Público mais jovem chega às empresas com criatividade e habilidade digitais, mas, como todos os perfis, precisa de capacitação continuada. Grupo Take 5 traz a solução para este desafio
Criatividade e habilidades digitais sobram na geração que
neste ano deverá ultrapassar os Baby Boomers na força de trabalho global, de
acordo com dados do Glassdoor, mas, como em todas as idades, a Gen Z também
precisa de capacitação continuada para impulsionar resultados nas suas áreas de
atuação. A diferença é que, entre os mais jovens, o desafio de engajamento se
torna maior, uma vez que outras características também se sobrepõem neste
público, que normalizou ouvir áudios em velocidade acelerada e maratonar
séries: entre elas a autossuficiência e a falta de interesse.
Para ilustrar as diferenças geracionais, vale mencionar
que praticamente metade (50,8%) dos adultos da Geração Z na América Latina
afirmam que concordariam em sacrificar parte do seu tempo livre para avançar em
suas carreiras. Embora seja um percentual importante, esse número é
estatisticamente menor do que os 54,9% dos Baby boomers latinos que fariam o
mesmo, segundo dados da YouGov, multinacional de pesquisa de mercado
on-line.
Para Alceu Costa Junior, CEO e founder do Grupo Take 5, há
quase 30 anos atuando com educação corporativa à distância, as organizações
precisam superar o pessimismo relacionado ao choque de gerações e
partir para a ação, enxergando as possibilidades dentro desse cenário para
engajar o público jovem de uma maneira mais construtiva.
E como fazer isso? A receita, segundo ele, é tornar o
conteúdo corporativo mais atrativo e visual, uma maneira eficaz de captar a
atenção desse público e transmitir mensagens de forma mais cativante e
envolvente, com conteúdos audiovisuais mais curtos, interativos, dentro de uma
plataforma de gestão de conteúdo e mensuração de dados que permita uma melhor
experiência.
Ao invés de lutar contra, as áreas de treinamento das
empresas precisam unir forças com esta geração, e reconhecer a diversidade de
ideias e novos rumos que ela traz ao mercado corporativo é um passo importante.
"Criatividade, habilidades digitais, multiculturalismo, autossuficiência,
autodidatismo e tantas outras características nunca estiveram tão presentes nos
ambientes de trabalho como hoje em dia. Ao adotar uma postura de colaboração e
respeito, você pode aproveitar ao máximo o potencial desses novos
talentos", recomenda.
Entendendo estes princípios, é inevitável pensar em
programas de treinamento personalizados às necessidades específicas deste
público que já é uma grande força de trabalho nas empresas brasileiras. E esta
personalização, segundo Alceu, inclui campanhas de incentivo, gamificação e
gestão estratégica e operacional, para transformar a experiência de
aprendizagem das equipes e fazer as empresas chegarem ainda mais longe. Na
verdade, mais do que personalizar, deixar que cada um construa sua jornada de
aprendizado e treinamento pode ser a chave do sucesso.
Iniciativas como as citadas acima têm contribuído com
importantes resultados de empresas como Electrolux, Samsung e AkzoNobel
(Tintas Coral), que utilizam as soluções de treinamentos on-line desenvolvidas
pelo Grupo Take 5, liderado por Alceu. "Utilizamos uma solução de
treinamento à distância que integra diferentes conteúdos e formatos de
aprendizado e que está sendo amplamente utilizada em educação corporativa
on-line para canais de distribuição e vendas em toda a América Latina por estas
e outras grandes empresas, tendo o engajamento e o aprendizado de fato como
foco na estratégia", conclui.
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