Apesar da evolução nos últimos meses devido à pandemia, o serviço de consultas virtuais ainda gera dúvidas em muitas pessoas. Gabriel Garcez, diretor médico da docpass, esclarece alguns mitos sobre a prática
Com o aumento do número
de casos de Covid-19 e a superlotação dos hospitais, a telemedicina tem se
tornado um dos principais aliados da população contra a disseminação do vírus.
Por meio do celular ou computador, é possível fazer uma consulta médica sem
sair de casa, evitando o deslocamento e a aglomeração em locais públicos. Entre
os males mais atendidos estão síndromes gripais, dores de cabeça, doenças de
pele e lesões e problemas psiquiátricos, como depressão e ansiedade.
Porém, ainda existem
muitas dúvidas com relação ao uso do serviço. Gabriel Garcez, diretor médico da
plataforma de telemedicina docpass, pertencente ao grupo Conexa Saúde e
direcionada ao público final, esclarece os principais mitos sobre o tema.
Confira abaixo:
É possível morar em
uma cidade e se consultar com o médico de outro município?
Verdade! Com o uso do computador ou do
celular as distâncias encurtaram. Portanto, é possível acessar médicos de
diversas partes do País.
Uma consulta leva, em
média, menos de 15 minutos?
Mito! Geralmente, cerca de 30 minutos.
O médico precisa fazer mais perguntas para entender o que o paciente está
sentindo para poder dar um diagnóstico mais preciso sobre o problema. Mas,
claro, cada caso é um caso, então terão algumas consultas que podem durar até
mais de 1h e outras que durarão menos de 30min.
Ao sentir dores no
peito, palpitação, traumas e alteração de sinais vitais devemos procurar um
pronto-socorro de forma presencial?
Verdade! É recomendado que o paciente
procure o mais rápido possível um hospital diante desses sintomas.
Por meio de uma
teleconsulta, o médico consegue diagnosticar se estamos com Covid-19?
Verdade! Pelos sintomas é possível saber
se o paciente está com suspeita ou não. Neste caso, o mais seguro é realizar o
exame e se manter em isolamento até que o resultado seja divulgado.
O médico não pode
prescrever receita ou atestado médico?
Mito! Ao prescrever um medicamento o
médico faz uso de uma assinatura digital que é depois conferida pelo farmacêutico.
O profissional também é autorizado pelo Conselho Federal de Medicina a emitir
encaminhamentos e atestados médicos, que são válidos em todo o país.
Por meio da
telemedicina é possível ter acesso a médicos 24 horas por dia?
Verdade! Na docpass, por exemplo, temos
uma base composta por mais de 30 mil médicos, de diversas especialidades, como
dermatologistas, cirurgiões, pediatras e cardiologistas, entre outros, que
atendem 24 horas por dia, sete dias por semana, em qualquer lugar do País. O
paciente só precisa ter acesso a um aparelho conectado à internet e estar em um
ambiente silencioso.
O atendimento por
teleconsulta é ineficaz?
Mito! Temos uma taxa de resolutividade
de 70% dos casos. Na primeira consulta o médico procura entender o histórico do
paciente, tirar dúvidas sobre alguma comorbidade e dependendo do caso, pede
para avaliar algum exame, mais atual, que o paciente tenha realizado.
Preciso ficar sem
roupa durante a consulta online com um ginecologista/urologista?
Mito! Durante a consulta online, o
paciente nunca é solicitado a tirar a roupa, pois, na maior parte das vezes, a
conversa com o paciente e eventuais exames complementares são suficientes para
o médico. Por isso, é importante ir à consulta virtual com todos os exames em
mãos. Mas caso seja a primeira consulta, em que você não tem exames para
mostrar, o médico/médica poderá solicitar que você faça algum tipo de exame e
retorne com os resultados.
docpass