Opinião
O período que se encerra trouxe desafios e
oportunidades notáveis, e representou uma constante transformação,
especialmente por ter se concretizado como o fim ‘oficial’ da pandemia.
Nasceram estratégias inovadoras, campanhas memoráveis e avanços tecnológicos
que marcaram o caminho da comunicação e do marketing. No entanto, olhar para
trás não é suficiente. Devemos mirar adiante e explorar as tendências que
moldarão os próximos anos. E, o principal: é hora de fazer mais. Mais e melhor!
Selecionei aquelas que considero como as 10
principais tendências globais que os gestores e executivos deverão acompanhar
atentamente, independentemente do porte de suas empresas e onde elas se situam
no mundo.
- Conteúdo
Interativo e Experiencial
Em 2024, o conteúdo interativo ganhará ainda mais
força. As marcas buscarão envolver os consumidores de maneira ativa, permitindo
que eles participem da narrativa e personalizem suas experiências. Vídeos
interativos, realidade aumentada e outras tecnologias proporcionarão um
relacionamento mais próximo com o público.
- Propósito
e Responsabilidade Social
A busca por marcas com propósito continuará a
crescer. Os consumidores esperam que as empresas demonstrem compromisso com
causas sociais e ambientais. As marcas que incorporarem a responsabilidade
social na estratégia verão uma substancial vantagem competitiva.
- Inteligência
Artificial e Automação
A IA é, de fato, a bola da vez. E vem muito mais
por aí. Ela continuará a ser uma força impulsionadora no marketing e na
comunicação com os clientes, permitindo a personalização em escala, chatbots
mais sofisticados e análises avançadas de dados para uma tomada de decisão mais
precisa.
- Metaverso
e Realidade Virtual
O metaverso terá uma segunda chance de tracionar.
Será um campo de exploração para as marcas, onde elas poderão criar
experiências imersivas para seus públicos. A realidade virtual e a realidade
aumentada (citada no item 1) também se tornarão mais comuns em estratégias de
marketing.
- Vídeo
como Líder
O sucesso do TikTok não vai retroceder. O vídeo
continuará a reinar como uma forma de conteúdo dominante, especialmente entre
os nativos digitais. As transmissões ao vivo, o conteúdo de curta duração e a
produção de vídeos de alta qualidade permanecerão no centro das estratégias de
marketing.
- Privacidade
e Transparência
O cliente precisa – e deve, com respaldo legal –
saber como os seus dados são usados. Com as crescentes preocupações com a
privacidade, a transparência nas práticas de coleta e uso de dados se tornará ainda
mais essencial. As empresas precisarão comunicar claramente as políticas de
privacidade e manter a confiança dos consumidores.
- Colaboração
e Parcerias Estratégicas
Parcerias entre empresas, influenciadores e outros
stakeholders ganharão destaque. Em 2023 ficou claro que as marcas precisam se
tornar creators alinhadas às expectativas e à realidade de seus
clientes. A colaboração permitirá o alcance de novos públicos e a criação de
conteúdo mais autêntico.
- Podcasts
Nichados
Se 2022 e 2023 representaram um boom no mundo dos
podcasts, o ano de 2024 servirá como um importante momento de concretização do
conteúdo por áudio. Mais do que isso, o conceito de videocast se fortalecerá,
com conteúdos nichados, focando nas demandas específicas de cada segmento e
público-alvo.
- Personalização
Extrema
Conteúdo e campanha ‘de prateleira’ não funcionam
mais. A personalização continuará a evoluir, especialmente com IA e a análise
de dados permitindo comunicações altamente específicas. Os consumidores esperam
conteúdo que ‘converse’ com suas necessidades e desejos individuais.
- Marketing
de Conteúdo de Longo Prazo
E para encerrar, o longo prazo. Afinal, o que
fizermos em 2024 deverá ecoar por períodos maiores. Em vez de criarmos
campanhas de curto prazo, precisaremos, enquanto executivos de comunicação e
marketing, investir em estratégias de conteúdo perene para, assim, construirmos
relacionamentos mais profundos e duradouros com os clientes.
Todos nós já sabemos, mas nunca é demais relembrar:
o mercado está cada vez mais dinâmico e competitivo. A mudança é a única
constante na comunicação e no marketing, e abraçar a inovação é essencial para
o sucesso contínuo. Devemos nos manter ágeis, receptivos e focados em criar
experiências significativas para nossos stakeholders. O próximo ano promete ser
emocionante, com oportunidades empolgantes e desafios que nos tornarão
profissionais melhores.
Estejamos preparados para vivenciar 2024 com
confiança e criatividade.
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