A hierarquia é algo intrínseco ao mercado executivo. Desde
estruturas rígidas a companhias que deixam os cargos mais livres, sempre
existirá um chefe e uma equipe.
A posição de líder é
primordial para o bom desempenho das atividades e a maneira como o profissional
a desempenha pode determinar se a equipe será sólida e unida ou apenas
trabalhará para ganhar o salário. E estas duas óticas podem fazer muita
diferença no produto final – até mesmo incidindo na alta rotatividade das
companhias.
Um dos principais ideais
de um funcionário é ser significativo e relevante para a empresa na qual
trabalha.
De acordo com o estudo
realizado pela ADP em outubro de 2017, Evolution
of Work 2.0, mais do que receber um salário no fim do mês, 82% dos
colaboradores querem desempenhar um papel importante nas organizações, ter um
propósito no que fazem e se sentirem valorizados.
Porém, o sentimento de
desvalorização é comum não só no Brasil, mas em todos os 13 países em que a
pesquisa foi feita.
O sentimento de
desvalorização dos colaboradores é mais comum do que seus empregadores
imaginam, influenciando diretamente no desemprenho do trabalho.
Portanto, a proximidade
com líderes pode ser uma forma eficaz de fazê-los se sentirem mais seguros e
valorizados. Um dos primeiros passos para isso é ampliar a comunicação com os
pares.
Criar relações
transparentes, saber ouvir os funcionários e conseguir guiá-los diante de
problemas, sem julgamentos, são alguns dos métodos que diminuem a barreira
entre o líder e seus subordinados.
Muitos executivos julgam
estar próximos de seus funcionários, mas os colaboradores nem sempre os
conhecem de verdade. Mesmo que este distanciamento esteja se tornando cada vez
menos comum, é importante que a transparência e a proximidade com líderes seja
sempre levada a sério. E esta conexão precisa ser genuína! Caso seja mero
discurso ou superficial, a distância entre funcionários e líderes continuará
ampla.
Por isso, é preciso
tirar o discurso da prática e realmente abrir esse canal de diálogo. É preciso
buscar conexões verdadeiras. Os resultados serão imediatos!
John Mackenzie - gerente
sênior de Estratégia e Marketing na ADP para a América Latina.