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quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Inteligência Artificial Generativa personaliza anúncios em tempo real e aumenta vendas em até 40%

  Ao levar em consideração o contexto em que o usuário está consumindo determinado conteúdo, a taxa de conversão desses anúncios aumenta

 

A Inteligência Artificial generativa – que ficou famosa por causa do ChatGPT – já está na publicidade brasileira. A tecnologia permite maior personalização para as campanhas publicitárias, dando agilidade no desdobramento das peças, que é feito de forma automatizada. E as vendas com a personalização dos anúncios aumenta em até 40%.


“As equipes criativas criam peças originais e impactantes para o lançamento de uma campanha, mas é comum surgirem entraves na hora de obter formatos e tamanhos diferentes para os espaços publicitários disponíveis no ambiente online – e é nesse momento que se perde muito tempo”, diz Leonardo Jakubauskas, sócio da Overview e criador da plataforma Context2. “Ela garante agilidade na adaptação dos conteúdos, torna-os mais relevantes para o usuário e, assim, aumenta a efetividade da campanha”.


De acordo com Leonardo, ao levar em consideração o contexto em que o usuário está consumindo determinado conteúdo, a taxa de conversão desses anúncios aumenta, em relação às demais ferramentas de segmentação. As adaptações são feitas respeitando as diretrizes fundamentais da campanha, como a identidade visual e as instruções de comunicação.


“Um de nossos anunciantes é uma marca de chocolates que, obviamente, tem uma veiculação forte em sites de receitas. No entanto, em segundo lugar vem o nicho de receitas fitness, porque muitas pessoas procuram como fazer sobremesas que usam chocolate 70% cacau”, explica o sócio da Overview. “Depois que visualizamos esses insights, conseguimos aumentar o CTR em 76% no primeiro mês. Em 90 dias, o aumento foi de 300%”.


O objetivo é oferecer mais relevância para a marca, impactando o usuário no momento de maior engajamento, alinhado ao contexto de conteúdo consumido pelo público-alvo quando ele está mais propenso a realizar a compra. Além disso, a tecnologia permite maior personalização para as campanhas publicitárias, dando agilidade no desdobramento das peças, que é feito de forma automatizada.


A plataforma Context2 também vem equipada com duas funções que aumentam a efetividade dos anúncios. Uma delas, batizada de Asset Quality Rating (AQR), permite um ranqueamento de palavras-chave e das peças geradas pela IA. Jakubauskas explica que, com a funcionalidade, é possível obter dados e insights que, anteriormente, seriam impossíveis de se extrair.



Números reforçam efetividade do Context2

· O uso de dados contextuais pode aumentar a taxa de cliques em 50% em comparação ao uso de cookies de terceiros.


· A eficácia da marca pode ser até 63% maior com o uso de dados contextuais em comparação ao uso de cookies terceiros.


· Por levar em consideração o contexto em que o usuário está consumindo determinado conteúdo, a taxa de conversão aumenta em até 43%, em relação às demais ferramentas de segmentação

 

 

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