Pesquisar no Blog

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Como reduzir os sintomas da endometriose com atividade física

 

Especialista da Bio Ritmo explica como a atividade física pode ser aliada no tratamento

 

Doença crônica que afeta mulheres em idade reprodutiva, a endometriose, afeta cerca de 8 milhões de brasileiras segundo o Ministério da Saúde. No mundo, uma em cada 10 mulheres, ou 190 milhões, são acometidas pela doença, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Alguns dos sintomas são fortes dores menstruais, dores durantes relações sexuais e problemas de fertilidade. Para obter qualidade de vida, é fundamental procurar orientação médica e tratamento adequado. 

As atividades físicas podem ser um tratamento complementar. Guilherme Leme, gerente técnico da Bio Ritmo, marca fitness high end, indica treinos eficazes para o controle dos sintomas da endometriose, trazendo resultados positivos ao corpo.

 

Redução dos efeitos da doença e melhora dos sintomas

“A prática regular de atividades físicas pode contribuir para a melhora da qualidade de vida em geral devido à ação das miocinas e ocitocina, que são substâncias secretadas com a prática do exercício”, explica Guilherme.
‎   ‏‍
O profissional também explica que hormônios de bem-estar são liberados a médio prazo, mas não há evidências científicas conclusivas sobre o efeito dessas substâncias no controle destas doenças.

Uma dessas queixas comuns a enfermidade é a dor lombar. Exercícios de alongamento, flexibilidade e fortalecimento muscular que auxiliam no sintoma, gerenciando a dor crônica. Algumas modalidades recomendadas pelo profissional da Bio Ritmo são: musculação, treinamento funcional, corrida, bicicleta, natação, yoga e pilates.
‎   ‏‍
 

Melhora do sono e da constipação

Além disso, o exercício traz outros benefícios, como melhora do humor, do sono e da constipação. A prática regular mantém o corpo em equilíbrio, ajudando inclusive na manutenção dos níveis de insulina, de gordura corporal e, consequentemente, do peso.
‎   ‏‍
Em dias de dor, o ideal é apostar em exercícios de alongamento, como ioga ou pilates, ou treinos leves e caminhada. Caso a intensidade seja elevada, o ideal é descansar. O gerente técnico afirma que é importante ouvir e respeitar os limites do corpo, independentemente das suas condições físicas.
 

Por último, quem possui endometriose não deve praticar exercícios sem acompanhamento médico e de um profissional esportivo. “O acompanhamento profissional é determinante no planejamento de atividades, do volume total de exercício e da intensidade para direcionar os melhores estímulos à praticante portadora de endometriose, bem como o monitoramento do seu progresso e adaptação da prescrição mediante a necessidade individual”, conclui Guilherme.

  

Bio Ritmo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados