De acordo com
Alisson Souza, CEO da abler, descrever uma oportunidade de emprego de forma estratégica
é fundamental para chamar a atenção dos talentos
Muitas empresas estão perdendo pessoas candidatas
por conta de anúncios de vagas mal descritos, fazendo com que a falta de
informações seja um motivo para que os talentos desistam de determinadas
oportunidades profissionais, impactando diretamente a qualidade das
contratações.
Por essa razão, é de extrema importância que o
setor de RH de qualquer empresa saiba como descrever uma vaga de emprego de
forma eficiente, clara, estratégica e atrativa.
De acordo com Alisson Souza, CEO e fundador da
abler, startup que tem o propósito de conectar empresas e pessoas
candidatas, é por meio da descrição de vaga que um candidato pode ter seu
primeiro contato com uma marca empregadora. “O modo como uma companhia se
posiciona com o discurso do seu job description reflete diretamente na
tomada de decisão dos talentos”, revela.
Se a descrição da vaga não é bem direcionada e
faltam informações sobre o que se espera dos profissionais, bons talentos podem
sequer realizar uma candidatura. “Assim, se perde pessoas candidatas que
realmente teriam aderência para determinada vaga, aumentando os riscos de uma
contratação equivocada, maximizando a taxa de turnover e
apresentando outros prejuízos decorrentes desse erro”, alerta.
Para fazer uma descrição de vaga eficiente, é
importante entender para quem se quer direcionar o anúncio. Existem alguns
tipos de descrição de vagas, como:
- Padrão;
- Concisa;
- Detalhada;
- Criativa;
- Técnica;
- Executivo;
- Posições
Criativas;
- Vendas;
- Tech;
- Multifuncional;
- Internacional.
Sabendo o tipo de pessoa candidata necessária,
torna-se mais simples decidir o modelo de anúncio que deve ser utilizado.
Estrutura básica de uma
descrição de vaga
Alisson acredita que as descrições de vagas devem
ser pensadas e elaboradas de forma estratégica. Mas, existe uma fórmula para
construí-las de forma mais efetiva. “Isso mostra que é possível ter um modelo
para as descrições, mas que deve ser adaptado às estratégias de cada cargo”,
relata.
O especialista aponta a seguinte estrutura como uma
base para criar anúncios:
- Elaboração
de um título claro e atrativo, abordando a vaga disponível;
- Resumo
sobre a história da empresa;
- Abordar
pontos importantes em relação à cultura organizacional, como valores e
objetivos;
- Citar
as principais responsabilidades e tarefas do cargo;
- Apontar
os requisitos e qualificações necessários, sejam habilidades técnicas ou
certificações relevantes;
- Mencionar
benefícios e oportunidades de crescimento, como assistência médica,
vale-refeição, flexibilidade de horários e plano de carreira.
Para o CEO da abler, uma descrição de cargo
estratégica precisa de atenção e o entendimento profundo de alguns critérios.
“Utilizar termos bem direcionados e palavras-chaves facilita o encontro de
perfis mais próximos do ideal. Utilizar um termo diferente para um cargo
conhecido popularmente por outro nome, por exemplo, pode confundir as pessoas
candidatas”, declara.
Quanto mais específica e clara for a descrição,
maiores são as chances de encontrar o profissional ideal. “Isso também vale
para as habilidades e competências, principalmente as técnicas, como o
conhecimento em áreas específicas de tecnologia”, pontua.
De acordo com Alisson, é fundamental dar destaque
para os aspectos mais atraentes da vaga. “É preciso mostrar às pessoas
candidatas que a empresa é um bom lugar para trabalhar e que esse profissional
vai querer fazer parte da organização, demonstrando que a marca tem interesse
em longas parcerias e que existem oportunidades de crescimento”, revela.
Cada plataforma tem um tipo de público. Por essa
razão, é importante adaptar os anúncios para diferentes canais. “Cada rede
social pede uma forma distinta de comunicação, seja um site especializado
em vagas de emprego, LinkedIn, Instagram ou Facebook. O RH deve, justamente,
saber como interagir em cada uma delas”, alerta.
O especialista acredita que evitar uma linguagem
excessivamente técnica é um movimento inteligente. “É preciso contar com um
vocabulário mais neutro e conciso, evitando termos muito técnicos mesmo em
anúncios direcionados para uma vaga muito específica. Isso irá facilitar o
entendimento da descrição e pode aumentar a aquisição de bons talentos”,
afirma.
Para o fundador da abler, saber como descrever uma
vaga de emprego de forma estratégica é essencial para realizar uma atração mais
eficiente. “Dessa forma, fazer uma seleção qualificada será mais fácil,
possibilitando que um leque de pessoas candidatas realmente talentosas e com o
perfil que se espera para determinada vaga sejam encontradas. É preciso pensar
em todo o processo de recrutamento e seleção para montar um team
building de alta performance”, finaliza.
Alisson Souza - Trabalha há 15 anos no mercado de Tecnologia, sendo os oito últimos no mercado de Recrutamento e Seleção, onde foi Gestor de Tecnologia da Informação em uma das maiores consultorias de Recrutamento e Seleção do Brasil. Pós-graduado em Startups e Future Management pela HSM University, é apaixonado por inovação, negócios digitais e R&S. No final de 2017 co-fundou a abler, plataforma para Recrutamento e Seleção (SaaS – ATS) 100% focada no aumento de produtividade e consequentemente na redução do tempo de fechamento das vagas. Neste negócio já auxiliou mais de 300 clientes a fechar 110 mil vagas na média, em 15 dias.
abler
https://abler.com.br
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