Pesquisar no Blog

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Relatório mostra que melhorias habitacionais aumentam sensação de bem-estar, autoestima e diminui sintomas de doenças


O relatório da Pesquisa de Percepção de Mudança aplicada com as famílias atendidas pelo programa de melhoria habitacional da Habitat para a Humanidade Brasil, em 2022, mostra o impacto positivo na saúde mental e física da população beneficiada por ações de melhorias habitacionais. Foram entrevistadas um total de 227 famílias, moradoras de nove comunidades localizadas nos estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais, que foram beneficiadas com melhorias em sua moradia pela Habitat Brasil. Entre as ações realizadas, estão intervenções no banheiro, no telhado, reboco, pintura, entre outros. 

Desse total, 97% declararam que a casa ficou mais confortável e saudável após as intervenções. Das famílias com um ou mais integrantes que possuem problemas respiratórios, 87% declararam melhora nos sintomas. Os problemas respiratórios mais comuns entre essa população são rinite, sinusite, bronquite, bronquite asmática e asma. 

Foi percebida uma maior facilidade na limpeza e higiene dos ambientes após a intervenção por 93% das famílias. O bem-estar e a autoestima foram outros elementos destacados pelas famílias. Ao todo, 98% declararam ter sentido mudança positiva na autoestima e bem-estar por conta das melhorias em suas casas. 

“Esses dados do relatório mostram o quanto uma moradia adequada impacta na saúde física, emocional e psicológica das pessoas. Um teto, apenas, não é o suficiente. Para que as pessoas tenham uma vida digna, é necessário termos moradias que ofereçam saneamento, privacidade, segurança, espaço, conforto e condições mínimas para viver e morar. Sem isso, as populações mais vulneráveis não têm condições de estudar, por não terem espaço; de trabalhar, por não terem saúde; de socializar, por não poderem receber visitas de forma confortável, além de tantos outros impedimentos. É por isso que falamos que os direitos das pessoas começam com um lar digno para se viver. Caso contrário, estamos impedindo diversos acessos a milhões de pessoas do nosso país”, comentou a diretora executiva da Habitat Brasil, Socorro Leite.

 

Favela dos Sonhos

Um dos exemplos de locais que receberam melhorias foram as famílias moradoras da Favela dos Sonhos. Localizada em Ferraz de Vasconcelos, na grande São Paulo, as melhorias foram realizadas por uma parceria entre a Habitat para a Humanidade Brasil e a Gerando Falcões, que atua na transformação das favelas em ambientes dignos, digitais e desenvolvidos. O projeto foi viabilizado pelo programa Favela 3D, da Gerando Falcões e, em 2022, realizou intervenções em moradias de 81 famílias. Dessas, 99% das famílias entrevistadas afirmaram uma melhora na autoestima e bem-estar após as intervenções.

 

Habitat para a Humanidade Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados