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Um networking bem feito pode aumentar as
oportunidades de sucesso profissional. Por meio da convivência e do apoio de
pessoas com propósitos e objetivos similares, é possível melhorar projetos,
fazer uma rede de contatos, ter a chance de se destacar e ganhar visibilidade
frente a importantes públicos de interesse. Pedro Paixão, CEO e fundador da
Ultra Cursos, rede de escolas de ensino profissionalizantes, dá cinco
dicas para quem quer fazer um networking eficiente:
- Saiba se apresentar - Seja
acessível e interessante, alguém em que as pessoas vão se inspirar. Também
saiba ouvir o que os outros têm a dizer, mostre interesse e faça
perguntas. Enxergar o sucesso dos profissionais do seu setor como algo
positivo, e não como uma competição, é uma atitude que mostra o seu
desenvolvimento como ser humano.
- Invista constantemente em formação - A sala
de aula é um local perfeito para criar habilidades técnicas e de interação
social, que contribuem para crescimento profissional e pessoal. Sendo
assim, invista em cursos, seja de curta ou longa duração, que o torne um
especialista em determinado assunto.
- Conecte-se com outras pessoas - Além dos
ambientes de trabalho e também aqueles de capacitação, como fóruns,
treinamentos, cursos, faculdade, MBA, entre outros, ainda é possível
ativar a sua rede de networking pela internet. Então crie seu próprio site
ou blog e use as mídias sociais, por exemplo. “Também participe de eventos
como feiras e convenções sobre o seu segmento de atuação e faça atividades
fora do ambiente profissional, que possibilitam render ótimas conexões”,
destaca Paixão.
- Esteja disposto a trocar conhecimento - Você
precisa ser bem informado em relação ao mundo e a sua área de atuação.
Dessa forma, você se mantém interessante e consegue interagir com as
outras pessoas com conversas construtivas. Mas atente-se a um detalhe
importante: para assegurar o sucesso do networking, também é importante
estar aberto para ouvir o que o outro tem a dizer. Dessa forma, você cria
conexões saudáveis e produtivas ao longo do tempo.
- Mantenha uma frequência com os contatos - Se você
acha que adicionar um contato é fazer uma rede de relacionamento, está
enganado! O networking só funciona se você consegue manter contato com as
pessoas, identificar como elas estão e fazer com que elas saibam como anda
a sua carreira. “Por isso, é preciso dedicar tempo e esforço para que o
interesse pelas pessoas seja verdadeiro e não buscá-las apenas quando
estiver precisando de ajuda. Dessa forma, você mantém o contato ativo,
aumentando as chances da conexão ser efetiva”, finaliza o executivo.
Ultra Cursos
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