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terça-feira, 4 de janeiro de 2022

A FLOR DO MEU BEM-QUERER TEM ESTREIA MARCADA PARA JANEIRO NO RENOVADO TEATRO OPUS FREI CANECA

 

Para comemorar a reinauguração do Teatro Frei Caneca, agora sob direção da Opus Entretenimento, Juca de Oliveira relança um clássico de sua dramaturgia com texto atual e o mesmo senso de humor que utiliza questões políticas como mote. A peça Flor do Meu Bem-Querer tem estreia marcada ao público em geral para o dia 13/1.

 

A Flor do Meu Bem-Querer é uma comédia de costumes de Juca de Oliveira. Humana e extremamente realista, a peça retrata com sensibilidade o contraste entre o homem simples do campo e o corrompido político da capital. O jogo de intrigas e a perfeita carpintaria teatral fazem da peça um espetáculo sedutor e cativante. 

A peça foi, inicialmente, montada em 2003 e teve temporada de muito sucesso no antigo Teatro Cultura Artística. Atualmente, ela foi reescrita pelo autor Juca de Oliveira, com todas as atualizações dos dias de hoje e promete trazer muitas risadas para o público do teatro nacional. Quase 20 anos depois, A Flor do Meu Bem-Querer quer fazer coro à retomada dos palcos brasileiros e promete boas gargalhadas. 

A montagem também marca a reinauguração do Teatro Opus Frei Caneca, que agora tem direção da Opus Entretenimento, e tem estreia marcada para o dia 13 de janeiro. Os ingressos custam a partir de R$80,00 e podem ser adquiridos pelo site  https://uhuu.com/

A direção dessa nova montagem fica por conta de Léo Stefanini, que também cuida do cenário e interpreta o Senador Zé Otávio. Além de Léo, um grande elenco foi escalado. Confira abaixo o casting completo:

 

Nhô Roque: JUCA DE OLIVEIRA

Dos Anjos: ROSI CAMPOS

Senador Zé Otávio: LÉO STEFANINI

Chico Lima: NILTON BICUDO

Vanessa: JULIANA ARARIPE  

Flor: NATALLIA RODRIGUES

Jacinto: Daniel Warren

Tati (locução em off): ANGELA DIPPE

 

FICHA TÉCNICA

Texto: Juca de Oliveira
Direção: Léo Stefanini
Diretor assistente: Mauricio Guilherme

Cenário: Léo Stefanini, Janne Saviani e Wil Siqueira

Cenotécnicos: Wil Siqueira e Rafael Junqueira

Projeção: Luciana Ferraz e Otavio Juliano- Interface Filmes
Figurino: Isabella Oliveira
Iluminação: Cleber Eli
Trilha Sonora: Roberto Lazzarini
Fotografia: João Caldas Fº
Assistente de Fotografia: Andréia Machado
Assessoria de Imprensa: Agência Taga
Direção de Produção: Keila Mégda Blascke

 

 

A HISTÓRIA

Nhô Roque vive o drama da afilhada que engravida do Senador com poucas perspectivas de que o filho seja reconhecido pelo pai. A Fazenda Bem-Querer é vendida e eles têm que sair, o que é em si, uma enorme tragédia. Dos Anjos, como mulher responsável por Flor, potencializa os problemas de Nhô Roque porque o drama da afilhada a atinge com mais força.  

O despejo da fazenda é a morte para ela. Flor concebeu um filho que não terá pai, se arrependeu, e sofre a discriminação de mãe solteira num mundo rural ainda conservador. O que fará com o menino sem um teto e sem qualquer trabalho para alimentá-lo?  

Gosta de Jacinto, mas ele a rejeita quando o DNA revela a paternidade do Senador. Jacinto é apaixonado por Flor, mas vive o drama da aceitação. Tem medo de que a diferença de cultura entre ambos inviabilize a relação. Concebe um filho com Flor, tem a prova de que o filho é seu, mas sua insegurança o leva a vacilar e adulterar o exame de paternidade para fugir à responsabilidade.  

Entre os caipiras até o cachorrinho Pitoco está choramingando pelas desgraças que farejou. O Senador Zé Otávio está numa campanha à reeleição ao Senado, com sérios problemas. Com o dinheiro congelado na Suíça tem poucas chances de realizar uma boa publicidade. É compelido a vender a fazenda da família para fazer caixa. Além disso, se preocupa com a indiscrição de suas namoradas. Vanessa gasta o dinheiro que lhe resta e se constitui numa ameaça caso os seus namoros venham a público. Tati, a secretária, é discreta, mas pode desandar.  

Chico Lima estudou em Harvard, se preparou para a vida profissional e, no entanto, tem de se submeter ao autoritarismo megalomaníaco de um homem insensível e corrupto. Ama Vanessa em silêncio já que ela vive sob a proteção financeira de Zé Otávio.   

Vanessa é aviltada na sua relação de amante com o Senador, mantém um caso clandestino com Chico Lima, sem coragem para assumir, e quase morre degolada no elevador do comitê. Enfim, todos em crise, sem nenhuma razão para o riso, para a brincadeira. Todos estão amarrados às suas ansiedades e angústias. A situação é que é paradoxal e, portanto, engraçada. Quanto mais seriamente a comédia for representada, mais engraçada. 

A produção é da OPUS Entretenimento

 

Teatro Opus Frei Caneca

Shopping Frei Caneca - R. Frei Caneca, 569 - Consolação, São Paulo - SP, 01307-001

https://teatroopusfreicaneca.com.br/

Classificação: LIVRE

Acessibilidade

Ar-condicionado

Estreia: 13 de janeiro de 2022

 Sessões:

Quinta-feira, 20h

Sexta-feira, 20h

Sábado, 19h

Domingo, 18h

 

INGRESSOS

De R$80,00 a R$140,00

Obs.: Confira legislação vigente para meia-entrada

 

 

CANAIS DE VENDAS OFICIAIS: 

Uhuu.com – com taxa de serviço

 

Bilheterias físicas – sem taxa de serviço

- Teatro Bradesco (Shopping Bourbon)

- Teatro Opus Frei Caneca (Shopping Frei Caneca - a partir do dia 02/12)

De segunda a domingo, das 12h às 20h (pausa almoço: 15h às 16h)

 Formas de pagamento:

Bilheterias dos teatros: dinheiro, cartão de crédito e cartão de débito

Site da Uhuu.com e outros pontos de venda oficiais: cartão de crédito 

Cartões de créditos aceitos: Visa, Mastercard, Diners, Hipercard, American Express e Elo

Cartões de débito aceitos: Visa, Mastercard, Diners, Hipercard, American Express e Elo

 

                                                                                                Estacionamento:

 

2h

Demais

Estacionamento

R$ 14,00

R$ 5,00

Vip

R$ 25,00

R$ 6,00

Moto

R$ 10,00

R$ 5,00

 

Diversão em dobro: passaporte dá desconto para Museu de Cera e Vale dos Dinossauros

Tiranossauro rex, uma das principais atrações do Vale dos Dinossauros Olímpia


Desconto chega a 20% sobre valor da entrada inteira para acessar os dois principais parques temáticos da cidade turística de Olímpia (SP

 

Para garantir diversão em dobro para toda a família, o Grupo Dreams está oferecendo desconto de 20% aos visitantes que adquirirem o passaporte para o Vale dos Dinossauros e Dreamland Museu de Cera, duas das principais atrações turísticas de Olímpia, no interior de São Paulo.

 

É a oportunidade de conhecer de perto as criaturas mais fascinantes do período jurássico e estar frente a frente com ídolos da história da música e do cinema, com uma condição especial, válida apenas para o valor da entrada inteira - que no Vale dos Dinossauros é de R$ 70 e no Museu de Cera é de R$ 80. Com o passaporte, no entanto, o turista paga apenas R$ 119.

 

“Esse é um benefício que o Dreams já oferece em outros destinos e agora está trazendo também para Olímpia, agora que a cidade já conta com duas atrações do Grupo”, diz Gabriela Barbalho, gerente dos parques.

 

A expectativa é receber 50 mil visitantes nos dois parques temáticos durante toda a temporada de verão.


 

Sobre o Vale dos Dinossauros

 

Instalado em uma área de 10 mil metros quadrados em frente ao parque aquático Hot Beach, o Vale dos Dinossauros Olímpia conta com 38 dinossauros animatrônicos, com destaque para o famoso Tiranossauro Rex. Importadas dos EUA e da Ásia, as réplicas se movimentam, emitem sons e até “respiram”, criando experiências mais realísticas.

 

Além dos dinos, o parque temático conta com cinema, pista estilizada de corrida para crianças no estilo kart (“Dino Car”), brinquedoteca, playground (“Dino Play”), loja, área para escavação, incubadora, Dino Banda, fontes luminosas, quiosques de alimentação ao longo do circuito, entre outras atrações.

 

 

Dreamland Museu de Cera


Inaugurado no último dia 15 de dezembro, o Dreamland Museu de Cera de Olímpia ocupa uma área de mais de 6 mil m² numa das principais avenidas da cidade. São 70 personagens em mais de 30 cenários que promovem uma experiência bastante imersiva e sensorial para crianças e adultos.

 

Gisele Bündchen; Pablo Picasso; Bruce Lee; Cristiano Ronaldo; Messi; Usain Bolt; Neymar; Steve Jobs; Papa Francisco; Madre Teresa; os ex-presidentes Barack Obama e Donald Trump... quem mergulhar na mais nova atração de Olímpia será recompensado com uma verdadeira viagem através do tempo pelo mundo e pela cultura pop.

 

Os personagens são confeccionados em tamanho real. Os bonecos são produzidos na Inglaterra e levam de 8 a 12 meses para ficarem prontos. Uma equipe de até 25 artesãos é envolvida no processo.

 

 

Futuras atrações

 

Além do Vale dos Dinossauros e do Museu de Cera, o Grupo Dreams já anunciou mais novidades para Olímpia. O município, que deve se beneficiar com a chegada de novos investimentos desde que foi escolhido como primeiro Distrito Turístico do estado de São Paulo, ganhará neste ano o Ice Bar Mundo Gelado, o popular “Bar de Gelo”, e no ano que vem será a vez do Selfie Olímpia, semelhante ao Selfie Gramado, espécie de museu da selfie, com vários cenários instagramáveis - uma das atrações de maior destaque atualmente na Serra Gaúcha.

 

 

Serviço

Vale dos Dinossauros Olímpia. Av. Dr. Adhemar Pereira de Barros, 1.702. Ingressos R$ 70 inteira e R$ 35 meia. Horário de visitação: todos os dias, das 9h às 19h. Outras informações pelo site https://valedinossauros.com.br/olimpia

 

Dreamland Museu de Cera de Olímpia. Av. Aurora Forti Neves, 123. Ingressos: R$ 80 inteira e R$ 40 meia. Horário de visitação: todos os dias, das 9h às 21h. Outras informações pelo site www.dreamland.com.br


Teatro da USP retoma seleção de atores para espetáculo em 2022


O Teatro da USP (TUSP) abre processo de seleção para montagem teatral do Núcleo TUSP.  Já são sete montagens desde 2015, com a participação de mais de 60 atores de diversas localidades do país

 

O Teatro da USP (TUSP) seleciona atores para mais um experimento de montagem teatral na capital paulista em 2022. A ação, realizada desde 2015 pelo Núcleo TUSP de Teatro da capital, chega à 5ª edição com a proposta de trabalhar uma montagem teatral no final do próximo ano. As inscrições gratuitas serão realizadas até 14 de janeiro mediante envio de carta de interesse e breve currículo para o e-mail nucleotusp@gmail.com com o assunto: Montagem Núcleo TUSP 2022.

 

A ação resultou na montagem de Outro K, baseado no texto O Processo, de Kafka, em 2015, com nova temporada em 2016. No mesmo ano trouxe também os textos O Pequeno Eyolf, de Henrik Ibsen, e Mahagonny, de Bertolt Brecht. Em 2017 a produção foi baseada em Rei Lear e Hamlet, o segundo também se apresentou em 2018 juntamente com Ensaio para Romeu e Julieta, todos de Shakespeare. Finalizando o ano, Fausto, mesclou versões do texto de Goethe, Marlowe e Fernando Pessoa.

Outro K (2015-2016) – Foto Elcio Silva

 

O experimento de montagem é uma vivência prática, sem o formato de curso. Para René Piazentin, orientador de arte dramática do TUSP e coordenador do Núcleo TUSP, a ação representa algo híbrido entre um teatro comercial e um teatro de grupo. 

“A vantagem do núcleo é de ser uma ação que não tem as pressões que se teria dentro de um circuito profissional e do outro lado tem a questão de grupo, pois apesar de não ser um coletivo teatral nós conseguimos criar um ambiente de trabalho que tem gerado um engajamento muito grande e isso tem possibilitado que as pessoas se interessem por outras ações além do trabalho de cena, como assistência de direção, figurino, iluminação, operação de luz, direção musical. É um espaço onde criamos aberturas para esses interesses e essas competências, tanto de quem já tem experiência em determinada área, quanto para quem quer experimentar”, explica 

Mahagonny (2016) – Foto: Yuri Felipe Lace


Após uma paralisação devido à pandemia de covid-19, a experiência representa um recomeço presencial nas atividades cênicas do Núcleo TUSP. “São experimentos em pequeno formato, fruto de um ano de processos que muitas vezes têm um ponto de partida definido, mas em outras com início completamente em aberto”, destaca Piazentin.

A escolha do tema desta edição será definida após a seleção dos participantes e a montagem está prevista para ser apresentada nos meses de novembro e dezembro de 2022.

 

O Núcleo TUSP

 

Diferente de um curso convencional, a iniciativa não tem a pretensão de ensinar ao ator a prática de cena e muito menos ser um corpo teatral estável com um vínculo profissional entre as partes, mas sim estreitar os laços com a comunidade cumprindo uma função de extensão universitária e de pertencimento do espaço público.

Para participar, os atores precisam ter mais de 18 anos e não é necessário ter vínculo com a USP. Todos devem estar em dia com a vacinação contra o covid-19 (segunda dose ou dose de reforço). A ação não prevê qualquer vínculo financeiro. Para mais informações os interessados podem acessar o site http://www.usp.br/tusp/?p=6150.

 

                            Ensaio Para Romeu E Julieta (2018) – Foto: Juliano Garcia


 

Serviço

Inscrições para Núcleo TUSP São Paulo

Até 14/1/22: dúvidas e inscrições, com envio de carta de interesse e breve currículo, para o e-mail nucleotusp@gmail.com (assunto: MONTAGEM NÚCLEO TUSP 2022).

31/1/22: publicação do resultado no site do TUSP (www.usp.br/tusp) e envio de e-mail aos pré-selecionados para agendamento de entrevista e apresentação de cena.

15, 17 e 22/2/22: entrevistas e apresentação de cena individual, de até 2 minutos, de temática livre.

Em cada um dos três dias, haverá seis opções de horário (10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h), com até cinco pessoas agendadas. Dias e horários serão negociados individualmente com os pré-selecionados.

04/3/22: divulgação do resultado final no site e no Facebook do TUSP.

08/3/22: Início dos encontros

Período previsto de apresentações: novembro/dezembro de 2022.

Para mais informações acesse o site http://www.usp.br/tusp/?p=6150

 

 

Elcio Silva da Assessoria de Imprensa da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP


Casa Museu Ema Klabin divulga programação abrindo 2022

Casa Museu Ema Klabin conta com mais de 1500 obras de arte. Foto divulgação.
Além da continuidade da exposição “Ema e a moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos”, os 15 anos de abertura ao público da casa museu começam a ser celebrados em janeiro

 

Diante da boa repercussão da exposição Ema e a moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos, a casa museu anuncia a prorrogação da exposição, que ficará aberta ao público até 30 de janeiro de 2022.

 

Como forma de celebrar os 15 anos de visitação à casa museu e do oferecimento de uma programação cultural eclética e atual, o ano se inicia com uma série de atividades, começando pelo Ateliê Permanente do núcleo educativo, que estará disponível durante todo o tempo da exposição, proporcionando um espaço em que o público, dando continuidade à experiência da visita, poderá criar “pandoras” (tradicionais bonecas de papel) e “moodboards” (quadro de referências estéticas e inspirações) a partir da sua experiência. No dia 15 de janeiro está previsto o lançamento do catálogo da exposição, com a participação online dos autores envolvidos. 

Em seguida, no dia 20, está previsto o lançamento do jogo Ateliê da Casa Museu Ema Klabin, desenvolvido no âmbito do projeto Digitalização da Coleção Ema Klabin, que contou com o apoio do BNDES, a co-idealização de Benfeitoria e SITAWI e a parceria da Beenoculus. O jogo, que permite interagir com obras digitalizadas da coleção, criando uma obra nova a partir de seus elementos e molduras, foi desenvolvido pelo Estúdio Galactonautas. 

Nos sábados 22 e 29, o educativo realiza a programação Experimentando o Museu: Caligrafia dos Gestos, uma visita especial a exposição que convida o público a refletir e dialogar sobre roupa e identidade propondo uma atividade prática ao final.

 

No dia 23, domingo, tem início a programação especial Mulheres na Música, parceria da casa museu com o Instituto Arte Plena, dirigido pela pianista Lilian Barretto, com curadoria da pesquisadora Camila Fresca, que apresentará um panorama da participação feminina na música de concerto, desde a Idade Média até a atualidade, na composição e na interpretação. O primeiro recital será com a harpista da Osesp Liuba Klevtsova e a soprano Marília Vargas, interpretando obras de diversas compositoras.

 

No dia 25, terça-feira, feriado de aniversário da cidade de São Paulo e também aniversário de Ema Klabin, será a vez de compartilhar os resultados do projeto de digitalização realizado em 2021 com a mesa-redonda Digitalização da Coleção Ema Klabin e a preservação digital de coleções, que será uma oportunidade para compartilhar os resultados do projeto e também debater os desafios da preservação digital.

 

Já no dia 26, quarta-feira, a palestra Fabulações de um Japão exotizado na moda europeia do século XX completará o ciclo de palestras e programações especiais associadas à exposição em cartaz na casa museu.

 

A exposição Ema e a Moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos contou com o apoio cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC- ICMS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, patrocínio da Klabin S.A. e apoio Texprima e Texprima LOF. A programação cultural associada à exposição e ao projeto Digitalização da Coleção Ema Klabin contou com o apoio do BNDES, a co-idealização de Benfeitoria e SITAWI e a parceria da Beenoculus.

 


Serviço:

Programação para janeiro de 2022 da Casa Museu Ema Klabin

 

Ateliê Permanente

quarta a domingo, das 11h às 17h

presencial

gratuito

 

Lançamento do catálogo Ema e a Moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos

sábado, 15 de janeiro, às 16h30

transmissão online

gratuito

 

Lançamento do jogo Ateliê da Casa Museu Ema Klabin

quinta-feira, 20 de janeiro, às 17h

transmissão online

gratuito

 

Experimentando o Museu: Caligrafia dos Gestos

sábados, 22 e 29 de janeiro, às 14h30

presencial

gratuito

 

Duo de Harpa e Voz com Liuba Klevtsova e Marilia Vargas na Casa Museu Ema Klabin

domingo, 23 de janeiro, às 11h

60 lugares e transmissão online

gratuito

 

Mesa-redonda Digitalização da Coleção Ema Klabin e a preservação digital de coleções

terça-feira, 25 de janeiro, às 19h

200 vagas via plataforma zoom (webinar)

com intérpretes de Libras

 

Palestra Fabulações de um Japão exotizado na moda europeia do século XX

quarta-feira, 26 de janeiro, às 19h

200 vagas via plataforma zoom (webinar)

com intérpretes de Libras

 

Exposição Ema e a Moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos

até 30 de janeiro de 2022

 

Visitas mediadas: de quarta a sexta-feira, 11h, 14h, 15h15 e 16h30. Grupos de até 10 pessoas.

Visitação livre: sábados e domingos, 11h, 14h, 15h15 e 16h30. Grupos de até 30 pessoas. Fechado somente nos dias 31/12/21 e 01/01/2022.

Visitas ao jardim: de quarta a domingo, das 11h às 17h, com permanência até as 18h. Lotação 70 pessoas.

 

Entrada franca

Classificação etária: Livre

 

Casa Museu Ema Klabin

Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo. 01446-020

(11) 3897-3232

https://emaklabin.org.br/

 

*Como em todos os nossos eventos gratuitos, convidamos quem aprecia a Casa Museu Ema Klabin e pode contribuir para a manutenção das nossas atividades a nos apoiar com uma doação voluntária em nosso site.


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