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sábado, 21 de maio de 2022

Band e Exército da Salvação lançam campanha nacional para arrecadar roupas, agasalhos e cobertores

Todas as TVs, rádios, canais digitais, emissoras próprias e afiliadas do Grupo Bandeirantes estão envolvidas na ação


O Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Exército da Salvação lançaram nesta quinta-feira (19) durante o Brasil Urgente, apresentado por José Luiz Datena, a campanha Band Abraça - Campanha de Inverno 2022. O objetivo é arrecadar roupas, agasalhos e cobertores para amenizar o sofrimento de quem está passando frio.

 

Todos os veículos do Grupo Bandeirantes, incluindo TVs, rádios e canais digitais estão envolvidos na ação, assim como as emissoras próprias e afiliadas espalhadas pelo país. As emissoras do Grupo também contarão com uma Caixa do Bem para receber os donativos.

 


As doações, que serão distribuídas em várias cidades, podem ser feitas nos pontos de coleta do Exército da Salvação e também em dezenas de pontos parceiros. Todos os endereços estão disponíveis no Band.com.br


Shopping Light promove Campanha do Agasalho e exposição fotográfica em apoio a ONG Casarão

A Campanha “Aqueça o Inverno de Quem Precisa” juntamente com a exposição de fotografias “Dignidade, A Grande Beleza”, vão arrecadar roupas, agasalhos e cobertores para ONG Casarão, responsável por acolher moradores trans de rua

 

A diversidade é celebrada durante o mês de junho e em homenagem ao mês LGBTQIAP+, o Shopping Light promove ações para incentivar o respeito à causa. As iniciativas são em prol da ONG Casarão, que ampara moradores de rua transexuais e oferece abrigo, cursos e auxilia-os a reinserção na sociedade. As ações acontecem ao longo de todo mês, até o dia 30/06.

 

Um das atividades será a campanha do agasalho. Em parceria com a ONG Casarão, o Shopping Light recebe doações de roupas, agasalhos e cobertores para a instituição. “Teremos pontos de coleta em lugares estratégicos para arrecadação. Somos um empreendimento inclusivo e compartilhamos essa causa junto com a ONG que mantém um trabalho brilhante”, afirma Wagner Patrocínio, coordenador de Marketing do Shopping Light.

 

O Shopping Light também realiza a exposição fotográfica “Dignidade, A Grande Beleza”, do fotógrafo Ricardo Durand, no terceiro piso do empreendimento. As fotos selecionadas referem-se a três ocasiões: no Miss Brasil Transex, em setembro de 2018; no Centro de Cidadania LGBTI Cláudia Wonder, em janeiro de 2021 - Mês da Visibilidade Trans; e na 1ª Mostra de Arte Transpreta, em dezembro de 2021.

 

“A fotografia tem o poder de trazer à tona universos invisíveis. É esse poder que guia meu trabalho”, afirma Ricardo Durand. O conjunto apresenta a celebração da beleza e da dignidade. As imagens mostram o encantamento de noites gloriosas e também mostram o outro lado da festa. Imagens em preto e branco foram registradas no Centro de Cidadania LGBTI Cláudia Wonder em uma tarde de atividades de capacitação.

 

Dados da Prefeitura de São Paulo divulgados em janeiro deste ano mostram que, nos últimos dois anos, aumentou em 31% a quantidade de pessoas vivendo nas ruas da cidade. Só as trans, travestis, agêneras ou não binárias representam 3,1%. A falta de oportunidades de emprego e o abandono da família são alguns dos principais motivos que levam essas pessoas às ruas. O trabalho da ONG Casarão é oferecer uma oportunidade para que tenham o devido espaço na sociedade, com respeito e inclusão.

 

“Mais uma vez, aproveitamos a nossa estrutura privilegiada para passar uma importante mensagem: a de combater o preconceito. Contamos com o apoio de nossos clientes para levar um pouco de aconchego e condições para que essas pessoas possam ter o direito a uma vida melhor”, afirma Wagner Patrocínio, coordenador de Marketing do Shopping Light.

 

As doações podem ser feitas em todo o horário de funcionamento do Shopping. Há diversos pontos de coleta pelo mall (Shopping Light e Top Center), onde os clientes podem fazer suas doações. Para saber mais sobre essa e outras ações do Shopping Light, basta acessar o site www.oshoppinglight.com.br ou baixar o app oficial para smartphones e tablets.

 

O Shopping Light fica na Rua Cel. Xavier de Toledo, 23, ao lado do Metrô Anhangabaú, no Centro de São Paulo.

 

Serviço

Campanha do Agasalho “Aqueça o Inverno de Quem Precisa”

Exposição de fotografias “Dignidade, A Grande Beleza” – Ricardo Durand

 

Data: até 30/06

Local: No Shopping Light, 3º Piso - Rua Coronel Xavier de Toledo, 23, Centro Histórico de São Paulo

Horário: Das 10h às 22h de segunda a sábado e das 12h às 20h aos domingos


Centro Cultural Correios SP estará aberto à visitação neste final de semana

O Centro Cultural Correios São Paulo (CCCSP) estará aberto das 10h às 16h, no sábado (21) e domingo (22), participando da Semana Nacional dos Museus. 

Localizado no Prédio Histórico dos Correios, no Vale do Anhangabaú, Centro da capital, o CCCSP está com três exposições de artes plásticas em cartaz e uma sala com acervo histórico dos serviços postais e telegráficos.

 

Confira a agenda do CCCSP e aproveite!

20ª SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS

De 16 a 22/5 - segunda a sexta, das 10h às 17h, sábado e domingo, das 10h às 16h

 

 

EXPOSIÇÕES

 



O Encontro é um Lugar Impossível 
– apresenta trabalhos de 24 artistas de diferentes cidades paulistas, sob curadoria de Allan Yzumizawa. Nos dias 21 e 22/05, os visitantes serão recebidos por parte dos autores das obras: Dani Shirozono, Gustavo Salvatore, Márcio Amâncio, Raquel Fayad, Sylvia Sanchez, Soraia Dias, Vera Parente e Yohana Oizumi.

 

Luiz Badia - Uno - Traz pinturas e videoarte. A mostra discute a conjunção de conceitos opostos em obras de grande porte.

 

Ecos do Moderno – Obras que fazem referência à Semana de Arte Moderna de 1922, sob curadoria de Edson Cardoso e Cota Azevedo.

 

  ALA HISTÓRICA CCCSP



Entre os objetos destacados do acervo para visitação: selos que trazem temas da cidade de São Paulo, ferramentas usadas para reparos na rede telegráfica, cadernetas instrutivas, distintivos de carteiros, aparelhos de telégrafo e código Morse, carimbos de serviço e datadores, mesa de filatelia e uma carroça usada para transportar cartas.

 

 

"Juntos para fazer o bem”: campanha arrecada doações para pessoas em situação de vulnerabilidade

A iniciativa é do Instituto Sabin, braço social do Grupo Sabin, e acontece até o próximo dia 30. As doações podem ser feitas nas unidades de atendimento do Sabin em todo o Brasil

 

Abraçar a solidariedade, a empatia e o cuidado. Este é o convite da campanha “Juntos para fazer o bem”, lançada neste mês de maio pelo Instituto Sabin, em todas as regiões do Brasil. Com o intuito de sensibilizar a sociedade civil a dedicar atenção redobrada aos mais prejudicados pelas baixas temperaturas, a mobilização está arrecadando doações que serão destinadas a organizações parceiras da entidade.

Em São Paulo, onde os termômetros marcam temperaturas abaixo de 10º, a instituição conta com 30 pontos de arrecadação, distribuídos nas unidades de atendimento do Grupo Sabin, localizadas nas cidades de São José dos Campos, Campinas, Franca, São Caetano do Sul, Osasco, Barueri e Ribeirão Preto.

O gerente executivo do Instituto Sabin, Gabriel Cardoso explica que a iniciativa é realizada anualmente pelo Instituto. Em 2022, a expectativa é superar o montante arrecadado nas edições anteriores, mas para isso é preciso mobilização. “O frio chegou alcançando recordes históricos e nosso papel é mobilizar e engajar doadores, além de operacionalizar a arrecadação e redistribuição a posterior. Mas o papel principal da campanha é do cidadão que proativamente ajuda com doações em bom estado que possam contribuir com o bem-estar de pessoas em situação de vulnerabilidade da nossa região".

O executivo destaca ainda que a campanha está inserida no contexto de atuação do Instituto. “Esta inciativa integra nosso eixo estratégico de engajamento social e filantropia -- que prevê ações assistenciais em causas urgentes, pontuais e recorrentes -, mas de certa forma também contribui para a promoção da saúde integral e do bem-estar de pessoas em vulnerabilidade, um outro eixo de atuação do Instituto”, conclui.

Sobre o Instituto Sabin
Criado em 2005, o Instituto Sabin é responsável pela gestão do investimento social privado do Grupo Sabin. Com sede em Brasília, a organização atua em 12 estados e no DF, melhorando a qualidade de vida, o bem-estar e a prosperidade das comunidades onde a empresa está, fomentando a inovação social.

Serviço: A campanha “Juntos para fazer o bem”, é realizada até o dia 30 deste mês e as doações podem ser feitas diretamente nas unidades do Grupo Sabin. Para conferir todos os detalhes desta iniciativa, acesse o
Link


Campanha #AdotaréAmor entrará em campo em 27 jogos do Brasileirão

Para marcar o Dia Nacional da Adoção, em 25 de maio, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contará em 2022 com a parceria da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que, junto com os times do Brasileirão – séries A e B –, entrará em campo para promover o direito das crianças brasileiras de conviver em família. A participação da CBF dá mais visibilidade à campanha #AdotarÉAmor, que chega à sexta edição com o twittaço a partir das 10h da próxima quarta-feira (25/5) e iluminação roxa em prédios públicos.

O CNJ disponibilizou diversos conteúdos gráficos – capa para as redes sociais, material para Twitter, Instagram, Facebook e Stories. A mesma identidade visual estará estampada em faixas da campanha a serem exibidas nos 27 jogos da 7ª rodada do Brasileirão, entre os dias 21 e 30 de maio, com os dizeres “Adotar é amor. 25 de maio – Dia Nacional da Adoção. www.cnj.jus.br/adocao”. A expectativa é que a CBF e os times também participem do Twittaço no dia 25 de maio e ampliem o apoio para que mais crianças encontrem uma família substituta.


Campanha

No ar desde 2017, a campanha Adotar é Amor promove uma mobilização digital, com o propósito de engajar os internautas em favor da adoção. O convite vai além dos tribunais e órgãos do Judiciário: a sociedade, influenciadores e personalidades podem postar nas redes sociais a hashtag #AdotarÉAmor e colocar a adoção nos assuntos mais comentados do dia. A ação tem o objetivo de mobilizar e sensibilizar as pessoas sobre a adoção, levar informação e desmitificar o tema.

Em seu primeiro ano, o movimento contou com o apoio do time paulista Corinthians, que entrou em campo com a hashtag #AdotarÉAmor. Em 2018, a tag ficou em primeiro lugar dos trending topics do Twitter, como assunto mais comentado naquela manhã. Em 2019, a web se mobilizou para colocar a adoção na lista dos 20 assuntos mais comentados do Twitter. Em 2020, a campanha reuniu o maior número de personalidades públicas em favor da causa, entre elas: Leandra Leal, Giovanna Ewbank, Taís Araújo, Preta Gil, Elza Soares, Fernanda Paes Leme, Maju Coutinho e Daniela Mercury. Já em 2021, a campanha permaneceu nos trending topics do Twitter, sendo destaque durante todo o dia. Também participaram do movimento a cantora Daniela Mercury, a jornalista Rachel Sherazade e a influenciadora Juliette.

O CNJ tem 890 mil seguidores no Twitter. O órgão também conta com perfis no Facebook, com 1,8 milhões de seguidores; no Instagram, com 827 mil seguidores; no LinkedIn, com 95 mil seguidores; e canal no YouTube, com 84,3 mil inscritos.


Adoção

Segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), há pouco mais de 4,1 mil crianças e adolescentes aptas para adoção. Dessas, a maior parte não está mais na faixa etária da primeira infância: 3.237 têm mais de seis anos. Apenas 282 são bebês, com menos de dois anos de idade.

Nos últimos anos, o CNJ tem registrado um número maior de adoções de crianças de “difícil colocação” – deficientes, com doenças, grupos de irmãos ou crianças mais velhas. Atualmente, cerca de 17% das crianças aptas para adoção têm problemas de saúde; 10% têm algum tipo de deficiência; 2207 possuem um irmão ou mais. Também estão habilitados no SNA mais de 33,1 mil pretendentes.

 

Lenir Camimura

Agência CNJ de Notícias


Um Dia No Parque 2022 é oportunidade para estimular contato de crianças com a natureza

Trilhas de Criança
Estar em constante contato com o meio ambiente traz benefícios físicos e cognitivos no desenvolvimento de crianças de até 12 anos 

 

As crianças moradoras de centros urbanos estão cada vez mais distantes do nosso primeiro lar, a natureza. Essa é uma conclusão do Instituto Alana, apoiador da ação Um Dia No Parque (UDNP) 2022 e que há quase 10 anos desenvolve pesquisas sobre os benefícios da vivência em ambientes naturais na primeira fase da vida. 

“Incentivamos que crianças desde muito pequenas tenham contato diário com estes espaços”, afirma Maria Isabel Amando de Barros, pesquisadora do programa Criança e Natureza do Instituto. Bebel, como é conhecida, explica que é muito comum que as crianças urbanas cresçam “confinadas”. “Elas estão o tempo todo sendo monitoradas em casa, na escola, são sempre conduzidas por adultos em ambientes fechados. Já na natureza, elas se sentem livres”, aponta.  

De cada 10 horas de vida de uma criança, nove elas passam em ambientes entre paredes, concreto e cimento, segundo pesquisa do Instituto Alana de 2021. O contato com a terra, o ar livre e outros elementos comuns às crianças moradoras de áreas rurais é escasso para aquelas que vivem nos centros urbanos, o que traz prejuízos físicos e cognitivos para a faixa etária de 0 a 12 anos que não convive com estes espaços. 

Instituto Alana

O contato com esses elementos é tão importante que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação tem como diretriz o “campo das experiências”, regulação que incentiva experiências fora do espaço da escola para apresentar aos pequenos as transformações da natureza e outros sons, cores e formas. 

Segundo Bebel, na natureza as crianças têm outra noção de espaço e tempo, sendo este um lugar para explorar e criar suas próprias brincadeiras. “São nessas oportunidades que a gente se conhece, entende do que gosta e do que tem medo, são experiências muito ricas que influenciam o resto da vida como pessoas”, assegura. 

Depois do período crítico da pandemia da Covid-19, o Um Dia No Parque volta em 2022 com atividades presenciais e com várias oportunidades de interação com a natureza brasileira. A ação convida as pessoas para visitarem Unidades de Conservação em todo o país em sua 5ª edição que, por dois anos, ocorreu com atividades híbridas.  

Organizado pela Coalizão Pró-UCs (Coalizão Pró Unidades de Conservação da Natureza), o UDNP 2022 ocorre dia 24 de julho e é uma oportunidade para crianças e pais descobrirem juntos UCs, parques, além das praças urbanas, perto de casa. “Nosso objetivo é levar cada vez mais as pessoas para as áreas protegidas, e as crianças e famílias são um público especial para nós, já que este programa acaba se tornando algo constante nos planos para férias e lazer”, comenta Angela Kuczack, diretora-executiva da Rede Pró UC e coordenadora do UDNP.

 

 Na trilha que leva ao Parque 

O Brasil tem mais de 2.500 Unidades de Conservação, divididas entre as de Uso Sustentável, como as Reservas Extrativas, e as de Proteção Integral, como Parques. Todos os estados do país têm UCs, tanto federais, como estaduais e municipais, além das Reservas Particulares do Patrimônio Natural, RPPNs, que são criadas por pessoas físicas ou jurídicas e são a única categoria particular do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, o SNUC, lei que rege as áreas protegidas. O objetivo do UDNP é que as pessoas frequentem todas as categorias que permitem a visitação. 

É o que faz a pedagoga Lesly Monrat. Sempre que pode, ela leva os filhos para as áreas naturais de Florianópolis (SC), onde mora, “desde que eles estavam na minha barriga”, conta. Segundo Monrat, “o Tales (10) é fascinado pela água, ele pode ficar horas brincando, observando o redemoinho dos rios. E a Agnes (6) é apaixonada pelas flores que encontra no caminho”. 

A família não só aproveita as áreas conservadas da região, como incentiva outros pais a fazerem o mesmo. Monrat criou o projeto Trilhas de Criança, em que grupos de pais e filhos se deliciam nas brincadeiras ao ar livre, de forma também livre. “Achamos que as crianças têm que ser protagonistas dessa interação. Elas criam as próprias brincadeiras e nós, pais, observamos e descobrimos coisas que jamais imaginamos sobre nossos filhos, como seu potencial de criatividade”. 

Esta interação frequente e prazerosa é a proposta do Um Dia No Parque, que tem o slogan “De volta ao lar”. O evento estimula a ideia de pertencimento humano com a natureza. “Todo brasileiro vive perto de uma UC, mesmo sem saber, e é beneficiado por ela. O UDNP quer levar as pessoas para estas áreas e mostrar a mães e pais que elas podem ser espaços inclusivos, interessantes e convidativos para as crianças. Além disso, o mantra ‘conhecer para preservar’ é perfeito para o UDNP e os pequenos. Afinal, quanto mais a pessoa visita uma UC, mais ela gosta da área, compreende sua razão de existir, e passa a colaborar para seu fortalecimento”, aponta Joice Tolentino, gerente de relações institucionais do Instituto Semeia, organização que integra a Coalizão Pró-UCs e participa do evento desde 2018, primeiro ano da ação. 

A cada ano de UDNP, o número de Unidades de Conservação (UCs) inscritas para receber o público só aumenta. Se em 2018, 65 UCs fizeram parte da ação, em 2021 mais de 350 áreas receberam visitantes para celebrar as UCs. A expectativa é que em 2022 ocorra o recorde de UCs inscritas. 

As crianças não vão sozinhas a estes locais, é preciso acompanhá-las. “Recomendamos uma rotina de um piquenique na praça ou parque perto de casa uma vez por semana, um parque na cidade de vez em quando, e uma ou duas vezes por ano optar por fazer uma viagem para um Parque Estadual ou Nacional. O benefício é da criança e da família inteira”, conclui Bebel, do Instituto Alana. 

 

Como participar? 

Pela página do evento na internet, é possível descobrir qual é a Unidade de Conservação mais próxima da sua casa em todo o país, por meio de um mapa interativo e filtros. Também dá para ficar por dentro da programação de atividades nas redes sociais do Um Dia No Parque. Neste momento, Unidades de Conservação podem se inscrever para participar e propor atividade na maior mobilização pelas áreas protegidas do país pelo formulário neste link


Turismo de Portugal apresenta

Brasil é o primeiro país a receber a exposição SketchTour Portugal Reload 

O projeto inicia seu itinerário em território brasileiro e será apresentado na 26ª edição da BILSP 2022, evento em que o Portugal será homenageado.

 

Este ano, Portugal é o convidado de honra da 26ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece entre os dias 2 e 10 de julho, no Expo Center Norte. Em comemoração, o Brasil será o primeiro país a receber a exposição SketchTour Portugal Reload, uma junção de literatura e arte.

 

A SketchTour Portugal Reload, é a segunda edição de um projeto lançando em 2017, pelo coletivo de artistas Urban Sketchers com o apoio do Turismo de Portugal, que contou com a participação de vinte e quatro Sketchers portugueses e estrangeiros que foram desafiados a retratar o país e a cultura portuguesa através dos seus desenhos, inspirados por uma viagem no Destino. 

 

Após o sucesso da primeira edição, o regresso da SketchTour Portugal , além da participação de vinte Sketchers oriundos dos mercados prioritários para Portugal – Espanha França, Itália, Reino Unido e Suécia - juntou à viagem onze autores e escritores de referência da língua portuguesa, que descreveram Portugal e as suas 7 Regiões, ampliando os desenhos com as suas palavras e narrativas. Desta iniciativa resultaram mais de 4.000 conteúdos em redes sociais, 500 desenhos, 10 webisodes, uma exposição multimídia e um livro. Esses materiais já foram visualizados por mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo.

 

A exposição contém, além dos desenhos e palavras, materiais recolhidos durante as visitas, uma biblioteca sonora e visual das várias regiões e o mapeamento destas experiências no território, iniciando a sua itinerância no Brasil, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, seguindo depois para França no âmbito da Temporada Cruzada.

 

O livro, criado em parceria com a Editora Caleidoscópio, e que terá edição em português, francês e inglês, estará disponível a partir de maio e visa promover a oferta e o turismo literário através de um projeto integrado que alia a escrita ao desenho, procurando inspirar futuras viagens pelos diferentes territórios e experiências que o destino oferece.

 

De acordo com Mia Couto, autor que escreveu o prefácio do livro, “o segredo da viagem não é o destino. É deixar-se ser visitado. Permitir que a viagem tome posse de nós. Em Portugal é fácil ser enlaçado pela cintura e sermos levados nessa dança que nos afasta do nosso próprio cansaço. Vale a pena ir à descoberta destes encontros em Portugal porque esta terra está cheia de braços à espera de serem abraços.”

 

O projeto SketchTour Portugal Reload enquadra-se nos objetivos definidos no Programa de Ação para o Turismo Literário, que pretende colocar Portugal no mapa dos destinos literários, valorizar e promover a oferta de Turismo Literário e enaltecer a língua portuguesa e os seus escritores, em diálogo com o território. Este programa procura assim contribuir para a coesão social e territorial e impulsionando o negócio turístico, em total alinhamento com o Plano para a Retoma do Turismo e com as metas estratégicas preconizadas na Estratégia Turismo 2027.

 

Na Bienal Portugal ocupa um stand com 500m² que integra uma livraria (100m²), um auditório, uma zona multiusos e uma zona infantojuvenil (50m²), onde serão realizadas atividades variadas, como exposições, sessões com autores, apresentações de conteúdos multimidias, atividades para as crianças.

 

Sketch Tour Portugal Reload - Best of - https://www.youtube.com/watch?v=GAFPXQChYHQ

 

Sobre o VisitPortugal

VisitPortugal é a marca Destino Portugal. Integrado no Ministério da Economia e da Transição Digital, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística. Agrega numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura. Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos, no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa. 

Info: www.visitportugal.com


Exposição Minerais do Brasil chega a São Paulo

 

Exposição Minerais do Brasil, disponível na "Casa de Metal Espaço Cultural" em São Paulo
Acervo está disponível na Casa de Metal, inaugurada no dia 03 de maio em São Paulo. O acesso é gratuito

 

 

A Abm (Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração) e a Quattro Projetos trouxeram para São Paulo a exposição “Minerais do Brasil”, pertencente a coleção da MM Guerdau, considerada a melhor e mais representativa exposição de minerais do país. São mais de 80 espécies de minerais disponíveis na “Casa de Metal”, espaço cultural inaugurado pela ABM no último dia 03 de maio, e que tem como objetivo ser um espaço de convivência e apreciação, “A Casa de Metal não é apenas um museu, mas sim um espaço para convivência, para um bate-papo, exposições de arte e outros projetos culturais, que tem como pano de fundo o acervo da história da metalurgia no Brasil” explica Letícia Sá, gerente cultural do espaço. A Casa de Metal fica localizada na Rua Antônio Comparato, 218, bairro do Campo Belo – SP, e funciona de terça a sábado das 09h às 18h, o acesso é gratuito. A exposição Minerais do Brasil ficará no local até 30 de julho de 2022.

 

Quattro Projetos 

https://quattroprojetos.com.br/ 

 

Noites Burlescas invade o Rival

Um dos teatros mais tradicionais do Rio terá noites de cabarés a partir de 25 de maio

Fairy Adams_­foto Alessandra Tolc

O Teatro Rival Refit foi pensado com carinho por Fairy Adams quando resolveu levar seu espetáculo burlesco para uma casa de show no Rio de Janeiro. O espaço, dos anos 30, traz o clima envolvente que o estilo de arte apresenta. O “Noite Burlescas: Cabaré Carioca de Variedades” entra na programação a partir do dia 25 de maio, às 19h30, trazendo referência clássica com a Comédia D'lart.

Idealizado por Fernanda Dalveira – Fairy Adams - e Maria Fernanda Lamim, "Cabaré Carioca de Variedades" é um show onde cada artista apresenta a sua performance, mostrando seu próprio estilo de trabalho dentro do Burlesco.

“O burlesco é uma arte totalmente envolvente. Seja pelo figurino, pela música, pelos movimentos. Teremos um show em dois atos, com cada artista explorando a sensualidade e a subversão de ordens pré-estabelecidas pela sociedade. É um espetáculo que envolve os artistas e o público, que é instigado a participar das performances, onde todos viram um elemento da apresentação”, afirma Fairy Adams.

O espetáculo “Noite Burlescas: Cabaré Carioca de Variedades” tem uma média de 1:15 de duração, com seis artistas em cada noite, e estará na agenda do Teatro Rival nos dias 25 de maio, 22 de junho e 27 de julho. Saiba mais em @fairy.adams e @fairy__adams

 

Serviço:

“Noite Burlescas: Cabaré Carioca de Variedades”

Onde: Teatro Rival Refit - Rua Álvaro Alvim, 33 - Cinelândia, Rio de Janeiro

Quando:  25 de maio, 22 de junho, 27 de julho

Horário: 19h30

Valor: A partir de R$40

Compra de ingressos: https://linkfly.to/30306ymTgst

 

Japan House São Paulo exibe mostra sobre arte do trançado japonês com seda, reconhecida como patrimônio imaterial do Japão

Exposição Kumihimo explora a história e a evolução da confecção de cordões de seda e é apresentada pela Domyo, empresa familiar de Tóquio que produz cordões de seda artesanalmente desde 1652 

 

Entre 24 de maio e 28 de agosto, a Japan House São Paulo apresenta a exposição gratuita Kumihimo - a arte do trançado japonês com seda, por Domyo. Inédita no Brasil, a mostra é apresentada Domyo, empresa familiar tradicional sediada em Tóquio, que há mais de dez gerações produz artesanalmente cordões de seda, feitos à mão por artesãos que trabalham exclusivamente para a companhia. Na exposição, o visitante poderá conhecer a evolução histórica do kumihimo no Japão, entender sobre a construção dos trançados, além de explorar possibilidades futuras para seu uso, tudo isso a partir de três grandes instalações, mais de 30 reproduções de peças de kumihimo históricos, ferramentas utilizadas pelos artesãos e vídeos que contam com recursos de acessibilidade. A exposição faz parte do projeto de itinerância global da Japan House, com passagem por Los Angeles, agora em São Paulo e, na sequência, Londres.   

Em japonês, kumihimo significa "cordas trançadas". O termo é utilizado para se referir a amarrações de três ou mais feixes de fios de seda, formando cordões a partir da sobreposição diagonal desses fios de maneira regular e uniforme. Os resultados podem ser trançados simples, feitos com três feixes (conhecidos como “trança francesa”), ou mais complexos, chegando a conter mais de 140 feixes de fios. No Japão, o kumihimo foi utilizado ao longo dos séculos para diversas funções, como acessórios para vestimentas e ornamentos para armas e armaduras, apresentando uma evolução única. Um dos tipos mais conhecidos pelos japoneses é o utilizado no obijime – o cordão que se amarra por cima da faixa de um quimono tradicional.  

Dividida em três momentos - História, Estrutura e Futuro -, a exposição ocupa todo o segundo andar da Japan House São Paulo, inclusive uma nova sala com 100 m², que será incorporada a este piso a partir desta exposição. Na parte histórica, o foco são as origens e evoluções da técnica por meio dos séculos. Já os suportes usados na produção dos cordões, chamados de marudai (utilizado para produzir cordões quadrados) e takadai (suporte alto que permite trançados planos), são apresentados ao público na seção Estrutura, que também exibe as ferramentas usadas nos processos de tingimento, preparação dos fios e produção dos cordões. Por último, os visitantes podem conferir as mais recentes estruturas de trançado desenvolvidas pela Domyo, além de peças criadas em colaboração com especialistas de áreas como indústria têxtil e ciência matemática, que apresentam possibilidades de aplicações futuras para a técnica.   

O kumihimo se destaca tanto pela resistência quanto pela elasticidade, determinadas pelos métodos de trançado e amarração, além da variação nos ângulos de orientação das fibras, por isso é possível encontrar estruturas de tubos de carbono semelhantes ao kumihimo em uma série de aplicações industriais, desde tacos de golfe e aeronaves até próteses ortopédicas. Exclusivamente para esta exposição, foi criado um modelo baseado em topologia geométrica em parceria com o Tachi Lab da Universidade de Tóquio. O modelo apresentado é resultado da atividade deste laboratório, onde pesquisadores criam estruturas utilizáveis e materiais celulares com propriedades únicas baseados na geometria do origami, nos sistemas com articulações, na geometria diferencial e assim por diante. Por meio deste trabalho, buscam entender a natureza da forma e da função, por meio da observação e, também, da criação de vários fenômenos. Essa colaboração amplia matematicamente o potencial oferecido pelo kumihimo de criar padrões gráficos, estruturas tridimensionais e sistemas funcionais.  

Cerâmicas datadas do início do período Jōmon (entre 5 mil e 6 mil anos atrás) já apresentavam padrões decorativos de uma forma primitiva de kumihimo impresso, mas os maiores avanços do kumihimo no Japão ocorreram a partir do período Asuka (592-710). Sua tradição permeia desde ornamentos para armas e armaduras, quimonos e vestimentas para cerimônias, elementos decorativos para santuários e outros objetos religiosos, bem como nas artes cênicas. Hoje, a técnica também vem sendo incorporada à moda contemporânea, como nas criações do estilista japonês Akira Hasegawa (1989). “Eu trabalho para transmitir, hoje, emoções de cem anos atrás. Sou movido pela beleza estrutural e pela sensação de aconchego encontrada em roupas antigas”, comenta Hasegawa.   

“Para nós é muito importante poder colocar o público brasileiro em contato com esse bem cultural tão significativo do Japão e apresentar a experiência e os conhecimentos adquiridos pela empresa Domyo desde 1652. Exposições como esta reforçam a missão da Japan House São Paulo de apresentar o Japão de hoje com práticas que podem se perpetuar por séculos. E reiteram nossa aproximação com base também em trançados simbólicos”, comenta Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo.  

Dentro do programa JHSP Acessível, a exposição Kumihimo - A arte do trançado japonês com seda, por Domyo, ainda conta com recursos de audiodescrição, libras e bancada com elementos táteis.  

 

Sobre a Domyo

A instituição Yusoku Kumihimo Domyo, foi fundada em 1652 na cidade de Edo (a Tóquio da Era Moderna), e até hoje mantém uma loja na região de Ikenohata, no bairro de Ueno. Durante o período Edo, a casa Domyo comercializava cordões, produzidos principalmente para bainhas e empunhaduras de espadas. A partir do período Meiji (1868-1912), ela começou a vender obijime para se amarrar sobre as faixas de quimonos, bem como haorihimo, um cordão utilizado para amarrar a parte frontal do haori, espécie de jaqueta formal utilizada com quimono e que é aberta na parte da frente. Até hoje todos os produtos da casa são tingidos a mão e trançados por artesãos e artesãs que trabalham exclusivamente para a Domyo. Outro aspecto importante do trabalho da instituição é a pesquisa, a restauração e reprodução do kumihimo histórico, por encomenda tanto do Escritório da Casa do Tesouro Shōsōin da Agência da Casa Imperial, quanto de vários templos, santuários e museus de todo o Japão. Tais atividades produziram uma rica variedade de técnicas e conhecimentos, úteis para fins de pesquisa acadêmica, preservação, disseminação e progresso dessa tecnologia.  

 

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP): 

A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de trinta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard - certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19. 

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Serviço: 


Exposição Kumihimo - A arte do trançado japonês com seda, por Domyo
 
Organização: Yusoku Kumihimo Domyo (Kiichiro Domyo), Mari Hashimoto 
Período: de 24 de maio a 28 de agosto de 2022  
Local: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52 (2º andar) - São Paulo, SP 
Horários: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h. 
Entrada gratuita. Reserva antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/ 
A exposição conta com recursos de acessibilidade (Libras, Audiodescrição, elementos táteis). 

 

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