• Total do mês
foi de 818.555 ocorrências, uma a cada 3,2 segundos;
• 5 em cada 10
investidas criminosas foram no setor de “Bancos e Cartões”;
• Brasileiros com idades entre 36 e 50
foram os principais alvos (35,8%).
Dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa
Experian revelaram que, em setembro de 2023, foram registradas
818.555 investidas fraudulentas, uma queda de 11,4% em relação ao mês anterior.
As ocorrências criminosas foram malsucedidas graças às ferramentas de
autenticação e prevenção a fraude, que se fossem efetivadas, teriam gerado uma
perda financeira de R$ 4,5 bilhões às empresas e consumidores. Veja os dados
mensais do índice a seguir:
“É necessário que os brasileiros estejam atentos todos os dias aos golpes que, na maioria das vezes, envolvem roubo de identidade e vazamento de dados. Por isso, é importante não preencher formulários em sites desconhecidos, não clicar em links avulsos em e-mails e mensagens de texto e, ainda, não emprestar suas contas e documentos a ninguém. Do lado das empresas, continua o compromisso em aumentar as camadas de proteção, com o menor atrito possível à experiencia dos usuários para que eles tenham comodidade e segurança nas transações”, considera o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.
Em setembro, 5 em cada 10 investidas criminosas foram destinadas
ao setor de “Bancos e Cartões” (50,5%) e “Telefonia” foi a área que menos
registrou tentativas. No gráfico a seguir, veja o detalhamento por segmentos:
Os consumidores favoritos dos fraudadores em setembro foram aqueles com idades entre 36 e 50 anos (35,8%) e os que menos sofreram com tentativas fraudulentas foram os que possuem até 25 anos. Veja na tabela abaixo a relação completa por faixa etária:

Queda das tentativas em todas as Unidades Federativas
A queda das tentativas de fraude em setembro, em relação ao mês anterior, foi identificada em todas as Unidades Federativas (UFs). A maior diminuição foi no Rio Grande do Sul, que passou de 57.678 ocorrências para 51.602, e a menor no Piauí, de 8.005 para 7.023. Veja o levantamento estadual no gráfico abaixo:
Tentativas a cada milhão de habitantes
Na visão por
tentativas de fraude a cada milhão de habitantes, o levantamento do Indicador
de Tentativas de Fraude da Serasa Experian mostrou que o Distrito Federal
liderou o ranking (6.240) e o Maranhão teve o menor número neste recorte
(1.661). Confira o detalhamento por UFs a seguir:
Para acompanhar a estimativa de ocorrências
fraudulentas em tempo real, a Serasa Experian dispõe do “Fraudômetro”, a primeira ferramenta de contagem de
tentativas de fraude do país. Disponível em http://www.fraudometro.com.br, o
dispositivo contempla uma projeção do volume de tentativas de fraudes
registradas pela companhia desde janeiro de 2023 até o momento atual; e
considera verificação de documentos (análise de documentos de identificação),
biometria facial e verificação cadastral. Entre janeiro até novembro, segundo a
Datatech, a estimativa é que já tenham ocorrido mais de 8,6 milhões de
tentativas de fraudes no país em 2023.
Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger Consumidores:
· Garanta
que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para
acesso aos aplicativos;
· Desconfie
de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do
mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas
conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS
e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de
crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
· Atenção
com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais.
Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam
os dispositivos com vírus para funcionarem sem que o usuário perceba;
· Cadastre
suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo
bancário, Internet Banking ou agências;
· Não
forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
· Não
faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente
que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter
sido clonado ou falsificado;
· Inclua
suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se
trata de um ambiente seguro;
· Monitore
o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do
Pix.
Empresas:
· Com
a aceleração da adoção de canais digitais na vida dos consumidores, as empresas
estão cada vez mais investindo em novos métodos de soluções antifraude e
tecnologias sofisticadas ao longo da jornada do cliente, para que a segurança
da operação não afete sua experiência integrada. A Serasa Experian, por
exemplo, tem soluções modulares inteligentes e um time de especialistas que
possibilitam oferecer uma experiência segura e sem atrito ao cliente final. Com
combinação de dados, analytics e soluções automatizadas, as empresas podem
expandir os negócios com segurança.
· Conte
com plataformas de pagamento online. A empresa que deseja atuar de forma
online, prestando serviços ou vendendo produtos, precisa ter a máxima atenção
com os pagamentos. É preciso adotar uma sistemática que alie rapidez no
processamento das transações à segurança;
· Faça
a análise de compras: invista em camadas preditivas de crédito e fraude,
principalmente as que realizam a análise comportamental dos seus clientes e
usuários. Assim, sua empresa pode avaliar o histórico do consumidor no mercado,
status do seu CPF ou CNPJ, os seus hábitos e a existência de pendências em seu
nome, por exemplo;
· Verifique
cadastros. Contar com uma base de dados do cliente é essencial para reforçar a
segurança de operações online. Nesse quesito, ter acesso a um cadastro
atualizado dos consumidores, no qual é possível checar a veracidade das
informações fornecidas no momento de uma compra, por exemplo, é outra
estratégia para reduzir os riscos na hora de vender. A confirmação cadastral
pode facilmente identificar tentativas de fraudes, sinalizando situações
suspeitas, como divergências de dados do cliente com as que constam de outras
bases de dados confiáveis;
· Invista
em soluções antifraude em
camadas: não existe uma bala de prata que funcione para todos os casos. Por
isso, é importante munir o seu negócio com tecnologias de ponta que,
combinadas, ajudem a blindar todas as etapas da jornada do seu cliente.
Metodologia
O Indicador
Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento
de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1)
total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2)
estimativa do risco de fraude, obtida por meio da aplicação dos modelos
probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian,
baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em
outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes –
Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados
(item 1) pela probabilidade de fraude (item 2), além da adição do volume de
tentativas de fraudes registradas pela companhia referentes a verificação de
documentos, biometria facial e verificação cadastral.
Experian
www.experianplc.com




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