Quando
lidamos com um projeto de tecnologia, o desafio não é apenas digitalizar/automatização
de serviços, devemos sempre priorizar a necessidade de empatia com os
stakeholders. Nem sempre o que consideramos óbvio é óbvio para as outras
pessoas, e compreender essa barreira é crucial para que possamos alcançar o
resultado que desejamos.
Em
2023, uma pesquisa Life Trends 2024, da
Accenture, apontou que uma das tendências empresariais é a relação das pessoas
com a inteligência artificial (IA) - 77% das pessoas ouvidas pela empresa
disseram compreender a tecnologia. Ainda em 2023, a Euromonitor, com seu estudo
Top Global Consumer Trends 2024, percebeu que mais de 60% dos consumidores têm
optado por serviços e produtos que trazem impacto positivo no meio ambiente (a
chamada prática ESG).
Ao
considerar automatizar processos, é de suma importância garantir que eles sejam
compreensíveis e utilizáveis por pessoas reais, isto é, fazer sentido para quem
irá interagir com a tecnologia ou serviço. Neste contexto, a empatia vai além
de simplesmente julgar se alguém está bem ou mal; envolve reconhecer as nuances
das experiências individuais.
Faço-lhe
o convite à reflexão: você já percebeu que os conflitos organizacionais sempre
acontecem quando nos esquecemos dos princípios básicos da empatia? Por outro
lado, as coisas parecem extremamente simples quando somos empáticos e propomos
alternativas e resolução de problemas de forma colaborativa, certo?
A
magia da colaboração multidisciplinar no ambiente corporativo reside na união
de esforços, mesmo diante dos desafios inevitáveis. Durante minha experiência,
percebi que a responsabilidade não é apenas individual; é coletiva. Todos
devemos contribuir além das fronteiras de nossas funções para alcançar soluções
significativas.
De
pessoas para pessoas: por que a mentalidade empresarial precisa estar focada
nos stakeholders
Em um
cenário no qual a empatia e a automação são fundamentais, adiciona-se ainda a
importância de outras práticas essenciais, em especial a idealização de projetos
com foco na inclusão de pessoas desde o princípio. E não digo apenas no sentido
de promover a diversidade, mas também de potencializar a inovação ao integrar
diferentes perspectivas.
Do
outro lado da moeda, contudo, é preciso evitar alguns erros comuns quando
pensamos em ideias para impulsionar nossa empresa ou negócio. Explico-os a
seguir:
1.
Ignorar as necessidades dos usuários
resulta em soluções que não atendem às expectativas ou necessidades reais do
consumidor final;
2.
Focar apenas na tecnologia, ignorando aspectos humanos, limita o impacto e a adoção da solução;
3.
Apenas validar a ideia com stakeholders ao invés de compreender leva a soluções que não são aceitas ou adotadas pelo
mercado ou pela equipe interna;
4. Não
aprender com erros passados leva a falhas
recorrentes em novos projetos; e
5. Não
se adaptar às mudanças faz com que os
projetos se tornem obsoletos rapidamente.
Isso
vai funcionar para o usuário final?
Ser
empático como empresa significa entender e atender às necessidades dos
clientes, garantindo resultados positivos. Basicamente, o que quero dizer é:
ser empático significa reconhecer nossa humanidade compartilhada.
Porém,
para que possamos praticar a empatia, umas das possibilidades, segundo o
professor do MIT, Otto Scharmer, é preciso silenciar três vozes prejudiciais
para nós e para os outros: julgamento, cinismo e medo. Se formos capazes de
fazer isso, conseguiremos cultivar uma mente aberta para compreender melhor os
outros, evitar a arrogância e agir com coragem e sinceridade - todos esses três
valores são essenciais para manter conexões genuínas com as pessoas ao redor e
praticar, além da empatia, respeito no nosso dia a dia.
E se
você se pergunta como fazer isso? Não tem fórmula mágica, mas uma possibilidade
seria: por meio da evolução, simplicidade e adaptação às diferenças. Essas três
atitudes essenciais, trazem segurança psicológica e solidificam o respeito
mútuo na equipe, fundamentais para o sucesso de projetos.
Evoluir
constantemente colabora para alcançar resultados superiores e ultrapassar
expectativas; adotar simplicidade é uma forma de inovação eficaz; e adaptar-se
às diferenças individuais dentro da equipe valoriza as particularidades de cada
membro e criando um ambiente onde todos se sintam seguros para contribuir.
Afinal, a liberdade criativa e a confiança são essenciais para um ambiente de
trabalho harmonioso e produtivo.
Para
fechar minha reflexão, concluo com uma citação de Mark Twain, escritor norte-americano:
“Os dois dias mais importantes da sua vida são: o dia em que você nasceu e o
dia em que você descobre o porquê”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário