Com as grandes transformações no mundo e também no mercado de trabalho, as empresas que entendem a importância da capacitação e do desenvolvimento interior e exterior de seus colaboradores, principalmente aqueles que ocupam cargos de liderança, são as que mais prosperam nos negócios.
Recebo frequentemente, em minha sala de
aula, profissionais com histórias de sucesso inspiradoras. São líderes
incríveis, produtivos, reconhecidos pelo seu trabalho, mas com problemas
gravíssimos de comunicação com a sua equipe.
Você que ocupa um cargo de liderança, já parou para
refletir sobre o seu perfil como líder, em como se posiciona e como desenvolve
a sua comunicação no ambiente corporativo, com as pessoas com quem
trabalha? Você está sendo compreendido ou alguns ruídos têm prejudicado esses
resultados? Uma comunicação assertiva, madura e humanizada é a peça chave para
a transformação da produtividade e dos resultados de um trabalho desenvolvido
em equipe; a conexão com o outro; compreender e ser compreendido é, sem dúvida,
um dos principais passos para liderar grandiosamente.
Outro ponto a ser observado pelo líder é o peso do
querer tudo 100% perfeito e à sua maneira. O perfeccionismo é um
padrão de comportamento enlouquecedor, pois busca incessantemente pela versão
mais premium de todas as coisas. Essa conduta traz consigo um investimento
muito grande e precioso de tempo. É preciso tomar cuidado para não se perder
excessivamente no detalhe, fazendo e refazendo atividades, cobrando
exaustivamente dos outros e, muitas vezes, perdendo a possibilidade de entregar
o que já feito pelo tamanho da busca pela perfeição. Vale ressaltar que
líderes que agem assim pressionam excessivamente seus liderados, criando um
clima de tensão, muitas vezes, maior do que a equipe pode suportar. O resultado
disso é queda de produtividade, insatisfação e até problemas relacionados ao
estresse no trabalho, como o Burnout.
No meu curso Educação para Líderes, o
autoconhecimento é desenvolvido com o foco na liderança. A partir desse
momento, a pessoa-líder passa a entender sua história, seus gatilhos,
perspectivas futuras e a construir a autoliderança para assim exercê-la com
empatia e inteligência emocional em suas equipes e empresas. O líder tem uma
história pessoal, sonhos, erros e acertos, portanto, ao compartilhar todo
esse lado humano, ele certamente conseguirá as conexões necessárias para
exercer maior liderança sobre os outros, entendendo que cada um tem
sua história e aspirações. A união desses sentimentos e dessa sinergia cria um
elo não tóxico, positivo e propositivo. Feito isso, o líder passa a ser
admirado, querido e seguido por outras pessoas.
O curso é repleto de técnicas de autoconhecimento e
é marcado por muitas trocas, atividades práticas e feedbacks que levam os
participantes a refletir e aprender com o outro em um ciclo de reconstrução
desse ser humano e da sua forma de liderar. A palavra-chave é
relacionamento...liderar é uma prática relacional, portanto, a comunicação,
flexibilidade, escuta-ativa, ambiente positivo e acolhimento do outro são
características inequívocas de um grande líder. O autoconhecimento é o caminho
que leva as pessoas nessa direção, que permite essa conexão consigo mesmo e com
o outro. Essas ferramentas incluem saber por que e o que sinto, o que está me
motivando, e o que eu decido pensar, sentir e agir no meu papel como líder;
isto é ter controle e estar no comando.
Maleabilidade, empatia, amor, acolhimento,
ponderação, direcionamento, reconhecimento, agradecimento; tudo isso faz parte
do dia a dia de um líder. Ao reconhecer essas competências em você, tenha
certeza que, neste dia, você será um grande e inspirador líder. Prepare-se e
conte com o autoconhecimento neste longo e bonito caminho.
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