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sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Professor de economia da IBS Americas acredita num crescimento em torno de 2% sobre as vendas de final de ano

O economista, Prof. Dr. Flávio Saraiva, que coordena o curso de Economia da IBS AMERICAS, a maior escola de internacional de negócios do Brasil, acredita que o novo governo, que chega com a posse do presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva, deve trazer boas perspectivas para alguns setores produtivos da sociedade brasileira.

Em sua opinião a transição até o início de 2023 pode ter momentos de turbulência que poderão ser amenizados na medida em que o governo eleito consiga definir seus apoios  no Congresso e os nomes de ministérios estratégicos como Economia, mas existem prognósticos de um “efeito Lula” sobre a bolsa de valores que incluem boas expectativas em setores que foram beneficiados nos outros governos de Lula. Esses setores estão  relacionados à provável ampliação de canais de crédito, como o de construção civil, educação, varejo e bancos.

O professor e economista lembra que “o setor educacional também foi historicamente beneficiado pelo Fies, que ajudou muito as empresas, aumentou a demanda pelos cursos universitários. Também se aposta em um aumento de concessão de crédito habitacional, como política de governo, principalmente para a população de baixa renda, o que deve favorecer construtoras desse segmento”, comenta Saraiva.  Outro setor da economia que pode ganhar fôlego, impulsionado pelo aumento de crédito, seria o de consumo de varejo, beneficiando, por exemplo,  grandes empresas nacionais do ramo como Renner, Magalu  e Via Varejo.

Flávio Saraiva não é apenas otimista. Para ele “se existem pontos que o mercado vê com otimismo, também existem pontos que despertam preocupações, sobretudo a gestão de empresas estratégicas como Petrobras e Banco do Brasil e ainda as negociações sobre a PEC de transição, que pode aumentar ou diminuir as incertezas sobre a situação fiscal. Além disso, o governo terá forte oposição e cobrança da sociedade brasileira”, lembra ele.

Com relação ao final de 2022, Saraiva comenta que devemos ter um crescimento de vendas de natal por volta de 2% e criação de mais vagas para funcionários temporários do que nos últimos anos.

 

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