Especialista
explica que os GenZ são conectados, mas querem manter a
experiência do varejo físico Freepik
Um dos segredos em vendas é conhecer o comportamento do consumidor, para adequar as estratégias do negócio às necessidades e perfis do público. Nesse sentido, é fundamental que o varejo esteja atento à geração Z, aquele consumidor nascido já na era da internet, entre os anos 1995 e 2010, e que deve responder pela maior parcela das compras nos próximos anos, além de influenciar outras gerações.
“Esse consumidor
busca identificação com as marcas, transparência e agilidade no atendimento.
Mas além disso, uma de suas principais características é que, apesar de ser
altamente conectado ao online, ele ainda mantém interesse no varejo físico,
porque nasceu imerso nos dois mundos. Portanto, para atraí-los, é fundamental
investir na estratégia omnichannel, que integra diversos canais de atendimento
para proporcionar uma experiência de compra facilitada e fluida, conforme as
preferências do próprio cliente”, explica Andrei Dias, Head de Vendas da Nexaas, Retail
Tech especialista em inovação para o varejo.
Para quem busca
atrair mais consumidores da geração Z, o especialista separou quatro
dicas:
1-
Diversifique os canais de compra e de atendimento
A geração Z é mais
conectada, porém gosta de ir até as lojas físicas, seja para olhar os produtos
ou comprá-los por lá mesmo. Ofereça opções de compra com facilidades tanto no
online, quanto no presencial, assim como suporte e atendimento em diferentes
canais – site, aplicativo, redes sociais, loja física, etc. Cuide também para
manter o padrão de atendimento e os benefícios para o cliente em todas as
plataformas. Em outras palavras, seja, realmente, omnichannel, e conceda
autonomia e liberdade para o consumidor decidir quais canais deseja usar e o
que mais lhe convém durante a compra.
2-
Ofereça condições diferenciadas de desconto
Para atrair os
GenZ, é preciso ir além dos descontos tradicionais e pensar em um real
custo-benefício, de acordo com a realidade do seu negócio. Esses consumidores
são informados e geralmente pesquisam e pesam as opções antes de decidir a
compra. Invista em campanhas promocionais diferenciadas em todos os canais de
venda como cupons de descontos no aniversário ou em períodos sazonais,
descontos como ‘leve dois e pague um’ e até mesmo liberar ofertas para os itens
mais procurados.
3-
Disponibilize opções variadas de pagamento
A geração Z está em busca de comodidade e isso não muda quando o assunto é pagamento. O varejista precisa acompanhar os avanços do mercado para atrair e manter esse público próximo. Pagamentos com QR Code, Pix e cartão virtual são algumas apostas do varejo omnichannel para melhorar a experiência de compra.
4- Tenha respostas rápidas
Uma das funções do omnichannel é elevar a qualidade da experiência do cliente. Por isso, é importante ter uma equipe bem treinada para responder nos diferentes canais aos questionamentos dos clientes, de forma rápida e eficiente. A geração Z exige do mercado respostas imediatas, precisas e um atendimento humanizado. Seja por chat nas redes sociais, pelo WhatsApp ou mesmo em sua loja física, essa agilidade e eficiência serão um diferencial.
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