Material foi produzido pela Mind Lab e
reúne dicas para identificar alunos que sofrem com o transtorno, pesquisas,
referências literárias e práticas pedagógicas que auxiliam os professores no
dia a dia em sala de aula
Condição neurológica que atinge cerca de 7,6% das crianças e
adolescentes entre 6 e 17 anos no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde,
o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um tema cada vez
mais discutido entre especialistas e profissionais que lidam com o público mais
jovem, entre eles os professores. Para auxiliá-los na identificação precoce e
no manejo adequado do TDAH em sala de aula, a Mind Lab, plataforma com foco em
infraestrutura social responsável pelo Programa MenteInovadora, voltado ao
desenvolvimento socioemocional, lança um e-book com informações essenciais,
orientações e estratégias práticas para lidar com o tema no ambiente escolar. O
conteúdo pode ser acessado neste
link.
Intitulado “TDAH em sala de aula: orientações para os
professores”, o material integra um conjunto de informações que
facilita o dia a dia dos educadores ao reunir no mesmo documento alguns dos
conhecimentos teóricos e práticas pedagógicas mais eficazes para lidar com o
TDAH, com foco em uma educação totalmente inclusiva. O conteúdo explica, em
detalhes, o que é a condição neurológica, a incidência no Brasil e no mundo e
os impactos no desempenho escolar, nas interações sociais e na autoestima de
cada criança ou adolescente sem um acompanhamento adequado.
“O papel do professor em sala de aula vai muito além do lecionar.
É importante prestar atenção nos comportamentos dos alunos, de modo a ser um
agente identificador de dificuldades e obstáculos para o pleno desenvolvimento
da criança, especialmente em uma fase crucial como a infância. Por isso,
lançamos esse conteúdo totalmente gratuito com o único objetivo de reunir o
maior número de informações capazes de auxiliar educadores de todo o Brasil a
ajudar os alunos de maneira eficiente e inclusiva”, afirma Thiago Zola, Mestre
em Educação e Head de Produtos da Mind Lab.
O e-book também auxilia os professores a identificarem o TDAH na
escola, com dicas sobre sinais e comportamentos comuns observados em sala de
aula, que podem impactar o aprendizado individual e a dinâmica escolar, se não
observado a tempo, além de estratégias para o sucesso da abordagem. O documento
também uma importante divisão entre até onde vai a atuação do professor nesse
tema e a importância de um diagnóstico médico.
O conteúdo digital oferece aos professores outras dicas valiosas
para lidar com os desafios em sala de aula relacionados ao tema, além de
referências na literatura para aprofundar o conhecimento sobre TDAH em sala de
aula e as implicações no contexto educacional, reunir e indicar sites que
fornecem informações e alternativas de práticas a serem aplicadas entre turmas.
“Nós, como educadores, temos uma missão importante e capaz de transformar
vidas e futuros de milhões de pessoas. Entendo que apoiar os alunos que
precisam dessa atenção é um privilégio e uma missão de vida. Esse material foi
desenvolvido por uma curadoria altamente qualificada para que os colegas
professores tenham em mãos ferramentas para conduzir alunos com essa condição
que é cada vez mais comum nas escolas de todo o Brasil”, conclui Thiago.
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