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segunda-feira, 30 de agosto de 2021

5 dicas para a sobrevivência das pequenas empresas

Consultor ensina como empreendedores podem sobreviver à crise e aumentar a lucratividade


Em 2020, o alto índice de desemprego, agravado pela crise gerada pela pandemia, fez disparar o número de empreendedores no Brasil. Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a quantidade de empreendedores motivados por necessidade saltou de 37,5% em 2019 para 50,4% em 2020. Mas, em cinco anos, cerca de 29% desses MEIs serão encerrados, é o que mostra a pesquisa Sobrevivência de Empresas (2020), realizada com base em dados da Receita Federal.

O engenheiro de software e consultor de empresas Guilherme Menezes, sócio-fundador da ZUG Analytics, explica que o despreparo para administração, a falta de planejamento e a falta de caixa são os principais motivos que levam ao encerramento de pequenas e médias empresas. “O problema é que quem empreende por necessidade normalmente não tem tempo de se planejar, nem de estudar o mercado ou de se organizar para garantir a sobrevivência pelos primeiros anos”, comenta o analista.

Menezes, que é consultor de pequenas e médias empresas, explica que organização é fundamental. “Muitos empresários usam vários softwares para gerenciar seu negócio. Isso dificulta a organização, reduz a eficiência da gestão, consome tempo e não permite que o empresário tenha um panorama global da sua operação. É imprescindível que a empresa otimize esse processo e tenha um controle de toda a sua operação em um software único, porque isso consumirá menos tempo e essa eficiência se traduz, com as estratégias corretas, em ganho de produtividade”, reforça.



Despreparo e falta de planejamento são os principais motivos

que levam à falência de pequenas e médias empresas

Freepik


O consultor explica que o mercado dispõe de softwares de gestão a preços acessíveis e reforça que eles permitem ter, em poucos cliques, acesso ao panorama completo da operação. “É possível controlar estoque, fluxo de caixa, de vendas, base de clientes, contas a pagar e essas informações são indispensáveis, por exemplo, para fazer a precificação correta dos produtos”, exemplifica.

Saber precificar seus produtos e serviços é, na avaliação de Menezes, uma arte e uma ciência ao mesmo tempo. “O empresário tem que incluir o custo de compra, os custos para vender e saber qual é a margem mínima e máxima pra ser competitivo em termos de preço. Isso não é uma tarefa muito simples, é preciso ter um processo de compra muito bem desenhado e uma gestão de estoque diária”, completa. Segundo o especialista, disciplina operacional é outra característica indispensável para uma boa gestão. “Todos os dias o empresário tem que alimentar o software porque isso permite que acompanhe seus resultados para traçar estratégias inteligentes de crescimento”, acrescenta.


Vendas on-line

O Brasil tinha, em julho deste ano, 18.102.814 empresas ativas. Se destacar entre tanta gente requer planejamento. “Boa parte das empresas que sobreviveram à pandemia, além de gerar caixa suficiente, investiram nas vendas on-line, mas o processo não é tão simples como muita gente pensa. É um processo que precisa de planejamento completo. Gerir vendas tem a ver com gerir clientes, você precisa conhecer quais são aqueles que compram mais de você, colocar o foco neles. Em resumo, para o pequeno empresário crescer ele tem que praticar a gestão por indicadores, por isso os softwares únicos de gestão são indispensáveis”, afirma o consultor.

Outra coisa importante é acompanhar o giro, saber quais produtos vendem mais e quais emperram. Essa gestão permitirá que o empreendedor não tenha um custo alto com estoque parado e permitirá direcionar a produção para os produtos que vendem mais. “Definir estratégias adequadas é indispensável para aumentar a produtividade, os lucros e, portanto, para garantir a sobrevivência das empresas”, resume.


Dicas para empreendedores

- Tenha organização e disciplina operacional
- Use um software único de gestão
- Invista em vendas on-line
- Faça gestão por indicadores
- Aprenda a precificar produtos e serviços
Fonte: ZUG Analytics

 

Guilherme Menezes - consultor de empresas e sócio-fundador da ZUG Analytics

 

 

Brasileiros sofrem uma tentativa de fraude a cada 8 segundos, revela levantamento da Serasa Experian

Primeiro semestre de 2021 registrou recorde histórico, puxado pelas ações cometidas contra jovens de até 25 anos; Nordeste teve maior crescimento no período 

 

A Serasa Experian atualizou seu Indicador de Tentativas de Fraude e mostra que o primeiro semestre de 2021 teve uma movimentação possivelmente fraudulenta a cada 8 segundos. Foram 1,9 milhão de ataques ao longo dos seis primeiros meses deste ano, um aumento de 15,6% com relação ao mesmo período de 2020 e o maior volume já registrado no semestre desde o início do índice, em 2011. O levantamento traz a visão inédita sobre a idade das pessoas que sofreram os ataques, identificando que esta alta foi puxada principalmente pelas ações contra pessoas de até 25 anos, cujo crescimento foi de 19,3%.




Segundo o Diretor de Soluções de Identidade e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian, Jaison Reis, o aumento das tentativas de fraude ocorrido em 2021 é um reflexo da aceleração da digitalização por conta da pandemia de Covid-19. “Houve uma mudança no comportamento dos brasileiros, que passaram a adquirir bens e serviços online, graças às regras de distanciamento social impostas pela pandemia. Portanto, os oportunistas tinham mais transações para tentar acessar dados e recursos. Por isso a importância de ter plataformas robustas que identifiquem essas tentativas e impeçam a ação dos fraudadores”.

As ocorrências de movimentações suspeitas ocorreram principalmente no setor financeiro nestes primeiros seis meses de 2021: Bancos e Cartões tiveram 1,2 milhão de tentativas e as financeiras, 205 mil, com variação acumulada de 59,2% e -40,7%. O setor que teve maior crescimento no comparativo entre semestres deste ano e 2020 foi o varejo, com alta de 89,5% e 167 mil. Telefonia (-49,0%) e serviços (-19,5%) apresentaram queda, registrando 79 mil e 258 mil tentativas, respectivamente.

Nordeste é região com maior aumento nas movimentações possivelmente fraudulentas

Nesta atualização do Indicador de Tentativas de Fraude, a Serasa Experian traz outra informação inédita, desta vez sobre o impacto das movimentações suspeitas nas regiões do país. Apesar do Sudeste ter o maior acumulado do semestre, foi o Nordeste que registrou maior variação no período. O Sudeste teve pouco mais de 1 milhão de tentativas, seguido pelo Nordeste (347 mil), Sudeste (300 mil), Centro-oeste (176 mil) e Norte (120 mil).


Reis explica que este aumento no Nordeste pode ser um indicativo do
maior número de empresas atuando na região. Outro fator importante é que muitos donos de empreendimentos estão utilizando sites e redes sociais para comercializar produtos, canais suscetíveis a atividades de fraudadores.


Especialista aponta principais tentativas e como evitar perdas com fraudes

Os especialistas em fraude na Serasa Experian alertam que os consumidores devem ficar atentos para evitar ter seus dados expostos e até ter perdas financeiras por conta destas ações suspeitas. Para isso, é importante que façam transações digitais com empresas de confiança e não cliquem em links desconhecidos.

Entre as principais tentativas de golpes apontadas pelo indicador, estão:

  • Compra de celulares com documentos falsos ou roubados;
  • Emissão de cartões de crédito: o golpista solicita um cartão de crédito usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a “conta” para a vítima e o prejuízo para o emissor do cartão;
  • Financiamento de eletrônicos (Varejo) – o golpista compra um bem eletrônico (TV, aparelho de som, celular etc.) usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a conta para a vítima;
  • Abertura de conta: golpista abre conta em um banco usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a “conta” para a vítima. Neste caso, toda a “cadeia” de produtos oferecidos (cartões, cheques, empréstimos pré-aprovados) potencializa possível prejuízo às vítimas, aos bancos e ao comércio;
  • Compra de automóveis: golpista compra o automóvel usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a “conta” para a vítima;
  • Abertura de empresas: dados roubados também podem ser usados na abertura de empresas, que serviriam de ‘fachada’ para a aplicação de golpes no mercado.

Em um episódio especial do Serasa Experian Podcast, os especialistas falam sobre estas ações, o que preciso fazer para se proteger e que as empresas precisam se atualizar constantemente, já que os fraudadores também buscam novas formas de aplicar golpes.


Metodologia do Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor

O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude, obtida através da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2).

 

 

Serasa Experian

www.serasaexperian.com.br



App conta com dados dos vacinados nos 645 municípios paulistas e é aceito para atestar imunização de primeira e segunda dose 

 

O aplicativo Poupatempo Digital, o oficial do Governo de São Paulo, reúne em um único lugar os serviços públicos do Estado, oferecendo aos cidadãos de todos os 645 municípios paulistas a possibilidade de obter de forma gratuita, prática e segura a versão digital da carteira de vacinação contra a Covid-19, para comprovar a imunização com a primeira e segunda dose.  

Com a retomada das atividades sociais e comerciais, graças ao avanço da vacinação em São Paulo, empresas e estabelecimentos passam a solicitar a apresentação de um comprovante da imunização contra a Covid-19, o que pode ser feito de maneira simples pelo celular. Só este ano, já houve mais de 1,2 milhão de acessos à carteira de vacinação digital que além de oficial respeita todas as práticas de segurança previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 


O banco de dados do Estado, com as doses aplicadas pelos municípios e registradas na plataforma VaciVida, ficam armazenados no Data Center da Prodesp, empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, responsável pela administração do programa Poupatempo, e só são encaminhados ao Governo Federal para abastecer o sistema do Ministério da Saúde.  


Atualmente com 120 opções e a facilidade de poder acessado na palma de mão, 24 horas por dia, quando e onde quiser, o Poupatempo Digital disponibiliza três funcionalidades da vacinação: o pré-cadastro, acesso à carteira digital e o certificado de vacinação. 


O diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo que administra o Poupatempo -, Murilo Macedo, explica o objetivo da integração das funcionalidades da vacina no aplicativo. “O Poupatempo é reconhecido por reunir serviços de diferentes esferas do setor público, estaduais e municipais, em um único lugar, com eficiência e respeito ao cidadão, seja de forma física ou digital. Pelo celular, o usuário de qualquer região encontra tudo o que precisa com comodidade, autonomia e confiabilidade, sabendo que suas informações pessoais estão seguras. Com a carteirinha de vacinação não é diferente. Ela é um documento importantíssimo, o passaporte dos dias de hoje, e o programa facilita esse acesso. As pessoas precisam instalar apenas um app para ter o certificado de vacinação, solicitar segunda via de CNH, agendar para fazer o RG, emitir boleto da CDHU ou até mesmo consultar o saldo da Nota Fiscal Paulista”, explica Murilo Macedo, Diretor da Prodesp. 

 

Baixando o aplicativo Poupatempo Digital, disponível gratuitamente tanto na Google Play quanto na App Store, o usuário pode acessar as mesmas informações descritas no documento físico, entregue no posto, no momento na vacinação. O app permite ainda validar o certificado de vacinação, através do QR Code ou do código do certificado, ambos contidos na versão digital da carteira. 

 

 

Brasil atinge 80% da população acima de 18 anos com a primeira dose da vacina Covid-19

Campanha segue em ritmo acelerado com mais de 230 milhões de doses distribuídas pelo Ministério da Saúde

 

OBrasil atingiu mais uma importante marca na campanha de vacinação contra a Covid-19: 80% dos brasileiros acima de 18 anos estão vacinados com a primeira dose. São mais de 128 milhões de brasileiros que já começaram o esquema vacinal e quase 60 milhões já completaram a imunização. A vacinação é prioridade do Ministério da Saúde no combate à pandemia e a cada dia, milhões de pessoas sentem o alívio ao receber a primeira ou a segunda dose no braço.

Cada vacina que chega em todos os cantos do país é fruto do processo de distribuição complexo e feito em tempo recorde pelo Ministério da Saúde. Para saber mais sobre cada etapa para a liberação e envio de vacinas, acesse aqui.

Com o planejamento feito pela pasta, as entregas de vacinas previstas até o dia 15 de setembro serão suficientes para vacinar, com a primeira dose, toda a população brasileira acima de 18 anos, estimada em 160 milhões de pessoas.

A prioridade do Ministério da Saúde é acelerar a campanha de vacinação até que todos os brasileiros maiores de 18 anos estejam completamente imunizados. Cerca de 60 milhões de brasileiros já tomaram a segunda dose ou a dose única, ou seja, 35% completaram o ciclo vacinal. Até agora, mais de 230 milhões de doses já foram enviadas para todo o país.

É importante ressaltar que os cuidados individuais -como o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social- são recomendados pela Pasta. O cuidado é de cada um, mas o benefício é para todos.



Mahila Lara
Ministério da Saúde

 

Por que oferecer salário emocional aos seus funcionários?

Conheça essa modalidade de salário que não tem a ver com valor econômico


Um emprego, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, na prática, pode oferecer muitas vantagens além do salário econômico propriamente dito. Mais do que apenas o pagamento mensal, “a empresa pode oferecer vantagens e oportunidades que complementam o valor do salário”, explica a gestora de carreiras e especialista em RH, Madalena Feliciano. 

Em outras palavras, o salário emocional é todo aquele que, não em forma de dinheiro, complementa a renda do empregado. Ele pode ser revertido em melhorias gerais, como alguns auxílios. Madalena explica que “ele serve como um incentivo aos profissionais da empresa e auxilia também no desenvolvimento do negócio”. Isso porque, com funcionários felizes, o rendimento do trabalho aumenta. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Universidade da Califórnia, um trabalhador feliz é, em média 31% mais produtivo, 3 vezes mais criativo e vende, em média, 37% a mais em comparação com os outros. 

Desse modo, “investir em um bom salário emocional é também investir na própria empresa e no rendimento da equipe”, afirma a gestora. Quando a liderança se dedica na implementação de um bom salário emocional, ela tende a encontrar melhores colaboradores, já que oferece melhores condições de vida e trabalho.

Exemplos de salário emocional

  • Espaços destinados à saúde dentro do espaço de trabalho;
  • Ambientes de lazer e bem-estar;
  • Horário flexível;
  • Incentivo na obtenção de conhecimento;
  • Práticas sustentáveis;
  • Outros incentivos que possibilitem uma melhor relação no espaço de trabalho.

Madalena afirma que “oferecer um bom salário emocional aos seus funcionários não beneficia apenas os colaboradores, mas também a própria empresa. Isso porque, trabalhadores motivados tendem a trabalhar com dedicação e não como uma ‘obrigação’ e, além disso, ‘vestem a camisa’ da empresa”. 

Vale ressaltar ainda que, o salário emocional NÃO SUBSTITUI O SALÁRIO ECONÔMICO. Por isso, nada de trocar um pelo outro. O Salário econômico é um direito de todo trabalhador e não deve, em nenhuma hipótese, ser desmerecido. Por isso, o salário emocional surge como um bônus, uma melhoria no espaço de trabalho. 

 


Madalena Feliciano - Gestora de Carreira e Hipnoterapeuta

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Open Banking entra na terceira fase com integração do Pix e chances de se tornar um dos maiores do mundo

Em 2022, outras formas de pagamento como boleto, débito em conta e transferências bancárias devem ser integradas ao sistema


Em sua terceira fase de implementação no Brasil, que começa nesta segunda, 30 de agosto, o Open Banking – sistema que promete modernizar a relação dos brasileiros com os bancos – irá integrar pagamentos e Pix. O processo, garante o Banco Central (VC), deve acelerar ainda mais as compras digitais, permitindo que os consumidores deixem suas contas salvas nos sites de compras online, com o próprio portal se encarregando de autorizar o pagamento.

Após essa fase com o Pix, o Open Banking também irá atingir, de forma escalonada, outras modalidades de pagamento, como as transferências bancárias, em fevereiro de 2022, os boletos, em junho de 2022 e o débito em conta, em setembro de 2022. A quarta e última fase do projeto está prevista para dezembro de 2022, quando serão adicionados serviços financeiros como investimentos e seguros. A expectativa do BC é que o Open Banking brasileiro se torne o maior projeto de sistema financeiro aberto do mundo.

Na opinião do advogado Marcelo Godke, especialista em Direito Empresarial e Societário, professor do Insper e da FAAP e sócio do escritório Godke Advogados, há potencial para que o Brasil alce essa posição, por um motivo muito simples: o mercado bancário brasileiro ainda é altamente concentrado, daí o imenso espaço de crescimento. “O maior projeto de open banking não vai ser o americano, pois nos Estados Unidos o mercado já é pulverizado e existem milhares de instituições financeiras ativas, que já emprestam dinheiro para micro e pequenas empresas, então já existe uma competição muito grande por lá. E isso a gente ainda não vê no Brasil, pois aqui o mercado é altamente concentrado”, explica Godke.

Com a pulverização de instituições, o professor acredita que as taxas oferecidas atualmente para os clientes vão melhorar por causa da competição, mas não de forma rápida. “As instituições mais eficientes vão acabar tendo taxas mais atrativas. Não acho que isso deva acontecer de um dia para o outro, devemos presenciar uma mudança que será paulatina, pois nosso mercado ainda é muito concentrado, com 4 instituições que dominam mais de 85% dos ativos financeiros. Então, não acredito que esse mercado irá se desconcentrar rapidamente, mas no longo prazo isso vai acontecer e será positivo para o consumidor”, afirma.

Segundo o Banco Central, o compartilhamento de dados no Open Banking é feito em um ambiente seguro e as permissões de pagamento poderão ser canceladas pelo cliente sempre que ele desejar. A instituição acredita que o sistema irá fomentar a inovação e criar valor para o consumidor, com a participação de bancos tradicionais, bancos digitais, fintechs, cooperativas de crédito e instituições de pagamento, ampliando a oferta de produtos e serviços financeiros, mais integrados, personalizados e acessíveis, com o consumidor no centro das decisões.

 

 

Marcelo Godke – especialista em Direito Empresarial e Societário e sócio do escritório Godke Advogados - bacharel em Direito pela Universidade Católica de Santos, especialista em Direito dos Contratos pelo Ceu Law School. Professor do Insper e da Faap, mestre em Direito pela Columbia University School of Law e sócio do Godke Advogados. Doutorando pela Universiteit Tilburg (Holanda) e Doutorando em Direito pela USP (Brasil).

Estação Adolfo Pinheiro - Linha 5-Lilás - recebe amanhã (terça-feira 31/8) o "Cantinho do Desabafo", ação de acolhimento para pessoas que precisam de apoio emocional

Procura por atendimento cresceu no contexto da pandemia

Voluntários praticam a escuta fraterna: ouvir sem julgar

 

Nesta terça-feira (31/8), voluntários do Projeto Help estarão na Estação Adolfo Pinheiro (Linha 5-Lilás) para atender pessoas que buscam apoio emocional no "Cantinho do Desabafo". No espaço, localizado numa área reservada da estação, os voluntários praticam a escuta fraterna: ouvem, sem julgar, quem deseja se abrir sobre seus problemas.

A iniciativa, realizada em parceria com a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô, integra a campanha ""Sua saúde mental é essencial". Na estação, os voluntários do projeto também distribuem folhetos com mensagens positivas e de incentivo à vida. Para quem deseja um outro tipo de atendimento, é disponibilizado um telefone nacional para contato: (11) 4200-0034.

Desde 2019, quando a ação teve início nas estações, a procura pelo "Cantinho do Desabafo" tem crescido de forma significativa. Carlos Eduardo Ferreira de Souza, o Cadu, coordenador do Projeto Help, grupo criado em São Paulo há mais de 10 anos por integrantes da Força Jovem Universal, ressalta que a pandemia intensificou a busca pelo atendimento. "Em algumas estações, com mais movimento, chegamos a receber em média 70 pessoas numa tarde", afirma.

"A concessionária está atenta aos desafios enfrentados neste contexto, e reconhece que o acolhimento é essencial e pode salvar vidas", diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaMobilidade.


Serviço:

Campanha Sua Saúde mental é essencial - Cantinho do Desabafo:

Estação Adolfo Pinheiro - Linha 5-Lilás: dia 31 de agosto, terça-feira, das 14h às 16h

 

Você sabe o que é uma conta Escrow?

Após lançar a primeira escrow digital do Brasil, a Vórtx esclarece as principais dúvidas sobre esse tipo de transação


A Vórtx, fintech de infraestrutura para o mercado financeiro, lançou recentemente a primeira conta escrow digital, a Vórtx Escrow Prime. Como a primeira escrow digital do Brasil, é uma plataforma intuitiva que permite um processo de contratação e gestão inteligente em tempo real dos ativos, além do suporte para qualquer volume de transação e mais transparência nas informações. Apesar de todas as vantagens, ainda não é tão democratizada.

Juliano Cornacchia, CEO e cofundador da Vórtx, explica que com o lançamento da conta - que tem um dos melhores custo-benefícios do mercado - com valores a partir de R$ 300,00, a fintech quer aumentar o acesso a modalidade, atendendo de operações complexas que precisam de uma instituição de porte, até as transações mais simples, como de compra e venda de imóveis ou automóveis. “Nosso principal objetivo é descomplicar o acesso ao  mercado de capitais, oferecendo soluções intuitivas, mas que resolvam as principais dores dos nossos clientes. Com a Vórtx Escrow Prime, a empresa traz a expertise no mercado de capitais com tecnologia para entregar um produto completo para diferentes segmentos, com um acesso mais fácil, em conjunto com  porte.  e segurança para atender a qualquer tamanho de operação”, ressalta.

A Escrow é uma ferramenta de garantia, prevista em contratos ou acordos comerciais e mantida sob a tutela de uma instituição qualificada até o cumprimento das cláusulas por todas as partes envolvidas. Esse tipo de serviço é comum em Fundos de Direito Creditórios (FIDCs),  Fundos de investimento de Crédito Privado, no mercado imobiliário e em operações de M&A.

Em negociações que envolvem risco, as partes podem firmar um contrato escrow, que determina um valor a ser depositado como garantia e as regras para a sua liberação. Os negociadores escolhem, então, um depositário escrow, que é uma parte neutra, a quem caberá a custódia da garantia. Normalmente esse agente é um banco, que ficará responsável pela administração dos valores depositados, comprometendo-se a cumprir as regras firmadas no contrato. O escrow costuma ser utilizado em transações de risco, visando minimizar os possíveis prejuízos. No caso da escrow account, como os bancos cobram taxas pela custódia da garantia, o uso desse tipo de serviço é mais comum em negociações que envolvem grandes quantias, como em aquisições de grandes empresas, por exemplo.

Nos Estados Unidos, esse tipo de conta já é comum e muito utilizada e, no Brasil, tem um grande potencial de crescimento também. As operações de M&A, que vem crescendo de forma exponencial no Brasil, são perfeitas para o uso de contas escrow, por exemplo, porque custodiam os valores com um terceiro até todas as obrigações serem cumpridas. Na verdade, a conta escrow pode ser aplicada a qualquer operação de compra e venda que precise cumprir alguma exigência para ser liquidada: compra de imóveis, carros, ítens de luxo, como relógios, jóias. Então, existe um mercado muito amplo para ser explorado no País com esse tipo de transação.

Atualmente, a Vórtx possui aproximadamente R$ 450 bilhões em ativos transacionados em sua plataforma, divididos entre administração de fundos, papéis de dívida sob custódia fiduciária e cumprimento de obrigações de seus clientes. Recentemente, levantou quase R$ 200 milhões de um Private Equity americano, o FTV Capital, com o objetivo de construir um modelo de negócio baseado em nuvem e com capilaridade para resolver todas as dores do “backoffice” do mercado financeiro e de capitais. A Vórtx Escrow Prime dá sequência a esse projeto, gerando maior cobertura do produto para players de diferentes portes e segmentos e está disponível desde junho de 2021.


domingo, 29 de agosto de 2021

Brasil está entre os Top 10 países que mais gastam com roupas no mundo

Shutterstock
Pesquisa revela o hábito do consumo de vestuário no Brasil

 

De um total de 195 países, o Brasil tem o nono maior mercado de roupas e acessórios no mundo. Considerando somente os países emergentes, o Brasil fica em quarta posição, só atrás da Rússia, Índia e China.

É o que releva um estudo divulgado pela plataforma de descontos CupomValido.com.br que reuniu dados da Statista, sobre o consumo de vestuário no Brasil.

Segundo a pesquisa, o estado de São Paulo é o que mais gasta com roupas e acessórios, com um gasto quase três vezes maior que o segundo colocado. Um dos principais motivos que explica esta diferença, é que o estado de São Paulo é o estado mais populoso, com cerca de 22% do total de habitantes do Brasil. O estado de Minas Gerais e Rio de Janeiro ficam na segunda e terceira posição, com 10% e 7% respectivamente.

 

Preferência de compra pelos brasileiros

A Lojas Renner é a maior loja de vestuários do Brasil, com R$9 bilhões em volume de vendas. Além de atuar no segmento de vestuário adulto, a Lojas Renner também atua com a marca Youcom para público mais jovem, e a marca Ashua no segmento de plus size. C&A fica na segunda posição, com R$5 bilhões em vendas. E Alpargatas, dona da Havaianas, Osklen e Dupé, fica na terceira posição com R$3 bilhões em vendas. Seguido pela Lojas Marisa e Beira Rio, ambas com R$2 bilhões em volume de vendas.

Apesar do recente crescimento e da adoção da compra online, grande parte dos brasileiros ainda tem preferência de comprar vestuários em lojas físicas. Segundo a pesquisa, 79% dos brasileiros preferem comprar nas lojas físicas, contra 17% pela internet e 3% através da venda direta.

Um dos principais problemas enfrentado na compra online ainda é a falta da padronização dos tamanhos e numeração. Uma alternativa encontrada pelos e-commerce, é a adoção de políticas de troca grátis, a fim de minimizar este problema.

 

Fatores decisivos para escolha de uma loja

O que chama a atenção é que os brasileiros são muito sensíveis aos preços. Possuir preços baixos é o fator número um para a escolha do consumidor de uma determinada loja, com 38% da preferência. A variedade e a qualidade dos produtos, são o segundo e terceiro fatores mais importantes. Por fim, o serviço pós-venda e possuir bons descontos, também são levados em consideração para a escolha.

De acordo com a distribuição socioeconômica, as classes B e C (classes com renda entre R$3.085 e R$5.642) são as que mais gastam com roupas, com 31% e 21% respectivamente. A classe D (com renda acima de R$720), fica em terceira posição, com 16% do consumo total.

 

Confira o infográfico completo abaixo

  


 Fonte: Statista, Cupom Válido



É possível apostar em looks invernais mesmo vivendo em cidades quentes

A consultora de moda Cá Cavalcante lista 5 dicas para arrasar no inverno de cidades mais quentes


O inverno está aí, mas algumas regiões do Brasil não sofrem com o tempo frio. De acordo com o clima tempo, as regiões centro-oeste, norte e nordeste não tiveram grandes baixas na temperatura e o clima permanece seco e quente. Ao mudar a estação algumas tendências de moda também mudam, roupas pesadas, casacos e blusas saem dos guarda-roupas e entram em nossa rotina. Mas afinal, como criar um look com ar mais invernal em cidades quentes?

A consultora de moda Camila Cavalcante dá algumas dicas para quem mora em lugares onde o inverno parece não chegar. É possível apostar no estilo da estação mesmo estando em lugares onde a temperatura se mantém elevada.

A escolha dos sapatos

Ao escolher os sapatos, é sempre importante lembrar que precisamos de conforto. Camila Cavalcante explica que as ankle boots e open boots (botas de canos curtos) são opções bem interessantes por trazerem estilo e conforto. De acordo com a consultora de moda, essas são botas de meia estação e que combinam com os dias mais frescos e chuvosos. Quando for combinar com algum estilo de roupa, opte por shorts, vestidos e saias.

Se você não for adepta ao uso de botas, não tem problema. Camila explica que os sapatos fechados também deixam os looks com uma cara mais invernal, mesmo mostrando um pouco a pele.

“A recomendação é investir em oxfords, mocassins, scarpins ou sapatilhas por serem confortáveis e trazer o tom de inverno para o seu estilo”, explica.

 

As cores das peças

Ao escolher as roupas você deve lembrar que o melhor é escolher aquelas com tons terrosos e profundos e para complementar, opte pelos tons neutros. Camila explica que a melhor estratégia é fugir dos tons alegres e vibrantes.

“Os tons mais vivos remetem a estações como o verão e a primavera. Cores mais terrosas como o vinho, terracota, camel, marrom, verde musgo/militar, bege e claro e o preto. Essas cores transmitem muita elegância e dão um peso visual, dando aquela carinha de inverno para o look.

E as peças?

De acordo com a especialista, usar peças leves com texturas mais invernais como tricô, malhas e couro é uma ótima pedida para entrar no clima. É possível também encontrar um look com cara de inverno sem ter a necessidade de usar casacos ou blusas.

“Você pode montar looks invernais sem abusar das peças pesadas. A saia de couro com uma bota curta e um colete faz com que possamos montar uma combinação simples e elegante. Esse é um exemplo de look invernal que não tem a necessidade de usar casacos”, diz. 

 

Estampas

“Escolher estampas que tenham um apelo mais invernal vai te ajudar a criar looks super estilosos, fresquinhos e com cara de inverno. Opte pelo xadrez sem precisar usar peças pesadas, o camuflado e o animal print também trazem um tom invernal para as roupas que você escolher”, diz Camila.

Outra ideia bem interessante é optar por tons florais com fundo escuro. Camila ressalta que essa combinação é interessante para quem quer abusar do estilo, cores e ainda permanecer naquela pegada de inverno.

“Para aquelas que amam looks florais assim como eu, as peças florais podem ser uma excelente escolha por estarem super em alta e trazerem o tom invernal e ainda serem leves”, conclui. 

 

A terceira camada do look

O calor de algumas regiões do país dificultam o uso de casacos e blusas, mas não impedem que outras opções apareçam. Segundo a especialista em estilo, mesmo com opções mais leves, é possível criar um look de inverno elegante.

“A sobreposição é o jeito mais fácil da gente valorizar os looks básicos, também pelo fato dele criar camadas, deixa-o com uma cara mais invernal mesmo que seja com peças bem levinhas. Peças universais fazem muito sucesso, a parka que é uma opção para cidades mais quentes assim como as jaquetas jeans que são atemporais e combinam com tudo. As jaquetas bombers também estão em alta e é uma ótima escolha para dias com temperaturas amenas”, explica.

Como opção formal, o blazer é excelente. Para Camila, por ter tecidos mais leves ele se torna uma opção para os dias mais quentes e não causam incômodo. 

Está muito calor? O conselho é investir em coletes:

“Você pode encontrar todos esses modelos de casacos em coletes. É uma peça que pode ser usada em dias neutros. Para combinar, eu recomendo que use uma estampa invernal como o xadrez, por exemplo”, finaliza a especialista.

Volta às aulas: aprenda a tirar manchas para salvar o uniforme das crianças

  


Marinês Cassiano, especialista em cuidados têxteis da 5àsec, ensina como deixar o uniforme sem sujeiras de canetinha, gordura e tintas

 

Após mais de um ano de aulas online devido a pandemia no Brasil, os alunos poderão voltar a frequentar a escola presencialmente a partir de agosto. Para iniciar o segundo semestre do ano letivo, é preciso deixar tudo preparado para o retorno dos pequenos a escola. Manter o uniforme limpo e em bom estado é uma das preocupações dos pais para a volta às aulas. Um dos grandes desafios é tirar as mais diversas manchas causadas pelas crianças, seja ao comer, ao brincar ou até mesmo durante os estudos. Para acalmar os papais de plantão, Marinês Cassiano, especialista em cuidados têxteis da 5àsec, separou algumas dicas para deixar os uniformes como novos para o retorno as salas de aula.


Antes de tudo, leia as etiquetas

Existem no mercado alguns produtos específicos para tirar manchar ou para o clareamento de roupas, mas tais substâncias devem ser utilizadas com cautela, seguindo as instruções do fabricante e as informações contidas na etiqueta de cada peça.


Uniformes brancos

A primeira medida a tomar é tentar tirar as manchas amareladas antes das lavagens, com produtos específicos para esta finalidade e que não comprometam as fibras. Como a roupa branca suja com muita facilidade, é importante que a lavagem seja feita com sabão alcalino e água fria. Após, deixe as peças de molho para que fiquem mais brancas e para eliminar resquícios de outras manchas. É importante enxaguá-las bem para tirar todo o tipo de resíduo existente. As peças brancas devem ser lavadas separadamente, não podendo ser misturadas outras coloridas, que podem manchar ou danificar o tecido. Utilize a dose certa de sabão, pois o excesso do produto pode gerar o efeito contrário. Ao terminar, estenda as peças à sombra e do avesso. Para casos que não se consiga o resultado esperado, procure uma lavanderia profissional, como a 5àsec, que conta com serviços específicos para roupas brancas.


Canetinha

Caso a caneta estoure, a indicação é tentar absorver a tinta com um pano limpo ou algodão umedecido, sem esfregar, apenas pressionando levemente no local. Se a mancha estiver na peça por mais tempo ou em casos de riscos, é indicado que seja aplicada uma porção de sabão líquido concentrado diretamente no local. Espalhe levemente com as pontas dos dedos, deixe agir por alguns minutos e retire o excesso com um pano limpo, algodão ou papel toalha. Caso seja necessário, repita o processo antes de lavar normalmente.


Gordura

Alimentos fritos ou gordurosos podem sujar facilmente os uniformes. Para retirar a mancha, aplique uma camada de detergente neutro no local afetado, com a roupa ainda seca. Após deixar o produto agir por 15 minutos, lave normalmente com as outras peças.


Meias

Parte integrante e que ajuda a compor o uniforme, as meias ficam encardidas quando as crianças decidem caminhar descalças. Para resolver esta questão, é necessário utilizar sabão em barra neutro. Basta esfregar as meias com sabão e água e deixá-las de molho sem enxaguar com uma mistura de água e um pouco de alvejante sem cloro.


Tintas à base de água

A melhor opção é enxaguar as roupas imediatamente com água morna para, em seguida, lavar bem com sabão líquido concentrado. Se a tinta estiver seca há muito tempo, isso pode danificar as fibras. Neste caso, procure uma lavanderia profissional, como a 5àsec, e verifique se há a possibilidade de remover a mancha.


Alimentos como sorvete ou chocolate

Toda e qualquer roupa que contenha manchas, principalmente de alimentos, não devem ser misturadas com outras peças antes de tentarmos remover a sujeira. O primeiro passo é lavar previamente utilizando água morna e um removedor de manchas, sempre respeitando as especificações da etiqueta de cada roupa. Se a mancha não desaparecer, coloque a peça na máquina de lavar e utilize um alvejante adequado para o tipo de material do tecido e cor em questão.

 


5àsec

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