Camilla Covello, CEO da C2L | Communication to Lead, agência de comunicação, aponta perspectivas para o próximo ano no marketing digital
A comunicação é uma área em constante evolução. E o
Marketing Digital não fica fora disso. É sempre muito importante estar atento
às mudanças que ocorrem no cenário e se adaptar às estratégias de acordo com as
necessidades e oportunidades que surgirem. Por isso, neste texto eu te mostro
seis tendências do Marketing Digital para 2024. Confira!
- Inteligências
Artificiais
A evolução das inteligências artificiais acontecem
de maneira exponencial. Dessa forma, a integração da inteligência artificial
nas estratégias de marketing devem continuar a crescer, melhorando a
experiência do usuário e a eficiência das empresas. Então, o auxílio de
ferramentas como Chat GPT-4 e outras já existentes no mercado, podem ser cada
vez mais utilizadas.
- Privacidade
de Dados e Regulamentações
As preocupações com a privacidade dos dados estavam
levando a regulamentações mais rígidas em todo o mundo, como o General
Data Protection Regulation (GDPR) na Europa, ou a Lei Geral de
Proteção de Dados (LGPD) no Brasil. Por conta disso, o marketing digital terá
que se adaptar a essas novas regulamentações em constante mudança para
comunicar de acordo com as normas impostas.
- Realidade
Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV)
Assim como as inteligências artificiais, a
Realidade Aumentada e a Realidade Virtual têm o potencial de transformar a
maneira como as marcas se envolvem com seus clientes. Isso inclui experiências
de compra virtuais, testes de produtos em ambientes virtuais e publicidade
imersiva, através de aplicativos móveis, sem fazer os parceiros da marca saírem
da própria casa para entrarem de cabeça no mundo da empresa.
- Comunicação
Inclusiva e Madura
A comunicação inclusiva se concentra em uma
abordagem que seja compreensível e acolhedora para uma ampla variedade de
pessoas. Pensando nisso, o marketing digital pode adotar isso para alcançar
diferentes segmentos de públicos, sem necessariamente excluir nenhum deles. A
comunicação inclusiva e madura busca uma linguagem franca, sem preconceitos e
que seja acessível a pessoas com diferentes vivências e aprendizados.
- Marketing
Multicanal
À medida que os consumidores interagem com marcas
em várias plataformas e dispositivos, o marketing multicanal se torna cada vez
mais importante. Ou seja, é fundamental realizar a criação de estratégias que
oferecem uma experiência consistente e contínua em todos os pontos de contato,
seja em mídias sociais, e-mail, aplicativos móveis ou sites. O importante é
estar presente em todos canais existentes. Ou seja, produzir conteúdo para o
Instagram, ao mesmo tempo que esteja sendo produzido material para o TikTok,
LinkedIn e outros canais que sejam interessantes para sua marca.
- Conteúdo
Gerado pelo Usuário (CGU)
O conteúdo gerado pelo usuário, que os próprios
clientes ou seguidores criam conteúdo relacionado a uma marca, produto ou
serviço, está se tornando cada vez mais importante. Isso inclui avaliações,
depoimentos, fotos e vídeos criados pelos usuários. As empresas podem
incorporar o CGU em suas estratégias de marketing para aumentar a
autenticidade, construir confiança e envolver a comunidade de clientes de maneira
mais significativa. Além disso, o CGU pode ser uma fonte valiosa de conteúdo e feedback para
as empresas.
Essa tendência aproveita a voz dos próprios
consumidores e permite que as marcas se conectem de forma mais genuína com seu
público-alvo, consumindo relacionamentos mais fortes e estimulando o
engajamento.
Camilla Covello - Fundadora e sócia-diretora da C2L | Communication do Lead Empresa e executiva, com mais de 20 anos de carreira, é graduada em Comunicação e Marketing pela FAAP, com MBA Executivo em Gestão de Saúde no Insper/SP e na Philadelphia University (EUA). Já cuidou de mais de 100 marcas em sua trajetória profissional como empresária do ramo da comunicação e marketing de saúde e implementou a Acreditação canadense no Brasil.
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Instagram: https://www.instagram.com/camilla.covello/

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