Desde
2015, tem sido observada uma tendência de declínio no total de registros de
casamento. Para se ter uma ideia, em 2022 não foi possível superar a média dos
cinco anos anteriores à pandemia
Os hábitos matrimoniais dos brasileiros estão passando por transformações marcantes, revelam os dados mais recentes da pesquisa "Estatísticas do Registro Civil 2022", divulgados este ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): os números apontam para uma redução no número de casamentos e um aumento correspondente nas taxas de divórcio, refletindo mudanças significativas nas dinâmicas familiares do país.
Desde 2015, tem sido observada uma tendência de declínio no total de registros de casamento. Esse declínio foi ainda mais acentuado entre 2019 e 2020, em meio à pandemia de Covid-19 e às medidas de distanciamento social adotadas para conter a propagação do vírus. As restrições impostas dificultaram a realização de cerimônias matrimoniais, levando muitos casais a adiar sua decisão de se unir, conforme observado pelos pesquisadores do IBGE.
Entretanto, entre 2020 e o ano seguinte, houve um aumento no número de casamentos, sugerindo uma retomada das cerimônias matrimoniais à medida que as campanhas de vacinação em massa foram implementadas e as medidas sanitárias foram flexibilizadas.
Apesar
dessa recuperação, o número de registros de casamento em 2022 não conseguiu
superar a média dos cinco anos anteriores à pandemia (2015 a 2019). Em 2022,
foram contabilizados 970.041 casamentos, incluindo 11.022 entre pessoas do
mesmo sexo, destacando uma evolução gradual nas normas sociais e legais
relacionadas ao casamento no Brasil.
De acordo com o estudo, a crescente desburocratização dos Cartórios de Notas no Brasil foi responsável pela alta. Michel Cury, VP & General Manager da Rocket Lawyer LatAm, empresa de serviços jurídicos online, acredita que com a possibilidade de realização dos serviços pela internet, cada vez mais pessoas têm optado por resolver essas questões por meio dos serviços oferecidos pela empresa, evitando o desgaste de processos demorados e burocráticos.
“Com a tendência de expansão da desburocratização e a busca pela padronização nacional, espera-se que o número de atos continue aumentando. Além de complexo e mais demorado, o acesso aos serviços notariais não é visto como algo simples, e nossa missão é mostrar que hoje é sim, e muito mais eficiente e prático”, afirma Cury.
Por esta e outras razões, Michel Cury, se diz otimista com as perspectivas no mercado nacional. “Desde que a Rocket Lawyer foi lançada nos Estados Unidos, em 2008, famílias e empresas entenderam como é importante ter conforto jurídico em suas relações do dia a dia, não à toa conseguimos atingir a marca de 30 milhões de clientes ativos globalmente, fazendo com que 1 a cada 9 americanos utilizem nossos serviços. No Brasil, já temos meio milhão de visitas ao mês em nosso site e 200 mil usuários”.
A
plataforma oferece modelos de documentos como Pacto Antenupcial, Contrato de União Estável,
entre outros serviços online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário