Pesquisar no Blog

sexta-feira, 16 de maio de 2025

TDAH: E-book gratuito ajuda professores a lidar com o tema em sala de aula

Material foi produzido pela Mind Lab e reúne dicas para identificar alunos que sofrem com o transtorno, pesquisas, referências literárias e práticas pedagógicas que auxiliam os professores no dia a dia em sala de aula
 

Condição neurológica que atinge cerca de 7,6% das crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um tema cada vez mais discutido entre especialistas e profissionais que lidam com o público mais jovem, entre eles os professores. Para auxiliá-los na identificação precoce e no manejo adequado do TDAH em sala de aula, a Mind Lab, plataforma com foco em infraestrutura social responsável pelo Programa MenteInovadora, voltado ao desenvolvimento socioemocional, lança um e-book com informações essenciais, orientações e estratégias práticas para lidar com o tema no ambiente escolar. O conteúdo pode ser acessado neste link. 

Intitulado “TDAH em sala de aula: orientações para os professores”, o material integra um conjunto de informações que facilita o dia a dia dos educadores ao reunir no mesmo documento alguns dos conhecimentos teóricos e práticas pedagógicas mais eficazes para lidar com o TDAH, com foco em uma educação totalmente inclusiva. O conteúdo explica, em detalhes, o que é a condição neurológica, a incidência no Brasil e no mundo e os impactos no desempenho escolar, nas interações sociais e na autoestima de cada criança ou adolescente sem um acompanhamento adequado. 

“O papel do professor em sala de aula vai muito além do lecionar. É importante prestar atenção nos comportamentos dos alunos, de modo a ser um agente identificador de dificuldades e obstáculos para o pleno desenvolvimento da criança, especialmente em uma fase crucial como a infância. Por isso, lançamos esse conteúdo totalmente gratuito com o único objetivo de reunir o maior número de informações capazes de auxiliar educadores de todo o Brasil a ajudar os alunos de maneira eficiente e inclusiva”, afirma Thiago Zola, Mestre em Educação e Head de Produtos da Mind Lab. 

O e-book também auxilia os professores a identificarem o TDAH na escola, com dicas sobre sinais e comportamentos comuns observados em sala de aula, que podem impactar o aprendizado individual e a dinâmica escolar, se não observado a tempo, além de estratégias para o sucesso da abordagem. O documento também uma importante divisão entre até onde vai a atuação do professor nesse tema e a importância de um diagnóstico médico. 

O conteúdo digital oferece aos professores outras dicas valiosas para lidar com os desafios em sala de aula relacionados ao tema, além de referências na literatura para aprofundar o conhecimento sobre TDAH em sala de aula e as implicações no contexto educacional, reunir e indicar sites que fornecem informações e alternativas de práticas a serem aplicadas entre turmas. 

“Nós, como educadores, temos uma missão importante e capaz de transformar vidas e futuros de milhões de pessoas. Entendo que apoiar os alunos que precisam dessa atenção é um privilégio e uma missão de vida. Esse material foi desenvolvido por uma curadoria altamente qualificada para que os colegas professores tenham em mãos ferramentas para conduzir alunos com essa condição que é cada vez mais comum nas escolas de todo o Brasil”, conclui Thiago.
 

Mind Lab

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados