Movimento
quer chamar atenção para os vilões do dia a dia que muitos acreditam não
causar problema
Uma
guimba de cigarro sozinha no chão parece não incomodar muita gente. Agora
multiplique essa guimba por uma grande quantidade, como aquelas encontradas nos
redutos boêmios, enterradas nas areias das praias ou então presas entre as
pedras portuguesas que estampam as ruas da cidade. Lembre também que a guimba
nunca está sozinha, tem o canudinho do coco, o saco plástico que aparece voando
entre os carros e ainda o chiclete que gruda no sapato do desavisado.
Para
mostrar como pequenos lixos são na verdade um grande problema, o Rio Eu Amo Eu
Cuido resolveu dar uma “forcinha” na visibilidade, expondo-os pela cidade como
esculturas em tamanho gigante a partir do dia 05 de setembro. Serão quatro
instalações, de 4 metros de altura cada, fixadas em pontos específicos das
Zonas Sul, Norte, Oeste e Centro. Com o mote “Incomoda, né?!”, o movimento quer mostrar a
importância do descarte correto do lixo.
- Cinelândia, Centro – Guimba de cigarro
- Praça Antero de Quental, Leblon – Copo de café derramado
- Praça Agripino Grieco, Méier – Chiclete
- Calçadão de Bangu, Bangu – Canudo
“A
ideia é chamar atenção para algo que costuma ser minimizado na lista de
problemas da cidade - o lixo. Vamos aumentar em tamanho gigante algo que
normalmente é invisível aos rotineiros olhos cariocas”, destaca Ana Lycia
Gayoso, coordenadora do movimento.
Além
de deixar qualquer ambiente com aspecto sujo, os pequenos lixos prejudicam – e
muito – a drenagem urbana. “De guimba em guimba, de canudo em canudo, as
galerias subterrâneas vão sendo entupidas, prejudicando o escoamento da água
das chuvas e causando as desastrosas enchentes da cidade”, explica Modesto
Junior, professor e coordenador de pós-graduação em Engenharia Ambiental e
Sanitária da Estácio.
A
limpeza urbana e o descarte de pequenos detritos são temas que o movimento quer
discutir, com foco em transformar a atitude dos cidadãos. Sem apontar dedos, o Rio Eu Amo Eu Cuido aposta
em ações irreverentes, que utilizam uma forma criativa e descontraída para
passar a mensagem e ajudar a combater o problema.
Realização: Rio Eu Amo Eu Cuido
Patrocínio: Secretaria Municipal de Cultural, Universidade
Estácio de Sá, Opportunity, Átmos Capital e JLT Brasil.