantes do BBB e nas redes sociais, ter fome o tempo todo pode ser um sinal de compulsão alimentar. Outros sinais como ganho de peso, culpa, insatisfação com a imagem, estresse e comer sem pensar também são alertas de compulsão alimentar. 

Isso porque, quando alimentados, conseguimos enviar ao cérebro a quantidade correta de glicose e melhoramos a concentração, a agilidade mental e até o bom humor. “Comer muito em uma única refeição não vai ajudar na capacidade cerebral. Ao contrário, vai demandar muita energia do sistema digestivo e causar a sonolência”, explica a nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela. 

Segundo a médica, tratar a compulsão alimentar é possível sem necessariamente deixar de se alimentar. “É preciso converter a vontade absurda de comer em amor próprio. Tem que gostar de si para poder controlar o apetite. Além disso, a ingestão de frutas, verduras e legumes ajuda a aumentar a saciedade e fazer o cérebro achar que está comendo mais, quando, na verdade, está ingerindo menos calorias”, ensina a médica que acrescenta: “A compulsão não é só um distúrbio de hábito, ela pode indicar uma necessidade de prazer e compensação refletida na comida”. 

Picar frutas e legumes também ajuda a enganar o cérebro, que acha que está ingerindo uma porção maior. “Faça composições bonitas e coloridas para ter vontade de comer”, conta a nutróloga, que indica que nenhuma dieta deve ser radical. “Não recomendo que o paciente corte os carboidratos e as gorduras. Ele deve reaprender a consumir esses ingredientes até para manter a vontade controlada e as funções do organismo em dia”, fala a médica que passou por compulsão alimentar no passado e aprendeu a lidar com o problema entendendo a alimentação, os hábitos e aprendeu a prevenir os gatilhos que a levaram a comer compulsoriamente. 

Dra. Ana finaliza deixando claro que a compulsão é uma doença, por isso a necessidade deste tratamento ser feito com terapia, medicação e controle médico.



FONTE: Dra. Ana Luisa Vilela - Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Itajubá – MG, especialista pelo Instituto Garrido de Obesidade e Gastroenterologia (Beneficência Portuguesa de São Paulo) e pós graduada em Nutrição Médica pelo Instituto GANEP de Nutrição Humana também na Beneficência Portuguesa de São Paulo e estágio concluído pelo Hospital das Clinicas de São Paulo – HCFMUSP. Atualmente, dedica-se à frente da sua clínica especializada em emagrecimento, para melhorar a autoestima de seus pacientes com sobrepeso com tratamentos personalizados que aliam beleza e saúde.
draanaluisavilela

 

Janeiro Roxo: Mês de conscientização chama a atenção para o diagnóstico e prevenção da hanseníase no Brasil

 

A hanseníase é uma enfermidade caracterizada
por alguns sintomas, tais como manchas
 avermelhadas na pele.
Crédito (fotos):prefeitura de Maceió/divulgação

Pais é o segundo do mundo em número de casos, perdendo apenas para a Índia. Especialista ressalta a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado.


 O ano começou e, com ele, um alerta para a saúde do corpo. Uma das enfermidades relativas à pele que mais acometem pessoas em diversas faixas etárias é a hanseníase. A enfermidade se caracteriza por ser uma doença infecciosa, transmissível e de caráter crônico e persistente, tida como um problema de saúde pública no Brasil. 

Pensando em alertar as pessoas para a importância do diagnóstico precoce, foi criado o janeiro roxo, mês de prevenção e conscientização contra a hanseníase. No Brasil, apesar de haver um maior controle sobre a doença, ainda há dados preocupantes. De acordo com informações do último Boletim Hanseníase, do Ministério da Saúde, relativos ao ano de 2023, somente entre os anos de 2017 e 2021 foram notificados 119.698 casos. Desses, 66.613 novos casos ocorreram entre pessoas do sexo masculino, o que corresponde a 55,7% do total, reforçando uma tendência da doença em homens. Essa predominância foi observada na maioria das faixas etárias e anos da avaliação, com maior frequência nos indivíduos entre 50 a 59 anos, totalizando 23.192 casos novos. 

O agente etiológico é o bacilo Mycobacterium leprae, um bacilo que afeta principalmente os nervos periféricos, olhos e pele. A doença atinge pessoas de ambos os sexos e de todas as faixas etárias, podendo apresentar evolução lenta e progressiva e, quando não tratada ou tardiamente tratada, é passível de causar deformidades e incapacidades físicas, muitas vezes irreversíveis. 

De acordo com a médica dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Distrito Federal (SBD DF), Luanna Portela, locais como a pele, os nervos periféricos e mucosas estão entre os mais afetados pela doença, principalmente manifestando-se em diferentes formas clínicas. “A transmissão da hanseníase ocorre principalmente por via respiratória, através de secreções nasais e gotículas de pessoas infectadas. Embora seja de baixa contagiosidade, a transmissão pode ocorrer em contatos prolongados e íntimos. Medidas de precaução, como o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, reduzem significativamente o risco de transmissão”, pondera a especialista. 

Ainda, de acordo com a profissional, entre os sinais de alerta, estão manchas na pele, com alteração de sensibilidade, podendo haver casos como dormência, formigamento e redução da força. “E também podem surgir nódulos e deformidades nas extremidades. A busca por avaliação médica é crucial diante desses sintomas”.

 

Tratamento

A boa notícia é que, diferentemente de anos atrás, quando a doença era tida como incurável, além de ser muito estigmatizada (era conhecida como lepra, até ganhar a denominação de “hanseníase” em 1995), o tratamento envolve o uso de antibióticos específicos, em esquemas combinados, que são fornecidos pelo Governo. O tratamento prolongado é essencial para evitar resistência e recorrência. 

Por fim, a profissional ressalta o papel do dermatologista no diagnóstico e tratamento da hanseníase, contribuindo para a conscientização sobre a doença. “A rede de apoio, incluindo profissionais de saúde como enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e outros da comunidade deve desempenhar um papel educativo para combater o estigma associado à doença , promovendo uma visão mais informada e inclusiva na sociedade” , completa.

 

Saiba mais: os dados sobre a Hanseníase no Brasil 

  • 212.069 casos identificados entre 2012 e 2021
  • 60% dos novos casos identificados no Sudeste
  • O DF está entre as unidades federativas com o menor número de casos, não chegando a 200.
  • Em 2022, foram registrados 645 casos em menores de 15 anos, o que equivale a 4,3% do total de casos.

 

Fonte: Boletim Epidemiológico da Hanseníase. Ministério da Saúde. Brasil, 2023.


Eventos e projetos voltados ao empreendedorismo podem solicitar patrocínio do Sebrae

 Prazo do edital para inscrição no processo seletivo começa nesta quarta-feira (17) e segue até 21 de fevereiro


Estão abertas as inscrições para empresas, associações e projetos que promovam a cultura do empreendedorismo solicitarem patrocínio ao Sebrae. O prazo para inscrições foi aberto nesta quarta-feira (17) e segue até 21 de fevereiro. Para participar, é necessário que iniciativa seja realizada entre abril e dezembro deste ano e faça conexão entre os pequenos negócios e ações de sustentabilidade, inovação, inclusão e competitividade.

“O Sebrae está lançando este edital para patrocinar e agregar a sua marca a projetos que envolvam os pequenos negócios. Estamos dando transparência ao processo de apoio a patrocínios e, ao mesmo tempo, permitindo ampliar eventos que disseminem conceitos voltados à inclusão, à sustentabilidade e à inovação por meio do empreendedorismo. Este é o nosso papel”, comenta o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Feiras, exposições, mostra de produtos, congressos, conferências, fóruns, seminários, workshops e rodadas de negócios são alguns dos tipos de projetos que podem se inscrever. Os eventos podem ser em formato presencial, híbrido ou virtual e devem ter pelo menos mais um patrocínio. A divulgação das iniciativas selecionadas ocorrerá em 29 de março.

Na inscrição, os projetos devem apresentar proposta de contrapartidas que promovam visibilidade de marca e institucional para o Sebrae (exposição da marca do Sebrae nas redes sociais e site do projeto, oferta de estande, espaço para palestras etc.). Para avaliação, o Sebrae levará em conta o número de participantes, público, abrangência territorial, relevância institucional, aderência técnica, contrapartidas e avaliação anterior.

O edital e lista de documentos necessários para se inscrever estão disponíveis aqui.  

Após a aprovação dos projetos selecionados, o Sebrae entrará em contato com cada proponente para informar o valor aprovado e negociar possíveis adequações de contrapartidas. Finalizada a realização do evento será necessário apresentar uma prestação de contas, que será disponibilizada no Portal da Transparência do Sebrae

 

Esqui na Tchéquia

 


Ainda há inverno para aproveitar e as montanhas tchecas estão prontas para receber esquiadores e entusiastas do inverno de braços abertos - e com um toque de diversão cósmica! De Dolní Morava a Spindleruv Mlyn, há novidades para tornar este inverno inesquecível.



Dolni Morava: diversão para os pequenos e adrenalina para todos!

Nas montanhas Orlické hory / Jeseníky, a área de esqui Dolni Morava expandiu o parque de esqui infantil e abriu uma área especial para crianças. Procurando adrenalina? A nova pista FunLine e o cross com seu parque de neve são a opção.



Área de esqui de Klinovec: 15 novos sopradores de neve para uma temporada épica!

Krusne hory está repleta de entusiasmo com a área de esqui de Klinovec, a maior e mais moderna da região. Este ano, mais diversão com 15 novos sopradores de neve e uma máquina de limpeza de primeira classe - com 27 quilômetros de pura aventura de inverno.



 Área de esqui de Lipno: esqui, diversão e um toque de slalom! Em Sumava, a área de esqui de Lipno oferece pistas seguras e bem nevadas. Este ano, o novo Leisure Park e o Snow Park vão encantar a todos, juntamente com uma emocionante pista de slalom - ideal para aventuras em família e risadas na neve.

 

Estação de esqui Cerná hora - Pec: Mais quilômetros, mais diversão!

Em Krkonose, a estação de esqui Cerná hora - Pec leva a coroa com um novo skipass que abre 41 quilômetros de pura diversão na neve. De Janske Lazněe a Pec pod Snezkou, as opções são infinitas - há até um moderno teleférico para quatro cadeiras em Cerny Dul e a pista de downhill de 600 metros em Pec pod Snezkou.


 



Luiz Fernando Destro
destro@czechtourism.com
Visite www.destinotchequia.com para mais histórias, dicas, recomendações e surpresas.
www.visitczechrepublic.com


Museu do Futebol está com inscrições abertas para o Comitê Jovem 2024

O projeto vai selecionar seis estudantes, entre 16 e 18 anos, para contribuírem nas atividades do Museu do Futebol. As inscrições estão abertas e vão até 1/3 e os selecionados vão receber bolsa-auxílio mensal


O Museu do Futebol está com inscrições abertas para o Comitê Jovem 2024. São seis vagas para estudantes do Ensino Médio que tenham interesse em contribuir com a equipe do Museu do Futebol no estudo de estratégias que tornem a instituição ainda mais atraente para adolescentes e jovens adultos. Os jovens selecionados receberão bolsa-auxílio e vão participar de encontros presenciais e remotos.

Localizado no Estádio do Pacaembu, na capital paulista, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. 

Os selecionados terão uma bolsa-auxílio mensal de R$ 250,00, ao longo de cinco meses. Durante esse período, as pessoas selecionadas precisam ter disponibilidade para participar de três reuniões presenciais no Museu do Futebol e seis atividades remotas. 

Para participar, os interessados devem ter 16 ou 18 anos até a data da inscrição, estar matriculados regularmente no Ensino Médio nas redes pública ou privada e ter afinidade com temas como o futebol, arte, cultura, história, comunicação, entre outros. Os candidatos devem enviar uma redação que tem como tema: “O que eu posso fazer para um mundo mais criativo e sustentável?”


 INSCRIÇÕES

  • O candidato deve ficar atento ao edital e ver se atende aos requisitos necessários à vaga.
  • Responder ao formulário de inscrição.
  • Deverá ser anexado ao formulário uma redação com a temática: “O que eu posso fazer para um mundo mais criativo e sustentável?”. O texto deve ser escrito à mão, fotografado ou digitalizado.
  • As inscrições vão até dia 1/3 e o resultado da seleção será divulgado no site do Museu do Futebol.


SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL

·         Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura.

·         É um museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.


PATROCÍNIO E PARCERIAS

·         A Temporada 2023 do Museu do Futebol conta com Patrocínio Máster do Banco Bmg, são Patrocinadores: Goodyear, Rede, Sabesp, Cabot e Farmacêutica EMS. Conta ainda com Apoio do Mercado Livre e com as Empresas Parceiras: Evonik Brasil e Banco Safra. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus Parceiros de

 

 

SERVIÇO


COMITÊ JOVEM 2024
Encerramento das inscrições: 01 de março
Divulgação da seleção dos participantes: 19 de abril
Data-limite para apresentação de documentação comprobatória: 30 de abril
Vagas: 06 participantes 
Formato: híbrido, sendo três encontros presenciais e seis atividades remotas. 
Bolsa-auxílio: R$ 1.250,00 (valor líquido), a ser pago em cinco parcelas de R$ 250 (duzentos e cinquenta reais) mediante frequência nos encontros.
Acesse aqui o edital

Mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet

 

Como a geração Z e as redes sociais, impactam as vendas no e-commerce

 

Freepik

Jovens chegam ao mercado consumidor com novas prioridades; executivo aconselha estudar perfil de compra do grupo em datas comemorativas 

 

Com o passar dos anos, é possível observar que os consumidores estão cada vez mais exigentes, apresentando novos perfis de compras e, muitas vezes, mais interessados no acesso e na qualidade da experiência do que na posse dos produtos. Essa mudança reflete a entrada dos jovens da geração Z no mercado consumidor – nascidos entre 1995 e 2010 –, com prioridades diferentes e desafiadoras para os empresários. Estar preparado para atender esse novo público, focando no digital e investindo em melhorar a jornada do usuário, é um ponto crucial. 

 

Todos os aspectos particulares desse grupo devem ser levados em consideração em datas comemorativas do comércio, como a Black Friday. Para Eric Vieira, head de e-commerce da multinacional brasileira FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios, empresários precisam estar atentos para entender o público e não ficar para trás. “Essa geração, ao meu ver, é ainda mais exigente quando falamos de agilidade e prontidão, ainda mais no meio digital, pois são pessoas que já nasceram na era tecnológica e sabem tudo desde muito cedo”, pontua o executivo.

 

A geração Z, segundo a ONU, já é a mais numerosa do mundo, representando 32% da população. As principais análises de perfil e hábitos de consumo desse grupo sugerem que eles estão sempre em busca de novidades e dificilmente acabam sendo fiéis a produtos e marcas, pois gostam de pesquisar, inovar e se diferenciar. Além disso, são financeiramente mais atentos, sempre em busca de estratégias digitais que os beneficiem, como descontos e cashbacks


 

Geração Z omnichannel: requisito é ser phygital


É fato que essa geração é dependente dos celulares, e, inclusive, preferem dispositivos móveis aos computadores pela agilidade e rapidez. “O comércio deve pensar em estratégias que englobem os smartphones, através de aplicativos, criando ferramentas e formas de captar a atenção deles e proporcionar uma experiência satisfatória”, comenta Eric.

 

Estimativas do mercado apontam, por exemplo, que esses jovens chegam a compartilhar cinco telas ao mesmo tempo, incluindo computador, celular, TV, consoles e até acessórios, como smartwatches. “Podemos concluir que é uma geração predominantemente omnichannel, que, apesar de nascerem no mundo digital, recebem o impacto também nas experiências físicas. Na medida em que os hábitos de consumo vão mudando, os clientes vão demonstrando mais receptividade às inovações e tendências vão surgindo, como o phygital. Ele é particularmente compatível com a geração Z”, afirma Vieira. 

 

Apesar de também envolver a integração do físico com o digital, o phygital e o omnichannel não são conceitos iguais. Além disso, para poder  entregar a experiência digital, faz uso de tecnologias imersivas como a realidade aumentada e virtual que habilitam engajar e mesmo testar os produtos de forma virtual, proporcionando uma experiência de maneira interativa e com grau maior de personalização. O omnichannel está relacionado à convergência dos canais na operação do varejo e no atendimento ao consumidor. Já o phygital está mais voltado à incorporação de tecnologias a experiências presenciais. É o caso, por exemplo, de sistemas de self-checkout em lojas físicas ou de um parque de diversões que disponibiliza uma pulseira digital para acesso aos brinquedos, ao quarto do hotel e a determinadas compras. Porém, para ser phygital, é preciso, antes, ser omnichannel.


 

Redes sociais ajudam a atrair a geração Z para o seu e-commerce

 

As redes sociais são responsáveis por melhor alcançar a geração Z. De acordo com o Instagram, a plataforma de lojas embutidas no próprio aplicativo foi responsável por 59% das vendas realizadas através de redes sociais – o aplicativo é o mais utilizado por 84% dos internautas entre 16 e 29 anos, janela que engloba a geração Z, segundo pesquisa da Opinion Box. Portanto, é crucial que haja investimento do empreendedor em influenciadores, publicidade, e marketing digital nas redes sociais.

 

Isso sem mencionar o TikTok, um em cada quatro usuários (23%) afirmaram que descobriram algo na plataforma e foram comprar imediatamente, segundo a plataforma. “Já existem relatos no mundo todo capazes de afirmar o poder do TikTok na divulgação de marcas e produtos. As pessoas vão atrás deles por conta da rede social”, conta Eric. 

 

FCamara
www.fcamara.com


Não há uma "nova economia", apenas uma evolução da economia

ESG (Environmental, Social and Governance) faz parte das notícias diariamente. Empresas, mesmo sem saber a profundidade e o nível de responsabilidade que a implementação de um Programa de ESG requer, resolveram que agora o possui. Alguns economistas dizem que ESG é essencial para as empresas e que não irão sobreviver sem a sua implementação.

Muitos dos argumentos acima são pertinentes, mas outros demonstram a falta de conhecimento sobre o tema, principalmente, por ser transversal em relação a matérias importantes como economia, política, história, sociologia.  Não estamos diante da “nova economia”, mas sim da evolução da economia.

É importante notar que a evolução da economia não é linear e que diferentes partes do mundo experimentam suas diversas fases de maneira diferente e em momentos distintos, sendo moldada por diversos fatores, tais como, avanços tecnológicos, mudanças demográficas, políticas governamentais e questões globais emergentes. Além disso, desafios econômicos, como guerras, recessões, crises financeiras e pandemias podem ter um impacto significativo na trajetória econômica global, esta que desempenha um papel crítico na capacidade das empresas e investidores de adotar e promover Programas de ESG.

Uma economia forte e saudável pode criar um ambiente propício para o investimento em iniciativas sustentáveis e responsáveis, enquanto uma em crise pode apresentar desafios adicionais. No entanto, a conscientização que o mundo necessita evoluir e muito em seu processo produtivo, criando alterativas de geração de empregos por meio de uso de energia limpas são essenciais para todo o mundo.

Realmente, não é possível apertar um botão e literalmente desligar nossas atuais matrizes energéticas que, infelizmente, são poluentes. Mas, temos que ser ágeis e agressivos nos investimentos de novas matrizes de energia e processos produtivos mais limpos. Ademais, os trabalhadores também terão que aprender a trabalhar com as novas tecnologias e processos de produção.

Não podemos continuar com a mentalidade da economia industrial, que provocou desastres ecológicos, deixou rios e cidades totalmente poluídos, prejudicando significativamente a qualidade de vida de seus habitantes.

Uma administração sustentável refere-se a um modelo econômico que busca atender as necessidades atuais das sociedades, das empresas, das comunidades, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades. Temos que nos perguntar qual o legado que estamos deixando para as próximas gerações? É importante ressaltar de que o ecossistema do planeta está em constante mudança por fatores externos causados a eles, ou seja, ações humanas geram mudanças, muitas vezes, irreparáveis ao meio ambiente. Portanto, é imprescindível compreender que esse modelo governamental foi projetado para minimizar os impactos negativos no meio ambiente, promover justiça social e garantir estabilidade econômica a longo prazo.

A transição para uma economia sustentável é um desafio global que requer a cooperação de governos, empresas e indivíduos. Entretanto, cabe lembrar que não faz muito tempo que o mundo saiu de uma pandemia, onde houve milhões de causalidades como morte e sequelas. Agora, em 2023, o mundo enfrenta 2 grandes guerras que afetam diretamente essa transição, uma vez que o custo financeiro e humano dos conflitos armados é imensurável.

Existe uma urgência para que ocorra a transição para uma administração sustentável no mundo, pois já estamos sentindo as consequências devido ao aquecimento global. Enchentes, secas, terremotos e incêndios têm ocorrido em diversos lugares do mundo onde não aconteciam no passado.

Embora, a transição apresenta desafios significativos, principalmente a boa vontade de muitos governantes dos países mais poluidores, também oferece oportunidades para o desenvolvimento econômico mais equitativo e duradouro. É imprescindível que exista uma maior conscientização sobre os impactos das mudanças climáticas e a importância da sustentabilidade para impulsionar ações em direção a esse objetivo compartilhado em todo o mundo.

Não existe outro caminho, a economia deve evoluir. Não podemos mais aceitar segmentos econômicos que são reativos, pois ainda vivem a ilusória gestão do lucro a curto prazo. Ou governos que desejam permanecer como estão, pois acreditam que os investimentos serão elevados, principalmente na infraestrutura e tecnologia, quando podem absorver este dinheiro com corrupção.

Estamos em um momento de inflexão e único na história. Sem uma transição drástica dos governos atuais, há uma enorme probabilidade de, nos próximos séculos, extinguirmos os recursos naturais e prejudicarmos o ecossistema a um nível irreparável para habitação dos seres humanos.

 

Patricia Punder - advogada e compliance officer com experiência internacional. Professora de Compliance no pós-MBA da USFSCAR e LEC – Legal Ethics and Compliance (SP). Uma das autoras do “Manual de Compliance”, lançado pela LEC em 2019 e Compliance – além do Manual 2020. Com sólida experiência no Brasil e na América Latina, Patricia tem expertise na implementação de Programas de Governança e Compliance, LGPD, ESG, treinamentos; análise estratégica de avaliação e gestão de riscos, gestão na condução de crises de reputação corporativa e investigações envolvendo o DOJ (Department of Justice), SEC (Securities and Exchange Comission), AGU, CADE e TCU (Brasil). www.punder.adv.br


Business Partner: A chave para a excelência no atendimento ao cliente

Em um mercado competitivo, estreitar a relação entre TI e clientes é cada vez mais importante


Em um cenário empresarial cada vez mais competitivo, a busca pela excelência na experiência do cliente se tornou imperativa. Nesse contexto, a área de Tecnologia da Informação (TI) desempenha um papel crucial, assegurando o funcionamento ininterrupto dos sistemas e aplicativos que sustentam as operações empresariais.

Contudo, a conquista do sucesso nas operações de TI está intrinsecamente ligada à aquisição e retenção de talentos qualificados, o que se torna um desafio, visto que os profissionais de TI são altamente disputados pelo mercado.


Quem é o Business Partner?

O Business Partner, ou Parceiro de Negócios, é um profissional encarregado de monitorar de perto as operações de TI. Sua função consiste em identificar sinais de sobrecarga e estresse entre os colaboradores dessa área e estabelecer uma conexão direta entre esses profissionais e a liderança da empresa.


Como o Business Partner eleva a satisfação dos clientes?

Os Parceiros de Negócios contribuem para aprimorar a satisfação dos clientes de várias maneiras significativas. Em primeiro lugar, estão posicionados de forma privilegiada para detectar e resolver problemas de maneira rápida e eficaz, dada a sua proximidade com as operações de TI. Além disso, desempenham um papel crucial na compreensão das necessidades dos clientes.

Em estreita colaboração com os clientes, eles trabalham para decifrar seus objetivos e enfrentar os desafios que se apresentam. Essa colaboração se traduz em soluções personalizadas que atendem de maneira precisa e eficaz às necessidades específicas dos clientes.

Por último, os Parceiros de Negócios desempenham um papel essencial na melhoria da comunicação entre a TI e os clientes. Eles se posicionam como elos vitais, garantindo que as expectativas estejam perfeitamente alinhadas e que as necessidades dos clientes sejam priorizadas e satisfeitas. Essa ponte estratégica contribui para um relacionamento mais sólido e colaborativo entre a TI e os clientes, resultando em uma experiência do cliente mais satisfatória.

Portanto, no mercado altamente competitivo de hoje, os Business Partners se apresentam como agentes catalisadores que não apenas asseguram a eficiência das operações de TI, mas também aprimoram a satisfação do cliente. Com um papel multifacetado, esses profissionais desempenham um papel crucial na busca contínua pela excelência no atendimento ao cliente, tornando-se verdadeiros impulsionadores do sucesso empresarial.

 

Gustavo Pasqual - formado em Publicidade e Propagando, com 23 anos de experiência em Marketing e 15 anos em Serviços de TI.

 

Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos fecha 2023 com valor recorde de exportações, alcançando US$ 911,2 milhões

 

Superávit comercial consolidado do setor de HPPC para o ano de 2023 teve crescimento de 130,2%; o melhor desempenho do setor na última década, aponta a ABIHPEC


A corrente de comércio internacional de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos alcançou a cifra de US 1.74 bilhão no consolidado de janeiro a dezembro de 2023. O valor representa um aumento de 14,5% sobre 2022. O destaque no ano de 2023 foram as exportações que atingiram a maior marca da série histórica iniciada em 1997 (dados as SECEX/MDIC), com alta de 17,4% e um valor recorde de US911,2 milhões. Em importações, o resultado total foi de US830,4 milhões, aumento de 12,1%. A balança comercial do período fechou com superávit de US80,8 milhões, crescendo 130,2% sobre o ano anterior. 

“Em 2023 o setor atuou de forma direta junto ao governo brasileiro para evidenciar a força e a importância da nossa indústria para o comércio exterior, com objetivo de reduzir entraves internos e externos, que contribuem para o aumento da competitividade dos produtos de HPPC”, destacou João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC. 

No entanto, o executivo reforça que é fundamental a manutenção de uma política de governo para o comércio internacional, combinada a implementação prática da reforma tributária para a efetiva desoneração dos tributos sobre exportações. 

Importante ressaltar que este é o quarto ano consecutivo que a indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos apresenta superávit comercial, se destacando como o único segmento dentro do setor químico a manter este desempenho. 

Em 2023, as exportações brasileiras de produtos de HPPC atingiram 176 países como destino. Liderando o ranking, aparece a Argentina, com valor de exportação de US166,0 milhões, uma alta de 14,4% em relação a 2022. 

“Apesar do saldo positivo, nossas exportações à Argentina - um dos nossos principais parceiros comerciais - estão abaixo do potencial”, destaca Basilio. “Em 2024 esperamos retomar nossas exportações ao país com maior previsibilidade, após a redefinição e estabilidade política argentina”.

 

Destaques por categorias 

No ano de 2023, os Produtos para Cabelos foram os grandes destaques em exportações, atingindo o valor de US200,2 milhões e crescimento de 8,9%, A categoria corresponde a 22% do total exportado de janeiro a dezembro. Sabonetes e produtos de Higiene Oral completam o pódio, com crescimento de 26% (US186,6 mi) e 6,3% (US95,7 mi), respectivamente. 

Fragrâncias se destacaram com um crescimento expressivo de quase 39% nas exportações, mesmo ocupando apenas a sexta posição no ranking geral.

 

Dezembro 2023 

No mês de dezembro de 2023, as exportações do setor alcançaram o valor de US65,1 milhões, com aumento de 6,3% em relação ao mesmo mês de 2022. Já as importações totalizaram US70,3 milhões, apresentando aumento de 13,8%. 

A corrente de comércio internacional do mês que fechou 2023 atingiu US135,4 milhões, aumento de 10,1%. Já no saldo da Balança Comercial dezembro apresentou um déficit no valor de US5,2 milhões 

Três categorias foram os grandes destaques das exportações em dezembro de 2023. Produtos para Cabelos alcançou a marca de US10,7 milhões, seguido de Sabonetes US 11,8 milhões e Desodorantes, US 7,6 milhões. A maior variação percentual ficou para a categoria de Tissue, que exportou US4,5 milhões, um aumento de 49,2%. 

Fragrância segue sendo o carro-chefe nas Importações e atingiu a cifra de US23,4 milhões no último mês do ano.

 

Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos - ABIHPEC


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