Atividade física é o principal elemento das
iniciativas, à frente de opções saudáveis de alimentação e consultas internas
de saúde
O
futuro do trabalho está influenciando a oferta de benefícios corporativos na
América Latina. É essa a conclusão de um estudo feito com 50 empresas que
empregam juntas cerca de um milhão e meio de colaboradores. A pesquisa apontou
que 67% já têm programas de qualidade de vida para seus funcionários e 57%
aumentaram projetos nesse sentido no último ano, ou seja, as corporações estão
cada vez mais preocupadas em incorporar benefícios que melhorem a saúde de seus
empregados.
Conduzida
pela Mercer, consultoria de saúde, carreira e segurança financeira, a pesquisa
global encomendada pelo Gympass mostra que hoje a saúde física está entre as principais iniciativas
de bem-estar, mas que esse foco pode mudar para saúde mental nos próximos dois
anos. Pilar fundamental para esses cuidados, a atividade física é uma das opções oferecidas
pelas empresas, seguido de opções saudáveis de alimentação e consultas internas
de saúde.
“Uma
das descobertas mais interessantes do estudo foi atestar a relevância dos
programas de qualidade de vida para os negócios. Se antes as empresas apostavam
em iniciativas como essas para reduzir custos com saúde, hoje a preocupação é
engajar, motivar, atrair e reter os melhores talentos. Essa é uma mudança de
paradigma no mercado corporativo e mostra um amadurecimento das corporações”, afirma
Marco Crespo, CEO do Gympass da América Latina.
Apesar
de as práticas de bem-estar ajudarem na estratégia de gestão de pessoas,
mensurar o retorno do investimento desses programas ainda é um desafio para as
empresas na América Latina: 80% não calcula o ROI, e os principais motivos são
as dificuldades culturais e a falta de dados. Tanto nas multinacionais
como nas companhias nacionais, apenas 12% usam equipes internas para analisar o
impacto do programa de saúde no negócio, enquanto 8% consultam fornecedores
externos.
O impacto
Millennial
Enquanto
as corporações buscam se atualizar, as novas gerações ditam o ritmo dessas
mudanças. Os Millennials já representam 50% da força de trabalho no Brasil e
impactam proporcionalmente o mercado de benefícios: 56% das empresas
consultadas ajustaram suas ofertas para atender aos interesses dessa geração,
enquanto 32% têm programas específicos para aumentar o engajamento desse
público.
Olhando
para o futuro, mais de 21% da base global do Gympass já oferece yoga como uma
modalidade que preza a saúde mental. A base de dados do Gympass constatou que
os millennials são os que mais buscam pela modalidade. Em números, dos 5.906
millennials (23-35 anos) que participaram da pesquisa interna, 40,8% afirmam
utilizar o Gympass de 4 a 7 vezes por semana e 41,3% de 2 a 3 vezes por semana.
Já 54,3%, dos millennials, afirmam que começaram a praticar atividade física
para ter uma melhora na qualidade de vida. Apenas 19,2% disseram que foi para perder peso.
Além
da qualidade de vida, a flexibilidade no trabalho está no radar dos
profissionais da geração Y. As principais características que valorizam em um
emprego são
horários diferenciados (82%), dress code casual (82%) e home office (51%).
Para
Crespo, o movimento para se adequar às demandas dos Millennials é uma estratégia
acertada. “Temos dados internos que mostram que 54,3% dos Millennials associados ao Gympass começaram a praticar atividade
física para melhorar a qualidade de vida. Somente 19,2% relacionam a vida mais
ativa com o objetivo de perder peso e essa é outra prova de como essa geração
encara os cuidados com a saúde e já influencia a força de trabalho como um
todo.”