Pesquisar no Blog

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Soluções inteligentes para crianças especiais





 


Empresa gaúcha desenvolve uma linha especial de produtos para crianças do espectro autista
Não é preciso ser pai e mãe para saber o quão complicado é criar e educar uma criança. Isso porque os pequenos desenvolvem sua personalidade própria desde muito cedo. Muitas vezes, conforme a personalidade de cada criança, falar sobre suas emoções pode ser complicado e ensinar as crianças a reconhecê-las e expressá-las desde cedo pode dar uma mãozinha lá na frente.

O dia 2 de abril foi instituído pela ONU em 2008 como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Segundo dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, estima-se que no Brasil, atualmente com 200 milhões de habitantes, existam cerca de 2 milhões de autistas. “O espectro autista é uma condição que compromete a capacidade de se comunicar com os outros, de perceber acontecimentos compartilhados, de expressar o que sente ou pensa nas mais diversas situações e de utilizar as palavras de acordo com o contexto. Surgem “manias”, posturas ou atos repetitivos, rituais e interesses restritivos”, diz Juliana Martins, psicóloga e responsável pela BBDU, empresa gaúcha que desenvolve produtos criados por psicólogos para ajudar os pais na criação dos filhos.

Partindo desse princípio, a BBDU, criou uma linha completa de produtos para crianças especiais. O autismo leva a criança a enfrentar mais desafios sociais e a ter dificuldade de adaptação a ambientes imprevisíveis. De acordo com a proprietária, “essa linha serve para auxiliar na rotina da criança, podendo planejar melhor os eventos diários. Elas precisam de uma rotina que deve ser clara e definida para proporcionar-lhe previsibilidade, intimidade, autonomia e tranquilidade, minimizando a ansiedade da criança nos contextos em que ela está inserida”.

Estes desafios levaram a BBDU a desenvolver produtos especiais, poucos conhecidos no Brasil, como o  Mural das Rotinas Diárias. Trata-se de um mural metálico com imãs que permitem aos pais organizarem as atividades do filho. Cada atividade cumprida, vai para o saquinho que fica anexado ao mural, saindo do campo de visão da criança e não confundindo com o que vem pela frente. 

Além do mural, outros produtos já foram desenvolvidos, como o Kit de ímãs “Dentro de Mim”, que auxilia a criança a expressar suas emoções. Segundo a psicóloga, “basta mostrar cada uma das emoções à criança e ensiná-la a colocar no “ímã-moldura” a carinha que representa como ela está se sentindo naquele dia/momento. Os sentimentos podem variar durante o dia e ela pode "expressar-se" através dos ímãs, cada vez que sentir necessidade”. 

Além destas, a BBDU também desenvolve diversas outras soluções que facilitam a vida dos pais e estimulam o desenvolvimento das crianças. São produtos com psicologia aplicada, testados e recomendados por profissionais da área de comportamento, educação e nutrição. Os produtos são vendidos através de e-commerce e entregues em todo o Brasil. 


Juliana Martins - Psicóloga e responsável pela BBDU

O Cabelegria lança neste domingo, 3 de abril




Divulgação


Promovida no Kickante, ação será para arrecadar doações para mulheres e crianças com câncer

 O Cabelegria, ONG que confecciona perucas para pacientes com câncer, lança neste domingo, 3 de abril, a sua nova campanha, intitulada “Adote uma peruca”. A instituição, que leva sorriso e autoestima às pacientes, tem em 2016 o objetivo de dobrar a meta arrecadada no ano passado e pretende conseguir agora R$ 100 mil, quantia relativa à confecção de 1000 perucas. 

Desde sua criação, a ONG conseguiu arrecadar em apenas dois anos 80 mil doações de todas as partes do planeta, ou seja, o que era para ser um projeto pontual tornou-se uma CORRENTE MUNDIAL DO BEM. Foram mais de 150 crianças, 100 mulheres e mais de 60 doações feitas para hospitais e casas de apoio. Hoje, o Cabelegria tem a capacidade de produzir 5 mil perucas com toda a quantidade de cabelos arrecadados, porém as doações financeiras não atingem essa mesma demanda. Foi assim que surgiu a campanha "Adote uma peruca 2016", com o intuito de quase dobrar o total atingido em 2015, quando R$ 57 mil foram arrecadados - o que possibilitou a confecção de 500 perucas.

 Para isso, em parceria com o Kickante, o Cabelegria lança a campanha durante os meses de abril a junho, na qual mais de 20 personalidades – que serão divulgadas ao longo do período – falarão nas redes sociais da instituição sobre a importância da doação financeira para a confecção de perucas para mulheres e crianças. “Apesar do ano difícil, o brasileiro é um povo solidário e a quantia que estamos pedindo não é alta. As contribuições são a partir de R$ 10,00”, diz Mariana Robrahn, uma das fundadoras do Cabelegria. “Estamos confiantes que conseguiremos este montante nos dois meses da campanha e devolveremos sorrisos às pacientes”, completa.

Posts mais acessados