Pesquisar no Blog

sábado, 18 de maio de 2024

5 Dicas para manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Atualmente, passamos a maior parte do nosso tempo no ambiente de trabalho, e isso pode ter um grande impacto em diversos aspectos da nossa vida. Desde o estresse do dia a dia até as questões físicas, é importante compreender como o trabalho influencia diretamente na nossa saúde.

De acordo com uma pesquisa realizada por uma empresa especializada em consultoria de recursos humanos, a Randstad, em 2021, 81% das pessoas entrevistadas desejam um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 

Um desequilíbrio, com excesso de trabalho, pode levar ao estresse, ansiedade, depressão e outros problemas de saúde como dores musculares e articulares, distúrbios do sono, queda da imunidade, enxaquecas e até mesmo condições de pele como acne, devido ao estresse.

Além disso, um estudo feito pela International Workplace Group (IWG) com o Serviço Nacional de Saúde (NHS) no Reino Unido em 2023, 66% dos colaboradores entrevistados, que trabalham em regime híbrido, relataram uma melhoria na saúde mental.

Dicas para ter mais equilíbrio entre vida pessoal e trabalho

Para manter um equilíbrio nesse cenário é importante estabelecer limites garantindo tempo para descanso e relaxamento, mesmo quando o trabalho é remoto, e algumas dicas podem ser essenciais:

  • Estabeleça limites claros: é preciso definir horários de início e fim do trabalho, evitando estender o expediente e levar trabalho para casa - a menos que seja extremamente necessário. Também é fundamental desligar notificações de e-mail e mensagens fora do horário de trabalho.
  • Crie um espaço de trabalho dedicado: Tenha um local específico em casa para trabalhar, separado das áreas de lazer. Não realize suas atividades do sofá ou da cama sempre que possível, para não confundir o cérebro.
  • Pratique atividades de desconexão: Após o expediente, faça exercícios, leia, assista a um filme ou saia com amigos, esses momentos ajudam a desligar do trabalho e recarregar as energias.
  • Estabeleça prioridades: Busque identificar o que é realmente importante na sua vida pessoal e profissional, fazendo com que o trabalho não consuma toda a sua energia.
  • Comunique-se com sua equipe: Além de manter as questões que podem ser desenvolvidas na vida pessoal, durante o trabalho, é importante ser transparente com a equipe e pedir apoio quando sentir necessidade para evitar sobrecargas.

Mantendo o bom equilíbrio, além do aumento de produtividade no ambiente profissional, o indivíduo também terá uma qualidade de vida melhor. Portanto, buscar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é fundamental para sua saúde, felicidade e desempenho no trabalho a longo prazo. 



Aline Sabino - psiquiatra na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados