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terça-feira, 6 de novembro de 2018

Com adesão obrigatória, eSocial muda dia a dia das empresas neste mês


Todas as empresas, incluindo micro e pequenas, devem transmitir dados ao eSocial a partir deste mês e para isso é preciso um certificado digital em vigor



A partir deste mês de novembro, aquela papelada de documentação e formulários necessária para as empresas lançarem dados previdenciários e trabalhistas dará lugar ao eSocial. Todas as empresas, incluindo as micro e pequenas, passam a usar o eSocial como instrumento digital de envio dessas informações. Para isso, é necessário que todas façam uso de um certificado digital válido, alerta o gerente Sênior de Certificação Digital da Serasa Experian, Murilo Couto. Segundo ele, esse é mais um benefício proporcionado pela certificação. “Com o eSocial as empresas eliminam papéis, desburocratizam seu dia a dia, param de gastar com papéis e insumos de impressão, ganham tempo e permitem o uso de espaços antes destinados a arquivos e guarda de documentos e papéis para a sua atividade fim”.

Essa mudança deve atingir em torno de 7,2 milhões de empresas em todo o País, classificadas como microempreendedores individuais (MEIs), e 4,8 milhões de empresas micro e pequenas inscritas no Simples Nacional. “As empresas com mais de um empregado precisam ter certificado digital. “Sem ele, não será possível o cumprimento dessa exigência. Desta forma, é importante consultar seu contador e ver se não é o caso de proceder à renovação ou compra de um novo certificado digital”, esclarece Couto.
O eSocial é a ferramenta para a transmissão das informações trabalhistas, que seguem para um banco de dados e possibilitam a centralização dessas informações e mais transparência nas relações trabalhistas. Com ele, se quer simplificar as relações entre governo, empregador e empregado, trazendo modernidade e transparência. Com a inclusão de empresas no eSocial, é preciso que os responsáveis, sejam os próprios empresários ou seus contadores, estejam atentos ao cumprimento integral do que determina o governo, pois há várias possibilidades de geração de multas.
Entre as multas previstas e que podem ser evitadas está, por exemplo, a relacionada à folha de pagamento. O não cumprimento do envio de informações de acordo com as mudanças pode acarretar em multas a partir de R$ 1.812,87. A não comunicação de férias dos empregados pode resultar em multa de R$ 170,00. Como a Rais, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também foi substituído pelo eSocial e as empresas que não efetuarem o depósito, deixarem de computar a parcela de remuneração ou efetuarem depois da notificação, podem ser multadas em valores que variam de R$ 10,64 a R$ 106,41 por empregado e a reincidência equivalerá ao dobro desses valores.




Serasa Experian


Dicas indispensáveis para se preparar para a "Black Friday"


Ação que acontece na última sexta-feira de novembro requer alguns cuidados para aqueles que desejam aproveitar as ofertas


A grande data do comércio eletrônico brasileiro está chegando! A “Black Friday” este ano acontecerá no dia 23 de novembro e requer atenção do consumidor que deseja realizar boas compras. Isso porque, durante o período, é comum que as lojas aumentem o preço de seus produtos na véspera da data para poder oferecer “descontos agressivos” na Black Friday. Em outras palavras, as ofertas promovidas por lojas “mal-intencionadas” fazem com que o consumidor pague pela metade do dobro, em uma promoção enganosa.

Ainda assim, existem muitas lojas sérias que realizam o Black Friday com ofertas reais e vantajosas. Aqui estão algumas dicas do Eduardo Ganymedes Costa, professor do curso de Direito da Universidade Cidade de São Paulo e especialista em Direito do Consumidor, para você aproveitar as promoções e não cair em “pegadinhas”:


Acompanhe a evolução de preço dos produtos

Em primeiro lugar, se você já sabe qual produto vai comprar na sexta-feira de descontos, comece a fazer um monitoramento do seu preço com antecedência. Nisso, já é possível saber, mais ou menos, o seu real valor de mercado. Tire prints do preço dos produtos, uma vez que algumas lojas costumam aumentar os preços de seus itens dias antes da data para poder oferecer “descontos agressivos” durante a Black Friday.

Ao perceber essa conduta, não pense duas vezes antes de denunciar a loja. Quando as lojas sabem que os consumidores estão acompanhando, com antecedência, a evolução do preço dos produtos, elas deixam de aumentar o preço na véspera.


Pesquise sobre a loja antes de comprar nela

Se você encontrou um ótimo desconto, mas nunca ouviu falar da loja, pense duas vezes antes de comprar. Melhor, faça uma boa pesquisa sobre a empresa para saber se ela é de confiança ou não. Para isso, conte com a ajuda da internet.

Além de procurar o CNPJ, endereço físico e outros dados da empresa, busque avaliações de outros usuários que já compraram lá. Vale a pena até visitar o site ReclameAQUI para descobrir qual é a reputação da loja. Você pode consultar também uma lista do Procon SP que cita lojas virtuais a serem evitadas: http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php


Segurança na hora da compra

Enquanto navega pela loja virtual, procure por sinais que reforçam a segurança do site, como, na hora do pagamento, contar com um intermediador de pagamentos. Isso garante um ambiente confiável para transações financeiras.


Preste atenção na barra de endereço

Comprar pela internet ainda é um desafio para algumas pessoas. Afinal de contas, você deve inserir dados bancários para concluir uma compra. Nesse sentido, só faça compras em sites que tenham o protocolo HTTPS. Para saber isso, basta ver se existe um cadeado na barra de endereço. Isso significa que todos os dados de pagamento inseridos naquele site ficam armazenados em um ambiente seguro.

Por fim, preste atenção se o endereço da loja virtual está correto, uma vez que criminosos digitais criam sites com endereço similar ao de lojas famosas para enganar os compradores.

Ao ter esses cuidados na hora de comprar pela internet, você evita dores de cabeça futuras e, de quebra, aproveita os ótimos descontos da Black Friday! Boas compras.


Falhas que sabotam o crescimento profissional


Geralmente, quem inicia uma carreira promissora tem como objetivo se tornar um profissional de sucesso e realizado. No entanto, algumas pessoas conseguem alcançar a meta, outras não chegam à concretização mesmo sendo competentes e capazes. O que será então que diferencia esses profissionais? 

Por um momento, imagine um avião lindo. Um jato executivo mais moderno que existe e, que quando você olha, pensa: “Que coisa incrível”. Porém, esse avião está parado no aeroporto e não é usado para o propósito pelo qual foi construído. Nessa metáfora podemos entender porque profissionais não conseguem decolar a carreira. São indivíduos que têm tudo pronto, competência, talento, qualidades, mas que ainda estão colocando a atenção em algo que não permite que cumpram com maestria o seu propósito.
Cometemos muitas falhas na vida profissional, mas existem algumas que merecem atenção, pois podem “travar” a evolução da carreira ou projeto profissional sem percebermos. Veja só:

Não definir claramente o seu posicionamento: esse é um dos principais erros. Em algum momento a falta de posicionamento faz com que o mercado e o público não saibam exatamente o que o profissional tem a oferecer, além de ele não ser percebido como poderoso, presente e competente, diminuindo as chances de ser lembrado e procurado e, assim - usando a metáfora anterior-, o avião não decola.

Falta de fortalecimento das competências socioemocionais e do autodomínio: possuir essas competências faz uma diferença imensa quando se trata de sucesso e realização, pois permite que planos e projetos não fiquem fechados em uma gaveta, esquecidos, abandonados, perdidos ao longo do tempo porque foram escondidos atrás de uma cortina de medos, limitações, inseguranças e desculpas.
Os limitadores mais fortes não são externos à pessoa, mas internos. Quando o ser humano olha muito para fora, pouco conhece sobre si mesmo e sobre suas reações ou até mesmo sobre como lidar com os conflitos, dificuldades, desafios, medos e como transformá-los a seu favor. Por isso, é muito importante que o profissional invista em um caminho de autodesenvolvimento e de evolução no seu processo de crescimento pessoal, para que possa compreender suas limitações e também seus talentos e ser coerente com aquilo que o seu coração realmente quer. 

Ausência de velocidade para responder a mudanças: ser ágil perante uma transformação é um grande diferencial do profissional atual, e quem não se renova está falhando. Agilidade, flexibilidade e adaptação ao novo e às inovações são o que mais nos será pedido no futuro. E estar aberto a se renovar, atento e suscetível ao novo, às mudanças e sempre disposto a aprender, é o diferencial do profissional de sucesso. 

Não criar uma “rede de proteção”: existem pessoas que focam nas dificuldades da vida e são negativas mediante situações desafiadoras. O ponto de vista delas normalmente é a dificuldade e não a solução. Por conta disso, cercar-se de pessoas que vibrem na mesma intensidade e frequência que a nossa é algo muito importante para o sucesso do negócio e para resolver problemas complexos em que a participação de todos os envolvidos é essencial.
Encontre pessoas que o apoiem e que elevem seus padrões a outros patamares, que te inspirem e desafiem a ser melhor a cada dia. Claro, lembre-se de que você também precisa ser alguém que apoia pessoas, inclusive você mesmo, isto é, cuidado com seus pensamentos e atitudes para não se tornar você o seu maior sabotador.

Olhe para dentro de si e para as suas ações e analise onde tem falhado consigo mesmo. Inverta o prisma da falha para o aprendizado e então veja que o seu caminho profissional pode ser muito mais brilhante do que imaginou!




Eduardo Shinyashiki - especialista no desenvolvimento da performance humana e autor do livro “O Poder do Carisma – conquiste e influencie pessoas sendo você mesmo”. Mais informações www.edushin.com.br .


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