Fazer com que uma pequena empresa cresça e se destaque frente a grandes marcas do seu segmento não é uma tarefa fácil, principalmente, pois muitos desses negócios não dispõem de experiência ou de um orçamento adequado para investir em estratégias de marketing assertivas para este objetivo. Porém, é importante destacar que uma boa campanha de prospecção não exige, necessariamente, um alto custo financeiro, uma vez que existem ferramentas mais acessíveis e tão eficazes quanto para alavancar a marca em sua área de atuação – tais como o SMS e o e-mail marketing.
Popularmente
conhecidos no mercado, esses são alguns dos canais mais utilizados globalmente
por empreendimentos dos mais diversos portes e segmentos. Quando bem
estruturados, são capazes de elevar os retornos sob as campanhas aplicadas,
contribuindo para uma maior produtividade e, ainda, fidelização dos clientes.
Em
dados divulgados pelo Text Message Marketing Report, o SMS apresenta uma taxa
média de abertura de 98%, sendo que 90% das mensagens enviadas são lidas,
normalmente, em até três minutos após seu recebimento. Já o outro canal, por
sua vez, dados da Shopify mostram uma média de 8,32 bilhões de e-mails enviados
diariamente no Brasil – o que faz com que 41% das empresas B2B o considerem
como o melhor canal para vender e anunciar produtos.
Na
prática, existem muitos benefícios que justificam tamanha aceitação dessas
ferramentas pela população e pelo mercado, principalmente pelas pequenas
empresas. Veja os principais:
#1 Baixo custo: tanto o SMS quanto o e-mail marketing são
alguns dos recursos mais econômicos do mercado, possibilitando a elaboração de
campanhas assertivas com o público-alvo por pacotes mais em conta para as
pequenas empresas que, normalmente, não dispõem de grandes orçamentos para essa
tarefa. Dessa forma, basta realizarem a aquisição do crédito desejado para
liberação das ações no mailing criado, em um processo facilitado de plug and play.
#2 Maior alcance: em ambos os canais, as pequenas
empresas conseguem se comunicar diretamente com seu público-alvo, ao invés de
enviar mensagens massivas que corram o risco de impactar clientes não aderentes
a seu perfil. Contudo, é importante destacar que esse maior alcance depende de
uma higienização da base de contatos, segmentando-os através de uma série de
categorias permitidas pelo SMS e e-mail marketing como sexo, idade e região.
#3 Fácil implementação: ao contrário de outras
ferramentas que demandam um time dedicado ao seu gerenciamento devido à sua
complexidade de uso, esses canais apresentam uma fácil implementação e gestão,
não exigindo um conhecimento aprofundado nessas tecnologias para o
desenvolvimento das campanhas de marketing. Ainda, nelas, as estratégias podem
ser rapidamente ajustadas quando necessárias, apresentando uma flexibilidade
importante para elevar o engajamento entre as partes.
#4 Mensuração: toda campanha de marketing precisa ser
mensurada em tempo real, como forma de identificar se os objetivos estão sendo
atingidos ou se é preciso ajustar algum ponto. No SMS e no e-mail marketing,
esse acompanhamento pode ser feito de forma simples e rápida, não demandando um
time especializado para gerir esses dados – o que auxilia as pequenas empresas
a monitorarem seus planos sem um investimento maior para isso.
#5 Integração com outros canais: os clientes estão cada
vez mais exigentes na forma pela qual são contatados pelas empresas. Por isso,
é dever delas fornecerem mais de uma opção para se relacionarem, de forma que
cada consumidor escolha seu canal predileto. Aqui, tanto o SMS quanto o e-mail
marketing podem ser conectados com outras plataformas facilmente – direcionando
o usuário para o site organizacional, um chat de vendas, ou outra opção
desejada. Essa estratégia omnichannel é uma das ações mais importantes para
qualquer empresa atualmente, principalmente as de pequeno porte, de forma que
consigam reter seus clientes e atingir cada vez mais pessoas.
Todos
esses benefícios são enormes atrativos para que as pequenas empresas consigam
se destacar em seu segmento – desde que, claro, sejam levadas em consideração
as particularidades de cada canal no momento de implementá-los. Afinal, cada um
deles exige certos cuidados que precisam ser avaliados ao escolher qual
implementar.
Na
prática, como exemplo, é muito mais fácil ter um número ativo de SMS para
contatar um cliente do que um e-mail funcional, além do fato deste segundo
requerer um pouco mais de conhecimento do que o primeiro para conduzir e gerir
sua estratégia.
Mesmo diante dessas diferenças, algo é certo: com uma base de contatos limpa e atualizada, estes dois canais poderão contribuir muito para a atração e fidelização de cada vez mais clientes para o crescimento das pequenas empresas. No final, saber para quem falar e como se comunicar com assertividade e sem excessos, serão fatores determinantes para o sucesso destas campanhas.
Wilton Farelli - gerente operacional na Pontaltech.
Pontaltech
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