Terapeuta especializada Daniella Santos
destaca pontos cruciais para o tratamento de vítimas
O assédio moral soma a maioria das denúncias feitas
nas empresas brasileiras - em levantamento da IAUDIT, 45% de 5000 queixas são
relacionadas ao problema que afeta milhões de pessoas por dia. De acordo com a
terapeuta interativa Daniella Santos, as vítimas devem procurar tratamento
profissional com urgência, para que a situação não se agrave.
“O assédio moral traz complicações graves para a saúde mental de uma pessoa”, diz Daniella Santos. “A humilhação gera uma bomba de constrangimento que pode causar danos psicológicos perigosos a longo prazo, gerando doenças como depressão, ansiedade, entre outras”, diz.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) classifica o assédio moral como “toda conduta abusiva, a exemplo de gestos, palavras e atitudes que se repitam de forma sistemática, atingindo a dignidade ou integridade psíquica ou física de um trabalhador”. É importante que, ao primeiro sinal de que a situação está ocorrendo, a pessoa procure ajuda profissional e denuncie o assediador.
“Há inúmeros casos de assédio moral em que a pessoa se sente envergonhada em procurar ajuda e denunciar, já que a pressão psicológica ganha controle na mente da vítima. Por isso, é fundamental que a situação seja assistida desde o início, com a denúncia e o apoio de terapia, antes que atinja níveis mais graves”, diz Daniella Santos.
No âmbito profissional, que é o principal ambiente em que ocorrem os casos de assédio moral, as consequências podem acarretar em até diminuição no faturamento da empresa - a vítima passa a produzir menos, pode expor negativamente o nome da instituição, aumenta o número de licenças médicas e erros no desempenho das atividades, além de ter relação com a rotatividade de colaboradores.
“Respeitar a integridade de uma pessoa no seu ambiente de trabalho é a chave para uma convivência harmoniosa, e isso com certeza impacta diretamente no resultado individual no fim do mês. Um funcionário motivado sempre entrega mais que aquele que está com a autoestima abalada”, diz Daniella Santos.
Daniella Santos - terapeuta interativa especializada em abuso moral, físico e mental. Formada em Administração de Empresas, ela possui pós-graduação em Bases da Saúde Integrativa e Bem-estar, além de ter especialização em Psicologia Positiva, Mindfulness e Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Daniella utiliza uma abordagem terapêutica integrativa, combinando técnicas avançadas para promover a transformação pessoal e a melhoria do bem-estar emocional e mental. Ela também lidera workshops especializados que focam em autoanálise, respiração consciente e escrita reflexiva, ajudando indivíduos a alcançar uma compreensão mais profunda de si mesmos e de suas interações familiares.
Site
E-mail: dani@daniellasantosterapias.com.br
Av. Moema, 170 - sala 102/103 - Moema, SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário