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quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Desmistificando o reembolso em planos de saúde: Dicas para beneficiários

Consultora de reembolso de saúde simplifica essa trama burocrática com dicas para melhor compreensão e execução dos reembolsos

 

Com o objetivo de esclarecer e simplificar o processo de reembolso em planos de saúde, a Elaine Souza de Oliveira, Consultora da Nova Assist, apresenta dicas valiosas para beneficiários que pretendem utilizar esse direito contratado de forma eficiente e descomplicada. 

"O Reembolso médico é o direito contratado para restituição das despesas com procedimentos, consultas e exames realizados por beneficiários de forma particular, fora da rede credenciada", resume a consultora, ao evidenciar que, não necessariamente todo plano contempla esse tipo de benefício: "O reembolso é um direito contratado em alguns planos, geralmente de acordo com categorias específicas", diz Elaine.

 

Em que situações o reembolso é devido? 

- Indisponibilidade de hospital ou atendimento médico.

- Recusa pelo próprio convênio médico.

- Impossibilidade de acesso do paciente a médicos da rede credenciada.

- Casos de emergência ou urgência com ou sem risco à vida.

- Preferência por outro especialista.

 

Como concretizar reembolsos? 

Elaine explica que a maioria dos reembolsos é feita via preenchimento de formulário no portal das operadoras. "Documentos que comprovem o atendimento e pagamento do procedimento são fundamentais para levar o processo adiante", aconselha. A partir das confirmações, o plano tem até 30 dias para efetuar o pagamento, que pode ser em conta ou ordem de pagamento em nome do titular beneficiário do plano.

 

Quando o plano é obrigado a pagar? 

"Sempre que o beneficiário, de acordo com o contrato estabelecido, optar pelo reembolso e apresentar as devidas comprovações de necessidade, atendimento e pagamento do procedimento, o plano deve executar o pagamento", ensina Elaine.

 

O que fazer diante de uma negativa de reembolso?

 - Procurar a ouvidoria da operadora.

- Caso a recusa persista, solicitar o motivo por escrito.

- Acionar a ANS (Agência Nacional da Saúde) para mediação e análise da solicitação.

 

Assessoria profissional 

Os detalhes burocráticos podem nem sempre ser tão fáceis de compreender e contratar. Por isso, há uma tendência de novas empresas dedicadas a prestar esse tipo de assistência ao usuário de planos de saúde. Os serviços envolvem facilitação entre paciente e plano de saúde; garantia de segurança e efetividade nas solicitações; cumprimento das normas estabelecidas e regulamentações; e prevenção a possíveis fraudes. 

"Os beneficiários de planos de saúde podem contratar esses serviços sempre que precisarem de reembolso", explica Elaine. Nesse processo, segundo ela, os pacientes contam com assessoria para esclarecimento e suporte ao processo de reembolso, análise das cláusulas contratuais, tabelas e direitos ao procedimento específico, confirmação da necessidade médica e análise comprobatória, crédito financeiro para custos de despesas em caso de não disponibilidade de recursos próprios e equipe jurídica para acompanhamento e entrada de recursos em casos de descumprimento da operadora em prol do assegurado.

 

Como os mercados latino-americanos irão se capacitar em 2024


Encerrando dezembro, tenho refletido bastante sobre como será o mercado de trabalho em 2024. Que tipos de mudanças ocorrerão? Quais habilidades terão maior demanda? Especificamente nas últimas semanas tenho visitado e trabalhado com minhas equipes na América Latina, buscando acompanhar as tendências na contratação regional e que tipos de talentos e habilidades as indústrias necessitam. Abaixo estão algumas das minhas observações.



Papéis na área de tecnologia crescerão, mas soft skills serão necessárias para o sucesso contínuo 


O próximo ano parece promissor para o setor de tecnologia. Segundo um relatório recente da nossa equipe na divisão Grafton da Gi Group Holding, as empresas estarão contratando para acompanhar as demandas por inovação e o desenvolvimento contínuo de ferramentas de IA, integrando elementos da tecnologia em soluções de ERP e gerenciamento de operações, projetando soluções de cibersegurança cada vez mais resilientes e ferramentas aprimoradas para análise de big data. No entanto, analistas na região da América Latina alertam que todo esse avanço será em vão se o uso das soft skills não acompanhar a mudança constante da tecnologia. De fato, relatórios da Deloitte mostram que até 2023, dois em cada três empregos na área de tecnologia demandarão o domínio de habilidades interpessoais, enquanto dados do The Enterprise Project apontam que 67% dos empregadores recusaram ofertas para cargos na área de tecnologia porque o candidato não possuía as habilidades interpessoais necessárias. Isso significa que gerentes de projetos, designers, engenheiros de software e outros precisarão de habilidades aprimoradas em colaboração e inovação. Além disso, uma pesquisa do LinkedIn cita a gestão como a habilidade número 1 necessária para o talento em tecnologia: a capacidade de guiar equipes de projeto de maneira ágil, com um forte nível de empatia e resiliência comprovada. É interessante notar que as investigações do LinkedIn mostram uma leve divisão na perspectiva sobre essas duas últimas habilidades: a empatia é preferida pelos funcionários e a resiliência é um requisito-chave dos empregadores.



Não esqueça as gerações mais jovens 


Dados atuais da ONU mostram que a geração de 15 a 24 anos na América Latina é o maior grupo demográfico que a região já viu. No entanto, infelizmente, pesquisas da UNESCO destacam que para este grupo, as estruturas de educação técnica e profissional (TVET, da sigla em Inglês) na região não conseguem entregar as habilidades de que os jovens precisam. Isso também é prejudicado pelo fato de que os mercados globais estão mudando rapidamente (assim como as habilidades necessárias para ter sucesso nas principais empresas). Questões como interrupção digital, transição energética, ascensão da inteligência artificial (IA) e nearshoring (terceirização de empregos para países vizinhos) estão impactando um mercado de trabalho jovem onde as habilidades necessárias para lidar com esses fenômenos não podem ser adquiridas rapidamente. O trabalho está se deslocando para a supervisão de sistemas automatizados: tarefas rotineiras estão desaparecendo. Candidatos mais jovens e qualificados precisam ter domínio do pensamento crítico, gestão baseada em projetos, trabalho em equipe (colaboração) e comunicação. Se essa necessidade puder ser atendida, a geração atual de jovens na América Latina tem o potencial de proporcionar um crescimento econômico massivo. 



Acima de tudo, foque no fator HUMANO 


À medida que ocorrem mudanças ou transições geracionais, também ocorrem mudanças nas atitudes em relação ao trabalho em equipe e no que os funcionários esperam dos empregadores. Contratar talentos qualificados nos mercados globais, incluindo nos países da América Latina, requer uma conscientização muito maior das prioridades e necessidades geracionais. Isso inclui pensar de maneira diferente, diante da escassez de habilidades em muitos mercados, sobre o que os funcionários serão capazes de fazer no futuro, não tanto sobre o que podem fazer no momento. Com a demanda crescente por habilidades interpessoais como capacidade de liderança, comunicação, resolução de conflitos, solução de problemas e habilidades de falar em público, os recrutadores na região da América Latina precisarão ir além de apenas fazer correspondências entre os candidatos nos currículos e passe a visualizar cenários futuros, ou seja, se oferecidas oportunidades adicionais de treinamento e desenvolvimento, esse ou aquele candidato poderia crescer em determinado cargo? Eles conseguem enxergar além da necessidade clara atual e se envolver em blindar o negócio para o futuro, solucionando problemas para vários cenários de mercado e possíveis impactos no pessoal do escritório. Talentos gerenciais com um forte Quociente Emocional, com paixão por ajudar as pessoas a crescer e ter sucesso, continuarão sendo inestimáveis para qualquer empresa focada em sustentabilidade a longo prazo. Esse foco nas pessoas também é o que impulsiona a atração de candidatos e a retenção de trabalhadores, com até 80% dos trabalhadores recentemente pesquisados ​​dizendo que a cultura da empresa é um dos principais motivos pelos quais aceitam e permanecem em um emprego.


Há um enorme potencial a ser aproveitado entre a base de talentos dos funcionários na América Latina. Se nós, como recrutadores, conseguirmos trabalhar com líderes empresariais para focar na entrega de valor por meio de conexões humanas, proporcionando equilíbrio entre vida profissional e pessoal, com culturas de trabalho atraentes e centradas nas pessoas, podemos realizar coisas incríveis em termos de prosperidade econômica e pessoal regional.

 

Rui Rocheta - Head Regional França, Iberia e LATAM da Gi Group Holding, multinacional italiana reconhecida como uma das líderes globais em soluções dedicadas ao desenvolvimento do mercado de trabalho


Parceria entre as Prefeituras de São Paulo e Seul oferece bolsas de intercâmbio para área de beleza na capital sul-coreana

 Programa de formação profissional na chamada “K-Beaty”, tendência no mercado de cosméticos, inclui curso de 9 meses para três pessoas com despesas pagas pelo governo de Seul; inscrições vão até 28 de janeiro

 

O ritual de cuidados com a pele adotado na Coreia do Sul se tornou tão famoso nos últimos anos que ganhou o apelido de “K-Beauty” (beleza coreana) e virou tendência mundial, consolidando o país como um dos maiores mercados de cosméticos do planeta. Atentas ao potencial de geração de emprego e renda na área, pelo segundo ano consecutivo as prefeituras de São Paulo e de Seul, capital sul-coreana, oferecem bolsas de capacitação para estudantes ou profissionais de beleza. O Vocational Trainning Program of Seoul City (Programa de Formação Vocacional da Cidade de Seul – VTP 2024) garante três vagas para moradores(as) de São Paulo cursarem, em Seul, módulos de capacitação sobre tendências de beleza, maquiagem, arte em unhas e cabelos. 

Por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), a Prefeitura de São Paulo vai selecionar os(as) participantes do programa gratuito, com duração de nove meses. As aulas, materiais de estudo, passagens aéreas entre as cidades, alojamentos, refeições, check-ups médicos, seguro contra acidentes e experiências culturais são oferecidos pelo governo de Seul, que ainda garante um subsídio mensal de 100 mil KRW (cerca de R 370 na moeda local, o won sul-coreano). 

A iniciativa visa promover a evolução técnica de estudantes ou profissionais da área da beleza, bem como a experiência de um intercâmbio cultural no país, para que sejam vivenciados todos os aspectos do cotidiano local. “É uma imersão incrível, principalmente para quem está iniciando na área da beleza, por ser uma grande chance de entrada neste mercado, além de conhecer um país muito diferente. Também pude estar inserida em um ambiente com estudantes nativos e aprender com eles diariamente”, explicou Dayane Maia, que fez o intercâmbio no último ano. 

Para participar do processo seletivo, os(as) candidatos(as) precisam preencher um formulário, enviar um currículo e apresentar certificado de proficiência em coreano ou inglês. Além do domínio da língua estrangeira (inglês ou coreano), os(as) candidatos(as) devem comprovar o vínculo com a área de beleza, seja por meio de cursos ou atuação profissional. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 28 de janeiro. Acesse aqui o cadastramento e saiba mais. (Link

O resultado do processo seletivo será divulgado em 1º de fevereiro, e o curso ocorre entre março e dezembro de 2024. 

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para: smriprefeitura܂sp܂gov܂br e/ou acesse as redes sociais da Secretaria de Relações Internacionais @spinternacional.

 

Especialista lista 10 profissões que estarão em alta em 2024

O mês de janeiro é marcado por muitas promessas e mudanças, inclusive profissionais. Para os que planejam a transição de carreira ou buscam um upgrade de cargo, algumas tendências para o mercado de trabalho já se apresentam.

De acordo com Debora Herdeiro, Gerente de RH da Luandre, uma das maiores consultorias do país, áreas como tecnologia, logística, varejo, engenharia e marketing continuam em destaque em 2024. Ela acrescenta que após uma breve pausa, tradicional no período de festas, a estimativa é que na segunda quinzena de janeiro as contratações sigam aquecidas e, para alguns setores, em ritmo acelerado.  “É também uma boa oportunidade para quem está em busca do primeiro emprego ou de recolocação”, explica.


Confira abaixo a lista de 10 profissões em alta no próximo ano:


1. Engenheiro de dados

É responsável pela criação, armazenamento, e gerenciamento do banco de dados de uma empresa. É necessário ter uma boa base de programação, linguagens de programação como Python e JavaScript, big data e principalmente SQL (Linguagem de Consulta Estruturada).


2. Analista de segurança da informação

 É responsável pela revisão e análise dos sistemas tecnológicos de uma empresa e cria soluções para eliminar ou reduzir os riscos de vazamento de dados. Os requisitos são ser bacharel na área de ciência da computação e ter formação em suporte técnico. Deve ter conhecimento profundo das mais recentes ameaças à segurança de TI e ferramentas de proteção.


3. Gestor de Dados

Profissional que identifica, alerta, diagnostica e resolve falhas no sistema de banco de dados ou na infraestrutura digital. Também faz alterações no design do banco de dados.


4. Despachante Aduaneiro

É o intermediário no Comércio Exterior que pode representar o importador, exportador ou outra função relacionada ao despacho de mercadorias. É necessário possuir ficha limpa junto às autoridades policiais, ser brasileiro(a), ter mais de 18 anos e possuir pelo menos o Ensino Médio completo. Embora não exista um curso específico para se tornar um despachante aduaneiro, é recomendado buscar uma graduação em comércio exterior, logística, administração ou direito.


5. Diretor de Logística

Promove, planeja e controla fluxo e armazenamento de insumos e matérias-primas de uma empresa e garante recursos para execução de todas suas atividades. Entre os requisitos estão raciocínio lógico, visão estratégica e sistêmica, capacidade de comunicação interpessoal, desenvolvimento proativo e senso crítico. Ser graduado e especializado na área, com pós-graduação ou MBA e proficiência em outro idioma, principalmente inglês são requisitos obrigatórios.


6. Auxiliar de Logística

Responsável pela operação, tem a função de entrada para o segmento logístico. Apesar de valorizar questões comportamentais, como organização, senso de responsabilidade e proatividade, muitas empresas não exigem experiência anterior, o que pode ser uma grande oportunidade para primeiro emprego.


7. Analista de SEO  (Search Engine Optimization)

Responsável pela estratégia, gerenciamento e execução de atividades de marketing, com o objetivo de ranquear bem um site na busca orgânica do Google, para determinadas palavras-chave. Deve ter expertise em Google Analytics, publicidade paga e familiaridade com ferramentas de pesquisa e gerenciamento de palavras-chave.


8. Gerente de Inteligência de Mercado

Gerencia e estrutura a coleta de dados sobre a concorrência, tendências de consumo, comportamento do público e cenários do mercado, visando a definição de políticas e processos e apoia os departamentos de marketing, comunicação e vendas. Desejável ter conhecimento sobre mercado nacional e internacional, importação e exportação, além de Ensino Superior em economia, administração, marketing, estatística ou áreas relacionadas.


9. Engenheiro Civil

Profissional que planeja, projeta, executa e faz a gestão de obras de infraestrutura e empreendimento. É necessário ter graduação em engenharia civil e conhecimento em ferramentas técnicas como Excel, AutoCAD e SketchuP.


10. Área de ESG

A profissional ressalta que a área de ESG tem crescido como um todo, por isso os cargos variam desde auxiliares, gestores a heads e diretores. Supervisionam estratégias e práticas ambientais, sociais e de governança, promovendo sustentabilidade, equidade e conformidade nas operações corporativas. É importante que o profissional tenha Ensino Superior completo e cursos ambientais. Outras características são: visão sistêmica, inteligência emocional, inovação e foco na diversidade.

 

Luandre Soluções em Recursos Humanos


Como aproveitar o verão e as férias para vender mais na área de alimentação

Executivas do Grupo Simão explicam que a época do ano é propícia para oferecer menus sazonais e decorações convidativas


Os dias quentes de verão somados às férias escolares fazem parte de uma das melhores épocas do ano para muita gente. Por essa razão, quem empreende na área de alimentação não pode deixar de aproveitar as boas energias do calendário para incrementar as vendas. 

De acordo com Mislene Lima, especialista em encantamento ao cliente e  líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários, no verão, é comum que as pessoas estejam mais dispostas a sair de casa, buscando ambientes agradáveis e diferenciados. “Os dias estão mais bonitos, muitas vezes as pessoas estão de férias e se programam para sair, experimentar coisas novas, por isso vale a pena, por exemplo, tornar o ambiente do empreendimento mais convidativo para o verão”, afirma. 

Para Lidiane Bastos, CEO do Grupo Simão, cada época do ano pode ser aproveitada de uma forma para quem quer atrair mais público e vender mais. “No verão, é o momento de traçar estratégias para o ano, oferecer um menu sazonal com pratos leves e até organizar eventos temáticos”, avalia. 

Confira algumas dicas das executivas para aproveitar essa fase do ano e impulsionar o estabelecimento:

  • Crie um menu sazonal: O verão é propício para oferecer pratos leves e bebidas ainda mais refrescantes no cardápio. E se eles forem servidos em utensílios belos e coloridos, melhor ainda. “Drinks autorais refrescantes com copos para drinks de vidros, como os do Grupo Simão, são ótimas combinações”, sugere Mislene.
  • Ofereça promoções: Que tal pensar em descontos para famílias e grupos de amigos? Crie um programa de fidelidade para estimular novas visitas ao estabelecimento.
  • Eventos ao ar livre são uma boa opção: Se o local permitir, vale a pena aproveitar os dias e noites quentes para organizar eventos ao ar livre com muitas mesinhas na calçada.
  • Mude o ambiente com decoração: Que tal deixar tudo mais colorido com novos acessórios? Isso ajuda a atrair clientes. Uma ótima idéia também é mudar as embalagens tradicionais para as embalagens coloridas, como as vendidas pelo Grupo Simão.
  • Faça parcerias: Se o estabelecimento fica em um lugar praiano ou que costuma receber turistas, o período do verão e das férias é ideal para fazer parcerias com hotéis e lugares turísticos.
  • Não se esqueça do marketing: Ele é importante em qualquer época do ano para atrair público e compartilhar as ofertas. Mantenha as redes sociais atualizadas. 

 


Mislene Lima - especialista em encantamento ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.

Lidiane Bastos - administradora de empresas e CEO do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.


Grupo Simão
site.


Imunização em Destaque: Tudo que Você Precisa Saber sobre a Vacina da Dengue

 

No enfrentamento contínuo contra a dengue, uma das doenças virais mais prevalentes no Brasil, a imunização desempenha um papel crucial na proteção individual e coletiva. Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina da dengue representa uma ferramenta significativa na redução da incidência de casos graves e hospitalizações. Sob a orientação do Dr. Marco Cesar, Diretor Clínico da Salus Imunizações, apresentamos informações detalhadas para aumentar a conscientização sobre a eficácia e importância dessa vacinação.


 

A Dengue no Brasil: Desafios e Prevenção

 

A dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, continua sendo uma ameaça séria à saúde pública no Brasil. Com a vacina da dengue, a população ganha uma arma adicional no combate a essa doença. A eficácia da vacina, com 80% após a 1a dose cheganfo a 90 a 15% com a segunda dose de proteção contra os quatro sorotipos vivos do vírus, é um marco significativo na redução de casos graves.


 

Mecanismos de Ação e Público-Alvo

 

Desenvolvida à base de anticorpos, a vacina estimula as defesas naturais do corpo humano, prevenindo cerca de 8 em cada 10 casos de dengue grave e com risco de hospitalização. Recomendada para indivíduos entre 4 e 60 anos, a vacina é especialmente benéfica para aqueles que já foram previamente infectados pela dengue.


 

Detalhes Técnicos da Vacina da Dengue

 

A composição da vacina, formada por vírus quiméricos cuja base do vírus tipo 2 da dengue, representa uma inovação na prevenção. Cada sorotipo do vírus foi obtido separadamente por meio de tecnologia de DNA recombinante, garantindo uma abordagem eficaz e segura.


 

Administração e Doses Recomendadas

 

A via de administração subcutânea, abaixo da pele, proporciona a eficácia necessária. A aplicação da vacina ocorre em 2 doses subcutanea, com intervalo de 3 meses entre elas, garantindo uma imunização completa e duradoura.


 

Reações e Contraindicações 

Após a vacinação, podem ocorrer reações leves, como cefaleia e dor no local da aplicação. No entanto, é essencial observar as contraindicações, que incluem gestação, amamentação, doença febril, uso prolongado de corticoides, imunossupressão e histórico de reações alérgicas graves.


Conclusão: Fortalecendo a Resiliência Contra a Dengue

 

A Salus Imunizações, sob a direção clínica do Dr. Marco Cesar, destaca a importância da vacina contra a dengue como medida eficaz na proteção contra essa doença viral prevalente no Brasil. Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina apresenta uma eficácia notável, sendo uma ferramenta valiosa na prevenção da dengue.


A vacina da dengue é uma aliada crucial na proteção contra essa doença viral. Além disso, a conscientização sobre as medidas de prevenção, como eliminação de criadouros do mosquito, complementam os esforços na redução da incidência da dengue. A Salus Imunizações, por meio do Dr. Marco Cesar, reafirma seu compromisso com a promoção da saúde e insta a população a considerar a vacinação como uma estratégia eficaz na defesa contra a dengue afirma Dr Marco Cesar Diretor Clínico da Salus Imunizações.

 

 Clínica de Vacinas Salus Imunizações


CIEE recebe cadastro de estudantes na estação Grajaú da Linha 9-Esmeralda

Adolescentes a partir de 14 anos vão receber instruções sobre elaboração de currículos e realizar cadastro para vagas de estágio


Estudantes que transitarem pela estação Grajaú, da Linha 9-Esmeralda, nos dias 18 e 19 de janeiro, entre 11h e 16h, terão a oportunidade de aumentar as chances de ingressar no mercado de trabalho. Por meio de uma parceria entre a ViaMobilidade e o CIEE (Centro de Integração Emprego-Escola), adolescentes a partir de 14 anos vão receber instruções sobre como elaborar currículos e realizar o cadastro para processos seletivos de vagas de estágio em diversas empresas.

 

A parceria entre a concessionária e a entidade social possibilita que os jovens estudantes acessem oportunidades de empregabilidade para conquistar o primeiro emprego. O CIEE é uma associação civil de direito privado e sem fins lucrativos.


 

Serviço - CIEE

 

Local: Estação Grajaú


Data: 18 e 19 de janeiro de 2024

Horário: 11h às 16h


Três tendências de tecnologia para alavancar a indústria em 2024

Reestruturação. Essa foi a palavra chave que definiu o ano de 2023, afinal, após os desafios impostos pela pandemia, presenciamos os avanços e impactos positivos da tecnologia em diversos segmentos. Agora, aproveitando o clima de renovação que acompanha o início de um novo ano, chega o momento de reavaliar as estratégias, bem como estar atento às tendências de mercado buscando solidificar o crescimento – algo que deve ser aplicado o quanto antes pelo setor industrial.

Mesmo com amplo potencial de desempenho, a indústria brasileira segue estagnada. Diferentemente de um passado onde o segmento chegou a representar, em 1970, 36% do PIB do país, atualmente, o setor vai na contramão dos demais. Dentre os fatores que justificam esses indicadores negativos registrados se destaca, principalmente, a falta de preparo dessas indústrias frente a era da transformação digital que estamos atravessando.

Ou seja, mesmo sendo de amplo conhecimento a importância do uso da tecnologia nas atividades fabris – que ganhou ainda mais protagonismo com a popularidade da Inteligência Artificial – a resistência de diversas organizações frente a esse movimento se mantém como um grande desafio. Isso porque, muitas delas permanecem com o pensamento equivocado de que tais recursos representam um custo e não um investimento, além da falta de confiança nos processos e de mão de obra especializada, que contribuem para a construção de um abismo até a aplicação da inovação.

Uma coisa é certa: para que a indústria brasileira possa reagir, é necessário que, o quanto antes, busque se atualizar frente as principais tendências de mercado. Por isso, destaco aqui três conceitos que devem fazer parte dessas organizações em 2024:

#1 Nuvem: esse não é, nem de perto, um conceito novo, porém, segue se mantendo como um dos pilares importantes no processo rumo à digitalização e inovação da empresa. Por meio do seu recurso multiplataforma, é possível garantir maior segurança e transparência dos dados e informações da empresa, além de obter maior confiabilidade na tomada de decisão. Nosso país ainda segue engatinhando nesse recurso, mas o quanto antes começar a andar, melhores serão os resultados da indústria.

#2 Inteligência Artificial: embora somente agora os olhos das pessoas como um todo estejam voltados para as possibilidades de uso com essa ferramenta, ainda há um repertório enorme de vantagens e usabilidades que podem ser agregadas no dia a dia. As organizações que aplicarem o quanto antes a IA nas suas operações, certamente, irão obter vantagem competitiva e valor agregado nos serviços prestados, com maior confiabilidade e gestão de dados.

#3 Machine Learning: investir na automatização operacional por meio de recursos como o RPA (Robotic Process Automation) e associar o aprendizado das máquinas e também é o que garante o aprendizado com experiências passadas e melhoraria continua ao longo do tempo, além de aprimorar o aprendizado em tempo real e aumentar a qualidade e engajamento do time. Afinal, ao automatizar tarefas até então realizadas de forma manual, a equipe passa a obter maior tempo para se dedicar em pôr em prática seu conhecimento, abrindo margem para a execução de projetos e demais iniciativas que auxiliem no fluxo das atividades da fábrica.

É importante destacar que todas as tendências têm em comum o fato de que são fundamentais para alavancar o desenvolvimento do setor industrial no nosso país, que, em alguns aspectos, segue atrasado. Como exemplo disso, de acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 12% das indústrias brasileiras utilizam maquinários das décadas de 1980 e 1990, quando a IA era uma realidade distante. O apontamento ainda mostrou que 38% dos equipamentos estão próximos ou superaram o tempo de vida sinalizado como ideal. 

Obviamente, nenhuma mudança acontece do dia para a noite quando se fala em transformação. Além disso, a presença de fatores externos como os que presenciamos desde a pandemia, e conflitos de guerra envolvendo grandes potencias em tecnologia, como em Israel, têm o poder de influenciar em muito nos rumos operacionais.

Quanto a isso, não há fórmula mágica, o segredo é estar preparado. Atualmente, encontramos no mercado diversas ferramentas que auxiliam no processo de gestão e , mas de nada adianta obtê-las sem que a empresa tenha identificado quais são os pontos de melhoria que precisam de maior atenção e ter bem estabelecido o conceito de governança. Por isso, nessa jornada, contar com o apoio de uma consultoria é uma excelente estratégia, tendo em vista que o time de especialistas irá direcionar e ajudar em todas as etapas.

Todo ano novo traz consigo novas expectativas, porém, junto com ele, também é preciso estar atento aos desafios irão continuar existindo. Cada vez mais, as indústrias estarão inseridas num cenário de competitividade, o que exigirá agilidade e desempenho. Nesta perspectiva, a tecnologia sempre será uma importante aliada, mas para obter êxito, é necessário que a sua usabilidade e aplicação seja feita de forma ampla, e o quanto antes começar, certamente, melhor será.

 

Marcelo Pinto - gerente de projeto da SPS Group.
SPS Group

Inteligência artificial não irá substituir o médico”, afirma especialista

Cardiologista e Diretor Médico da companhia comenta uso de ChatGPT e outras ferramentas na tomada de decisão médica 


 

A tecnologia permitirá o médico se concentrar no que realmente importa: a saúde do seu paciente. Isso é o que acredita Ricardo Moraes, cardiologista e diretor médico de soluções digitais B2B da Afya.  

 

A fala do médico vem na esteira de dois estudos recentes publicados por importantes revistas científicas que têm ganhado repercussão na imprensa. O mais recente, publicado na revista científica JAMA Pediatrics, demonstrou que o ChatGPT errou no diagnóstico de 83% de casos pediátricos. 

 

Já a publicação do European Heart Journal apresentou diversos potenciais da inteligência artificial na área da cardiologia, como melhoria na precisão diagnóstica e prognóstica; aprimoramento da triagem e seleção de pacientes para ensaios clínicos; incluindo a automação de tarefas administrativas e desenvolvimento de modelos de linguagem para resumir e simplificar informações clínicas complexas. 

 

“Estudos como esses só mostram que a tecnologia não irá substituir a essência humana da medicina e a inteligência artificial não irá substituir o médico. A interface do médico será sempre necessária e a tecnologia é a ferramenta que vai permitir acesso a um conteúdo muito maior de informações médicas acelerando os processos de descoberta, de tomada de decisão clínica, além de colaborar nas questões burocráticas, no seu dia a dia, aproveitando as informações condensadas de fontes diferentes”, explica Moraes. 

 

Para o médico, o debate sobre a utilização da inteligência artificial na saúde será ainda maior em 2024. Estudos estão sendo realizados e publicados em todo o mundo sobre o avanço dessa tecnologia, sua real eficiência e seus benefícios para o paciente. Dentre os temas mais abordados está o uso de chatbots, como o ChatGPT.   

 



Afya
Link


Viagem de avião: direitos do consumidor para desistência, atraso e overbooking

O consumidor, quando compra uma passagem aérea, tem o direito de cancelar o bilhete e receber o dinheiro total de volta, respeitando algumas condições. Ele também tem garantias quando a empresa cancela ou atrasa o voo. Eu vou revelar o que está na legislação e o que fazer quando tiver overbooking na sua aeronave.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou recentemente que, entre janeiro e novembro de 2023, foram transportados 102,6 milhões de passageiros no país, sendo 83,5 milhões em voos domésticos e 19,1 milhões em internacionais.

Mas, nem todo passageiro que compra a passagem consegue viajar. Neste caso, de acordo com o artigo 11, da Resolução 400/2016 da Anac, o consumidor, que compra o bilhete em loja física ou pela internet, pode recuperar toda a quantia paga, sem cobrança de taxa. Para isso, é preciso que a desistência ocorra dentro de 24 horas, após a compra da passagem, para bilhete adquirido com antecedência igual ou superior a sete dias em relação à data de embarque.

Outra possibilidade de ressarcimento integral é garantido pelo artigo 49, do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A regra diz que o cliente pode desistir da passagem adquirida pela internet ou por telefone, no prazo de sete dias a contar da data da compra.

Quando há problemas de saúde ou de falecimento na família, devidamente comprovado e avisado previamente para a companhia aérea, o passageiro não pagará pelo cancelamento da viagem. Mas, a transportadora terá direito de reter até 5% da importância a ser restituída, a título de multa compensatória, conforme indica o artigo 738, do Código Civil.

Agora vamos conhecer os direitos do consumidor quando a empresa aérea muda o horário do voo. O artigo 20, da Resolução 400/2016 da Anac, diz que o transportador deve informar imediatamente ao passageiro que o voo irá atrasar. A companhia deve indicar a nova previsão de partida e manter o passageiro informado, a cada 30 minutos.

Se o atraso do voo for de mais de 4 horas em relação ao horário originalmente contratado, ou se houver cancelamento de voo ou interrupção do serviço, ou perda de voo subsequente pelo passageiro, nos voos com conexão, inclusive nos casos de troca de aeroportos, quando a causa da perda for do transportador, o consumidor pode escolher ser reacomodado em outro voo, reembolsado de maneira integral ou aceitar que o serviço seja cumprido por outra modalidade de transporte.

Por fim, o overbooking acontece quando a companhia aérea vende mais passagens do que o avião pode comportar, fazendo com que haja mais passageiros do que assentos disponíveis. O artigo 23, da Resolução 400/2016 da Anac, informa que quando isso acontece, a companhia aérea deve procurar por voluntários para serem reacomodados em outro voo mediante compensação negociada com o passageiro. Tem consumidor que aceita upgrade de categoria, por exemplo.

Se o cliente não quiser aceitar e se sentir prejudicado, ele estará assegurado pelo artigo 22, do CDC, a buscar, na Justiça, a reparação dos danos causados.

Lembrando que, antes de comprar a passagem, leia atentamente as regras da companhia aérea. Se o consumidor tiver um problema, deve notificá-la. Se a situação não for resolvida pela empresa, é possível registrar uma reclamação administrativa na Anac, no Procon e no site consumidor.gov.br. A indenização e reparação de danos é solicitada através de processo judicial.



Fabricio Posocco - professor universitário e advogado no Posocco & Advogados Associados (www.posocco.com.br)


Projetos sociais oferecem oportunidade de emprego e educação para população de rua e comunidades vulneráveis

Ex-morador de rua, Felipe Cabrera, encontrou em
 um projeto social a oportunidade de ter
um emprego, uma casa e uma família
Créditos: Divulgação
Homem conseguiu sair das ruas e comprar casa própria depois de participar de projeto; iniciativas de empresa de educação e de universidade transformam a vida de famílias inteiras

 

O desamparo deu lugar à esperança quando Felipe encontrou uma chance de sair das ruas e voltar a trabalhar. “Durante o período em que estive nas ruas consumia muito álcool e drogas. Morei nas ruas do centro de São Paulo e cheguei a viver em uma ocupação irregular, na mesma região”, relembra. Hoje, aos 46 anos, Felipe Cabrera trabalha como auxiliar gráfico, é casado e tem uma casa para morar. Uma vida muito diferente da que tinha há 7 anos. 

Essa transformação teve início em 2016, quando Felipe encontrou na paróquia de Nossa Senhora Achiropita, em São Paulo (SP), uma oportunidade de abrigo e alimentação. Passou a frequentar o local diariamente para tomar café da manhã e se ofereceu para trabalhar, ajudando na rotina. Foi durante esse período que conheceu o programa de voluntariado Transformando Vidas, da FTD Educação, empresa de soluções educacionais que, em parceria com a paróquia, oferece oficinas de capacitação para auxiliar na inserção da população em situação de rua no mercado de trabalho.

“Após algum tempo ajudando, recebi uma oportunidade por meio da agência de temporários da FTD Educação, para trabalhar na gráfica, e aceitei na hora. Depois de três meses, abriu uma vaga efetiva por lá, e não pensei duas vezes. Minha vida começou a mudar muito, pois antes não tinha um endereço fixo, e consegui alugar uma casa. Conheci minha esposa na empresa e estamos casados há 7 anos”, relembra Felipe. 

O programa surgiu em 2016, quando o Comitê da Pastoral da FTD Educação iniciou um trabalho social com a população de rua. Firmaram parceria com o Centro Social Dom Orione da Igreja Achropita, oferecendo oficinas para capacitar e integrar essa população ao mercado de trabalho. 

"Nosso programa de voluntariado é mais do que estender uma mão em um momento difícil, ou realizar uma ação pontual em uma determinada época do ano. Poder trilhar um caminho com pessoas em situação de vulnerabilidade é uma dádiva que a FTD Educação nos dá a honra de seguir”, destaca a  analista de responsabilidade social da FTD Educação, Vivian Malzone.


Projetos que ressignificam vidas

Outra história de transformação é a de Lorraine Alves, de 23 anos. Diante de uma realidade financeira que não permitia sonhar com a universidade, a jovem de Curitiba (PR) encontrou no Processo Seletivo Especial Vila Torres a oportunidade de ingressar em um curso superior. "Fazer uma faculdade sempre foi um sonho, mas, por conta das limitações financeiras da minha família, eu sabia que seria muito difícil", afirma

O projeto social do Grupo Marista, voltado para moradores da comunidade Vila Torres, uma das maiores e mais vulneráveis da cidade, oferece bolsas integrais de graduação na PUCPR, universidade do Grupo localizada ao lado da vila, onde Lorraine mora desde que nasceu. 

Iniciado em 2020, o projeto visa promover a formação de jovens, destinando um número maior de bolsas até 2024. Lorraine se candidatou para o processo em 2020, mas não passou na prova. Em 2021, tentou novamente e foi surpreendida com a notícia de que foi uma das selecionadas, garantindo uma bolsa integral para cursar Design na PUCPR. 

"Foi a melhor notícia da minha vida! Para nós, da comunidade, é muito difícil conseguir uma oportunidade como essa. Então quando me ligaram dizendo que eu havia passado, eu pensei: 'Isso vai mudar a minha vida!’'', comenta a estudante.

A especialista em Identidade Institucional da PUCPR e uma das responsáveis pelo processo seletivo e acompanhamento dos bolsistas, Franciane Viveiros Balbino, destaca que projetos como esse têm impactos positivos que vão além do número de jovens contemplados. "Percebemos, acompanhando esses jovens e analisando todo o contexto, que o fato de alguns deles conseguirem frequentar uma faculdade gera na comunidade um estímulo para que outras pessoas ali também passem a enxergar na educação uma forma de evolução pessoal, social e econômica", analisa Franciane. 

Lorraine utiliza o próprio exemplo para estimular outras pessoas do seu entorno. "Eu tento mostrar que a educação é o caminho para nossa evolução e desenvolvimento, que as oportunidades podem surgir quando menos esperamos e que devemos estar prontos para aproveitá-las", completa.


Sustentabilidade corporativa com impacto social

Ajudar pessoas como Lorraine e Felipe a terem oportunidades melhores na vida tornou-se uma das metas de empresas que compreendem que o impacto social nas comunidades onde estão inseridas está diretamente relacionado ao conceito de sustentabilidade. 

Para a diretora de Relações Institucionais e Governamentais do Grupo Marista, Carmem Murara, a sustentabilidade corporativa deve ser entendida como um novo modo de pensar e fazer gestão, considerando aspectos como ética, diversidade, cuidado com o meio ambiente e atenção especial às pessoas, dentro e fora da empresa. "O cuidado com as questões sociais precisa fazer parte das ações e da rotina de uma organização", afirma Carmem.


COMO SE PREPARAR PARA O SISU 2024?

Com o resultado do ENEM em mãos, chegou a hora da disputa por uma das vagas oferecidas nas universidades do país e a live do Bernoulli, que é aberta para interessados de todo o Brasil, dará as estratégias para obter um melhor resultado

 

O período de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 estará disponível de 22 a 25 de janeiro. Enquanto isso, é indicado que os estudantes já comecem a traçar as estratégias e entendam as mudanças desta edição para conquistarem melhores resultados. Por isso, no dia 18 de janeiro, às 19h, o Bernoulli promoverá a live “Simplificando o Sisu”. O evento será gratuito e os interessados podem se inscrever pelo link: https://sou.bernoulli.com.br/simplificando-o-sisu-2024

 

Na live os alunos terão acesso a informações importantes para encontrar a vaga desejada. “O Sisu é como um leilão das vagas disponibilizadas pelas universidades do Brasil. Durante os dias que o sistema está disponível, os estudantes podem trocar de opções e analisar os resultados prévios. Neste ano, o Sistema tem algumas mudanças e na nossa live iremos explicá-las, esclarecer as dúvidas e guiar os alunos para fazerem a melhor escolha”, explica o coordenador pedagógico do pré-vestibular Bernoulli, Breno Pires de Andrade Barbosa.

 

Além do coordenador, estarão presentes na live: o diretor do pré-vestibular, Washington Lima Costa, o diretor executivo das unidades escolares, Marcos Raggazzi e o coordenador pedagógico do pré-vestibular em Salvador, Edmundo Castilho. A live irá explicar o que é o Sisu, comentar as mudanças do Sistema em 2024, como é feita a seleção dos candidatos e a lista de espera. 

 

“É importante que os alunos entendam o sistema e seus critérios. A live será um suporte para que os candidatos desenvolvam uma estratégia e saibam como colocar suas notas, como acompanhar os resultados e qual é o caminho certo para alcançar a vaga desejada”, comenta o coordenador, Edmundo Castilho.

 

O Sisu é muito aguardado por aqueles que fizeram o Enem e têm planos de ingressar na vida universitária em 2024. E o evento "Simplificando o Sisu" acontece para ajudar os estudantes a se prepararem adequadamente, esclarecerem dúvidas por meio de um chat durante a transmissão e compreenderem os pontos fundamentais do processo.

 

 

Bernoulli Educação


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