Estamos diante de um momento que pode ser crucial
para a definição dos caminhos da comunicação entre empresas e consumidores. Um
passo dado pelo WhatsApp deve mudar a forma como empresários alocam e
distribuem os recursos que têm disponíveis para seus canais de relacionamento
com o cliente. Agora, qualquer empresa pode se conectar à API
(Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicações)
oficial do WhatsApp, sem a necessidade de um broker. Antes, era necessário estar
inserido com algum provedor terceirizado — Business Solution Providers
(BSPs) — que auxiliava as empresas a se comunicarem com os clientes
no WhatsApp. Porém, essa solução custava caro para muitas instituições, que
pagavam mensalmente para continuarem tendo acesso ao WhatsApp.
Mas, e os brokers? Com essa nova atualização, o
poder dos brokers foi reduzido, facilitando o acesso para qualquer
empresa, independentemente do porte, utilizando a API direto com o WhatsApp. A
diminuição dos custos vai direto para as contas das companhias, pois quem optar
pela API direto com o WhatsApp não terá mais os custos dos BSPs. Além disso, o
WhatsApp oferece até mil conversas gratuitas por mês por meio da sua API. Após
essa quantidade, começa a ser contabilizado. O pagamento também é direto com o
WhatsApp, sem custos adicionais.
Esse anúncio do WhatsApp impacta diretamente as
empresas de pequeno porte que não conseguiam acesso aos brokers
pelo alto custo. O poder estabelecido pelos brokers dificultava essa validação.
Agora, em poucos minutos, qualquer companhia consegue fazer a ativação do
número com a possibilidade de, caso não ultrapassem mil conversas, não ter
nenhum custo.
A conexão direta à API do WhatsApp permite
acompanhar as métricas em tempo real. Isso possibilita ter um monitoramento do
desempenho do canal e estabelecer estratégias. A plataforma é muito crítica
caso o número da conta tenha muitas denúncias. Por meio do dashboard,
é possível avaliar essas informações e ter controle. A novidade também é uma
API baseada na nuvem, podendo acessar em qualquer lugar do mundo e não tendo a
necessidade de nenhum servidor extra para utilizar.
Os desenvolvedores já precisam estar atentos a essa
nova atualização, fazendo essa integração direto à API oficial do WhatsApp das
contas dos clientes. Essa novidade vem para facilitar a integração com qualquer
sistema. Os BSPs que ofereciam serviços simples com uma cobrança alta vão dar adeus
a muitos reféns. O fornecimento de sistemas básicos e limitados já não sustenta
as empresas. Cada vez mais o omnichannel está presente nas
companhias. A integração dos canais é necessária e plataformas básicas não
comportam para muitas empresas.
Ainda terão instituições que continuarão a utilizar
os
brokers pelo comodismo e pelo pacote básico dos sistemas ser
adequado para algumas corporações. Porém, o WhatsApp facilitou a possibilidade
de qualquer companhia ter acesso à API oficial. Com isso, os custos das grandes
empresas podem ser destinados a plataformas completas com serviços
personalizados e integrados. Já as menores terão oportunidade de entrar no
WhatsApp, sem custos extras desnecessários, e começar a investir em serviço de
qualidade e ter autonomia no controle dos canais de comunicação. E os brokers?
Investem em serviços mais completos e sofisticados ou adeus!