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terça-feira, 20 de setembro de 2022

Formação socioemocional: como aliar competências cognitivas com o desenvolvimento emocional e cidadão do aluno

Gardinalle Bezerra de Souza, orientadora educacional no Colégio Master, explica a importância de trabalhar essa abordagem para a formação plural e a melhora do rendimento escolar



Desde 2020, a formação de competências socioemocionais está normatizada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tornando sua abordagem obrigatória nos planos pedagógicos escolares de todo país. Para Gardinalle Bezerra de Souza, psicóloga e orientadora educacional do Ensino Médio do Colégio Master, de Fortaleza (CE), trabalhar habilidades como comunicação, empatia, proatividade, afetividade e sinergia é fundamental desde o início do letramento.

 

“A esfera emocional está diretamente relacionada ao aprendizado de competências cognitivas, isto é, as disciplinas do dia a dia como língua portuguesa e matemática”, defende a orientadora educacional. “Assim, observamos que a saúde mental influencia muito no rendimento em sala de aula, afetando atenção, absorção do conteúdo, entre outros fatores”. 

 

Assim, a relação entre dimensões emocionais, sociais e cognitivas deve ser contemplada no projeto pedagógico das escolas, de forma transversal, ou seja, percorrendo todos os níveis de ensino. “O Colégio Master elaborou uma matriz própria para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, de forma a reforçar um olhar contínuo em sala de aula e construir espaços de atividade e interação entre crianças e jovens, propiciando situações de uso dessas habilidades”, explica Silvina Moreno, Diretora de Ensino da instituição.

 

A educadora enfatiza que cartilhas e materiais, mesmo possuindo seu valor didático, não fomentam por si o desenvolvimento dessas competências sociais, que devem ser formadas em uso. “Não se aprende a trabalhar em equipe sem a demanda de trabalho com um grupo de pessoas ou a ser proativo sem ter uma demanda dessa iniciativa”, afirma.

 

Portanto, o Colégio Master realiza ações específicas para cada faixa etária, visando essa formação. Na Educação Infantil, por exemplo, o “Baú dos Sentimentos” e o “Lidando com as diferenças” são exemplos de projetos e vivências com enfoque na fala e escuta. “Aprender a identificar os próprios sentimentos e acolher o dos outros, lidando com eles, faz parte de um processo de autoconhecimento que percorre todo o período de formação, desde a primeira infância, que será essencial para a escolha profissional a convivência saudável, até as fases posteriores”, complementa a diretora.

 

Segundo Souza, a promoção de projetos, palestras, rodas de conversa e atendimentos individuais que abordem essas potencialidades e os desafios do cotidiano com os corpos discente e docente são práticas necessárias que fortalecem essa abordagem. Ela enfatiza que essas iniciativas devem, acima de tudo, acolher e proporcionar um espaço de fala e escuta, sobretudo aos jovens, apresentando a escola como uma rede de apoio.

 

Nesse contexto, para garantir esses encaminhamentos, as instituições devem prezar pela formação continuada de profissionais, promovendo encontros e interações entre educadores, coordenadores, mantenedores e demais envolvidos. Além disso, informar os professores a respeito das particularidades de cada aluno e suas demandas específicas é essencial, visto que esse participa ativamente do cotidiano dos estudantes. Os educadores presentes em sala de aula são os principais responsáveis por acolher e auxiliar seus educandos.

 

“Todas essas ações terão impacto direto no desempenho escolar e nas relações sociais. Esse retorno mostra-se perceptível, sobretudo, na época dos vestibulares, momento estressante e desafiador no qual a estruturação de uma base emocional sólida e o acolhimento por parte da instituição é essencial para o sucesso”, conclui a psicóloga Gardinalle.

 

Colégio Master

https://www.colmaster.com.br/


Tempo em troca de dinheiro: até onde esse modelo de trabalho será sustentável?

Em uma breve conversa com nossos pais ou avós, notamos que a estabilidade em seus empregos, com a possibilidade de efetivação a cargos cada vez mais relevantes, era um dos maiores sonhos de todo profissional. Por muitos anos, essa premissa social era fortemente permeada no mercado, em um modelo pautado pelas horas de trabalho em troca de uma remuneração adequada para tal serviço. Mas hoje, após muitas mudanças e questionamentos colocados à mesa, especialmente pelas novas gerações, esse sistema já não se mostra sustentável, abrindo portas para soluções mais saudáveis às classes, que se não forem logo adaptadas pelas empresas, poderão levar à falência muitos negócios ao redor do mundo.

Por muitos anos, a lógica profissional aplicada no mercado era determinada pela ascensão de cargos em uma linha racional, recompensando os empregados por seus trabalhos prestados com remunerações crescentes conforme seu crescimento na companhia. Um processo seguro, determinado e estável, que deixou de ser predominante em vista das novas demandas e exigências do mercado.

A percepção de receber uma quantia justa frente a seus esforços se tornou alvo de questionamento perante as novas gerações, em vista de novos fatores que ganharam relevância e maior importância, como critérios de seletividade nos processos seletivos. Muito mais do que ter um emprego registrado com um plano de carreira, as novas relações de trabalho estão se baseando, cada vez mais, no propósito dos serviços ofertados pelas empresas — e, acima de tudo, o quanto essas características estão alinhadas aos ideais e projetos buscados por cada profissional.

Antes da pandemia, a tolerância sobre tais aspectos mais tradicionais era elevada, sem espaço para dúvidas sobre seus benefícios. Mas hoje, após intensas mudanças nas relações de trabalho intensificadas ao longo do isolamento social, este modelo dificilmente continuará existindo por muito tempo — dando espaço para propostas mais flexíveis que já podem ser vistas ao redor do mundo. Dentre tantos exemplos, o home office é um dos mais nítidos e significativos, viabilizando uma opção remota de trabalho que, há poucos anos, era inimaginável por muitos empresários.

Com a proposta de muitas empresas para a volta ao presencial, inclusive, diversos profissionais já se declararam completamente contra tal mudança, afirmando até mesmo a busca por oportunidades que tragam essa possibilidade do trabalho à distância, junto com outras vantagens que proporcionem uma melhor qualidade de vida. Segundo uma pesquisa realizada pela página Festa da Firma, 85% dos profissionais gostariam que seus empregadores provessem mais iniciativas voltadas para a melhoria da saúde mental, uma vez que 67% declaram que sofreram sérios prejuízos nesse quesito em seus ambientes de trabalho.

Como solução para este cenário, muitos países europeus estão ofertando contratos de trabalho temporários para evitar jornadas extensas e desgastantes, enquanto, no Brasil, esse modelo ainda é encarado com maus-olhados por muitas organizações. Em complemento a essas variações trabalhistas, a oferta de benefícios flexíveis também deverá ser explorada mais a fundo.

Ao invés de serem disponibilizados via uma gama de opções predefinidas, muitas companhias já os dispõem por meio de uma quantia financeira em um cartão de crédito, dando ao empregado o poder de escolha para definir como e quando deseja gastar este valor. Para as empresas, essa opção se torna muito mais benéfica economicamente, uma vez que será dispensada de altas tributações que costumam incidir quando concedidos via depósito na conta dos profissionais.

É difícil determinar com precisão até quando o modelo de trabalho visto hoje continuará sendo exercido. Mas, algo é certo: conforme novas gerações forem dominando o mercado, a tolerância sobre jornadas mais tradicionais será cada vez menor — perdendo força para contratações mais dinâmicas e alinhadas a propósitos sociais, como a crescente onda do ESG em inúmeras empresas. Nesse cenário, o empreendedorismo poderá ganhar cada vez mais destaque, como alternativa de carreira perante estes profissionais mais questionadores.

O tempo em troca de dinheiro, certamente, não será o modelo predominante na grande maioria dos países. Em seu lugar, novos projetos sob demanda poderão emergir, com empregados cada vez mais especializados em seus segmentos de interesse e com políticas sociais bem mais definidas. Neste momento de questionamento intenso, cabe às empresas se atentarem a essas novas demandas e se adequarem, de forma que não se percam e fiquem estagnadas perante seus concorrentes.

 

 

Fernando Poziomczyk - sócio da Wide, consultoria boutique de recrutamento e seleção.

 

Wide

https://wide.works/

 

Feriado prolongado na China pode impactar ações de exportação e importação no Brasil

Divulgação
De 1º a 7 de outubro, comércio, escolas e demais ramos de serviços e fabricação de produtos, fecham suas portas para a comemoração da fundação do país 

 

A Golden Week ou Semana Dourada é um período considerado feriado nacional na China, onde acontecem comemorações durante os dias 1º e 7 de outubro, para celebrar a fundação da República Popular da China. Durante os dias citados, lojas, empresas, escolas e demais ramos de serviços, vendas e fabricação de produtos, fecham suas portas.

A primeira Golden Week foi criada pelo governo chinês em outubro de 1999 para comemorar a fundação da República Popular da China com o objetivo de expandir o turismo doméstico, permitindo reuniões familiares de longa distância e melhorando o padrão de vida nacional.

Além das festividades, que marcam toda a China, o período é marcado no Comércio internacional por cancelamento e atraso de viagens (marítimas e aéreas) e parte de companhias de transporte, responsáveis por fretes marítimo e aéreo. Os impactos logísticos para envio e recebimento de carga acontecem não somente durante a Semana Dourada, mas também aos dias que antecedem e procedem o período.

A especialista em comércio exterior e logística, Cristiane Fais, fala sobre o período e as principais recomendações para empresas que trabalham com comércio internacional: “Recomendamos adiantar ou atrasar seus embarques e movimentações neste período. É fundamental avaliar os riscos e as oportunidades e criar um planejamento logístico para evitar prejuízos, atrasos e perdas”, comenta a especialista

Cristiane comenta em detalhes como funciona as suspensões das operações: “Os serviços marítimos da Ásia para a costa brasileira terão omissão de saída da origem durante a semana de feriado. Já no modal aéreo, toda a operação será paralisada, mas as cargas já liberadas embarcam conforme programação”, explica.

O planejamento logístico nessa época é fundamental, evitando risco de atraso, pagamentos e transtornos burocráticos. Uma ação que premedita transtornos é a assessoria aduaneira e de logística e estar alinhado com as regras de exportação e importação.

 

Accrom

https://www.accrom.com.br

telefone (16) 3877-7428

 

ARTESP AMPLIA AÇÕES DA OPERAÇÃO CORTA-FOGO PARA PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS

Mensagens de alerta serão colocadas também nas cancelas das praças de pedágio para reforçar a campanha

 

A ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo e as 20 concessionárias que integram o Programa de Concessões Rodoviárias intensificam as ações da campanha de combate a queimadas nas rodovias concedidas durante a Operação Corta-Fogo. O Programa Estadual de Prevenção e Combate às Queimadas é coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA). A partir desta segunda-feira (19), as cancelas das praças de pedágio dos 11,1 mil km de rodovias paulistas trarão mensagens que visam reforçar a importância de ações preventivas educativas. Os conteúdos mostrados nas peças são: 

“Responsabilidade Ambiental: Não jogue bituca na rodovia”

“Responsabilidade Ambiental: Não faça fogo na mata”

“Responsabilidade Ambiental: Não solte balão”

 

As ações de conscientização ocorrem de junho a outubro, durante a fase vermelha da campanha por conta do aumento do número de focos de incêndio. Além de deteriorar a vegetação no entorno das vias, os incêndios atrapalham a visão do motorista e podem gerar acidentes. De acordo levantamento da ARTESP, em 2021, foram registradas 8.174 ocorrências de queimadas. De janeiro a agosto de 2022 foram registrados 4.663 incêndios às margens das rodovias concedidas - no mesmo período do ano passado foram 6.338. 

Além das mensagens nas cancelas das praças de pedágio, a campanha contempla também a veiculação de orientação sobre o tema nos Painéis de Mensagem Variável (PMVs), distribuição de informativos nas praças de pedágio e postos SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) e posts nas redes sociais.  

“As praças de pedágio são pontos de grande visibilidade, por isso é importante veicular as mensagens educativas nestes locais. As ações visam minimizar os impactos ambientais e acidentes em função dos incêndios que atingem o entorno das rodovias neste período do ano”, afirma Milton Persoli, diretor geral da ARTESP. 

 

Queimadas

As principais causas de incêndios que atingem a vegetação no entorno da rodovia são:  

·         Pontas de cigarro: em contato com a vegetação seca, as “bitucas” acesas servem de ignição para iniciar um incêndio.  

·         Balões: apesar de soltar balão ser crime ambiental, há aumento desta prática nesta época do ano, que causa danos às áreas verdes e as regiões urbanas.  

·         Queima de lixo, fogueiras ou a utilização de fogo para limpeza de terrenos ou fins agrícolas, de forma não autorizada. Nas faixas de domínio das rodovias, boa parte dos focos é provocada pela própria população vizinha à estrada, principalmente nas áreas mais próximas aos aglomerados urbanos. 

 

Dicas de segurança

Ao se deparar com um incêndio florestal ou queimadas na rodovia, o condutor deve tomar os seguintes cuidados:  

·         Fechar os vidros do veículo; 

·         Trafegar com farol baixo aceso; 

·         Não se aproximar da ocorrência; 

·         Não parar na faixa de rolamento;

·         Manter distância segura do veículo da frente; 

·         Não ligar o pisca-alerta com o veículo em movimento; 

 

Para que este crime seja combatido, é essencial a participação da população por meio de denúncias, que podem ser feitas pelos telefones 190 (Polícia Militar) ou 181 (Disque-Denúncia). 

 


A Operação Corta-Fogo 


Em 2010, o estado de São Paulo instituiu o Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, que visa, dentre outras ações, diminuir os focos de incêndio no estado e estimular o desenvolvimento de alternativas ao uso do fogo. Esse sistema, chamado de Operação Corta-Fogo, é composto por diversos órgãos e desenvolve uma série de atividades de forma permanente, de acordo com as necessidades e priorizações que cada período exige, dentro de um cronograma ao longo do ano. Elas são as chamadas fases verde, amarela e vermelha: 

 

Verde: janeiro a março / novembro e dezembro - No início do ano são definidas as medidas de prevenção e preparação. No final do ano é realizada a avaliação da temporada. 

 

Amarela: abril e maio - Foco nas ações preventivas e preparação para enfrentar os incêndios florestais, com treinamento, capacitação, elaboração e revisão de planos preventivos e de contingência.

 

Vermelha: junho a outubro - Ações efetivas de combate ao fogo e fiscalização preventiva, além da intensificação das estratégias de comunicação e campanhas de prevenção.   

Fazem parte da operação os seguintes órgãos estaduais: Coordenadoria Estadual de Proteção Defesa Civil (CEPDEC); Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e Cetesb. O sistema é coordenado pela SIMA, por intermédio da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB), além de eventuais parcerias com as prefeituras municipais.


Guerra na Ucrânia: o que está por trás do fechamento do gás para Europa?

Especialista em Direito Internacional conta quais as possíveis intenções da Rússia e os impactos esperados em todo o mundo 

 

Nas últimas semanas, a Rússia anunciou a parada completa do fornecimento de gás para Europa, com o fechamento do gasoduto Nord Stream 2, que leva gás natural desde 2011, dobrando a capacidade anual da linha Nord Stream para 110 bilhões de metros cúbicos e passando pela Alemanha e Mar Báltico. Com isso, espera-se que os outros países retirem as restrições feitas após a invasão da Ucrânia. Mas será que é só isso?

Para Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, fundador da Toledo e Associados e sócio do LeeToledo PLLC, escritório de advocacia internacional com unidades no Brasil e nos Estados Unidos, é preciso olhar de maneira mais ampla para o cenário.

“Particularmente, eu acho que é um ato impensado da Rússia, porque nós ainda estamos no verão. Vamos supor que a Rússia quisesse realmente pressionar para fazer a retirada das restrições, seja lá pela razão que for… Eles vão fazer isso ainda no verão? E ainda tem o outono, para depois o inverno. Então, o que eles querem? A retirada das restrições agora? Por que agora? Se fosse realmente usado como moeda de troca pelo desespero, eles esperariam pelo menos o outono até o inverno. O clima vai estar bem mais frio e os europeus vão sentir mais, realmente, e seria uma pressão maior para retirada das restrições”, aponta.

Mas outra questão que as pessoas não estão comentando é que foi publicado pela União Europeia que muitos dos países já estão com mais de 80% do estoque de gases suficientes para passar o inverno inteiro, e aqueles que não estão já possuem contatos com outros países para fornecimento de gás no estado gasoso (os Estados Unidos estão mandando muitos navios e cargas de gás em estado líquido). “Então, por que a Rússia está fazendo isso agora? É falta de estratégia ou desespero? Porque neste momento não vai gerar caos, não vai gerar calamidade, nem nada… A não ser que eles tenham a intenção de ter outra reação ou conflito em algum desses países que são fornecedores de gás. Pode ser uma estratégia mal pensada ou pode ser uma estratégia de conflito em outro lugar”, alerta.

Vale lembrar que as sanções impostas à Rússia por conta do conflito vêm de governos dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Japão e membros da União Europeia (UE), incluindo uma série de medidas que afetaram os meios de transporte, as transações financeiras e a distribuição de combustíveis e alimentos. Essas restrições vão desde a exclusão de bancos russos do Swift (sistema global de pagamentos) até aquelas que envolvem a família de Vladimir Putin.

Os cortes impostos pela Rússia, no entanto, podem gerar impactos em todo o mundo. “Toda vez que a gente enxerga uma estratégia de crise, há possibilidade de ganho, seja em investimento em alguns assets, seja algum tipo de previsão que possa fazer e já possa realizar algum estoque para se proteger ou ainda evitar uma alta de preços - porque, sem dúvida, se isso se solidificar no final do outono e começo do inverno, teremos uma alta dos preços de gás em vários lugares, principalmente na Europa”, completa o especialista.

Isso porque a soma de cortes de fornecimento, sanções e conflitos diplomáticos podem instaurar uma verdadeira crise energética nos países europeus. 

 

 

Daniel Toledo - advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em Direito Internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante e sócio da LeeToledo PLLC. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br. Toledo também possui um canal no YouTube com mais 162 mil seguidores https://www.youtube.com/danieltoledoeassociados com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente. Ele também é membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB Santos e professor honorário da Universidade Oxford - Reino Unido

  

Toledo e Advogados Associados

http://www.toledoeassociados.com.br 


Rio de Janeiro tem 6 mil vagas para jovens de baixa renda

 Instituto PROA abre nova turma para janeiro de 2023, com inscrições até dezembro 

 

O Instituto PROA tem mudado a vida dos jovens do Rio de Janeiro. Já foram mais de 12 mil vagas preenchidas, onde cada um está podendo traçar um novo futuro. Pensando nas oportunidades de conectar esses jovens no mercado de trabalho em 2023, o PROA abre a próxima turma para janeiro, com 6 mil vagas disponíveis. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 12 de dezembro no site https://www.proa.org.br/


Para participar é preciso ter entre 17 e 22 anos, estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública e morar no Estado do Rio de Janeiro.
Na Plataforma PROA, os jovens que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas e que buscam seu primeiro emprego têm acesso gratuito a 100 horas de aulas com orientação e apoio
de tutores em encontros semanais ao vivo, às quartas ou quintas-feiras, no melhor horário para o aluno.

 “Conheci o PROA em um noticiário na TV e fiz minha inscrição. Concluí o curso em outubro de 2021, onde logo após a formatura fui direcionado a me candidatar em diversas empresas. Estou muito feliz, pois através do PROA consegui uma vaga na empresa Baker Hughes. Agradeço por me orientaram em um momento importante na minha vida, pois sei o quanto é difícil para os jovens entrarem no mercado de trabalho”, Marcos Paulo, ex-PROANE. 

A Plataforma PROA oferece módulos de Autoconhecimento (20 horas), Planejamento de Carreira (20 horas), Projeto Profissional (20 horas), Raciocínio Lógico (20 horas), Comunicação (20 horas). Ao final, os alunos que concluírem estarão aptos para participarem de processos seletivos para vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego. Todos recebem certificado de conclusão emitido pelo PROA e têm acesso a vagas de emprego disponíveis no mercado. 

E para os alunos que preferem estudar presencialmente, há um espaço do Instituto PROA e P&G exclusivo, onde podem utilizar computadores para realizar as atividades da Plataforma e tirar dúvidas direto com um monitor. A sala fica na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio e conta com 20 computadores, com acesso à internet. A sala funciona de segunda a sexta, das 10h às 17h. 

Além da trilha básica do curso, o PROA oferece cinco trilhas técnicas patrocinadas por diferentes empresas, onde os alunos podem aprender Análise de Dados (patrocinado pelo iFood), Varejo (Via - Fundação Casas Bahia), Administração (P&G), Logística (P&G), UX Design (Accenture) e Promoção de Marcas (BRF). 

“O projeto impactou positivamente a minha vida em diversas áreas, principalmente no meu desenvolvimento pessoal e profissional. Pude ver claramente uma evolução no meu cotidiano. Graças ao programa consegui a minha primeira vaga de emprego, na empresa Heineken, onde, por coincidência, pude encontrar mais dois jovens que cursaram o PROA e também foram contratados. Acredito que tudo que me foi passado durante o curso poderei levar para o mercado de trabalho, desde tópicos simples, como o dresscode, até assuntos mais complexos, como a utilização de programas como o Excel. Acho muito bonito toda a finalidade do programa e acredito que o seu maior legado para os jovens seja a oportunidade, não apenas de desenvolvimento em diversas áreas, mas também de seu acesso ao conteúdo de qualidade que é passado e a vagas de emprego que são disponibilizadas”, diz Patrícia, ex-PROANE.

“Seguimos confiantes na parceria Instituto PROA, P&G, o CODIN e a SEDEERI para promover a inclusão produtiva do jovem fluminense no mercado de trabalho. O objetivo é trazer cada vez mais soluções para os jovens do Estado do Rio”, afirma o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico participa ajudando a inserir os jovens formados no mercado de trabalho. 

"Para nós é muito importante ter essa iniciativa em nosso estado. Gerar emprego e renda é a prioridade do governador Cláudio Castro. Daí a importância de aumentar a empregabilidade. Queremos capacitar cada vez mais jovens e trazer competitividade ao mercado de trabalho fluminense", explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Cássio Coelho.  

A iniciativa conta com a parceria da Procter&Gamble (P&G), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais (SEDEERI) e da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN RJ). 

“Nosso objetivo com a parceria com o PROA é fomentar o mercado de trabalho para os jovens, promovendo a inclusão produtiva. Centenas de jovens serão conduzidos às vagas em empresas parceiras do PROA em municípios do Estado e na própria P&G”, finaliza André Felicíssimo, presidente da P&G no Brasil.


Inscrições e informações: 
http://www.proa.org.br

 

 

Serviço:

- Ter entre 17 e 22 anos;

- Morar no Estado do Rio de Janeiro;

- Estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública.

Inscrições: 19 de setembro a 12 de dezembro

Início das aulas: 16 de janeiro de 2023

As inscrições podem ser feitas pelo site: http://www.proa.org.br

 

EB-2 NIW pode ser uma solução para aqueles que desejam imigrar para os Estado Unidos

A advogada explicita que se o interessado preencher os requisitos para o visto, o processo é extremamente simples

 

Morar nos Estados Unidos é o sonho de muitos brasileiros, e isso é possível com o visto EB-2 NIW (National Interest Waiver), um dos mais desejados pelos graduados, por dispensar a necessidade de ter uma oferta de trabalho válida em solo americano.

Para Kris Lee, sócia administradora e advogada no escritório de advocacia Lee Toledo PLLC, com mais de 30 anos de prática jurídica, as políticas de imigração adotadas pela atual administração trazem vários benefícios para os Estados Unidos para aqueles que desejam morar no país. “A administração de Biden tem militado pela imigração legalizada, especialmente em áreas que há expansão industrial. Os setores que mais necessitam de mão de obra no país são infraestrutura, meio ambiente onde há várias oportunidades para que estrangeiros solicitarem o visto EB-2 NIW”, segundo ela.

A advogada explicita que se o interessado preencher os requisitos para o visto, o processo é extremamente simples, mas alerta para consultores que apoiam este tipo de solicitação. “Se você puder basear-se nas habilidades educacionais e na sua formação, esta é uma ótima oportunidade para imigrar para os Estados Unidos. Mas é relevante lembrar que é extremamente importante o acompanhamento por um advogado especializado em Direito Internacional, e não consultores que alegam ser experts”, ela aponta.

De acordo com a Kris Lee, existe uma escassez de trabalhadores no mercado americano, o que faz com que as políticas de imigração se tornem ainda mais flexíveis. “Atualmente, o país tem uma população envelhecendo e uma taxa de natalidade em queda. Isso traz consequências negativas para o mercado de trabalho, fazendo com que o resto do mundo se torne uma boa fonte de mão de obra”, lamenta.

Para a sócia da Lee Toledo, desenvolver um plano de negócio detalhado pode trazer benefícios para o requerente. “É basicamente um roteiro, descrevendo como você pretende contribuir para o desenvolvimento da economia dos Estados Unidos, se é abrindo uma empresa ou compartilhando suas habilidades e seu conhecimento. Apresentar um histórico financeiro e projeções é essencial para um plano de negócio ser robusto e com informações relevantes para o consulado”, relata.

De acordo com o conhecimento de Kris Lee, qualquer brasileiro que possua os requisitos necessários pode buscar uma oportunidade de emprego nos Estado Unidos por meio de plataformas online. “Em qualquer ramo, existem oportunidades em site especializados em oportunidades de emprego, como Likedin ou qualquer outra fonte de contratação que as empresas utilizem”, conclui. 

 

Kris Lee - Sócia administradora e advogada nos Estados Unidos no escritório de advocacia Lee Toledo, licenciado nos Estados Unidos, no Distrito de Columbia e no Estado de Nova Iorque. Com mais de 30 anos de experiencia jurídica, Kris especializou-se em assessoria e na representação perante USCIS e em lidar com questões legais de clientes perante outras agências governamentais e tribunais federais. 

 

Lee Toledo.

https://leetoledolaw.com/


TST orienta sobre direitos e limites de empregadores e empregados no período eleitoral

Conteúdo especial já está disponível nos canais de comunicação da instituição 

 

As relações de trabalho também são impactadas pelo processo eleitoral. Um conjunto de dispositivos legais asseguram direitos e estabelecem deveres e limites a condutas de empregados e empregadores durante esse período. Conhecê-los pode fazer a diferença no enfrentamento de práticas ilegais e no fortalecimento da democracia. 

Por isso, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) iniciou a divulgação de uma série de conteúdos sobre esse tema. A produção é uma iniciativa da Coordenadoria de Rádio e TV e da Coordenadoria de Editoria e Imprensa da Secretaria de Comunicação Social do TST. 

Justiça e Trabalho

Entre os conteúdos está uma série de reportagens do programa Trabalho e Justiça. São três episódios que abordam: o que configura o assédio eleitoral e quais medidas podem ser adotadas para evitar esse tipo de situação no ambiente de trabalho; o que a legislação trabalhista estabelece para os empregados celetistas que são candidatos; e quais são os direitos de empregados que precisam se ausentar do serviço para votar e o que a legislação garante aos que trabalham como mesários.

A produção ouviu desembargadores e magistrados do Trabalho e procuradores do Ministério Público do Trabalho. O programa Trabalho e Justiça está disponível no Spotify, no Anchor e na Apple Podcasts

Redes sociais 

O que é permitido e o que é vedado no ambiente de trabalho relacionado às eleições é o tema da série “Trabalho e eleição: isso pode?”, publicada nas redes sociais do TST. As postagens trazem um conjunto de perguntas e respostas formuladas a partir de questionamentos e tópicos indicados por internautas. 

 


O material conta com a consultoria do juiz Hilmar Raposo Filho, membro da Coordenação de Fiscalização da Propaganda Eleitoral.

 

TST

 Instagram 

Facebook 


76% dos brasileiros acreditam que seja papel das marcas e empresas apoiar a diversidade, revela pesquisa apresentada no último dia da Semana ABIHPEC de Mercado

 Movimentos de autoaceitação, inclusão e a necessidade de quebrar tabus devem impulsionar cada vez mais transformações no setor de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos; tema foi debatido por institutos de pesquisas e players do mercado no último dia da Semana ABIHPEC de Mercado

 

A Semana ABIHPEC de Mercado 2022 chegou ao seu último dia (16) com um saldo extremamente positivo pelas reflexões que proporcionou à audiência. O evento, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, abordou durante cinco dias, temas de impacto na indústria de HPPC. Trouxe especialistas para apresentar um profundo panorama global do consumo, tendências tecnológicas e de inovação, novos olhares para sustentabilidade, movimentos sociais, com destaque à promoção de inclusão e diversidade. 

Nesse último dia do evento, Claudio Viggiani, presidente do Instituto ABIHPEC, falou sobre os projetos de incentivo à capacitação profissional em serviços relacionados à beleza, de pessoas em situação de vulnerabilidade social, com a realização de oficinas de formação. Também exaltou o “De Bem Com Você -- a Beleza contra o câncer”, programa de estímulo à autoestima de mulheres em tratamento oncológico; além da valorização do empreendedor negro, por meio do projeto Beleza Negra que oferece capacitação em gestão e em serviços de beleza.  

O setor de HPPC vive em constante transformação e um dos impulsos é a diversidade, hoje um movimento que está levantando questionamentos da sociedade em relação aos padrões estéticos de beleza retratada, questionamento feito principalmente pela geração mais jovem, que faz com que as marcas reflitam sobre os conceitos de produtos e traduzindo em campanhas de marketing essa nova realidade, mais inclusiva, pautada na diversidade. 

Em um levantamento apresentado por Amanda Caridad, analista da Mintel, em pesquisa realizada pelo instituto com mulheres jovens de 16 a 24 anos, 47% afirmaram que a promoção da igualdade (raça, gênero) é um indicador importante de uma marca ética. “A demanda por uma beleza inclusiva é uma medida mandatória e as marcas precisam dar atenção a isso”, afirmou Amanda. 

O movimento de autoaceitação pelo qual o consumidor vem passando em relação à vários aspectos como cor da pele, textura do cabelo, marcas de expressão da idade e identidade de gênero, é considerado um grande impulsionador de inovação para o setor de HPPC. Mesmo que a indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos seja considerada uma das pioneiras na abordagem dessas pautas e na promoção de mudanças, ainda há um forte apelo de consumidores, para que elas sejam ainda mais inclusivas. 

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, 76% dos brasileiros acreditam que seja papel das marcas e empresas apoiar a diversidade. Nos dados apresentados por Renato Meirelles, presidente da empresa de pesquisa, 52% da população brasileira afirma se sentir ofendida quando comerciais apresentam homens e mulheres no padrão hegemônico de beleza. 

No encerramento da Semana ABIHPEC de Mercado, Karla Brandão, diretora de Gestão, Comunicação e Marketing da ABIHPEC mediou um bate-papo com Regiane Bueno, vice-presidente de Marketing da Coty, e Denise Coutinho, diretora de Marketing da Natura. As executivas refletiram acerca da importância dos temas de diversidade e inclusão e falaram sobre ações afirmativas realizadas pelas respectivas empresas. 

Regiane Bueno disse que está na mão das marcas a chance de promover a quebra de tabus existentes na sociedade. Um deles, mencionado por ela, é o olhar baseado na crença de que o homem não pode ser vaidoso e cuidar de si. O convite à reflexão tem levado homens a se abrirem para a possibilidade de experimentar o uso de esmaltes, por exemplo, como mostrou a pesquisa da Mintel, em que 31% dos homens afirmaram fazer as unhas para ocasiões especiais. 

Denise Coutinho destacou que é preciso valorizar a beleza presente em suas diferentes formas e idades e comentou sobre a importância do combate ao etarismo por meio de campanhas e ações que provoquem a reflexão e a conscientização, dando como exemplo, campanha recente lançada com o mote #MinhaIdadeNãoMeDefine 

 

Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos  - ABIHPEC

 

Como se proteger de golpes ao comprar ingressos online

Especialista da Even3, plataforma intuitiva para a organização de eventos, traz dicas para tornar operação mais segura 


As vendas para o Lollapalooza 2023 já começaram, e levando em consideração as notícias referentes à aquisição de ingressos falsos, frequentemente relatadas durante a ocorrência destes eventos, sabemos que precisamos tomar cuidado com os golpes na hora de efetuar uma compra de ingressos online. Essa não é uma situação incomum e nem restrita ao universo do entretenimento. Qualquer evento que movimenta público pode entrar na mira de golpistas, que atuam com fraudes e ingressos falsos, trazendo prejuízo para o consumidor e para a cadeia produtiva de eventos.


"Com a crescente reabertura do mercado de eventos, também devemos ver rapidamente a intensificação de golpes relacionados à compra de ingressos", alerta Leandro Reinaux, CEO da Even3, startup que oferece uma plataforma intuitiva para a organização de eventos.


Pensando nisso, Leandro traz algumas dicas para organizadores de eventos ajudarem a evitar esses golpes e assim proteger seu público. Confira:



Redes sociais podem ser aliadas

As redes sociais são importantes ferramentas para divulgação de eventos e sua comunicação com o público, mas também podem ser usadas para monitorar movimentações suspeitas. “As redes sociais aproximam o organizador do seu público e podem ser grandes aliadas para monitorar o comportamento dos usuários e identificar casos suspeitos de pessoas que estejam divulgando a venda de ingressos com muita constância”, explica Leandro.


Plataforma segura para as vendas

Escolher uma plataforma robusta e confiável para a venda dos ingressos também é essencial. Além de oferecer segurança e agilidade na gestão do evento, isso aumenta a credibilidade perante os participantes. “Boas plataformas ajudam a evitar fraudes, monitorando os ingressos vendidos e realizando uma análise de segurança contra falsificações”, explica o especialista.


Limite quantidade e transferência de titularidade

Ao limitar o número de ingressos que cada pessoa pode comprar, você inibe as má intencionadas que costumam comprar grandes lotes para revender ilegalmente. Outra dica válida é limitar a quantidade de vezes que o comprador pode transferir a titularidade do ingresso ou inscrição do evento para uma única

vez e encerrar essa possibilidade um dia antes do evento.

"É muito comum fraudadores se aproveitarem da correria da véspera do evento para aplicar golpes, inclusive revendendo o mesmo ingresso mais de uma vez ou solicitando reembolso depois de transferir a titularidade. Inclusive, para evitar possíveis problemas e desentendimentos com seu público, uma comunicação clara de sua política de cancelamento e reembolso desde o início é essencial", recomenda Leandro.

Empresa de tecnologia abre novas vagas gratuitas para formação de consultores SAP

Vagas são exclusivas para moradores do Grande ABC, e os alunos que se destacarem poderão ser recrutados para o time da ALFA Sistemas 

 

Ter acesso a oportunidades é o que faz a diferença em qualquer jornada profissional. Partindo deste princípio, a ALFA Sistemas, uma das maiores parceiras da SAP no Brasil, está ofertando 20 vagas gratuitas para moradores do grande ABC que queiram atuar na área de tecnologia. A 3ª Academia SAP visa formar consultores do ecossistema SAP, empresa multinacional alemã, líder mundial no mercado de softwares de gestão. As inscrições deverão ser feitas até o dia 7 de outubro, e estão disponíveis no site: https://alfaerp.com.br/curso-sap-business-one/

As aulas, que serão em formato presencial, terão início em outubro, com uma carga horária de 80 horas no total. Os treinamentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, na sede da empresa em São Caetano do Sul. O cronograma completo será divulgado no site da inscrição. No curso, os estudantes terão acesso a apostilas digitais com conteúdos atualizados, acesso ao E-learning SAP Business One e, além disso, aprenderão a como usar o sistema de gestão e realizar todas as operações necessárias para controlar uma empresa; habilitar e configurar o software; além de explorar todos os recursos para gestão completa de uma empresa, incluindo as áreas contábil, fiscal, custos, finanças, compras, vendas, logística, entre outras.

Para participar, é preciso morar em uma das cidades do ABC e ter mais de 22 anos. Os candidatos podem ser estudantes e graduados em Ciências Contábeis, Administração ou Finanças com no mínimo três anos de experiência profissional. Ao término, os participantes que se destacarem terão a oportunidade de serem recrutados para o time de colaboradores da ALFA para ocuparem o cargo de consultor SAP júnior – cujo o salário inicial será de R$ 3.360,00 – bem como receber a indicação para clientes e parceiros do ecossistema. Atualmente, o ERP SAP Business One é utilizado por 7,5 mil empresas no Brasil, o que é uma cifra respeitável em um universo de 75 mil clientes em todo o mundo.

Desta vez, a Academia ALFA, que chega em sua terceira edição, contará com o apoio de empresas parceiras. Dentre eles, estão o Grupo Skill, parceiro SSP da SAP, que reúne expertise em tecnologia e inteligência financeira, contábil, fiscal e trabalhista; a Invent, a primeira one stop shop de soluções bancárias, fiscais e de contratos para o ecossistema SAP Business One da América Latina; e a SkyOne, empresa especializada no desenvolvimento de plataformas tecnológicas para a evolução digital.

Para Alexandro Dias, CEO da empresa, o projeto demonstra a responsabilidade e comprometimento da ALFA em democratizar o acesso ao conhecimento. “Sabemos da importância em gerar oportunidades para que cada vez mais pessoas possam conquistar seu espaço no mercado de trabalho. Temos muito orgulho em lançarmos a terceira edição desse programa, na qual temos a certeza de que contribuiremos de maneira significativa, fazendo a diferença na jornada profissional de cada participante”, pontua.

Localizada na cidade de São Caetano do Sul, a ALFA é uma consultoria que, há 20 anos, presta serviços com foco na implementação e suporte do ERP SAP Business One, sistema de gestão empresarial para empresas em crescimento. A companhia, que é reconhecida e premiada pelo seu alto nível de excelência, contribui, de forma contínua, com projetos e ações que visem a disseminação de projetos de tecnologia em todo o Brasil.

Dentre suas ações específicas concentradas no ABC, se destacam o comprometimento na oferta de vagas com prioridade para residentes da região, bem como a firmação de parcerias com instituições de ensino para o desenvolvimento de projetos de capacitação profissional. Entre as ações mais recentes, estão a participação da ALFA, junto com a Faculdade de Tecnologia de São Caetano (FATEC), nas duas últimas edições do programa de formação de consultores promovido pela SAP em parceria com o Centro Paula Souza (CPS), que aconteceram na região em 2020 e 2021.

Nesta terceira edição, as expectativas do programa e da contratação daqueles que mais se destacarem, são positivas. “Os alunos que se destacarem serão convidados a integrarem o nosso time, reforçando ainda mais nosso compromisso em empregar moradores da região”, finaliza Dias.

Serviço
Curso de Formação de Consultores SAP
Duração do curso: 80 horas
Inscrições de 20 de setembro até 7 de outubro, às 17h
Link de inscrição: https://alfaerp.com.br/curso-sap-business-one/
 

 

ALFA Sistemas
http://www.alfaerp.com.br


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