Dr. Antônio Araújo, da
Clínica Araújo & Fazzito, comenta os
malefícios do vício digital, que vem aumentando em todas as idades e impacta no
desenvolvimento cerebral e na educaçãoCrédito: Canva
Com o passar dos anos, vemos que o uso excessivo de telas vem aumentando, independente da idade. O vício, que parece inofensivo, pode gerar diversos problemas ao longo do tempo. Essa preocupação ganha destaque devido ao crescente uso de telas por crianças, adolescentes e adultos, levantando questões sobre os impactos no desenvolvimento cerebral e na educação.
De acordo com uma pesquisa realizada com crianças pelo Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil de Alberta (Canadá), o uso de telas aumentou mais de 50% desde o ano de 2020, correspondendo a um acréscimo de uma hora e vinte minutos em média.
O neurocirurgião Dr. Antônio Araújo, da Clínica Araújo &
Fazzito e membro do Corpo Clínico do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo,
alerta para os perigos do mau uso de dispositivos eletrônicos, popularmente
conhecido como "demência digital", que afeta o rendimento cognitivo
dos usuários.
Diminuição do rendimento cognitivo
O uso excessivo de telas, principalmente em idades precoces, está relacionado à diminuição da função cognitiva. Crianças e adolescentes expostos a dispositivos eletrônicos têm dificuldades em manter a atenção na sala de aula, ler regularmente - com estatísticas indicando que apenas 30% das crianças do ensino fundamental leem diariamente -, e desenvolver habilidades de memorização.
“A exposição precoce a telas oferece estímulos intensos em termos
de cores e sons, tornando desafiador competir pela atenção dessas crianças em
ambientes educacionais tradicionais. Isso leva a uma geração de crianças
distraídas e com dificuldades de aprendizado”, alerta o médico.
Impacto na memória e concentração
Além da distração, a dependência digital também afeta a memória e a concentração.
“Informações consumidas de maneira superficial e sem conexões
emocionais tendem a ser esquecidas rapidamente. A memória eficaz depende da
associação de informações e do vínculo emocional com o conteúdo”, explica.
Atrofia cerebral e déficit de tela
A exposição excessiva às telas pode levar a atrofia cerebral,
afetando áreas responsáveis pela memória e concentração. “Esse processo pode
ser acelerado, especialmente em crianças e adolescentes, que passam em média
45% do tempo de vigília em frente a telas. No longo prazo, isso pode resultar
em perda neuronal significativa.”
“Outro fenômeno observado é o "déficit de tela" na
educação, onde a aprendizagem através de telas retém apenas cerca de 5% do
conteúdo em comparação com a aprendizagem presencial, criando um desafio
significativo para a educação.”, complementa o Dr. Araújo.
Impacto na Geração Z
Embora a geração Z, nascida entre 1990 e 2010, tenha crescido em um ambiente digital, qualquer geração que desenvolva uma dependência digital está em risco. O que importa é o nível de envolvimento e atenção dedicado às telas, aplicativos e redes sociais.
“Não é porque a geração Z cresce juntamente à tecnologia que eles
possuem uma facilidade maior para o vício. Independente da idade, se você
dedica muito tempo às telas, você está suscetível a isso”, esclarece o
neurocirurgião.
Recomendações para um uso saudável
Para reduzir esses efeitos negativos, é importante estabelecer limites para o uso de dispositivos eletrônicos. Recomendações da Sociedade Americana de Pediatria incluem:
Abaixo de 6 anos: Proibir o uso de telas.
Entre 6 e 12 anos: Limite diário de 30 minutos a 1 hora.
Acima de 13 anos: Limite diário de 2 horas.
Redes sociais: Apenas acima de 16 anos de idade.
Além disso, é fundamental evitar o uso de telas antes da aula e antes de dormir, retirando a tela pelo menos duas horas antes de dormir. Evitar a presença de televisão no quarto e monitorar cuidadosamente o conteúdo acessado por crianças e adolescentes são medidas cruciais.
“O uso responsável de dispositivos eletrônicos é essencial para
proteger a saúde cognitiva das gerações atuais e futuras, bem como para
garantir um desenvolvimento educacional saudável e produtivo”, finaliza.
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