Tendência "hush-cation" ganha
popularidade entre Geração X e millennials e desperta atenção dos empregadoresFreepik
Nos
últimos anos, o mundo corporativo testemunhou uma mudança significativa em relação
à jornada de trabalho, principalmente com o advento do trabalho remoto ganhando
força em uma variedade de setores. No entanto, à medida que a dinâmica do
ambiente de trabalho é influenciada pelo comportamento contemporâneo dos
trabalhadores, uma parcela das empresas tem optado pelo retorno gradual ao
trabalho presencial.
Uma
das razões que têm impulsionado a volta dos modelos híbridos ou totalmente
presenciais é o surgimento do conceito de "hush-cation" ou
"férias silenciosas". Essa nova tendência desperta algumas
preocupações entre os empregadores, uma vez que implica que os funcionários
realizem suas tarefas em ambientes não convencionais, o que teoricamente
poderia afetar suas entregas e desempenho.
Segundo
a RVshare, plataforma online que funciona como um mercado de aluguel de
trailers nos Estados Unidos, as “férias silenciosas” estão se tornando mais
comuns entre trabalhadores remotos. Em 2023, 36% da Geração X e dos millennials
que trabalham remotamente já tinham uma dessas viagens planejadas.
Em
consonância com as preocupações do mercado, Luciana Lima, professora do Insper
e especialista em liderança e gestão de pessoas, destaca que o conceito de
"férias silenciosas" deve considerar a natureza legal das férias, que
são uma prerrogativa do empregador, não do empregado. “É essencial compreender
o tipo de vínculo empregatício, especialmente em contratos regidos pela CLT,
onde a determinação das férias é exclusiva do empregador, conforme estabelecido
pela legislação”, destaca.
No
contexto do trabalho remoto, é imprescindível que a empresa esteja ciente da
localização geográfica do funcionário durante o período de trabalho. Isso é
fundamental para garantir a disponibilidade em situações emergenciais. “A falta
de comunicação sobre a localização pode acarretar em complicações operacionais
para a empresa”, ressalta a especialista.
Um
estudo realizado no ano passado pela Owl Labs, empresa especializada em
dispositivos de videoconferência em 360°, revelou uma disparidade de opiniões
entre gestores e trabalhadores remotos no que diz respeito à
produtividade.
Os
resultados apontaram que 60% dos líderes expressam preocupação com a
possibilidade de os colaboradores serem menos produtivos trabalhando
remotamente, ao passo que 62% dos profissionais afirmam sentir-se mais
produtivos nesse modelo de trabalho.
“Embora
o termo ‘férias silenciosas’ possa envolver aspectos relacionados à
produtividade, qualidade de vida e bem-estar, também há uma parte da
responsabilidade que recai sobre o próprio empregado em relação às suas
atividades e resultados”, expõe a especialista.
Para muitos profissionais esse conceito representa uma estratégia eficaz na
prevenção do burnout e na manutenção da satisfação no trabalho, ajudando a
evitar que os colaboradores remotos se sintam sobrecarregados a ponto de
abandonar seus empregos. "Aqueles que apoiam essa prática acreditam que
ela pode fortalecer a moral dos trabalhadores, promovendo um melhor equilíbrio
entre vida pessoal e profissional", enfatiza Lima.
A
pesquisa revela ainda que 83% dos trabalhadores remotos relatam operar no mesmo
nível ou em níveis superiores de produtividade nesse regime. Esses resultados
ressaltam as perspectivas divergentes sobre o trabalho remoto e sua relação com
a eficácia no trabalho.
Em
um mercado de trabalho que passa por constantes transformações, outro ponto que
deve ser destacado é o papel da lealdade entre empregados e empresas. Enquanto
o conceito de "férias silenciosas" ganha proeminência, é
essencial compreender as sutilezas desse vínculo e reconhecer sua relevância
para a sustentabilidade das relações de trabalho.
“A lealdade é uma via de mão dupla, exigindo comprometimento tanto dos colaboradores quanto das organizações. Em meio a percepções de baixa lealdade é essencial uma análise cuidadosa, indo além de generalizações, para compreender a profundidade desse relacionamento e seu valor para ambas as partes”, conclui a professora de Liderança e Gestão de Pessoas do Insper.
Luciana Lima - Doutora pela USP e mestre pela FGV em Administração e professora do Insper nas disciplinas de Gestão de Pessoas e Liderança. Autora de dois livros (HR Business Partner e Estratégia de Pessoas nos BRICS) e mais de 15 artigos científicos, sendo inclusive um deles premiado no SEMEAD/2017 e com menção honrosa pelo British Academy of Management/2019.
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