Fabio Soma,
especialista em inovação, explica como marcas e criadores de conteúdo podem
personalizar suas mensagens e ampliar o relacionamento com uma audiência mais
engajada
A volatilidade das redes sociais tem despertado a
atenção de empresas e criadores de conteúdo sobre a importância de diversificar
os canais de comunicação. Com as mudanças constantes nos algoritmos e políticas
das plataformas, a entrega de conteúdo nas redes sociais tem se tornado cada
vez mais desafiadora. De acordo com dados do Hootsuite, em 2024, o alcance
orgânico médio nas redes sociais é de apenas 5%, pressionando marcas a depender
de publicidade paga para garantir visibilidade.
Diante desse cenário, a utilização de newsletters
tem se consolidado como uma alternativa eficaz para minimizar a dependência das
redes. Ao construírem uma base de assinantes direta e segmentada, as empresas e
criadores de conteúdo conseguem manter o controle sobre a distribuição de suas
mensagens, sem estar à mercê da volatilidade dos algoritmos, proporcionando
maior controle, estabilidade e oportunidades de monetização direta.
Segundo Fabio Jr. Soma, especialista em inovação e criador do Método M.A.G.O., que auxilia
empreendedores e criadores de conteúdo a obterem sucesso com suas newsletters,
a construção de um canal próprio de comunicação oferece maior previsibilidade e
segurança para as marcas. “O poder das newsletters está na capacidade de criar
uma conexão mais genuína com o público, enviando conteúdo relevante e oportuno
diretamente para a caixa de entrada. Isso fortalece a confiança, facilita a
criação de um vínculo duradouro e reduz a dependência das grandes plataformas”,
explica.
Maior controle sobre o
conteúdo e a audiência
Um dos maiores benefícios é a proximidade que elas
oferecem no relacionamento com a audiência, permitindo uma comunicação mais
direta e personalizada. Para o especialista, a personalização do conteúdo é uma
das principais vantagens. “As ferramentas de disparo permitem que os criadores
segmentem suas listas de inscritos, enviando mensagens adaptadas às
preferências e comportamentos de cada grupo”, ressalta.
Esse nível de individualização é mais difícil de
alcançar nas redes sociais, onde o conteúdo é entregue de forma generalizada ou
dispersa, mesmo quando paga e segmentada. “Com as newsletters, você tem total
controle sobre o conteúdo, o formato e a frequência com que interage com sua audiência,
que tende a se tornar cada vez mais engajada, o que aumenta as chances de
retenção e conversão”, afirma Soma.
Relacionamento direto e
independência
As redes sociais possuem políticas rígidas sobre
como as empresas podem se comunicar, especialmente em conteúdos pagos. Por
outro lado, as newsletters garantem que as empresas não só tenham acesso direto
ao público, como também a dados relevantes para medir o engajamento e ajustar
suas estratégias. Ferramentas dinâmicas que permitem a criação de listas de
e-mails segmentadas e a automação de envios – como como Substack, Beehiiv e
ConvertKit, por exemplo – têm sido essenciais para essa transição de empresas e
criadores de conteúdo que buscam mais independência.
De acordo com Soma, essa autonomia e estabilidade
são fundamentais para o crescimento e sucesso a longo prazo. “Os criadores e
equipes de marketing de conteúdo precisam construir uma base sólida de
contatos, criando uma relação direta com seu público. Isso não só minimiza os
riscos de depender exclusivamente das redes sociais, mas também abre novas
oportunidades de monetização e fidelização. Não importa o que aconteça nas
redes sociais, você sempre terá seu mailing”, destaca.
Uma tendência crescente no
marketing digital
Um estudo da Litmus revelou que o retorno sobre
investimento (ROI) médio das campanhas de e-mail marketing é de 36:1, superando
plataformas como Facebook e Instagram. Além disso, o e-mail é considerado um
canal mais confiável por 72% dos consumidores, segundo pesquisa da Data &
Marketing Association, reforçando a eficácia dessa estratégia.
Dessa forma, ao desenvolverem estratégias inteligentes de e-mail marketing, as companhias estarão melhor posicionadas para enfrentar as incertezas das redes e continuar construindo um relacionamento sólido com seus clientes. “O futuro do marketing de conteúdo está na independência e no controle. Aqueles que investirem em canais próprios, como as newsletters, estarão à frente na corrida pela atenção e lealdade dos consumidores”, conclui Soma.
Fábio Soma - Fábio Jr. Soma, conhecido como o Mago das Newsletters, é estrategista de inovação e estudioso dos hábitos de consumo online. É o mentor por trás do Método M.A.G.O., que transforma newsletters em verdadeiras máquinas de geração de renda, hoje, lidera uma das maiores comunidades de criadores de newsletters da América Latina, ensinando estratégias poderosas que capacitam empreendedores, criadores de conteúdo e profissionais de marketing a alcançar a independência financeira e criativa. Fábio também é CEO da holding Soma8 e da edtech Soma Peruzzo, uma startup com foco em habilitar profissionais a terem sucesso na união do mundo digital e o mundo offline.
https://www.instagram.com/fabiojrsoma
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