Após a chegada do ChatGPT, o mundo tem se debruçado sobre a
Inteligência Artificial (IA) com um olhar ainda mais curioso e atento.
Particularmente na medicina, essa tecnologia tem se mostrado não apenas uma
tendência, mas uma necessidade emergente.
Acelerar descobertas de medicamentos, identificar precocemente
doenças e auxiliar no diagnóstico médico são alguns exemplos do potencial
revolucionário que a IA oferece ao setor. Contudo, existe um campo menos
explorado, mas de uma enorme importância: a eficiência operacional no
ecossistema de saúde.
Nesse sentido, é bem comum encontrarmos discussões em torno da IA
que focam em aspectos bem "atraentes" e até com toques futuristas. No
entanto, o que raramente ganha os holofotes, mas que não deixa de ser
importante, é a capacidade deste recurso de otimizar operações, simplificar
processos e melhorar significativamente a experiência dos pacientes e
profissionais.
De acordo com um estudo divulgado pela McKinsey, consultoria de
gestão que atende empresas líderes, governos, organizações não governamentais e
organizações sem fins lucrativos, desafios burocráticos no setor de saúde nos
Estados Unidos custam valores vultuosos. Dos quase US$ 4 trilhões gastos
anualmente na área, cerca de um quarto vai para despesas administrativas.
O mesmo estudo ainda indica que ações de otimização podem trazer
economias próximas a um quarto de trilhão de dólares. E não é de nos surpreender
que a maioria dessas ações tem relação direta com a gestão de dados e a
aplicação da Inteligência Artificial.
No Brasil, por exemplo, apesar de não contarmos com um estudo tão
abrangente quanto o americano, podemos inferir um panorama similar. Isso porque
a conhecida burocracia no país, aliada a uma defasagem tecnológica em
comparação aos mercados mais avançados, sugere um cenário que clama por
inovações. E é neste ponto que a IA pode desempenhar um papel importante para a
resolução do problema no setor.
Nesse contexto, podemos pensar em plataformas de comunicação
inteligentes que agilizam a troca de informações entre profissionais de saúde,
bem como sistemas que utilizam Processamento de Linguagem Natural (PLN) para
extrair dados de prontuários, garantindo mais agilidade e precisão nos
tratamentos.
Além disso, podemos citar a automatização de tarefas
administrativas, como agendamentos e faturamentos, liberando profissionais de
saúde para o que realmente importa: cuidar das pessoas.
A combinação de blockchain e IA pode finalmente
possibilitar um compartilhamento seguro e íntegro de informações médicas, a tão
sonhada interoperabilidade dos dados e algoritmos inteligentes podem prever
demandas e enviar alertas, possibilitando ações preventivas e até mesmo
prescritivas, otimizando recursos.
Sob esse aspecto, ao olharmos para o setor de saúde brasileiro,
fica evidente que a IA não é apenas uma ferramenta de otimização, mas, sim, uma
aliada na sustentabilidade do setor, uma vez que suas aplicações não visam
apenas eficiência financeira, mas seguramente também garantem uma melhor
experiência para o paciente.
Já para os médicos, a Inteligência Artificial possibilita que eles
se concentrem no que verdadeiramente amam e se propõem a fazer: cuidar dos
pacientes. Afinal, no cerne da medicina está o desejo intrínseco de
proporcionar saúde, bem-estar e uma melhor qualidade de vida a todos.
Em um momento em que a tecnologia avança a largos passos, é essencial que o setor de saúde brasileiro aproveite o melhor que essa tecnologia pode oferecer. E, desse modo, garantir um setor de saúde eficiente, sustentável e, acima de tudo, ainda mais humano.
Rodrigo Pereira - CEO da A3Data, consultoria especializada em dados e Inteligência Artificial com vários projetos na área de saúde.
https://a3data.com.br/
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