Atualmente, passamos a maior parte do nosso tempo no ambiente de trabalho, e isso pode ter um grande impacto em diversos aspectos da nossa vida. Desde o estresse do dia a dia até as questões físicas, é importante compreender como o trabalho influencia diretamente na nossa saúde.
De acordo com uma pesquisa realizada por uma
empresa especializada em consultoria de recursos humanos, a Randstad, em 2021,
81% das pessoas entrevistadas desejam um maior equilíbrio entre vida pessoal e
profissional.
Um desequilíbrio, com excesso de trabalho, pode
levar ao estresse, ansiedade, depressão e outros problemas de saúde como dores
musculares e articulares, distúrbios do sono, queda da imunidade, enxaquecas e
até mesmo condições de pele como acne, devido ao estresse.
Além disso, um estudo feito pela International
Workplace Group (IWG) com o Serviço Nacional de Saúde (NHS) no Reino Unido em
2023, 66% dos colaboradores entrevistados, que trabalham em regime híbrido,
relataram uma melhoria na saúde mental.
Dicas para ter mais equilíbrio
entre vida pessoal e trabalho
Para manter um equilíbrio nesse cenário é
importante estabelecer limites garantindo tempo para descanso e relaxamento,
mesmo quando o trabalho é remoto, e algumas dicas podem ser essenciais:
- Estabeleça
limites claros: é preciso definir horários de início e fim do trabalho, evitando
estender o expediente e levar trabalho para casa - a menos que seja
extremamente necessário. Também é fundamental desligar notificações de
e-mail e mensagens fora do horário de trabalho.
- Crie
um espaço de trabalho dedicado: Tenha um local específico em casa para
trabalhar, separado das áreas de lazer. Não realize suas atividades do
sofá ou da cama sempre que possível, para não confundir o cérebro.
- Pratique
atividades de desconexão: Após o expediente, faça exercícios, leia,
assista a um filme ou saia com amigos, esses momentos ajudam a desligar do
trabalho e recarregar as energias.
- Estabeleça
prioridades: Busque identificar o que é realmente importante na sua vida pessoal
e profissional, fazendo com que o trabalho não consuma toda a sua energia.
- Comunique-se
com sua equipe: Além de manter as questões que podem ser desenvolvidas na vida
pessoal, durante o trabalho, é importante ser transparente com a equipe e
pedir apoio quando sentir necessidade para evitar sobrecargas.
Mantendo o bom equilíbrio, além do aumento de produtividade no ambiente profissional, o indivíduo também terá uma qualidade de vida melhor. Portanto, buscar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é fundamental para sua saúde, felicidade e desempenho no trabalho a longo prazo.
Aline Sabino - psiquiatra na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo
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