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sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Formas de identificar o proprietário de "contas laranjas" e evitar fraudes financeiras

No Brasil, a quantidade de “contas laranjas” aumentaram exponencialmente. De acordo com um levantamento do Estadão, os golpes no sistema financeiro brasileiro deverão bater a marca de R$ 2,5 bilhões de prejuízos até o final de 2022, cifra obtida a partir dos dados coletados sobre os bancos até o mês de junho.

Essas contas são o principal vetor para retirada dos fundos roubados através de golpes, roubos de celular, engenharia social, entre outros métodos. Um dos motivos para o seu crescimento é a dificuldade de detectá-las, pois seu perfil se assemelha muito às do proprietário das contas legítimas ou às vezes até são de usuários legítimos.

As “contas laranjas” são criadas com a finalidade de burlar o sistema financeiro do País para transferência de fundos ilícitos. Dessa forma, é preciso entender que não existem contas iguais, os cibercriminosos costumam apresentar padrões de comportamento diferentes e, devido a isso, os bancos têm dificuldade de identificar essas contas preventivamente. Então, foram identificadas cinco categorias ou perfis de laranjas baseados em atitudes semelhantes, sendo eles: Enganador, Vendedor, Cúmplice, Ingênuo e Vítima. 

  • O Enganador é o próprio fraudador que abre contas com a intenção de cometer fraude no futuro e rapidamente desvia o dinheiro de suas contas.
  • O Vendedor abre uma conta genuína para vender ao cibercriminoso.
  • O Cúmplice faz a transferência de fundos para o fraudador, visando o lucro rápido por meio de um percentual do valor transferido. 
  • Os dois últimos perfis se encaixam no grupo involuntário. Ou seja, o Ingênuo acredita que está fazendo um negócio legítimo, enquanto a Vítima tem sua identidade roubada por invasores que assumem sua conta legítima para cometer a fraude.

As “contas laranjas” são o ponto mais crítico na infraestrutura do processo de lavagem de dinheiro. Afinal, os criminosos não podem roubar dinheiro se não tiverem para onde enviá-lo. Sendo assim, devemos saber que existem duas maneiras principais pelas quais eles estabelecem esse tipo de conta.


Abertura de nova conta: por meio de identidades roubadas, novas contas são criadas e por isso não podem ser rastreadas. A partir da criação, elas são inativadas por algum período para evitar suspeitas. Em pouco tempo, as novas contas são usadas para sacar e lavar fundos roubados de outras contas comprometidas. Recentemente, eles passaram a explorar vulnerabilidades no processo de abertura de contas usando variações de bots (golpes com robôs).


Recrutamento de laranjas: Geralmente são laranjas com o perfil de Cúmplice ou Vendedor. O cenário digital tornou mais fácil para os criminosos construir redes completas para esquemas falsos de dinheiro, o que tornou o problema mais grave ao longo dos últimos anos.

Uma das maneiras mais eficientes de detectar contas laranjas existentes ou a abertura de novas é por meio da biometria comportamental. Com ela, será possível identificar fatores como comportamento do acesso, velocidade de digitação, múltiplos usuários, entre outros elementos. Os bancos conseguirão prever anomalias nos padrões comportamentais das “contas laranjas”, analisando o padrão dos cinco perfis comportamentais de risco. 

Além disso, há outras informações que devem ser observadas e podem ajudar, como: o grau de familiaridade do usuário com o processo de inscrição da conta, já que um criminoso usa repetidamente identidades comprometidas e demonstrará um alto nível de abertura de novas contas em comparação a um usuário legítimo; a familiaridade do proprietário da conta com os dados, pois um criminoso não domina todas as informações pessoais da vítima e pode confiar em técnicas de recortar e colar ou ferramentas automatizadas para inserir dados que seriam intuitivos ao usuário legítimo. 

Por fim, é importante avaliar se o dono da conta apresenta habilidades avançadas de informática em comparação com a população em geral, visto que, raramente usuários possuem habilidade de utilizar atalhos avançados, teclas especiais ou fazer alternância de aplicativos. E também é válido ressaltar como lembrete final: ajudar fraudadores na lavagem dos fundos é ilegal.

 

Cassiano Cavalcanti - diretor de pré-vendas da BioCatch na América Latina


Professor de economia da IBS Americas acredita num crescimento em torno de 2% sobre as vendas de final de ano

O economista, Prof. Dr. Flávio Saraiva, que coordena o curso de Economia da IBS AMERICAS, a maior escola de internacional de negócios do Brasil, acredita que o novo governo, que chega com a posse do presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva, deve trazer boas perspectivas para alguns setores produtivos da sociedade brasileira.

Em sua opinião a transição até o início de 2023 pode ter momentos de turbulência que poderão ser amenizados na medida em que o governo eleito consiga definir seus apoios  no Congresso e os nomes de ministérios estratégicos como Economia, mas existem prognósticos de um “efeito Lula” sobre a bolsa de valores que incluem boas expectativas em setores que foram beneficiados nos outros governos de Lula. Esses setores estão  relacionados à provável ampliação de canais de crédito, como o de construção civil, educação, varejo e bancos.

O professor e economista lembra que “o setor educacional também foi historicamente beneficiado pelo Fies, que ajudou muito as empresas, aumentou a demanda pelos cursos universitários. Também se aposta em um aumento de concessão de crédito habitacional, como política de governo, principalmente para a população de baixa renda, o que deve favorecer construtoras desse segmento”, comenta Saraiva.  Outro setor da economia que pode ganhar fôlego, impulsionado pelo aumento de crédito, seria o de consumo de varejo, beneficiando, por exemplo,  grandes empresas nacionais do ramo como Renner, Magalu  e Via Varejo.

Flávio Saraiva não é apenas otimista. Para ele “se existem pontos que o mercado vê com otimismo, também existem pontos que despertam preocupações, sobretudo a gestão de empresas estratégicas como Petrobras e Banco do Brasil e ainda as negociações sobre a PEC de transição, que pode aumentar ou diminuir as incertezas sobre a situação fiscal. Além disso, o governo terá forte oposição e cobrança da sociedade brasileira”, lembra ele.

Com relação ao final de 2022, Saraiva comenta que devemos ter um crescimento de vendas de natal por volta de 2% e criação de mais vagas para funcionários temporários do que nos últimos anos.

 

Pelo quinto mês consecutivo, inadimplência bate recorde na capital paulista

Em um ano, 224 mil novas famílias não pagaram dívidas na data do vencimento, segundo pesquisa da FecomercioSP


 
A cidade de São Paulo registrou o maior número de famílias com contas atrasadas em 12 anos. A taxa alcançou 25,8% em novembro, totaliza 1,04 milhão de lares com dívidas em atraso. Em um ano, foi registrado o aumento de 224 mil lares inadimplentes.
 
Do total das famílias, 9% disseram não ter condições de quitar o compromisso atrasado. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). A inadimplência tem afetado principalmente a população de renda mais baixa: a taxa para o grupo que ganha até dez salários mínimos foi de 31,8%, quase o triplo da registrada para o de renda mais alta (11%).
 
Segundo a pesquisa, o índice é preocupante, pois são estes lares que contam com menos estrutura financeira, como investimentos e patrimônios, para contribuir para o equilíbrio das contas. Além disso, com os juros altos, a inadimplência gera risco financeiro para as famílias, uma vez que quanto maior o tempo de conta em atraso, maior é o desembolso para a instituição financeira. Consequentemente, sobra menos para gastos essenciais.
 
Por isso, mediante o pagamento do décimo terceiro salário aos trabalhadores formais, a orientação da FecomercioSP é para que as famílias quitem, primeiro, contas em atraso para, depois, fazer planos de ir às compras. Outra dica para quitar débitos vencidos é aproveitar os feirões para limpar nomes. Oportunidade de renegociar com condições mais favoráveis de redução de multas e taxas.
 
Por outro lado, o endividamento na capital paulista cedeu em novembro, ao passar de 77%, em outubro, para os atuais 76,3%. Ao todo, são 3,07 milhões de famílias que têm algum tipo de dívida. Na comparação com igual período de 2021, houve aumento de 135 mil lares que passaram a ter algum compromisso com crédito.


 
Cartão de crédito continua vilão

O cartão de crédito continua sendo o grande vilão entre as famílias da capital paulista: 85% dos endividados. O carnê vem logo em seguida, com 15,6%, e, depois, o financiamento de carro (11,7%) e o financiamento de casa (10,8%).
 
Com um porcentual menor, o crédito consignado chama a atenção pela sua ascensão nos últimos meses: 7,1% dos endividados. Se, por um lado, a modalidade é positiva graças à taxa de juros média de 25% ao ano (a.a.), por outro lado, mostra a necessidade de crédito por parte das famílias para despesas e contas do dia a dia. Cenário este que mostra limitação no orçamento doméstico.
 
Quando questionadas, em novembro, a respeito da intenção de contrair algum tipo de crédito nos próximos três meses, 9% das famílias responderam de forma positiva – no mesmo período de 2021, o porcentual foi de 4,7%. O principal objetivo, para 66%, é para consumo e compras. Contudo, para pouco mais de um terço (34,1%), o crédito será destinado ao pagamento de dívidas e contas.
 
Quanto à forma mais vantajosa encontrada pelo consumidor nas suas últimas compras, o cartão de crédito parcelado foi opção de 24,7%. O PIX também ganha destaque, sendo a opção escolhida por 16,7%.


 
ICF

O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) mostrou aumento de 3,1% no décimo primeiro mês do ano, passou de 89,8 pontos em outubro para os atuais 92,6 pontos. No contraponto anual, houve avanço de 31,4%, quando o ICF foi de 70,5 pontos.
 
Todos os sete itens analisados pelo ICF registraram crescimento. Os destaques foram os de consumo: Nível de Consumo Atual e Perspectiva de Consumo subiram 5,3% e 6,5%, respectivamente. O primeiro está com 71,2 pontos e o segundo com 81,8 pontos.
 
De acordo com a FecomercioSP, os números mostram efeito positivo da geração de emprego e da inflação mais baixa. Caso seja mantida a tendência de arrefecimento da inflação, pode-se esperar um aumento de consumo mais significativo para o próximo ano.
 
Porém, esse aumento em novembro nos itens de consumo também está relacionado as compras de final de ano e chegada do 13º salário.
 
O item renda atual subiu 3% e aumenta para 111,5 pontos o otimismo das famílias. E os itens Emprego Atual e Perspectiva Profissional, apesar de variação mais modestas, de 1,4% e 0,6%, respectivamente, estão com 123,5 pontos e 117,8 pontos.
 
Por fim, o item acesso a crédito cresceu 3,5% e atinge 91,6 pontos. Apesar do aumento de juros, os consumidores encontram mais facilidades em obter crédito para compras a prazo.


 
ICC

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) também foi positivo: registou crescimento de 2,2% no mês e alcançou 116,8 pontos, o mais alto patamar desde março de 2020, início da pandemia.
 
Otimismo puxado pela atual conjuntura econômica. O índice de condições econômicas atuais subiu 9,5% e vai aos 91,4 pontos. Já o índice de expectativa do consumidor ficou praticamente estável com variação de -0,3% (140,4 pontos).
 
Segundo dados da FecomercioSP, os dois indicadores de confiança mostram que o cenário futuro mais positivo que era projetado, se realiza atualmente. A inflação mais baixa e o mercado de trabalho mais aquecido trazem alívio para as famílias. No entanto, ainda é um início de um processo e não é possível haver melhoras significativas em curto prazo.
 
As condições econômicas mais favoráveis ainda não são suficientes para as famílias arcarem com as contas em atraso e, consequentemente, reduzir a inadimplência. Mas é o início de um ciclo.
 
A tendência é que no início de 2023 seja percebido uma reversão nos índices de contas em atraso. Situação que tem influência direta em uma nova expansão de consumo. Por enquanto, o recorde de famílias com contas atrasadas ainda deve dificultar as vendas de final ano.


 
Notas metodológicas


PEIC

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) é apurada mensalmente pela FecomercioSP desde fevereiro de 2004. São entrevistados aproximadamente 2,2 mil consumidores na capital paulista. Em 2010, houve uma reestruturação do questionário para compor a pesquisa nacional da Confederação Nacional do Comércio (CNC), e, por isso, a atual série deve ser comparada a partir de 2010.O objetivo da PEIC é diagnosticar os níveis tanto de endividamento quanto de inadimplência do consumidor. O endividamento é quando a família possui alguma dívida. Inadimplência é quando a dívida está em atraso. A pesquisa permite o acompanhamento dos principais tipos de dívida, do nível de comprometimento do comprador com as despesas e da percepção deste em relação à capacidade de pagamento, fatores fundamentais para o processo de decisão dos empresários do comércio e demais agentes econômicos, além de ter o detalhamento das informações por faixa de renda de dois grupos: renda inferior e acima dos dez salários mínimos.


 
ICF

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é apurado mensalmente
pela FecomercioSP desde janeiro de 2010, com dados de 2,2 mil consumidores no município de São Paulo. O ICF é composto por sete itens: Emprego Atual; Perspectiva Profissional; Renda Atual; Acesso ao Crédito; Nível de Consumo; Perspectiva de Consumo e Momento para Duráveis. O índice vai de zero a 200 pontos, no qual abaixo de cem pontos é considerado insatisfatório, e acima de cem pontos, satisfatório. O objetivo da pesquisa é ser um indicador antecedente de vendas do comércio, tornando possível, a partir do ponto de vista dos consumidores e não por uso de modelos econométricos, ser uma ferramenta poderosa para o varejo, para os fabricantes, para as consultorias, assim como para as instituições financeiras.


 
ICC

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde 1994. Os dados são coletados com aproximadamente 2,1 mil consumidores no município de São Paulo. O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura. Esses dados são segmentados por nível de renda, sexo e idade. O ICC varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total). Sua composição, além do índice geral, se apresenta como: Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e Índice das Expectativas do Consumidor (IEC). Os dados da pesquisa servem como um balizador para decisões de investimento e para formação de estoques por parte dos varejistas, bem como para outros tipos de investimento das empresas.


 
FecomercioSP

20 Tendências de Instagram Marketing para 2023

Apesar das últimas mudanças terem desagradado muitas pessoas, o Instagram continuará como uma das principais plataformas para a construção de marcas fortes no próximo ano.

E listo abaixo 20 tendências com movimentos que acredito que guiarão o sucesso das ações por lá em 2023! São elas:


1) Mais conteúdo recomendado

A rede social fez um teste neste ano recomendando conteúdos de contas que não seguimos, mas não foi bem recebido. No momento eles estão aprofundando o seu algoritmo de recomendação e elas devem voltar com tudo no próximo ano.


2) Anúncios interativos em Realidade Aumentada

Já estão disponíveis e você pode criar experiências imersivas, incentivar as pessoas a experimentar os seus produtos de maneira virtual e inspirá-las a interagir com a sua marca. Estude muito na plataforma https://sparkar.facebook.com/ar-studio


3) Instagram menos tóxico

A plataforma aprimorou a ferramenta "Palavras Ocultas", dificultando os discursos de ódio no aplicativo. Também tem facilitado o bloqueio de haters, inclusive bloqueando futuras contas do infrator. Além de aumentar o bloqueio de contas com discursos preconceituosos ou violentos. Vimos em 2022 contas de artistas como Kanye West serem banidas.


4) Avatarização

Veremos muitos conteúdos gerados a partir de Inteligência Artificial. O app Lensa, por exemplo, está bombando.


5) Duetos entre influenciadores e marcas no Reels

Esta estratégia será muito utilizada para viralização de produtos.


6) Conteúdo "amador" com foco no real time

Você deve ter acompanhado em 2022 muitos creators fazendo conteúdo a partir do notas do smartphone, certo? Esta tendência tem o seguinte princípio: o que importa é publicar o conteúdo no momento em que o assunto está quente, muito mais do que ele esteja bonito.


7) Novas ferramentas para facilitar a produção de conteúdo

Vimos o aprimoramento das ferramentas de edição dos Reels, inclusive com modelos prontos para uso. E outras funções neste sentido veem aí. Uma delas é para facilitar o compartilhamento de postagens de terceiros direto no nosso feed, sem a necessidade de apps externos.


8) Metaverso, NFT e integrações no próximo nível

O metaverso continuará como uma grande aposta do grupo Meta. E o Instagram adicionará novas formas de criação de conteúdo em 2023, incluindo postagens AR e 3D, maior integração da arte NFT e outras novas formas de conteúdo que podem ser exibidas no aplicativo. Inclusive, a opção de Colecionáveis Digitais já está disponível na rede.


9) Mirando o BeReal e a busca pela autenticidade

A rede social lançará recursos para proporcionar experiências mais autênticas no app, indo de encontro com o BeReal, que bombou neste ano no mundo inteiro. O objetivo será que os usuários compartilhem fotos espontâneas no dia a dia, em vez de imagens mais produzidas e editadas.


10) Assinaturas

O recurso de assinatura oferece exclusividade no acesso a fotos e vídeos de criadores de conteúdo. Já liberado nos EUA, deve ser liberado a todos no Brasil em 2023. Com a nova opção de monetização, a plataforma passa a incluir posts que serão visíveis apenas para quem pagou por eles, assim como ocorre no Onlyfans, Spotify e Twitter.


11) Music Branding

As músicas desempenham um papel importante no engajamento e alcance dos Reels. Além disso, está para ser lançado um recurso que permite colocar uma música na sua foto de perfil na rede. Ou seja: as marcas terão olhar para as músicas que representam sua persona.


12) Carrosel continua com ótimo desempenho

Todas as pesquisas mostram que o formato de conteúdo continua sendo aquele que mais gera salvamentos, que é o fator número um no ranking de importância do algoritmo. Ou seja: se quer mais alcance em 2023, aposte no formato carrossel.


13) Reels velozes e ainda amais curtos

Reels gera 40% mais engajamento para marcas, é o que diz um estudo da Emplifi. Estudos também mostram que desde a revolução móvel em 2000, o tempo médio de atenção caiu de 12 para 8 segundos em questão de 15 anos. Ou seja, a tendência aqui são vídeos ainda curtos e o principal: com velocidade. Aposte em transições criativas!


14) Alcance orgânico não é o suficiente

Nunca foi. E no próximo ano estratégias comerciais sem anúncios estarão fadadas ao fracasso.


15) Casamento entre Stories e Reels

Apesar do alcance baixo, os Stories continuarão como o conteúdo mais popular dentro do Instagram. Mas não deixe de compartilhar os seus melhores conteúdos realizados por lá também no Reels. Assim você terá maior alcance.


16) Todos querem estar no Explorar

Lá que estão os novos olhares para sua marca. Conteúdos em Reels, fotos reais e carrossel têm mais probabilidade de aparecer por lá.


17) O reinados dos creators

Quatro em cada cinco usuários do Instagram da Geração Z concordam que os criadores têm tanta ou mais influência na cultura quanto as celebridades tradicionais. E o Instagram sabe disso e veremos ainda mais ferramentas de monetização para os creators em 2022.


18) Compras instantâneas e live shopping

De acordo com o Relatório de Tendências de 2022 do Instagram, mais da metade dos jovens estão se afastando dos grandes varejistas online e mais propensos para fazer compras através da mídia social. Ou seja: integração com ferramentas de pagamento serão a lei nos próximos anos dentro do Instagram. E isso também estará dentro das lives.


19) Foco no Direct

O Instagram liberou há alguns meses a opção de integrar nas publicações do feed o "botão de mensagem". E isso reforça o poder do direct para o marketing nesta plataforma. Além de você transformar seguidores em leads, o algoritmo também vê que você criou intimidade com o seguidor. E este passa a receber mais seus conteúdos.


20) Seguindo as tendências das redes vizinhas

E devemos, sobretudo, ficar de olho no app vizinho, aquele que começa com T. Vimos que rapidamente o Instagram tem adaptados os recursos em alta por lá. E as tendências que virão do Twitter, ainda mais depois da compra do Elon Musk também respingarão por aqui!


DICAS EXTRA: Curso Online e Ao Vivo - DIGITAL TRENDS 2023

Potencialize o ENGAJAMENTO e as VENDAS da sua marca no próximo ano baseado nas principais tendências de Marketing Digital e Redes Sociais!

Duas noites, dias 19 e 20 de dezembro, das 19h30 às 22h30.

Inscrições em https://www.sympla.com.br/tendenciasdigitais2023

Um grande abraço

 

Rafael Terra


Concurso público para administrativos do CPS encerra inscrições na segunda-feira

Divulgação

Exame de seleção para funções administrativas
no Centro Paula Souza será no dia 15 de janeiro de 2023


Ao todo, serão contratados 887 agentes técnicos e administrativos, 227 bibliotecários e 6 especialistas em planejamento educacional


Terminam na segunda-feira (12) as inscrições para o concurso público voltado à contratação de servidores administrativos do Centro Paula Souza (CPS), órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que administra as Escolas Técnicas (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. Ao todo, são oferecidas 1.120 vagas de emprego permanente em diversas Etecs e Fatecs espalhadas pelo Estado, bem como na Administração Central, localizada na Capital. Os interessados devem fazer a inscrição pelo site www.fatconcursos.com.br. No último dia, o prazo encerra-se às 16 horas.

Serão contratados 887 agentes técnicos e administrativos, 227 bibliotecários e 6 especialistas em planejamento educacional. A seleção será feita por meio de uma prova escrita aplicada no dia 15 de janeiro de 2023. Para participar, é necessário preencher o formulário no site e pagar a taxa de inscrição. Candidatos pretos, pardos ou indígenas têm a possiblidade de optar pelo Sistema de Pontuação Diferenciada, conforme Decreto nº 63.979/2018. Veja edital com as vagas por município.

Confira os cargos:

Agente técnico e administrativo (auxiliar administrativo) – Ensino Médio completo. Salário: 1.689,53. Taxa de inscrição: R$ 43. Vagas: 887.

Analista de suporte e gestão (bibliotecário) – Nível superior em Biblioteconomia, com registro no Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB). Salário: 3.068,65. Taxa de inscrição: R$ 88. Vagas: 227.

Especialista em planejamento educacional, obras e gestão (área financeira) – Nível superior em Ciências Contábeis ou Economia, com especialização na área de planejamento ou gestão e experiência profissional de pelo menos três anos na área. Salário: 4.737,56. Taxa de inscrição: R$ 88. Vaga: 1.

Especialista em planejamento educacional, obras e gestão (área jurídica) – Nível superior em Direito, com especialização na área de planejamento ou gestão e experiência profissional de pelo menos três anos na área. Salário: 4.737,56. Taxa de inscrição: R$ 88. Vagas: 2.

Especialista em planejamento educacional, obras e gestão (engenheiro civil) – Nível superior em Engenharia ou diploma de tecnólogo na área de Infraestrutura, com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), com experiência profissional de pelo menos três anos na área. Salário: 4.737,56. Taxa de inscrição: R$ 88. Vaga: 1.

Especialista em planejamento educacional, obras e gestão (engenheiro de segurança do trabalho) – Nível superior em Engenharia ou Arquitetura, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, e registro no Crea, Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), ou Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU), além de experiência profissional de pelo menos três anos na área. Salário: 4.737,56. Taxa de inscrição: R$ 88. Vagas: 2.

 

Centro Paula Souza


6 dicas para usar o Instagram Collab e aumentar o engajamento

Pixabay
Fazer posts em parceria com amigos ou marca, vai ajudar no seu engajamento e, quem sabe, aumentar o seu número de seguidores

 

Cerca de 90% dos usuários do Instagram seguem pelo menos uma marca. Segundo o Sebrae, 7 em cada 10 empresas estão nas redes sociais, sendo que deste universo, 54% utilizam o Instagram.

"Só não faz dinheiro com o Instagram quem não quer. Ela é uma ótima plataforma para aumentar seu público e chegar às pessoas certas. Ao usar o Instagram para o seu negócio, é importante entender como otimizar seus esforços aproveitando os recursos especiais do Instagram. Um dos mais novos é o Instagram Collabs, que permite que você crie conteúdo em coautoria com um colaborador para multiplicar o engajamento e o alcance da publicação.", menciona a CEO da Acout Plus, Adriana Coutinho.


Como explorar o Instagram Collab?

É uma postagem ou carretel de feed único e feito em parceria, que aparece em dois perfis ao mesmo tempo. Uma pessoa faz a postagem e convida uma segunda para colaborar. Depois de aceitar, a postagem e seus comentários, curtidas e compartilhamentos, são divididos por ambas as contas.

Lembre-se de que você só pode ter um colaborador (além de você) em cada postagem. E as Lives e Stories ainda não foram incorporadas a esse novo recurso.


Como as postagens do Instagram Collab beneficiam as marcas?

Esse recurso foi prontamente adotado por influenciadores e criadores com C maiúsculo. As marcas estão entrando na mistura e testando as águas, o que é uma jogada inteligente, porque muitas vezes o que é bom para o criador, também é bom para a marca.


Aumente seu alcance

Talvez o menor de todos os frutos seja capitalizar o aumento do alcance de sua conta. Se parece que você está sempre lutando contra o algoritmo do Instagram, o Collabs pode ajudá-lo a acessar os feeds das pessoas por meio das contas, que elas já seguem e com as quais se envolvem regularmente.


Melhore o engajamento

Da mesma forma, mais pessoas encontrando seu conteúdo significa mais oportunidades para elas comentarem ou interagirem com suas postagens. Mesmo que você e seu colaborador compartilhem um público semelhante, as chances são enormes de que uma parte de seus seguidores esteja fora do seu público regular. Isso significa que um grupo maior de pessoas podem interagir com seu conteúdo.


Obtenha mais seguidores

Todos nós sabemos que ter o endosso de alguém que você já conhece, gosta e confia, pode ajudar muito a confiar em alguém novo. Quando você aparece nos feeds das pessoas com aquele selo de aprovação de uma marca ou criador, que elas já seguem, é muito mais provável que elas cliquem no seu perfil e apertem o botão “seguir”, do que se você simplesmente aparecesse aleatoriamente na página delas.


Como postar em colaboração no Instagram

Existem duas fases para criar e publicar uma postagem do Instagram Collab. A primeira exige que o criador do post faça o Post ou Reel como faria normalmente, e a segunda exige que ele convide o colaborador para compartilhá-lo.

·  Etapa 1: Crie uma postagem de feed como faria normalmente.

·  Etapa 2: Adicione quaisquer personalizações e detalhes que desejar.

·  Etapa 3: Selecione Marcar pessoas no menu de detalhes da postagem.

·  Etapa 4: Selecione Convidar Colaborador no menu.

·  Etapa 5: Use a barra de pesquisa para localizar o usuário com quem deseja colaborar e toque em Concluído.

·  Etapa 6: Termine de detalhar a postagem antes de tocar em Compartilhar.


Como aceitar uma postagem do Instagram Collab

Feito o post, é a hora do colaborador entrar e aceitar o convite.

·  Passo 1: Vá para sua página de atividade.

·  Etapa 2: Clique na notificação de convite.

·  Etapa 3: Toque em Revisar.

·  Etapa 4: Selecione Aceitar.


6 ideias de postagens do Instagram Collab para marcas

A próxima pergunta provavelmente em sua mente: quando e como devo realmente usar um Instagram Collab? Reunimos algumas ideias e exemplos para você começar.

1.   Faça parceria com outras marcas
Você tem uma boa relação de trabalho com outra marca com um público semelhante? Essa pode ser uma oportunidade perfeita para um Collab. Pense em oportunidades para promoção cruzada do conteúdo um do outro ou até mesmo para fazer uma venda em conjunto. Considere em que tipo de conteúdo seu público estaria interessado e acharia valioso. Em seguida, crie um plano para desenvolvê-lo e compartilhá-lo juntos.

2.   Trabalhe com influenciadores
Os influenciadores tendem a ter seguidores extremamente engajados. Trabalhar com um influenciador para desenvolver uma série de postagens de colaboração no Instagram, pode ajudar a aumentar o engajamento em torno de sua marca. Pegue emprestado seu público e aproveite a influência, que vem de seu nome aparecendo nas postagens ou Reels de sua conta.

3.   Promova suas outras contas
As marcas costumam ter mais de uma conta por plataforma. Talvez você tenha um para um produto específico. Ou talvez seu CEO tenha uma conta pessoal muito popular. Uma postagem de colaboração no Instagram, permite que você coloque o mesmo conteúdo em ambas as contas. Além disso, se alguém já está seguindo uma de suas contas, há uma grande probabilidade de que também esteja interessado em seguir as outras.

4.   Apoie uma organização sem fins lucrativos ou instituição de caridade
Os consumidores esperam que as marcas se alinhem com seus valores, conforme evidenciado pelos dados do The Sprout Social Index, que mostra que o alinhamento da empresa com os valores próprios de uma pessoa, aumentou 74% em importância de 2021 para 2022. Para criar engajamento e fidelidade, sempre que possível, as marcas devem mostrar valores com os quais seus clientes também se preocupam. Um Instagram Collab permite que você compartilhe suas crenças em ação e traga consciência para uma causa importante. É o famoso ganha-ganha.

5.   Lançamento de novo produto
Obtenha o poder combinado de dois públicos para seu próximo lançamento trabalhando com outra marca ou influenciador, para promover seu novo serviço ou produto. Pelas mesmas razões que uma postagem de colaboração diária no Instagram, unir forças com outra conta potencializa e maximiza os esforços que você já está fazendo. Além disso, o custo é relativamente baixo para adicionar um elemento colaborativo ao conteúdo que já está sendo produzido.

6.   Promova uma oferta ou um desconto
Uma campanha de brindes ou descontos também pode se beneficiar da influência combinada de duas contas. Quando o objetivo é engajamento e conversão, ter o dobro de seguidores pode expandir exponencialmente a visibilidade de sua campanha.-

 

Adriana Coutinho - empresária, palestrante e digital influencer. Founder e CEO da Acout Plus, empresa especializada em gerenciamento e posicionamento de imagem nas redes sociais. Idealizadora dos métodos T.E.R e CRIAS, Adriana Coutinho dissemina seu conhecimento adquirido nos últimos 10 anos de mercado. A empresária conta com grandes cases em seu portfólio como Arezzo, Walt Disney, Universal Music, Niely Cosméticos, Cleo Pires, Luísa Sonza, Fábio Júnior, entre tantos outros. 


COPA 2022: Não deu zebra, deu inteligência artificial

Inteligência artificial está melhorando a performance de seleções como a da Croácia.  Treino da visão pode formar craques nos clubes nacionais.

 

Na Copa no Qatar o Japão surpreendeu com a eliminação precoce de uma das mais tradicionais seleções, a tetracampeã, Alemanha. A falta de habilidade para bater pênaltis fez o Japão perdeu para a Croácia, atual vice campeã, que enfrenta o Brasil na próxima sexta (9). Para o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto presidente do Instituto Penido Burnier, primeiro hospital oftalmológico da América latina, na Copa 2022 não deu zebra, deu inteligência artificial. A tecnologia está transformando tudo “O que explica a revelação de seleções como Japão e  Croácia é a utilização da Inteligência Artificial (IA)”, afirma. Muitas das chamadas ‘zebras’ nesta copa aconteceram por treinamentos baseados banco de dados que inclui imagens em alta resolução de jogos e treinos do time adversário. Baseado nestas informações, o treinador estabelece estratégias e táticas tanto de defesa como de ataque que melhoram a performance do time”, afirma. 

Para você ter ideia da diferença que a IA faz em campo, a Croácia participou de quatro jogos e em 37 finalizações fez quatro gols, ou seja, o time tentou 9 vezes para cada gol. Já nos quatro jogos da seleção brasileira foram 7 gols em 60 finalizações, ou seja, 8,5 tentativas para cada gol. Na opinião do oftalmologista o equilíbrio entre as duas seleções é uma prova de que a IA funciona. Afinal o Brasil é pentacampeão mundial, já participou de 20 copas e esta é a quinta participação da Croácia. 

O problema é que nem todo clube tem recursos  para investir neste recurso e alguns treinadores não tomado a análise dos dados toma tempo O oftalmologista ressalta que clubes sem recursos para investir nesta ferramenta a solução são  exercícios que melhoram a habilidade dos olhos , inclusive de quem enxerga bem.  “Embora façam grande diferença em campo, não eliminam a necessidade de acompanhamento médico nem substituam os óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa”, salienta. 

Queiroz Neto afirma que para melhorar a visão de jogo é necessário ter boa visão periférica que permite ao jogador olhar para o gol e perceber a movimentação dos outros jogadores em campo simultaneamente. Esta habilidade, observa, é conquistada em uma sequência de exercícios visuais divididos em três etapas.” A primeira é bastante similar à leitura dinâmica. Consiste em fazer a leitura em um único golpe de vista de várias palavras impressas a alguns centímetros de distância. Deve ser repetido diariamente durante 45 dias ou até a leitura simultânea se tornar automática. “A segunda já é bastante conhecida pelos jogadores. São as embaixadinhas em que o craque chuta a bola sem deixar cair no chão ao mesmo tempo que olhar para o gol. 

A terceira, é o treino de cobrança de escanteio em que no momento do chute o jogador tem de girar a cabeça para o lado oposto e ler palavras escritas em uma tabuleta. 

O oftalmologista destaca que o reflexo rápido em campo permite antecipar jogadas e está relacionada à visão de contraste que fica comprometida quando a iluminação do estádio é inadequada ou quando o jogador precisa usar lentes com grau para corrigir miopia, hipermetropia ou astigmatismo. “O treino que melhora a visão de contraste e o reflexo consiste em identificar imagens semelhantes sobre um fundo de baixo contraste, fazendo a troca das imagens rapidamente”, pontua. 

Bola fora da rede significa falta de mira, ressalta. Para desenvolver a capacidade de foco o e treino é feito com o “teste do polegar”. “O exercício é simples e consiste em levar os dois braços para frente, na altura do ombro, e posicionar os polegares na vertical. Nesta posição o foco entre as unhas dos polegares deve ser alternado, notando se ocorrem falhas na fixação. Outra dica é que independentemente da idade, toda pessoa tem um olho dominante, ou seja, que enxerga melhor. No campo, saber qual é seu olho dominante pode fazer toda diferença em um chute ao gol. Isso porque, o jogador pode manter a visão deste olho desobstruída.

Para descobrir o olho dominante a dica de Queiroz Neto é estender os braços e formar um triângulo com os polegares e indicadores posicionando um objeto nesta janela, Em seguida fechar um olho de cada vez. O olho que mantiver o objeto alinhado na janela é o dominante e pode fazer a diferença em campo.

 

Boa Vista: 44% dos empresários acreditam em aumento nas vendas de Natal em 2022

Expectativa das empresas para a data é semelhante à do ano passado; apenas três em cada dez empresários devem contratar mais mão de obra

 

 

O otimismo para as vendas de Natal em 2022 atinge a maioria dos empresários, segundo pesquisa da Boa Vista. 44% das empresas entrevistadas creem em aumento das vendas para a data este ano, em relação ao ano passado. Já 31% estão pessimistas e acreditam em queda nas vendas, ao passo que os 25% restantes esperam vendas iguais. Em 2021, eram 41% os otimistas, 22% esperavam vendas iguais ao ano anterior e 37% esperavam vendas menores.

 

Para a maioria dos entrevistados (25%), as vendas de Natal e fim de ano representam de 5% a 10% do faturamento anual total. Para 23%, a representatividade é de 1% a 5%. Para 22%, mais de 15%; para 16%, de 10% a 15%, e por fim, para 14%, menos de 1%.

 

“Essa expectativa de alta nas vendas em relação ao último ano se deve muito ao fato de que a base de comparação (Natal de 2021) é mais fraca. Porém, a parcela de empresários que acredita numa queda das vendas também é considerável, uma vez que o Natal este ano sucede, não só a Black Friday, que foi mais fraca, como também a Copa do Mundo. Temos visto o consumidor mais cauteloso e menos confiante, além do fato de que a inadimplência das famílias e o comprometimento da renda estão em alta, o que pode colocar em xeque as vendas no período", afirma Flavio Calife, economista da Boa Vista.


 

Contratações e estratégias


O Natal de 2022 não deve promover uma grande abertura de vagas no mercado de trabalho. Isso porque apenas 31% dos empresários, cerca de três a cada dez, pretendem fazer novas contratações em função da data comemorativa. Entretanto, os números representam uma alta em relação a 2021, quando 21% dos entrevistados pretendiam contratar novos funcionários para o Natal.

 

Quanto às estratégias adotadas pelos empresários para aumentar as vendas nesse Natal, a aposta principal apontada pelos entrevistados será vender pelo seu site/ na internet. Em seguida, fazer campanhas/vendas nas redes sociais e em terceiro lugar, oferecer descontos.

 

 

Apesar da estratégia de vender online, a maioria dos empresários, 61%, crê que a maior parte das vendas serão realizadas em suas lojas físicas, enquanto 39% creem que serão pela internet. Para as empresas ouvidas pela Boa Vista, os setores que mais movimentarão a economia com as vendas de Natal e fim de ano serão: alimentos e bebidas, vestuários e calçados e eletrônicos.

 

Já os produtos mais procurados pelos consumidores para presentear alguém nesse Natal serão, na visão das empresas, os eletrônicos, com 29%. Para outros 25%, serão os produtos de vestuário e calçados. Produtos de telefonia vêm em terceiro lugar, para 17%. Brinquedos, para 12%; lazer e viagens/passeios, para 7%, perfumaria, 6%, e 4% acham que outros tipos de produtos serão os mais procurados.


 

Perspectiva de intenção de gastos


Quando questionados pela Boa Vista sobre a perspectiva de intenção de gastos dos consumidores no Natal de 2022, os empresários esperam que o valor gasto seja de, em média, R$ 275. 47% dos empresários acham que o consumidor vai gastar mais que no Natal do ano passado. 20%, acreditam que os gastos serão os mesmos, e 32% creem que o consumidor vai gastar menos no Natal de 2022.

 

Os meios de pagamento mais oferecidos aos consumidores pelos empresários neste Natal serão, nessa ordem: o Pix, o cartão de crédito, o dinheiro em espécie, cartão de débito e transferência bancária.

 

Busca por crédito para alavancar vendas

35% dos empresários dependerão do crédito para o desenvolvimento de ações que alavanquem as vendas neste Natal. 67% recorrerão às linhas de crédito de bancos, como ilustra o gráfico a seguir.

 


Metodologia

A pesquisa realizada pela Boa Vista foi baseada em um questionário estruturado, encaminhado via e-mail e aplicado entre cerca de 500 empresas. O índice de confiança é de 90% e a margem de erro é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos.

 

 

Boa Vista

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